O Árabe do Futuro

O Árabe do Futuro Riad Sattouf

Resenhas - O Árabe do Futuro 3

Iza 14/01/2024

"O árabe do futuro" é sempre uma leitura agradável, divertida e enriquecedora. Especialmente nesse volume tiveram vários momentos de aprendizado, pontos que se interligam e partes bem engraçadas. Adoro quando ele demonstra que ambas as culturas, do oriente médio e europeia, são bem específicas em várias questões, ao mesmo tempo em que há comportamentos que podemos comparar e analisar historicamente. Aspectos como hipocrisia, violência, religião e educação tiveram bastante destaque nesse terceiro volume. Como sempre estou animada pro próximo ?

Victor.Almeida 29/12/2023

O melhor de todos, para ja. Um Riad sofrendo bullying nas escolas do medio oriente. Um pai cada vez mais inclinado para os valores do pais de origem

Meiryland 02/01/2022

Descobertas
Aqui já percebemos um amadurecimento interessante do Riad no entendimento de algumas coisas, e ainda certa ingenuidade para outras, além de ter tiradas ótimas e engraçadas com uma pitada da realidade muitas vezes chocante para nós.

Fernando 27/09/2021

Leitura prazeirosa
Que leitura fácil e prazeirosa. Infelizmente comecei a série pelo terceiro volume, mas não acho que seja essencial a leitura cronológica.

Os livros apesar de conectados podem ser lidos fora da ordem original.

Uma história real da infância de um menino na Síria com todos os questionamentos dessa idade: família, estudos, amigos e a realidade cultural do oriente médio.
Pretendo ler toda a série.

danisteagall 03/05/2021

Continuação
Continuando a saga de Riad, esse livro trata de 2 anos na vida do autor, de 1985 a 1987, mais ou menos dos 5 aos 7 anos.
HQ pra ler em uma sentada!
Pena que a intrínseca não está fazendo novas tiragens, o volume foi super difícil de achar...
Vilamarc 04/05/2021minha estante
Vc conseguiu o volume físico? Conta aí.

danisteagall 11/06/2023minha estante
Consegui sim! Achei o livro 1 numa troca do skoob, o 2 não me lembro como achei, mas acho que foi pela estante virtual

Luciana 03/04/2021

Choques culturais
Gostei demais dos três volumes da série até então. Muito interessante ver as diferenças culturais sob a ótica infantil. A personagem que mais me incomoda é o pai do Riad.

Gabriel 02/03/2021

Continua interessante...
A série cresce e o olhar sob o pai promete para os futuros volumes... vale a pena sim

Paola 27/01/2021

É igualmente bom aos dois primeiros livros. Achei que acabava nesse mas pelo visto são 5 livros.

Jéssica Libranumo 27/04/2020

O Árabe do Futuro é uma história que expõe o universo e os costumes do oriente médio entre 1978 e 1984, na região da França socialista de Mitterrand e os regimes autoritários da Líbia de Muamar Kadafi e da Síria Hafez al-Assad, contados pelas memórias e sensações da infância do próprio autor.

Jéssica Libranumo 26/04/2020

Amo!

Tah_baddauy 06/04/2020

Inacreditável como essa série do Árabe do futuro só melhora, nesse a mãe do Riad é mais presente, se posicionando ... Riad continua fofo e super engraçado e o pai continua o canastrão ranzinza.

Kekeu 12/01/2020

Mudança
Interessante ver como Riad reage as diversas situações na escola, família e mudança de ambiente.

Laura Regina - @IndicaLaura 08/04/2019

Um livro sobre Crescer e Aprender sobre o Diferente
Graphic novel autobiográfica de uma infância vivida entre a França, a Síria e o Líbano nos anos 1970 e 1980.

Os livros retratam a vida de uma família formada por uma francesa e um sírio, e a chegada de seus filhos. •
A narração é feita através da visão do filho mais velho, Riad, e nos trás um ângulo único sobre os três países onde moraram, com as diferenças culturais e as crenças e preconceitos de seus parentes.

Adorei o traço e o modo como o autor mostra vários temas pela visão de um menino pequeno - inocente, mas há diversos problemas ali, como machismo, preconceito, fome, política, etc. •
O pai de Riad me deixou p**a com seus preconceitos e falta de empatia, e isto é ótimo, porque o livro me atingiu. Massa!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura

Sandro 20/03/2019

10/10
Esse quadrinho devia ser lido nas escolas. Um clássico, nunca estive tão ansioso pra ler uma sequência, quero o volume 4 AGORA!

23/08/2018

Mais um volume dessa HQ incrível que entrou para os meus favoritos da vida.

Aqui a mãe do autor está muito mais revoltada com a situação e exige voltar para a França, só que o pai dele continua com aquela ladainha de construir uma mansão e obter seu primeiro milhão, quando na verdade sabemos que ele prefere ficar na Síria por ser alguém admirado, - é um doutor! -, enquanto na França ele seria somente mais um Árabe.

O Riad conta também como foi a sua primeira – e única – experiência de praticar o Ramadã; do fato do Papai Noel ter se esquecido de seus primos; do castigo anual chamado de Surra, que consistia em simular uma execução pública (!) promovida pelos professores (!); e da grande preocupação de Riad naquele ano: pintos judeus.

Eu achei que esse era o último volume de uma trilogia, mas felizmente haverá continuação!