Depois do Azul

Depois do Azul Élaine Turgeon

Resenhas - Depois do Azul

Irena Wieliczka 12/07/2022

Depois do Azul
Geneviève está prestes a completar quinze anos, uma idade tão sonhada para qualquer menina. Mas na véspera de seu aniversário, ela tem outra ideia em mente: por fim a toda sua dor e sofrimento. A questão que paira é como que uma salva-vidas pôde se afogar na piscina da escola?

Lou-Anne, sua irmã gêmea, não consegue compreender os motivos pelo qual sua inseparável melhor amiga se foi sem a levar junto. Por quê a vida (ou a morte) é tão injusta?

Seu pai, Jacques, não sabe lidar com o sofrimento. Ele precisa ser o porto seguro que vai manter a família unida. Como poderá se permitir ceder quando todos mais precisam dele?

Jeanne, sua mãe, se afunda ainda mais na depressão. Sua filha, sua bebê, se foi para sempre. Nunca mais vai ouvir a voz dela, sentir sua presença ou ver sua bela criança. Não havendo mais forças em seu corpo e em sua alma, quem poderá salva-la desse terrível pesadelo?

Esse é o livro mais triste (e poético) que alguém vai ler em toda a vida.

Ingrid 24/07/2022

Lindo, delicado, melancólico e esperançoso
É uma história que retrata sobre o suicídio e o luto em diversos pontos de vista, de uma forma que causa uma angústia em alguns momentos mas também apresenta por muitas vezes as situações de uma forma bem poética.
Esse é um daqueles livros para ler de uma vez, imagino que seja por isso que não colocaram números de páginas, não é um livro para ler aos poucos.

Cleber.Laia 12/04/2023

Esclarecedor
Muitos autores tem ressalvas ao tratar sobre o suicídio, um livro bem construído e de forma didática, além de ser bem curto. É uma boa pedida.

Nathi Ribeiro 03/07/2020

Reconstrução
O conteúdo relata a dor dos que sobrevivem ao suicídio...
Não é uma leitura agradável, mas acredito ser uma grande pincelada nesse tabu de doenças psique!

Yasmim 15/04/2023

Esse livro da uma vontadezinha de chorar se vc já perdeu alguém ou tava lidando com o luto, n sei se eu sou fresca mas acho que é. recomendo ?

Celia.Rabelo 14/09/2017

Valeu apenas pena pela causa.
Este foi o livro da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, que a Editora Plataforma 21 se comprometeu a doar uma percentagem para o Centro de Valorização da Vida - CVV, que é uma ONG que trabalha na prevenção do suicídio. Então, comprei no formato digital, para colaborar. A obra vai abordar a história das gêmeas, Geneviève e Lou-Anne Boisclair, seus pais, Jeanne e Jacques, e de sua avó Pauline, ao enfrentarem o drama do suicídio de uma das gêmeas, Geneviève. Se você está lendo "O Último Adeus" de Cynthia Hand, ou já leu, vai encontrar bastante semelhanças, principalmente com inicio do livro, mas me pergunto se nesse caso tão dolorido para todos que passam por isso, teria como ser diferente. Acho que não. No caso das gêmeas, Lou-Anne, enfrenta o estigma de ser exatamente igual a irmã e sofre por isso, pela falta da companheira de útero, da melhor amiga e principalmente pela culpa de não ter percebido a depressão que a irmã enfrentava e não ter feito nada para impedir tragédia. A história é narrada de 3 maneiras, a principio, os pensamentos da própria Geneviève antes do ato, o diário dela e a irmã, Lou-Anne, contando todo o sofrimento que a família enfrenta do momento da descoberta da morte até o inicio da recuperação familiar. Confesso que do diário, li muito pouco, pois no Kindle, para que muitas das ilustrações se tornassem visíveis, era necessário ficar aumentando o tamanho da fonte, então, por preguiça, acabei deixando de lado. Mas recomendo a compra e a leitura, pois, demonstra bem a dor que familiares passam quando tal tragédia abate o núcleo familiar, além de ser um livro curto e de fácil leitura. Deixo aqui registrado, mais uma vez, se você passa por algo semelhante, procure alguém com quem possa conversar ou ligue 141, lá no CVV, existem atendentes prontos a o orientar ou apenas o escutar 24 horas por dia e que não o julgarão de maneira alguma, independente da gravidade do que esteja passando. Você é muito amado e nunca se esqueça disso.

