Raízes de Vento e Sangue: 7 Visitas ao Folclore Nacional

Raízes de Vento e Sangue: 7 Visitas ao Folclore Nacional Lauro Kociuba

Resenhas - Raízes de Vento e Sangue: 7 Visitas ao Folclore Nacional

Fenrir 01/08/2020

Muito bom como foi tratado o folclore brasileiro neste livro , yara e o boto foram os contos preferidos , recomendo a leitura

JCarlos 14/06/2017

Nossos mitos e lendas enriquecidos por uma narrativa moderna e agradável
"E ao seu redor uma lufada de vento começou a se formar, balançando folhas e levantando um pouco de terra, aumentando conforme seu grito ficava mais alto, até se tornar um pequeno tornado."

Quando criança fiquei encantado com uma coleção de contos folclóricos, divididos por regiões do Brasil. Lia e relia. Desde então aquela magia se manteve em repouso para só então despertar com o encanto dos contos trazidos por Kociuba, numa roupagem moderna e de agradável leitura.
Destaque para o mito do Saci e o da Pisadeira, este porque acho eu me visitou na infância.

Jefferson Alberto Ferreira 07/08/2017

Uma bela releitura do folclore nacional!
Em primeiro lugar, cabe destacar que o livro conta histórias do no nosso folclore, mas ambientadas no universo Alvor (ok, não deixa de ser o nosso universo, mas com uma “explicação” e pitada alvor). Entretanto, nada impede de lê-lo sem ter lido os outros livros do Lauro. Esse toque alvor é bem sutil.

Alguns dos contos são de origem (Y-îara, Pisadeira, Mula sem Cabeça e Boi) e outros apresentam os mitos já “em ação” (Kaapor, Sa’si e Boto). Os contos têm muito do Lauro (descrições, jogos de palavras, uso das sensações...), mas é também nítida a evolução na escrita. Sem mais delongas, deixe-me falar um pouco de cada conto.

1) Kaapor: É o mais sensorial dos contos, até por que o Caipora é quase 100% emoções e instintos, e acho que por isso mesmo é o que contem mais lirismo. A ambientação é muito bacana, e o jogo de palavras funcionou muito bem. Aqui a inserção do nosso folclore na mitologia alvor (ou da mitologia alvor no nosso folclore?) também é destacada, e encaixou muito bem.

"Mas há poucas coisas no mundo tão certas quanto o caos."

Nota: 4,5/5

2) Y-îara: Eu sei que é o conto preferido de alguns, e muito especial para o Lauro, mas foi o que eu menos gostei. Aliás, dividindo o conto em “antes da transformação” e “depois da transformação”, eu gostei bastante da primeira parte, e nem tanto da segunda. A Yainité, mulher, índia, guerreira e filha, é muito forte, e foi muito bem retratada. Já com a Yara sereia eu não consegui me conectar.

Nota: 3/5

3) Pisadeira: é um dos contos mais simples, mas um dos quais eu mais gostei. Talvez por não conhecer nada da lenda, mas também porque me pareceu muito crível. A Pisadeira seria a explicação para a paralisia do sono, e esse conto foi aquele com o qual eu mais tive o sentimento de “caramba, isso faz sentido, isso poderia ser verdade”! Esse também tem o toque alvor mais acentuado, e isso é bacana!

"...se há algo que todos os homens têm, ainda mais do que estupidez, é medo."

Nota: 4,5/5

4) Sa’si: Comecei esse conto esperando um conto de origem, mas encontrei um Saci sacana, “aprontando altas confusões” nos dias de hoje. Muita ironia, cultura pop e HueBr! Garantiu boas risadas, e ainda tem um final digno da astúcia e malandragem do nosso personagem mais traquinas do folclore nacional. Muito bom!

"Ele ficou de costas para Carlos, o olhar voltando a ficar inquieto e caótico, direcionado para os bambus enquanto olhava para a palma da mão vazia, numa imitação de segurar um celular. – Eu escolho você!"

"Parece que empilharam quinze raios de dimensões paralelas em cima da outra, me sinto mais esticado que a merda do filme do Hobbit!"

Nota: 5/5

5) Mula sem Cabeça: Mais um conto de origem. Aqui vemos uma explicação para a origem do bicho, com a magia tendo destaque e não sendo apenas uma maldição, e a cena de transformação é bastante forte!

Nota: 4/5

6) Boto: Final surpreendente e interessante. Um Boto em crise existencial foi bacana de se ver. Mas eu queria ver a origem do bicho, para entender melhor suas motivações (o louco das origens e motivações). Enfim, o conto foi bacana.

Nota: 4/5

7) Boi: Ah, o Boi!!! Não havia um conto que eu tinha menos vontade de ler. Comecei e parei umas três vezes. Tolinho. Para começo de conversa, a forma como a história é contada é sensacional. Alterna o “fato verídico” que deu origem à lenda e uma apresentação folclórica do Bumba Meu Boi nos dias atuais. É o conto mais caprichado, melhor trabalhado. Tanto o enredo é excelente, a sacada da explicação da lenda, como o desfecho é lindo e triste!

