Dear Aaron

Dear Aaron Mariana Zapata

Resenhas - Dear Aaron

Camilla 23/09/2020

Adorável como sempre
Esse é meu terceiro livro da autora e a consagrou como uma das minhas autoras de romance favoritas. Eu fico tão feliz quando leio Mariana Zapata, ela consegue me encantar por todos os personagens de tal forma que eu sempre leio as 500 páginas em uma sentada.

Dear Aaron é sobre a Ruby, uma alfaiate que tem um irmão que era do Exército e, por conta disso, ela entra em um sistema de envio de cartas/e-mails para militares. No início do livro, ela recebe um novo parceiro, o Aaron, e eles desenvolvem uma amizade intensa a partir daí.

Esse é um romance majoritariamente focado no casal, uma vez que cerca de metade do livro é composta por e-mails e mensagens dos dois. Eu gostei muito desse formato, que deu bastante profundidade aos protagonistas, mas eu entendo que não é algo que todos irão apreciar. A progressão da amizade foi natural e realista, mas acho que a autora cometeu alguns erros no romance. Certas partes foram muito exageradas (quando eles se conhecem pessoalmente, o tempo que eles ficam juntos sem progredir para o romance) e acho que o final foi apressado, não tem nem 50 páginas no livro com o casal já formado.

Essa é mais uma obra da autora que eu fico muito feliz por ter lido. Se você não tentou nenhum romance dela ainda, tá recomendadíssimo (mas acho que The Wall of Winnipeg and Me ainda é o melhor para começar).
Joh 23/09/2020minha estante
eu amo esse livro um taaaaaaanto

Camilla 23/09/2020minha estante
??

Priscila 24/01/2022minha estante
Esse final eu acho que é uma característica da autora eu já li os livros que li dela e sempre assim, não sei se amo ou não

Camila.Souza.costa 04/08/2022minha estante
Realmente a autora correu depois que eles.dois ficaram juntos. Me deu uma Tristeza , porque queria mais deles como casal. Kkkkk amei o livro.

Eloh9 17/01/2023minha estante
Tem tradução?

alefrocha 04/03/2023minha estante
A Marina poderia melhorar no quesito "escrever sobre os casais quando eles estão realmente juntos", parece que ela só consegue escrever sobre a construção do relacionamento, quando chega nos finalmente o livro acaba ?

12345 27/01/2022

"Eu era apenas Ruby."
Foi muito gostosinho de ler, mas cometi o erro de ir esperando ser tão bom quanto "De Lukov, com amor", e acabei me decepcionando um pouco.

Ao contrário das pessoas que li as resenhas, eu achei o número de pov satisfatório mas não reclamaria nem um pouco de ver o lado do Aaron.

Eu recomendaria ler primeiro esse livro e depois "De Lukov, com amor", a história se passa antes e te dá alguns contextos que ficam em aberto.

Kiarissima 30/07/2023

Slow burn, exagerado no slow
Nunca tinha lido nada desta autora, me surpreendi positivamente. É uma escrita fácil, sem se prender muito em detalhes e tudo mais. Porém, ela prolongou demais a amizade, 561 páginas e o primeiro beijo foi lá pela página 490 e pouca.
O início foi divertido, todo em troca de email/mensagens, mas começou a me cansar também lá pelo meio do livro.
O epílogo? Eu quero chorar!!! Eu não sei se ele voltou para o serviço militar, se eles se casaram, onde passaram a morar? Tantos questionamentos hahahaha
Um bom livro pra passar o tempo, talvez eu recomende para os mais pacientes e menos românticos.
Ãtala 30/07/2023minha estante
De Lukov, com amor mostra mais deles... só coisas boas hihihihih

Kiarissima 31/07/2023minha estante
Hm.....
Vou ler

beatriz 04/08/2022

A Rainha do "Slow Burn" ataca novamente hahahah
Poucos devem saber, mas esse livro se passa 10 anos antes de "De Lukov, com Amor", e conta a história de amor de Aaron e Ruby (o cunhado e a irmã de Jasmine, respectivamente).