@leitoralbino 31/10/2017

Geneviève é uma adolescente de quinze anos que tinha tudo para seguir o modelo padrão de todas as outras: feliz, com amigos, boa nos esportes e aparentemente sem problema algum que possa lhe tirar do sério. Todavia, ela não se compara em nada com esse padrão e nem mesmo com sua irmã gêmea, Lou-Anne.
Uma piscina, um papel abarrotado de pensamentos obscuros, um colchão inflável, a sua música favorita tocando várias e várias vezes seguidas e uma variedade enorme de medicamentos: é assim que Geneviève ponhe um fim em sua vida e em sua dor.
Devastados com o acontecimento todos acabam entrando em um luto bem mais que profundo. Os garotos da equipe de natação que acharam o corpo na manhã seguinte antes do treino, o treinador que tirou seu corpo de dentro d'água, seu pai que fica com uma mania incontrolável de limpeza, sua mãe que se agora numa depressão profunda, sua avó que agora precisa ser a mãe que nunca foi e Lou-Anne - sua irmã - que tem que lidar com o olhar de todos e manter-se sã em casa  e continuar tendo uma vida.
Depois do azul é aquele livro que te acerta com um soco no estômago mas que não deixa de perder a sutileza pois trata do suicídio de uma forma não muito leve e nem muito pesada, mas sim agridoce. Não há a romantização muito menos a culpa. Mesmo que possa parecer apenas mais um livro sobre suicídio, ele trata de algo que geralmente fico oculto de nós: o luto - e as várias formas que as pessoas têm de passar por ele.

site: https://www.instagram.com/p/Ba6lEhvgaYj/

Minha Velha Estante 10/03/2021

Se você está achando que essa é a resenha de um livrinho curto, fofo e de leitura fácil... Lamento informar, querido leitor, que você foi enganado! Depois do azul pode até ser fofo em alguns momentos, mas, com certeza, não traz uma leitura fácil.

Vamos conhecer a história da família de Lou-Anne Boisclair, e a maneira como ela própria, seus pais e sua avó lidam com o suicídio da sua irmã gêmea, Geneviève.

Geneviève era a gêmea linda, talentosa, que gostava de nadar e desenhar e ainda era inteligente. Sabe aquela pessoa que você jamais imaginaria ser depressiva? Era ela. Até que ela resolve pôr fim a toda a dor que ela sentia morrendo afogada na piscina do colégio com um esquema totalmente planejado.

O livro alterna os preparativos para o suicídio com partes do seu diário, que é quando entendemos o que Geneviève realmente sente em relação ao mundo; para depois nos mostrar quais as consequências restaram para os membros de sua família. Afinal, o fim da vida de Geneviève não é o fim para sua família nem amigos ou professores.

Quem nos conta agora a história é Lou-Anne, que carrega o peso de ser olhada de maneira estranha o tempo todo por todos, afinal sua irmã gêmea está morta e como olhar para ela e não lembrar de Geneviève? Isso sem contar o fato de estar sozinha, sem sua companheira, pela primeira vez na vida e por não se perdoar por nunca ter percebido o que havia de errado com a irmã.

A escrita da Élaine Turgeon é incrível, ela te embala pelos parágrafos mais difíceis com muita delicadeza. As ilustrações do livro referentes ao diário de Geneviève são lindas e retratam fielmente tudo o que ela sentia quando escreveu cada passagem.

Depois do azul não é um livro triste, é uma história que traz momentos de dor, mas, principalmente, que nos mostra que essa dor pode ser superada. Ela mostra que o suicídio como tentativa de acabar com o sofrimento não é a saída, afinal ele traz o sofrimento das pessoas que você deixou para trás.

Vamos conhecer também os dramas e dilemas de Pauline, avó das meninas, e de sua filha Jeanne, mãe das meninas, e como a depressão sempre foi uma companheira constante na vida das mulheres dessa família. E é quando a autora se supera e mostra como é importante não estar só, pedir ajuda, ter uma bela rede de apoio e aceitar que você está com um problema e precisa de ajuda, e que tudo bem que isso está acontecendo porque você não é o único a passar por isso!

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/10/depois-do-azul-elaine-turgeon.html?m=1

Elaine 11/09/2022

Depois do azul
O tema do livro é o suicídio, mas vai além disso. Fala da dificuldade que é seguir em frente depois que isso acontece em nossa família, fala da importância de viver o luto, fala do vazio e da solidão que fica depois do suicídio.

O livro é intenso, dói tanto. Mas é necessário. Recomendo sim.

Mari 14/01/2018

|RESENHA| Depois do Azul, Élaine Turgeon

Depois do Azul é o primeiro livro da autora voltado para o público jovem. Apesar de já termos saído do mês de Setembro em que é todo voltado a campanha de prevenção ao suicídio - Setembro Amarelo -, vale ressaltar que nunca é demais falar sobre suicídio.

O livro é intercalado entre capítulos narrados em primeira pessoa por Lou-Anne e em terceira pessoa. Nele conhecemos o triste dilema que uma família está passando após o suicídio de um dos membros: a Geneviève.

