Dunkirk

Dunkirk Joshua Levine

Resenhas - Dunkirk

Ale Giannini 29/04/2021

Sobre o cinema e a Segunda Guerra
Um livro para quem curte os bastidores do cinema e a história da Segunda Guerra Mundial.

O livro mostra um pouco dos bastidores do filme homônimo, do diretor Christopher Nolan, vencedor de vários Oscars.

Eu gosto bastante de história, em especial, sobre a Segunda Guerra e desconhecia a história de Dunkirk, momento trágico e traumático do início da guerra.

Andre.S 28/06/2022

Livro de teor histórico sobre a evacuação de Dunkirk no início da segunda guerra mundial. Muito mal escrito, esticado ao extremo com capítulos longos e maçantes onde o autor vai jogando relatos de testemunhas como uma colcha de retalhos. O último capítulo sobre a filmagem do filme homônimo é totalmente desnecessário e cansativo de ler. Este importante momento da história merece uma publicação melhor. Esta edição da Harper Collins está cheia de erros de impressão, palavras faltando e falhas de tradução.
Francisco.Martins 28/06/2022minha estante
Lembro que comprei esse livro quando estreio o filme comecei a ler e fiquei completamente decepcionado. Só gostei da entrevista com o Christopher Nolan.

Mauricio (Vespeiro) 08/08/2017

Não é um livro de história. No máximo de curiosidades históricas.
Não senti confiança na tradução para o português feita pela Harper Collins Brasil. Publicado originalmente em inglês (pela homônima americana), em 29 de junho de 2017, a obra quis pegar carona comercial no filme de Christopher Nolan, que estrearia em agosto. Desapontador perceber que a tradução não foi feita diretamente do inglês, tendo como base uma edição já traduzida (às pressas) para o espanhol. Em algumas ocasiões, por exemplo, palavras como “defesa” continuaram grafadas como “defensa” (defesa em espanhol), já demonstrando um trabalho feito nas coxas. Como se não bastasse, há inúmeros erros de digitação no livro todo, especialmente nos últimos três capítulos. Inadmissível para uma publicação que colocou nos créditos os nomes de três revisoras. Erros gritantes que passaram, no mínimo, por três especialistas? “Una mier... de revisión!”.

A obra original também ficou comprometida pela pressa da editora americana. Joshua Levine fez uma excelente pesquisa e mostrou-se um ótimo entrevistador (desenterrando bastante conteúdo), mas a história ficou mal construída, com saltos temporais, criando lacunas e não se aprofundando em absolutamente nenhum personagem. O estilo de redação distancia-se demais de um romance, tendo a estrutura e a redação de um mediano TCC de graduação. Trata-se de uma coletânea de curtos relatos, muitas vezes sem conexão um com outro, entremeados por trechos que tentam contextualizá-los a fórceps. O autor não conta uma história. Apenas costura uma esburacada colcha de retalhos retirados de entrevistas com veteranos de guerra e os coloca em ordem cronológica.

A história, apesar de mal contada no livro, é muito interessante. Conta como foi a “Operação Dínamo”, em 1940, na Segunda Guerra Mundial, um Êxodo que resgatou bravamente cerca de 300 mil homens (ingleses e franceses que estavam cercados pelo exército alemão), levando-os de Dunkirk (França) a Dover (Inglaterra), através do Canal da Mancha. A retirada, que estrategicamente poderia ser configurada como uma grande derrota, assumiu contornos vitoriosos por ter evitado que as tropas de Hitler dizimassem o exército britânico e, assim, pudessem exigir a irrestrita rendição da Grã-Bretanha de Churchill, abrindo caminho claro para a conquista da Guerra pelos nazistas, o que mudaria muito (provavelmente para pior) tudo o que vivemos nos dias de hoje.

Se, por um lado, pude apontar vários agentes de empobrecimento no livro (fluxo narrativo sem vigor, repetição de histórias), dou valor para as entrevistas que originaram trechos interessantes e puderam ilustrar um episódio de guerra com camadas de informação (sejam elas relevantes ou não) que normalmente não são percebidas. Este mérito, especialmente, fez a nota do livro ficar mais alta do que a obra por si merecia receber. Destaque para a reveladora entrevista concedida por Nolan a Levine no começo do livro e para os dois primeiros capítulos, que contextualizam o Reino Unido, a Alemanha e os Estados Unidos daquele período de depressão econômica, mostrando o que levou a participação da juventude numa guerra tão sangrenta. É assustador ver a que ponto chegou a lavagem cerebral promovida pelos nazistas na Alemanha do período entre guerras. Por fim, o livro me motivou a ler, em breve, mais sobre Hitler e seus métodos, desde que assumiu o poder em 1933. Ah... e enriqueci meu vocabulário com anspeçada, blocausse, molhe e com a origem do termo “quinta coluna”.

