Ética Para Viver Melhor

Ética Para Viver Melhor C. S. Lewis

Resenhas - Ética Para Viver Melhor

Luzineide 12/06/2023

Mais uma obra deste maravilhoso escritor.
C.S.Lewis discorre sobre temas variados e em alguns momentos torna-se até repetitivo, pois há outros livros que abordam questões semelhantes a respeito da ética, religião, política , entre outros. Para quem ama esse autor nem percebe, pois a pertinência dos temas sugerem uma reflexão acerca de cada um deles.

Wesley David 28/12/2022

Bom livro, no geral.
A obra reúne 24 ensaios que tratam desde questões éticas em determinados aspectos, com um tom filosófico e outros com argumentos teológicos.
A capacidade de expressão de Lewis é fora de série, dificilmente vemos alguém com essa capacidade. O seu estilo é único.
Entretanto, a obra em si, por ter o título que tem, pode oferecer algo que o leitor não espera que será. O prefácio de Douglas Gresham (que a propósito foi um grande sortudo por ter conhecido Lewis), apresenta a obra como uma coletânea de textos que buscando uma sintonia entre si, foram publicados para não serem perdidos. Parece-me, que o título remonta a "um manual de ética", e não é exatamente isso em específico que ele apresenta.
Dito isso, com essa perspectiva em mente, mesmo assim, recomendo com entusiasmo os escrito desse fabuloso apologeta e filósofo.
Sathy 04/01/2024minha estante
O título original é bem melhor mesmo.

Renatinha 07/12/2021

Não é porque C. S. Lewis é um pensador famoso que vou concordar com todas as visões de mundo dele. Em alguns capítulos não achei tão vanguardista e, inclusive com uma visão um tanto conservadora para um filósofo. Ainda que nos coloquemos à época da escrita do livro, vejo algumas passagens conservadoras demais.
Mas várias partes do livro, apesar de sua idade, encaixam-se perfeitamente ao que estamos vivendo atualmente, no ano de 2021. Nos faz pensar que muitas pessoas não evoluíram, não aprenderam com o passado, não aprenderam com a história da humanidade, com o que deu certo e o que deu errado.
Em algumas partes acho que ele joga com extremos, por isso suas análises podem ter sentido, ou tem tudo ou não tem nada como nos exemplos da educação e as matérias que são mais empáticas para alguns alunos, o que ele chama de ensino ?democrático?. Ou as tem ou não as tem, o meio termo não existe.
Em várias partes vejo o autor sendo influenciado pela religião, fica claro que suas conclusões são obtidas por meio da religião. Acredito que ele caia em contradição no que ele mesmo diz anteriormente. ?E, se a conclusão a que cheguei acaba por satisfazer uma paixão em mim, aí minha suspeita deve se transformar em certeza moral?.
Em resumo, não gostei.

Glauber 14/03/2021

Raciocínio do Lewis
É incrível observar o poder de raciocino e refutação do C. S. Lewis em vários temas relacionados a Ética, cristã e social.

Maycon Casado 26/01/2021

Ensaios curtos, reflexões demoradas.
Não espere um livro que trate do tema "ética" como um termo a ser esmiuçado da sua etimologia às aplicoções filosóficas. Tais ensaios se tratam de temas diferentes, uso de animais em experimentos científicos e declínio da religião por exemplo, mas que nos inspiram a refletir muito e mudar nossas visões.

O livro é composto por 24 ensaios dispostos em ordem cronológica de publicação. Artigos escritos a convite de Revistas, respostas a outros pensadores, ensaios motivados por seus pensamentos e sonhos. O tipo de livro que, apesar de haver argumentações parecidas num ou noutro ensaio, você pode ler cada capítulo-ensaio por vez sem pressa de ir direto para o próximo.

Entre os principais [claro que aqui é uma nota pessoal de um estudante de teologia que gosta de histórias] são os que abordam uma defesa, apologia, cristã e da literatura. Para Lewis o valor da literatura está em tirar a pessoa do provincianismo e libertá-la da tirania das generalizações e frases feitas. Em "Ética da fé pela razão" encontra-se uma verdadeira exortação para todos aqueles que desejam o ministério pastoral ou mesmo exergem cargos de liderança em suas igrejas locais.

Uma nota crítica é a escolha dos organizadores na ordem dos ensaios. Optaram por colocá-los sequencialmente pela data de publicação, porém acredito que se aproximassem os ensaios com temas e argumentos similares seria um pouco melhor para o leitor acompanhar os pensamentos de Lewis. Por exemplo, os capítulos 15 e 19 falam sobre as dores dos animais e poderiam estar juntos.

Contudo isso não interfere em apreciarmos a genealidade deste que é o maior apologeta contemporâneo e um dos maiores autores cristãos.

Tiago.Zulian 29/03/2020

Entendendo as crônicas de nárnia
Com uma profunda clareza de pensamento o autor discorre por inúmeros assuntos que podem ajudar a refletir sibre questões fundamentais. Longe de ser uma visão defitiva das coisas, como toda boa filosofia e reflexão, nesse livro nos força a pensar sobre as coisas da vida com mais profundidade. Vale a leitura.

Karisma 17/02/2020

Uma opinião valiosa.
Fiquei feliz com a leitura, o autor fala de temas pouco usuais com muita serenidade e profundidade.

Daniel 08/01/2019

Ética Para Viver Melhor
Livro com uma escrita bem preciosa em conhecimento, com linguagem apurada, que trata de variados temas. Gostei, mas não o coloco como um top.

Dieicy M. 15/11/2018

Coletânea de artigos já publicados desse autor incrível que e o Lewis... o livro traz uma série de textos que abordam a etica por vários prismas mas sempre contextualizando na perspectiva cristã.
Muito interessante porem, uma leitura difícil para quem não tem conhecimento aprofundado da liturgia visto que o autor utiliza vocabulário próprio.