Lou-Anne é irmã gêmea de Geneviève. Nunca se desgrudaram. Tudo sempre foi compartilhado. Até que sua irmã resolve tirar a sua própria vida de forma calculista na piscina da escola onde estudava. A partir disso, o mundo de Lou-Anne e de seus pais desmorona.

Este livro não é somente sobre o suicídio em si, mas também sobre o silêncio e vazio que fica após que alguém o comete. Sobre os destroços acusados na vida dos familiares. E sobre o quão difícil é sobreviver ao caos deixado.

É de cortar o coração observar o quanto essa família sofre e se culpa diante da morte da Geneviève. O quanto de cada um morre a cada dia que se passa após o acontecimento. Mas também é de aquecer o coração presenciar o quanto essa família um ano depois conseguiu se reconstruir e achar meios de florir mesmo em meio ao caos em que fora colocada.

Além da questão do suicídio de Geneviève, a autora também abordou outros transtornos psicológicos. Transtornos que acometeram por gerações a família da garota, mas que nunca foram levados realmente a sério por quem os tiveram. O que acabou por culminar em um suicídio, para somente assim entendessem a importância que deve-se dar à eles.

De início, pensei que não seria capaz de finalizar esta leitura. Apesar de ser um livro curto, a leitura é extremamente densa e impactante. Mas creio que seja o tipo de leitura que todos devem dar atenção por mais difícil e dolorosa que seja. Suicídio é sim importante e deve ser discutido, mas também deve-se saber o que vem depois dele, quando a vida se força a continuar e o silêncio ecoa sem fim.

[CONTINUAÇÃO DA RESENHA NO BLOG]

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/2017/11/depois-do-azul-de-elaine-turgeon.html

Carol 27/07/2023

Intenso
Um livro super intenso apesar das poucas páginas.
Alternando entre narração e as anotações das irmãs, trás uma carga muito real e dolorida sobre a morte e o luto. Mas ainda assim, sobre a vida.
Os personagens se tornam muito reais sem que a autora descreva como ele são, mas sim o que eles sentem.
Uma família acometida por uma tragédia precisa se unir para encontrar a cura juntos.

Beatriz.Pereira 22/04/2024

Uma boa leitura para refletir
É uma leitura realmente interessante... entender o funcionamento da família antes e depois de um suicídio, ainda mais composta por duas pessoas depressivas (a mãe e a vó), uma que não consegue/não quer viver o luto (o pai) e alguém q se sente abandonada por todos. É importante ler com calma para entender os mecanismos e a beleza em cada parte, a mensagem do livro é linda e inspiradora se olhado da maneira certa. Digo isso por já ter lido uma vez quando mais nova e não ter entendido completamente a história.

Luísa 25/11/2018

Importante causa
Depois do azul conta a história de Geneviève e de sua família após o suicídio da garota. É uma história simples, com linguagem poética e mensagem importante. O livro é curto, com isso, os sentimentos dos personagens são pouco desenvolvidos, porém a causa que motivou a escrita do livro - o suicídio - é necessária. O livro foi publicado no Brasil em parceria com o CVV. Parte do lucro obtido com a venda do livro é destinada à instituição, o que torna ainda mais importante a divulgação e a leitura dessa obra.

Resenhando Parágrafos 06/04/2019

Depois do Azul - Precisamos falar Sobre o Suicídio!
[Para mais resenhas como essa, siga @resenhandoparagrafos no Instagram]

O livro conta a história de Geneviève que acaba cometendo suicídio na piscina da escola um dia antes de seu aniversário de 15 anos. Lou Anne, sua irmã gêmea, seus pais e sua avó precisam aprender a se reerguer em meio a essa tragédia.

É uma história rápida mas que provoca diversos sentimentos. O livro mescla o ponto de vista de cada membro da família e também o da própria Geneviève, além de enxertos de textos que a menina escrevia para se expressar.

Todos se culpam por não terem percebido os sinais de que Geneviève não estava bem. Lou Anne não compreende o porquê de sua irmã a ter deixado, ela se sente mais sozinha do que nunca. Cada um sente o luto do seu jeito.

Além de sua história bem escrita, o livro também é muito bonito esteticamente. Desde a capa até suas páginas azuis e suas ilustrações que completa ainda mais todo o contexto da narrativa.

A mensagem é ainda mais importante: Precisamos falar sobre o suicídio. Não de forma romantizada, mas entender o que leva uma pessoa a fazer isso e que você sempre pode pedir ajuda.

Os personagens são complexos, cada um da sua forma. Isso é muito bem explorado mesmo com tão poucas páginas. Esse livro me tocou muito e recomendo que você leia quando tiver a oportunidade.