Nota do livro: 6,66 (3 estrelas).

Léo 10/09/2017

A primeira vez que o filme supera, é muito, o livro
Sim. Este não é um livro em que o filme de Nolan se baseia. Mas é uma pena ver um assunto tão interessante pobremente escrito.
O livro nada mais é que um apanhado de entrevistas jogado em capítulos. Não há Coerência no assunto tratado a cada capítulo, exceto o que trata sobre o filme e sobre a RAF.
Além disso há uma falta de cuidado assustadora da edição ao não corrigir erros de português, pontuação, grafia e contexto. Há momentos no livro em que o leitor tem a impressão de que a tradução usou o Google tradutor.
Realmente é uma pena que um livro com assunto tão rico, complexo e pouco explorado não consiga prender. Para quem, como eu, gosta de assuntos das primeiras guerras sugiro Canhões de agosto - Barbara Tuchman, O mais longo dos dias - Cornelius Ryan e O dia D - Stephen Ambrose. Esses são livros bem escritos e que te prendem.

DaniM 04/01/2018

livro escrito pelo historiador que auxiliou Christopher Nolan a construir o roteiro do filmaço homônimo(em cartaz nos cinemas) . O livro tem duas narrativas independentes: a primeira é com entrevistas com Nolan e outras pessoas envolvidas no filme, desde o nascimento da idéia até a conclusão dos trabalhos, falando de detalhes interessantíssimos, como a decisão sobre vestuário dos atores, construção dos barcos, do píer, a análise das marés(o filme foi mesmo filmado em Dunkirk) , o modo como foi filmado, enfim, um assunto que é ouro pros fanáticos por história-cinema. Em paralelo, o autor nos localiza historicamente no momentos que antecederam a evacuação das tropas aliadas de Dunkirk, e esmiúça – até demais – as batalhas e enfrentamentos e os dramas pessoais e coletivos que culminaram nesse momento crucial da 2ª Guerra Mundial.
“As últimas pessoas a descobrir sobre a evacuação foram os próprios soldados britânicos. Até muito tarde, alguns não tinham ideia de por que estavam recuando — talvez fosse alguma punição por um delito menor, ou quem sabe a unidade estivesse recebendo uma folga. Mesmo quando diziam que estavam a caminho de Dunkirk, muitos soldados não tinham ideia do que isso significava. Alguns, particularmente confusos, achavam que Dunkirk ficava na Escócia.”

site: https://www.instagram.com/danimansur/

NitcheleH 02/01/2019

DUNKIRK
Esse livro fala sobre a evacuação de Dunkirk e a Operação Dínamo. Apresenta relatos de algumas pessoas e explica como foi a guerra para os Estados Unidos, a Inglaterra e a Alemanha.
▪️
"Eu não vejo isso como um filme de guerra. Eu vejo isso como uma história de sobrevivência" ▪️
"O resultado nos permite experimentar a história como realmente foi: uma luta dura e desesperada pela sobrevivência, um esforço que manteve o mundo livre." - Página 13 ▪️
"... É o desejo de sobrevivência, que só conhecemos de forma primordial e instintiva somente quando quando testados fisicamente." - Página 28
▪️
Como eu não sou muito fã de livros de não-ficção histórica, não foi uma leitura que eu "gostei" de ler. Porém é um ótimo livro para quem ama história e quer saber mais de Dunkirk. Eu amei o filme e.e.
Além da história, tem uma entrevista entre o autor do livro (Joshua Levine) e o diretor do filme (Christopher Nolan) e algumas fotos. (TEM FOTO DO HARRY!)

site: https://www.instagram.com/booksanphrases/?hl=pt-br

poetryjace 12/02/2020

Por trás das câmeras
           Joshua conseguiu trazer a experiência e retratos do ocorrido em um material de se apreciar. Nesse livro podemos ter a experiência de saber como tudo aconteceu através de fatos verídicos contando por sobreviventes da praia de Dunkirk.

Na primeira parte temos a entrevista com Christopher Nolan e Joshua Levine com bastidores tanto do filme quanto no livro. Ambos citam a forma de pesquisa, conclusão e escrita para fazerem esse grande trabalho. O comum entre eles, é a forma em que trabalharam (separadamente) para trazer a nós tudo que ocorreu na evacuação na praia de Dunkirk na segunda guerra mundial.