Eu, não sabendo da existência desse livro, li primeiro De Lukov e só depois fui descobrir que existia um livro da Ruby. A ordem de leitura invertida não me atrapalhou ou estragou a minha experiência com o livro, mas se soubesse teria lido Dear Aaron primeiro, pq já comecei o livro sabendo como terminaria e como eles estariam daqui a 10 anos. Eu sei que se trata de um livro de romance clichê, mas queria ter tido aquela pulga atrás da orelha com relação ao futuro deles e tudo mais.

Falando um pouco do livro e do casal, eu amei tudo!!! Desde os e-mails e mensagens, até o primeiro encontro deles pessoalmente. Foi lindo ver a amizade deles florescendo aos poucos até chegar ao ponto em que eles se tornaram tão íntimos um do outro, sem nem terem se visto pessoalmente. Amei a cumplicidade entre eles, as brincadeiras, as piadas, os apelidos. Achei tudo incrível!!

Como em De Lukov, aqui temos um relacionamento "slow burn" muito bem trabalhado e desenvolvido. Confesso que em certas partes senti raiva do Aaron ser tão reservado e misterioso com relação aos seus sentimentos pela Ruby, e sofri junto com ela. Mas a partir do capítulo 21, minha raiva momentânea por ele evaporou. Agora me encontro 100% apaixonada por Aaron Hall. Tô doida pra reler "De Lukov, com Amor" e pescar detalhes de Ruby e Aaron que me passaram despercebidos.

Enfim, eu recomendo muitoooo esse livro!! É um friends to lovers gostosinho de ler. Descobri recentemente, no perfil da autora, que a Editora Charme vai publicá-lo em breve aqui no Brasil (além de outros 4 livros dela)!! Estou bastante ansiosa por isso ??

Apaixonada por Ruron ? (Ruby + Aaron)

PS.: Sem querer comparar, mas já comparando... Aaron Hall, por mais maravilhoso que seja, ainda não supera Ivan Lukov!!!! HIHIHI ? Mas eles moram no meu coração ?

tai.mobi 10/06/2023

Não é o melhor da Mariana, mas pelo menos a protagonista é legal. Uma das melhores, ouso arriscar.
E tava tão desapegada que nem associei a Jasmine irmã da Ruby à Jasmine protagonista de Lukov?o surto.

Julia 29/06/2022

Desafio Leia Mais! - #25 Dear Aaron
Essa história da Mari deixou meu coração extremamente quentinho pelo modo que Ruby e Aaron se apaixonaram, primeiro eles foram amigos e começaram a se apaixonar um pelo outro apenas pelo jeitinho de cada um sem nem mesmo terem se visto uma única vez. E a dinâmica da troca de e-mails e de mensagens de texto na primeira metade do livro deixa tudo ainda melhor.
A Ruby (sim, a mesma Rubes irmã da Jasmine, surtei quando percebi) é um amorzinho, meio insegura boa parte do livro mas quem não é, né? E o Aaron é tudo de bom que existe, atencioso, respeitoso e fofo pra caramba mas eu não esperava menos de um homem escrito por Mariana Zapata. Eles demoram a se encontrar e as coisas ficam estranhas um pouquinho mas logo tudo fica bem, tudo digno de um bom slow burn.
Terminei a história apaixonada demais pelos meus RuRon, valeu super a pena ler.
Camila.Souza.costa 04/08/2022minha estante
Eu amei muito esse livro . Aaron é extremamente maravilhoso.

Elisa 01/01/2022

Não imaginei que ia gostar tanto assim!
O livro conta a história da Ruby, uma menina de 23 anos que participa de um programa de mandar e-mails e/ou cartas para soldados que estão fora dos EUA. Ela começa a conversar com um soldado chamado Aaron, ele tem 28 anos e no início não responde nenhum dos e-mails ou cartas que ela manda. Depois de um mês, eles começam a conversar, desde então eles começam a conversar muito, por e-mail e depois por mensagem quando ele volta para os EUA. Eles criam uma amizade muito forte, até que a Ruby percebe que gosta dele como algo mais do que só amigo.
O livro começa muito lento, isso me desanimou bastante, até a página 100 eu estava pensando seriamente em desistir, porque estava muito mais lento do que os livros da autora normalmente são. Porém fico muito feliz que não desisti, porque quando a história engata, fica muito boa!!
Recomendo para quem gosta dos livros da Mariana Zapata, pois a Ruby, é a irmã da Jasmine que é a personagem de De Lukov, com amor!

