Degrau por Degrau

Degrau por Degrau Daniel Bortoletto

Resenhas - Degrau por Degrau

Susie.Gameleira 24/12/2023

História que inspira!
Em meio a muitas dificuldades, Sergio de Pirituba (vulgo Escada) traça sua história no vôlei e deixa sua marca no esporte nao só no Brasil, mas também no mundo. Cheio de depoimentos de grandes nomes do esporte como Nalbert, Giba e Bernardinho, o livro é imersivo. O leitor consegue visualizar os jogos que são narrados e descritos pelo autor. Gostaria que tivesse um pouco mais do próprio Serginho no livro, que ele fosse mais "protagonista" na descrição da própria história. No mais é um livro de leitura bem fluida e empolgante, eu amei!

Mark 06/11/2018

Sensacional
Nada melhor que ler uma biografia com tantas dificuldades, uma vontade de vencer maior que ele próprio, isso só mostra que podemos chegar onde queremos... só uma palavra para esse livro SENSACIONAL ??

Marina474 06/07/2023

Serginho ??
Eu amo vôlei, eu amo ser líbero e é indiscutível o quanto Serginho representa nessa posição. Ele é uma inspiração para todos, mesmo os que não o conheceram de perto sentem essa aura que ele transmite: inspiração, autoridade, liderança, confiança, generosidade e ação. Depois dele e da Fabi, foi ainda mais visível o quanto eles fizeram diferença e executaram com maestria a função de dominar o fundo de quadra. Ainda não achamos um substituto estável para posição e realmente essa geração foi um ponto fora da curva.

Apesar de poder relembrar várias conquistas e derrotas históricas, senti falta de uma coesao maior do texto. Achei que ficou muita coisa meio solta ou jogada. O foco não parecia estar apenas no escadinha embora a história dele se misture com a da seleção. Enfim, acho que eu esperava mais e ele merecia mais por tudo que ele foi.

Fabio 25/02/2019

Escada
Superação, perseverança..... Serginho não foi o coitadinho.. Mesmo com origem humilde foi em busca do sonho e foi grande campeão.. Achei que o livro relata muito dos jogos o que pode ficar um pouco desinteressante para alguns, mas saber dos bastidores dos principais jogos como nas finais das olimpiadas foi muito legal!!! Recomendo...

Tiago Santos 20/12/2021

Exemplo
Que história de vida e superação, essa biografia deveria ser obrigatoriedade em todas as escolas. Pois mostra o poder de superação e a conquistas dos sonhos.
Grande figura.

Maria 06/02/2022

Recomendo para todo voleifã
Esse livro nao so conta a historia do Serginho como também conta um pouco da história da seleção. Em varios momentos desse livro vemos e aprendemos que não podemos desistir dos nossos sonhos , temos que nos dedicar , o serginho tinha tudo para desistir , tinha tudo para abandonar suas raizes depois que conquistou o que conquistou , mas não fez isso. Um livro inspirador , rapido de ler.( uma pessoa que nao gosta muito de esportes ou de volei pode achar chato umas partes pq detalha muitos jogos ).

Beatriz 05/05/2023

Emocionante!
Pra quem ama vôlei no mesmo nível que eu, o livro é um prato cheio para relembrar momentos importantes da história da seleção.
É emocionante e contagiante. Eu sabia perfeitamente o sufoco que foi a Rio-16 e sofri de novo!
Escadinha é um espelho para todo o Brasil!

Vivi 27/03/2024

Inspiração
Sou apaixonada por vôlei. Sou apaixonada por biografia.
Logo que me deparei com esse livro, como admiradora do Serginho, me interessei pela leitura.
Significado de necessidade, vontade, superação, persistência, foco, perseverança.
Serginho não se vitimou, não se fez de coitado. Ao contrário arregaçou as mangas e enfrentou as adversidades e ganhou o mundo.
Mesmo com tendo origem humilde foi em busca do sonho e se tornou o grande campeão. Se você não gosta do esporte, os detalhes dos jogos, se tornam desinteressantes, mas foram importantes para sabermos o que rola antes de jogos grandes, como as Olimpíadas.
Recomendo a leitura, vale muito a pena.