Após isso, Joshua começa nos entregar diversos relatos e ambientes diferentes pouco antes da evacuação da praia, nós dando com riqueza diferentes pontos de vistas naquela época, de como era válido todo depoimento, inclusive de alemães. Joshua nos explica como foi o começo da guerra em ponto de vista de cada país: Reino Unido, Grã Bretanha, Alemanha e Estados unidos. Citando também fatores da primeira guerra mundial. Aos poucos é iniciado os primeiros passos até a grande evacuação de Dunkirk, dando mais uma vez pontos de vista na terra, mar e ar. O autor apresenta base de como o filme havia sido feito, de como Chris Nolan queria nos mostrar a real história da praia, os elementos necessário para que desse certo. Os depoimentos fizeram base para o filme, se aproximando de uma adaptação crítica e construtiva do local que salvou e matou milhares de soldados. Pensamentos e estratégias de Hitler é citado ao longo, inclusive de como ele possivelmente deixou britânicos escapar por sentir empatia com eles.

Chegando na evacuação, milhares de soldados britânicos em pé, sem comida na esperança de voltarem para casa com segurança. Os alemães rodiavam a praia jogando bombas em todos os navios que chegavam perto da praia, querendo que eles junto aos franceses se rendenssem o quanto antes. O psicólogo de muitos já afetados pela guerra, desesperados e sem esperanças, muitos se deixam afogar pela água enquanto outros ficam horas dentro da água ainda na fila esperando que viessem os barcos.

Por fim, é contado a volta de no mínimo 300mil homens para suas casas e o fim de uma guerra. Citado mais uma vez os bastidores do filme no ponto de vista de Chris Nolan e Emma Smith.

Gian 21/09/2021

Sou uma pessoa muito fã de histórias de guerra, entretanto Dunkirk é uma excesso a qual não consigo me entreter e gostar da história.
O filme achei muito fraco, pensei que o livro fosse melhor, mesmo com a riqueza de detalhes e uma história muito mais elaborada, ainda assim deixou a desejar em minha opinião.
3 estrelas pois o livro foi melhor que o filme

Alberto 23/08/2017

Excelente! Que o resgate em Dunkirk FINALMENTE entre para os livros de História!
História era de longe uma das matérias que menos gostava nos tempos de escola, entretanto achava a 1ª e 2ª Guerra Mundial temas interessantes.
Esse livro é uma AULA de 2ª Guerra. Foram as primeiras 160 páginas apenas descrevendo fatos não explorados nos livros tradicionais, para enfim chegar aos poucos no ocorrido em Dunkirk.

O livro foi muito bem escrito. A leitura é fácil e envolvente.

Apesar de essa história de DUNKIRK ser totalmente obliviado dos livros de história tanto do Brasil quanto do mundo, o Christopher Nolan fez um excelente serviço trazendo a tona os acontecimentos em Dunkirk. Logo após assistir o filme, vi que seria lançado esse livro, esperei chegar e não me arrependo. Li em 3 dias so no busão indo e voltando da facul rsrs.

5/5

Karina 26/09/2017

Dunkirk - A História Real Por Trás do Filme| Por Karina Rodrigues | Na íntegra em www.coisasdemineira.com
A convite da editora Harper Collins, após a minha crítica do filme "Dunkirk", estou aqui hoje para falar sobre o livro homônimo do premiado escritor e apresentador da BBC Radio, Joshua Levine. Joshua trabalhou como consultor histórico das filmagens do longa e seu livro, como o próprio nome já diz, vem contar "A História Real Por Trás do Filme".

Então relembrando, o livro aborda o período de Maio de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. Utilizando a sinopse do livro: O exército alemão estrategicamente avança pela Floresta das Ardenas, uma região francesa de colinas montanhosas, em direção ao norte, e também conquista os Países Baixos, ao Leste. Os exércitos aliados da Grã-Bretanha e França estão cercados. A única alternativa possível para evitar uma verdadeira catástrofe é evacuar as forças aliadas imediatamente. Soldados, marinheiros, políticos e generais são convocados para a Operação Dínamo, na tentativa de resgatar o maior número possível de homens. Navios contratorpedeiros, aviões e bombas voam sobre a praia de Dunkirk. Cinco nações resolveram se unir. Ninguém quer ser deixado para trás. Outras operações são criadas, mas o tempo é muito curto quando se trata de tantas vidas.

O livro é muito interessante. Um complemento especial e necessário para todos aqueles que viram o filme. Enquanto o longa tem foco na sobrevivência dos soldados, em especial 4 ou 5 que tem uma abordagem mais aprofundada, o livro retrata tudo que estava acontecendo na região europeia envolvida (inclusive com o auxílio de um mapa apontando as cidades e seus limites). Ao abordar como os alemães conseguiram pegar de surpresa os Aliados, seu avanço e as consequências do cerco em Dunkirk, histórias reais e casos de vida são inseridos, ao ponto de você ficar impressionado com tantas situações acontecendo e se completando ao mesmo tempo.