Ester479 20/11/2021

Uma escrita diferente
Não vou negar, quando li o título desse livro, estava esperando por uma coisa completamente diferente, me surpreendeu muito (positivamente). A princípio, eu nem ia dar uma chance para esse, só li porque é da Mariana.
Só de olhar o título, eu já desconfiava da temática "romance com um soldado", e eu não estava errada, mas esperava algo mais melodramático (não que tenha problema, só não estava no clima), porém o livro atende a dinâmica dos outros da Zapata: tem um draminha sim, mas dá um quentinho no coração, é bem engraçado...
Sobre a escrita: (acho que esse foi o AUGE do slowburn), um pouquinho mais da metade do livro, e o casal não tinha nem ouvido a voz um do outro!!! E acredite: não fica chato, entediante...nada disso, até porque a Mariana é a RAINHA do slowburn né. Como vocês podem imaginar, pelo tema de soldado, o casal se comunica através de cartas, mais precisamente, por e-mail. Por isso, é bem rapidinho para ler a primeira metade do livro. Então, como sempre: um relacionamento bem desenvolvido, companheiro...
Para os amantes de "De Lukov, com amor" (sim, sou uma): a Ruby (principal), é a irmã da Jasmine! A história se passa uns 10 anos antes de Lukov. Não é a mesma temática, claro, mas para os fãs, é uma ótima oportunidade de matar a saudade da família dessas duas, e conhecer uma Jasmine, mais nova!
scar5 20/11/2021minha estante
esse livro é tão gostosinha e fofo, saudades do amor fofinho deles ??

Ester479 20/11/2021minha estante
Siiiiim, é impossível não amar eles

Laryssa 20/03/2023minha estante
Esse já vai ser minha próxima leitura kkkk

Ester479 20/03/2023minha estante
Pena que acaba "rápido", por causa das cartas ??

bendtherules 06/06/2021

it's not my fav from mariana, but it's a good book. some of the things that happened made me cringe bc i couln't imagine someone actually doing it, but i enjoyed the development of the couple and they look good together

Tata 20/12/2022

Simplesmente perfeito
Bom recentemente descobri que a mariana zapata dificilmente erra, e minha gente que livro perfeito e bem escrito foibedse, serio estou sem palavras.

Keylla 27/03/2022

A rainha do slow burn
Eu sou apaixonada nos personagens que a Mariana cria. Ela me faz ler livros enormes em um dia. A escrita dela é tão viciante...adoro isso.
Eu amei a forma que o livro foi escrito. A troca de email, e a forma que eles construíram uma amizade foi tudo pra mim.
Eu só senti falta de um aprofundamento melhor na vida do Aaron.
Mas é um romance bom pra curar a ressaca literária.
Eu só não dei 5 estrelas porque eu achei começo do livro meio arrastado.

Jade 15/04/2022

Pena que esse final e esse epílogo estragaram tudo
Tinha a fca e o queijo na mão, era só concluir o livro decentemente , mas faz um epílogo cagado desse, estraga todo o livro, que que adianta o livro ser bom se no final você faz um epílogo sem concluir nem explicar nada ? Para mim é preguiça e falta de consideração.
Livro grande pra [*****] que que custava terminar ele decentemente ?
Tatá 25/06/2022minha estante
Também fiquei frustrada com o epílogo todo o resto do livro é bom menos esse final

Jade 26/06/2022minha estante
Uhum

luttii 10/07/2023minha estante
quero começar, mas estou com medo de ser decepcionante por causa da nota aqui e - agora - sua review, amiga kkkkkkkk

luttii 10/07/2023minha estante
vc recomendaria??

