A Ascensão do Dinheiro

A Ascensão do Dinheiro Niall Ferguson

Resenhas - A Ascensão do Dinheiro

Rafael.Silveira 31/10/2021

A Ascensão do Dinheiro.
Fantástico. Esta obra prima de Niall Ferguson serve primeiramente para desmistificar que o dinheiro é mau, que o dinheiro é o gerador da pobreza e exploração.
Através da evolução do "dinheiro", partindo dos meios de troca arcaicos até os mercados como conhecemos hoje, ele nos mostra que varias boas ideias foram implantadas para facilitar a vida do homem empreendedor, do homem que deseja realizar sua troca, tendo uma moeda como facilitador das trocas, e como na maioria das vezes, a ganancia do Homem corrompeu o dinheiro, os meios de troca e o sistema.
Todos deveriam ler esse livro.

Letschmitz 19/06/2023

(money make the world go 'round)
Mais um livro que li por recomendação e gostei (valeu Mentor ??).
Ainda que tenha sido escrito há 15 anos, Ferguson descreve temas surpreendentemente atuais. Ver como tudo se iniciou e veio parar aqui foi muito animador (e engraçado). Entender que um mercado tão "sério" é movido por tendências emocionais dos investidores foi pra lá de curioso. O autor também tem o zelo de explicar cada conceito específico da área, além de ter uma escrita gostosa e sarcástica.
Porém, da depressão de 29 pra lá, tive a impressão que ele se animou e atropelou todo o processo didático. Referências a situações, informações e pessoas que só podiam ser comum aos norte americanos ou à pessoas da área financeira. O que tornou a leitura inacessível.
Não obstante, o livro com certeza é necessário no combate ao analfabetismo financeiro. Estará nas minhas principais recomendações!

cLiVe 01/10/2017

Diferenciada noção de dinheiro
A ascensão do dinheiro é um livro que aborda o dinheiro desde o começo da sua utilização até as atuais crises. A abordagem do autor sobre o começo da utilização dele e sua importancia naquele contexto socioeconômico foi bastante amplo e esclarecedor, dando visões diferentes do senso comum acerca do tão difamado banqueiro. Nessa exposição , entretanto, o autor não é tão feliz ao direcionar o assunto para o tema inicialmente proposto em certos trechos, divagando e fugindo da linha de raciocínio frequentemente, o que cria, não só confusão, como também perda da fluidez da leitura para o leitor. Criticas formais a parte, eu como amante de economia gostei do livro no que diz respeito ao seu conteúdo, como na noção que as "revoluções financeiras" foram de extrema importância para a ocorrencia de grandes eventos na história como o renascimento e a primeira revolucao industrial. Neil também deu um bom panorama da relação entre os Estados Unidos e a China, explicando com detalhes o porquê das dessas duas potências econômicas estarem tão fundidas. Entrentando, senti falta das análises da crise de 2008 que muitos outros livros parecidos têm. Esse livro foi escrito em maio de 2008, segundo o autor, e por isso não se pode ter um panorama tao privilegiado e claro como os livros escritos mais tarde, visto que as quebradeiras iconicas de 2008 aconteceram - majoritariamente- no meio pro final desse ano. Em resumo, a ascensão do dinheiro é um livro bom que nao superou minhas espectativas mas também não me desagradou, e, tirando trechos que, de certa forma, desanimam a leitura, o livro é bom e informativo o suficiente para ter minha recomendacao.

Luis Fernando 01/09/2018

A Ascenção do Dinheiro
O dinheiro foi um divisor de águas para a humanidade, assim como diversos outros grandes desenvolvimentos. De alguma maneira, ele é a forma como medimos nossos fracassos e realizações de vida. Quando olhamos para o passado, observamos quão longe chegamos e percebemos que o dinheiro sempre empurrou as coisas. Mas também percebemos o que o dinheiro realmente é: uma ideia.

Ideias são dependentes de pessoas e as pessoas não são sempre criaturas racionais e sensatas. Então, o dinheiro pode ser problemático e imprevisível, como nos mercados de ações e de títulos. Isso significa que o dinheiro pode ser perigoso, especialmente se nós não o protegemos e o usamos com responsabilidade. E é por isso que criamos os seguros e as poupanças, para nos proteger financeiramente.

Até a balança global de poder muda, de acordo com quem tem dinheiro e com quem não tem. O dinheiro se tornou uma ideia muito complexa, que pode te meter em encrencas sem que você perceba isso. É exatamente por isso que precisamos observar os padrões de nosso passado financeiro e nos proteger para o futuro.

Emerson 14/07/2019

Essencial
Excelente livro descobri muito sobre nossa história financeira.

Rafael.Soares 03/03/2022

Resignificação do termo "boring"
A primeira impressão que temos ao nos depararmos com um livro que carrega em seu título a premissa "A Ascenção do Dinheiro", é que essa obra aborde o tema proposto de uma forma minimamente didática, fato que ganha ainda mais relevância quando consideramos que o livro em questão foi pensado para o público em geral.

Pois bem, grande foi a minha surpresa no decorrer das páginas ao perceber que praticamente inexiste uma relação de conexão entre o assunto que o autor se propõe a discutir e a capacidade de um leitor médio, que não é versado nas ciências econômicas, de entender, de fato, aquilo que está sendo dito.

Em linhas gerais, há o uso de uma linguagem extremamente técnica, erros de tradução, capítulos que invariavelmente exigem o conhecimento prévio de temas ligados à economia e, principalmente, uma total falta de preocupação do autor (ou talvez do tradutor) em tentar transformar uma leitura tão complexa em algo mais palatável.

No final das contas, além de um bom sonífero, "A Ascenção do Dinheiro" é um ótimo exercício de resiliência, pois é somente através de muita força de vontade que um indivíduo consegue terminar essa obra.