"O tempo come os fatos e cospe as lendas."

Nota: 5/5

No geral, um livro com contos bons, e bem equilibrado. Fiquei empolgado, e já mandei pedidos de novos contos, e sugestões de fontes de pesquisas para o autor. Na minha nota final tiveram mais peso as notas do Saci e do boi, porque são os maiores e mais trabalhados contos. Enfim, que venha mais “Raízes de Vento e Sangue”!

Nota Geral: 4,5/5 GabyStars

mouemily 22/11/2017

Quando eu vi Raízes de Vento e Sangue na Amazon, botei na minha lista de livros pra ler na mesma hora. Eu adoro livros e contos que reescrevem nosso folclore brasileiro, e era bem isso que o livro propunha.

Raízes de Vento e Sangue é composto por vários contos, cada um focando num mito diferente, e eu curti bem a forma como o Lauro escreveu sobre cada um, todos bem únicos não só na temática mas também no estilo. Estilo esse que é meio rebuscado, o que funciona em alguns momentos e, em outros, fica meio confuso (e ainda tem hora que fica confuso MAS funciona justamente porque estamos falando de folclore), mas dá certo no final.

No geral, curti a coletânea - e fico esperando cada vez mais mais autores usando o nosso folclore dessa forma.

Igor 10/12/2017

Uma prato cheio
Nesta antologia, Lauro Kociuba se propõem a escrever sobre o prolífero universo tecido por séculos que é o folclore brasileiro; Uma tarefa delicada, mas que, devo dizer, executou com bastante criatividade nesta obra, trazendo os elementos tão conhecidos de nossa cultura para o universo mais coeso de sua literatura. Realmente, um prato cheio para o leitor de fantasia que busca fugir do óbvio. Vale a leitura.

Junior Salvador 09/02/2018

Uma homenagem digna aos nossos mitos
Comecei a ler Raízes de Vento e Sangue por um motivo bastante egoísta: Também escrevi um livro sobre o folclore nacional e queria conhecer o concorrente, srsrsr
O que posso dizer é que Lauro tem uma escrita incrível, que transborda sentimentos e faz com que você se sinta imerso nas histórias.
Cada um dos contos funciona de maneira ímpar, de modo que é possível lê-los de forma isolada, mesmo o autor dizendo para tomarmos cuidado, porque há links para uma história maior.
Fiquei imensamente feliz por ele enveredar em certos pontos para o lado mais sombrio dos personagens (Não, não somos concorrentes então). Já havia lido duas ou três histórias a respeito, mas sempre achava que elas passavam do ponto e demonstravam uma violência ou maldade desnecessária, que parecia destoante do resto do texto. Kociuba, no entanto, faz tudo de forma simples e incrivelmente equilibrada, de modo que o sexo, o sangue e até mesmo as vísceras surgem apenas quando são realmente necessárias.
Em suma, um grande livro.

site: www.juniorsalvador.com.br

zoni 09/11/2018

É um livro interessante pra quem gosta do folclore brasileiro.
Não é novidade pra ninguém que sou apaixonado pelo folclore nacional, então sempre que posso estou dando uma olhada no tema lá pela amazon, há uns dias encontrei essa antologia e resolvi dar uma chance, porque o nome realmente me chamou a atenção. E após começar a leitura me veio a surpresa, eram releituras incríveis dessas histórias que sou apaixonado desde a minha infância. Kociuba tem uma escrita incrível, as suas palavras transbordam sentimentos e nos viciam, não queremos parar de ler, não sentimos vontade de abandonar suas tramas envolventes no meio da ação, começamos já os contos querendo saber como eles irão terminar, e por mais que já conheçamos todos eles, sempre há uma surpresa no final.

No geral, é um livro com bons contos, é bem equilibrado, desenvolvido e bem escrito. Existem alguns erros de revisão, mas nada que não atrapalha a leitura. Só que preciso confessar, eu, fã gigante de pjo, não gostei muito de ver o autor ironizar Percy Jackson, que é um ícone importante pra literatura YA se tratando de mitologias. Foi desnecessário e não acrescentou nada a história.

No mais é isso, é um livro interessante pra quem gosta de mitologias.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

fev 12/05/2021

Lendas brasileiras
Lauro Kociuba reconta em Raízes de Vento e Sangue mitos, lendas e folclores presentes no Brasil. O tom do livro não é lúdico. As versões muitas vezes são sombrias e até mesmo assustadoras como no conto da Pisadeira. O autor faz as suas próprias interpretações e toma liberdade para fazer modificações nas histórias que cria. Ainda assim tem muito do Brasil e de suas vivências. É um livro muito bem escrito e envolvente. Para quem gosta da mitologia das lendas tem um prato cheio e diferenciado. Alguns contos são melhores que outros, mas nada que atrapalhe o produto final.

Os meus contos preferidos foram:

- Y-îara;
- Boto;