Vittoria12 09/01/2023

Ruron forever?
Esse livro foi tão lindo, eu amei a história desde o início até o fim. A Ruby foi uma personagem incrível, gostei muito de ver ela ganhando autoconfiança ao longo do livro e tendo seu final feliz. O Aaron, sério, sem palavras. Gostei de acompanhar a trajetória deles. A relação dos dois foi construída de maneira impecável, com um slowburn PERFEITO ( Mariana Zapata rainha, apenas a maior?).

Leiam leiam leiam, vcs não vão se arrepender.
rebeca 09/01/2023minha estante
quero mto esse

Vittoria12 09/01/2023minha estante
ele é maravilhosooo?? @rebeca

Katharyna 08/04/2021

Ok
Mariana Zapata tem o dom de te fisgar e fazer com que você não largue o livro até ele terminar. Apesar disso, esse não está entre os melhores da autora.

Os primeiros 41% da história são escritos em forma de e-mails e mensagens de skype, o que foi uma ótima maneira de desenvolver a narrativa. Acho que meu maior problema foi quando a história passou a ser contada do ponto de vista da mocinha apenas. Ela começou a tirar umas conclusões precipitadas sobre coisas que, para nós que lemos os e-mails, estavam bem claras. Isso me irritou um pouco. Fora o fato dela ficar chorosa por tudo (dei cada revirada de olho).
O legal é que no livro do Lukov o casal aparece e a gente pode ver como está a vida deles alguns anos depois.

No geral, a leitura foi bem fluida e o romance bem fofinho.
Thaís 21/04/2021minha estante
Nossa senti a mesma coisa , enquanto tava só na troca de e-mails tava fluindo maravilhosamente bem aí mudou pra protagonista narrando e foi ladeira a baixo , sei lá pra meio q perdeu a mão sabe , não q tenho sido ruim tipo under the lock q eu nem consegui engatar já larguei , no fim foi fofinho mas nada muito além .

Katharyna 21/04/2021minha estante
Concordo! O Under Locke foi sofrido pra eu terminar :/

dandgrandi 06/08/2021

Dear Aaron
No começo eu fiquei com um pé pra trás pelo fato do livro ser escrito praticamente todo em e-mail, mas até que deu certo.

A Ruby foi uma personagem que eu gostei bastante, achei ela divertida, e realmente senti como se conhecesse ela. Eu acho que faltou um pouco mais da vida do Aaron, saber um pouco sobre a personalidade dele e também acho que faltou a autora se aprofundar em muitas coisas em relação aos problemas dele. Como assim ela joga sobre o problema dele com a mãe, e não acontece mais nada? Fica uma coisa muito incerta.

Toda conversa que esses dois tinham acabava com um lacre. Sempre tinha aqueles textos super sessão de terapia e não sei oq mais, e me desculpa, mas isso foi me irritando. Por incrível que pareça os e-mails não foram ficando cansativos para mim, eu gostei da interação deles (tirando a parte da terapia).

A Mariana Zapata tem um talento muito bom na construção do romance entre os personagens, algo que dá pra reparar em ?De Lukov, Com Amor?, você consegue ver tudo se formando em cada conversa dos personagens, algo que eu acho muito bom. Mas o final sempre parece meio corrido, né? Outra coisa que eu já disse sobre Lukov e que também tem aqui, é quanto tempo desnecessário ela passa no pensamento dos personagens, são 3, 4 páginas de coisas que eu nem vou lembrar depois e que às vezes nem fazem diferença na história.

Os últimos 30% foram um pouco difíceis de ler, não estava me prendendo, não sei o motivo específico pra isso, mas aconteceu. O final foi meio qualquer coisa, mas fiquei um com uma baita vontade de reler ?De Lukov, Com Amor? só pra ver mais deles dois. Queria MUITO que tivesse eles descobrindo sobre a gravidez do primeiro filho sério.

No fim achei um livro bom, mas que talvez eu nem lembre tanto dele assim daqui a uns anos. Acho que vale a pena ler sim, principalmente por causa dos personagens e da construção do romance, que é muito boa. :)