X-Men - O Conflito de uma Raça

X-Men - O Conflito de uma Raça Chris Claremont

Resenhas - X-Men - O Conflito de uma Raça

Allan 25/08/2022

Uma grata surpresa!
Comecei a ler essa saga de poucas páginas sem muitas expectativas e ao final, fui positivamente surpreendido! Chris Claremont entregou uma estória interessante sobre um tema bastante atual e, que por vezes, é tão mal explorado e utilizado como forma de autopromoção.

Resumo sem spoilers:

O reverendo Stryker, líder de uma seita religiosa (e com um passado nebuloso) quer exterminar os mutantes com seu grupo paramilitar secreto enquanto na superfície conquista relevância midiática e novos seguidores. A relação com os X-Men se dá pelo fato de Xavier simbolizar o "demônio" dos mutantes e isso torná-lo peça central no plano de extermínio do reverendo maluco.

Nessa saga encontraremos um professor Xavier mais humano (perdoem o trocadilho) e vulnerável, enquanto seus alunos mostrarão a força e os resultados da educação que receberam. Magneto é apresentado de forma bem interessante, como sendo o contraponto de algo que talvez seja a única solução para os mutantes viverem em paz. Dentre todos os personagens, Scott Summers (Ciclope) ganha maior destaque por sua postura e maturidade ao encarar as ameaças e perigos.

Os pontos negativos ficam por conta de elementos que eram praticamente obrigatórios nos quadrinhos da Marvel da década de 80: clichês repetitivos, diálogos simplórios e furos de roteiro.

Apesar dos pontos negativos, os pontos positivos fazem valer o tempo investido. Recomendo essa leitura para todos os fãs de X-Men (iniciantes ou experientes), por ser curta, fluída e divertida!

Haami 16/01/2020

Martin Luther King Vive!
X-men sempre foi uma HQ que se discute o direitos humanos, racismo, preconceito e desigaldade. E essa HQ é fanomenal nesse tema, e me senti super representado em diversas formas pos vivemos em um País Racista e preconceituoso. Enfim essa HQ nao é so uma HQ é um manifesto em forma de quadrinhos

Ditchum 10/05/2018

Intolerância
Interessante a história dos X-Men presente nesta Grapich Novel. Nos faz refletir sobre a intolerância que nos cerca.

Samuel Simões 27/09/2017

Originalmente publicado em 1988, mas MUITO atual.
X men o conflito de uma raça, tem um roteiro simples, porém que chama muito atenção. Gostei bastante, vale a leitura!

Julião 18/07/2014

O conflito de uma raça
Interessante como essas poucas dezenas de páginas conseguem ser um livrete tão poderoso contra a discriminação racial. Analogamente - e o quadrinho incentiva as analogias - onde lê "mutante" poderia-se ler "negro", "judeu" ou qualquer outra minoria excluída, perseguida, massacrada. A raça dos mutantes, subentendida no título, poderia ser qualquer outra.

Além disso, a carga religiosa sobre o livro é bem pesada, e o reverendo personagem faz lembrar sem esforço algumas figuras do cenário brasileiro mergulhados em sorvedouros de xenofobia, fanatismo e intolerância!

"O conflito de uma raça" é extraordinariamente atual! E, creio, sempre o será.

Guting 20/05/2010

Discriminação Bem Exposta.
Essa HQ realmente merece um destaque pelo seu conteúdo. Não pelo fato de que são os X-Men e seus inimigos são o principal atrativo da revista, mas sim pelo fata de que trata sobre um assunto no mínimo polêmico: DISCRIMANAÇÃO RACIAL. O ser humano não é perfeito e isso é uma constatação não pelo fato de errarmos uns com os outros, mas que fica claro(visualmente falando) quando nos deparamos com um deficiente físico em algum lugar. Essa é uma questão muito delicada e que deve ser tratada com outros olhos. HQ muito boa. Vale a pena a leitura.