Outro ponto alto do livro é a entrevista inicial com o diretor Christopher Nolan, onde este tem a oportunidade de esclarecer suas motivações e interesses na Operação Dínamo, e como foi o processo de produção do longa. Nolan tem a oportunidade de contar até mesmo seu envolvimento pessoal com a Grande Guerra e explicar o porquê de realizar um filme de sobrevivência (com traços de suspense e ação) ao contrário de um filme de guerra como era de se esperar deste enredo.

Gisele.Varotti 29/12/2017

Complemento
Confesso que imaginei que o livro narraria o filme (o narra e não o narra ao mesmo tempo), porém me deparei com um complemento da versão cinematográfica. Tem vários depoimentos e curiosidades e é bem interessante. Vale a pena.

Coisas de Mineira 05/02/2018

A convite da editora Harper Collins, após a minha crítica de estreia do filme "Dunkirk" (se você não leu, é só clicar AQUI), estou aqui hoje para falar sobre o livro homônimo do premiado escritor e apresentador da BBC Radio, Joshua Levine. Joshua trabalhou como consultor histórico das filmagens do longa e seu livro, como o próprio nome já diz, vem contar "A História Real Por Trás do Filme".

Quando recebi o exemplar da editora fiz uma breve pesquisa sobre como estava a aceitação do livro por parte dos leitores e me deparei com algumas críticas sobre a organização da história e da edição, então sinto-me na obrigação de dizer que para mim não houve nenhum empecilho. O texto é apresentado como uma revisão bibliográfica do fato histórico, contando inclusive com imagens reais e do filme. A escrita do autor é bem fluida, e em se tratando de uma situação tão complexa me surpreendi pela facilidade de compreensão. A capa está bem bonita, com o título em alto relevo, e tem a mesma imagem do pôster do filme que é belíssima onde um soldado, em meio a milhares de outros na orla da praia de Dunkirk, observa todo o caos do local em que se encontra.

Sendo assim, vocês amantes de história, de guerras, que gostaram do filme e até mesmo se interessam por adaptações cinematográficas do gênero, não podem deixar de conferir este livro!

Por: Karina Rodrigues
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/09/resenha-dunkirk-historia-real-por-tras.html
ThalitaSantos. 20/08/2018minha estante
undefined

Jacques 24/02/2018

Dunkirk
Sensacional!!! Imperdível!!!!

AndradeFS.Ju 11/02/2021

No início eu me senti iludida. Eu, acostumada com Ken Follett e suas ficções históricas, imaginei que algo do tipo me aguardava, ou ao menos algo histórico, mas contado por personagens, a quem pudéssemos acompanhar ao longo da história. Me enganei totalmente. Passando a decepção, percebi que o livro mais parece uma mistura de livro de história escolar, revistas de história e transcrição de vídeos de bastidores de dvds que eu nunca assisti. Pode parecer confuso às vezes, como quando ele vai e volta no tempo ou começa a falar das forças alemãs logo após estar falando das forças inglesas, mas não é nada que atrapalhe a leitura.
É uma leitura boa, me ensinou sobre um fato que era desconhecido por mim e entregou o pensamento da equipe responsável pelo desenvolvimento do filme.

Alexandra.Helmer 07/02/2022

Dunkirk é um livro diferente do que já li, ele mistura o processo de criação do roteiro para o filme, com a história real da evacuação e com os pensamentos do autor sobre o assunto. Gostei bastante dessa pegada e senti que foi uma leitura fascinante.

✨o autor explica por quê escolheu essa evacuação, mesmo não sendo um momento glorioso para os Aliados na guerra. Ele conseguiu trazer a ideia de como, mesmo sendo uma derrota, o povo, principalmente o britânico, se sentiu orgulhoso dos seus soldados e como isso criou um Espirito de Dunkirk.

✨Para quem gosta de leituras históricas e/ou de guerra é um prao cheio, ainda mais com o nível de informações e nomes. E mesmo que você não seja fã, vale a pena dar uma chance para essa leitura.

✨Já para o final do livro que é abordado melhor as questões do filme, inspirações, localidades, processo de recriações, por quê foi usado determinada situação ou ator, o que também pode atrair os cinéfilos.

✨Tive a oportunidade de ler antes de ver o filme, o que prefiro na maioria das vezes, nesse eu fiquei com um sentimento conflitante, ao mesmo tempo que preferi assim queria ter visto o filme antes para entender as justificativas finais.

✨Como gosto de classificar a leitura de acordo com as idades, eu diria que esse é um livro para maiores de 15 anos. Não por ser um livro pesado ou que desperte gatilhos, mas sim por ser uma leitura que exige um minimo de entendimento sobre o que foi a 2 Grande Guerra. Então não é muito coerente indicar para idades anteriores visto que os temas de guerras só é tratado melhor e aprofundado no 9º ano/8ª série. Claro que isso não é um excludente, só uma indicação.