Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock

Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock Lobão

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 Pelo Rock

Fábio Morcego 20/12/2023

Eu não recomendaria ...
O livro parece ter sido escrito ainda sob muito rancor contra tudo o que ele não gosta, alguns discos passam quase como nota de rodapé enquanto ele quer detratar os seus desagrados.
Fora as ilações como comentei no meu primeiro histórico e o ressentimento contra tudo que ele não gosta, sobre pouca coisa sobre o rock em sí mas dá para entender um pouco do porque alguns discos acabavam tendo o som que tinham. Só recomendo a leitura se você for um fã incondicional dessa era da música nacional.

Salim 01/12/2023

Rock brazuca
Muito bom conhecer mais sobre os bastidores de um ambiente e uma época que marcaram minha adolescência. Recomendo àqueles que, como eu, curtiram e ainda curtem o rock brazuca dos anos 80!

Ale 01/08/2023

Não é apenas um Guia
Comecei a leitura esperando por um guia, mas encontrei um prosa deliciosa. O Lobão, com sua visão e vivência dos anos 1980, me presenteou com momentos deliciosos. Foram críticas ferozes, destemidas e divertidíssimas aos "coronéis", "reis do dendê", exposição destemida da própria trajetória e também da de alguns companheiros e considerações necessárias sobre a indústria musical brasileira. O Lobão faz desse guia um diário. Ele contextualiza os acontecimentos, a maioria ligada a ele, com o momento histórico o que enriquece os relatos. Ao final, depois de exorcizar seus demônios, demonstrar toda sua indignação com a tríade do dendê e nos presentear com essa história da música brasileira, ele faz uma auto-análise e infelizmente o livro termina. Amei!

Jackson 21/01/2023

Por meio de um dos principais integrantes da cena do rock dos anos 80, temos uma visão pessoal e, por conta disso, tendenciosa, mas também verdadeira dos principais acontecimentos que marcaram aquela década. É bem interessante ver um Brasil pós Tropicália, se rendendo cada vez mais às influências musicais do exterior, mas sem perder sua originalidade nacional, criando um rock totalmente autêntico (nosso BRock).

@moisesffelipe 21/10/2022

Leia sem preconceitos
O Lobão nesse livro dá uma visão do rock dos anos 80 de uma maneira muito particular.
Ele expõe suas visões de uma maneira que só quem viveu cada um daqueles anos pode fazer.
Como ele viveu cada um dos fatos que são contados nesse livro muitas vezes ele coloca suas emoções.
Para mim foi uma leitura muito divertida e uma forma de conhecer alguns artistas que eu tinha uma visão muito superficial.

Becca 29/04/2022

Te amo lobão
Esse livro é maravilhoso pra quem é fã de rock véio. E somatizando com o jeito meio ácido do lobão é garantia de boas risadas.
Eu amo esse livro pois fala muito da cena do Rock nacional! É tão importante ver o nosso rock na visão de um cara que viveu tudo aquilo e tem uma mega propriedade pra falar sobre o assunto.

its_akami 05/04/2022

O livro seria melhor se o Lobão não fosse tão obcecado pelo Caetano e pelo Gil, achei desnecessário todo esse desprezo pela MPB.

Gustavo Rafhael 24/01/2022

Para início de conversa o nome do livro deveria ser Guia politicamente incorreto de Lobão nos anos 80. Aí você pergunta: mas porque isso?
E eu te respondo: porque em vários momentos o autor se distancia do que seria o assunto principal do livro, o rock dos anos 80, para falar de si. É até compreensível visto que ele viveu aquilo e é uma testemunha ocular, mas ainda assim não foi protagonista durante toda aquela década.
Através desse guia, Lobão utiliza de sua acidez, irreverência, ironia e polemica para nos levar nessa viagem onde cada capítulo corresponde a um ano da década de 80, tem também um pouco de anos 70 e anos 90 que são expostos respectivamente no início e final do livro para contextualizar como se deu esse frisson que foi o rock br anos 80 e a sua herança. E vai além, todo capítulo traz um pouco de como estava a situação política e econômica, e também o que acontecia na produção audiovisual.
Uma das grandes revelações que o livro me trouxe foi que em uma galáxia muito distante já houve uma banda formada por Lulu Santos, Ritchie e Lobão.

Então é aquele negócio, se você curte o rock dos anos 80 é bem provável que terá uma leitura agradável, se não passa batido que é cilada.

Cleber 14/01/2022

Puro Desapontamento
Ótimo livro para peso de porta, como todo guia politicamente correto escrito por Leandro Narloch ou um livro qualquer de Rodrigo Contantino. Lobão além de ser chato (e não polêmico) mostra seu egocentrismo, sua arrogância, e seu ressentimento com os membros da MPB. Esperava um livro alegre, mas na realidade só Detração. Joguei meu dinheiro fora comprando esta bela porcaria.

Daniel.Freitas 18/06/2021

460 páginas que passam muito rápido
Achei o livro excelente, ótimo, soberbo. Cheio de polêmicas, escândalos, prisões,muito rock. Recomendo.

Whermeson 01/06/2021

Livro 03/2021 - Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock - Lobão
A cada capítulo que eu li, ouvi a trilha sonora do rock brasileiro de cada ano exposto. O melhor livro desta coleção, muito bom revisitar os anos 80 lendo o que acontecia na história, música, filmes e literatura. Livro muito bom, pode servir como uma “enciclopédia” a ser revista frequentemente. As críticas do Lobão são mais como um desejo de ter vivido as benesses que outros viveram. Mas fico com suas últimas palavras:
“Esse negócio de geração provoca na gente sentimentos conflitantes onde cabe no mesmo coração o ódio e o amor fraternal. E o impressionante é que esse amor é tão profundo que facilmente sufoca qualquer sentimento ruim em poucos instantes.
Isso só de lembrar o quanto fomos amigos e sonhamos tantas vezes com as mesmas coisas.
[...] enfim todos os meus colegas e amigos que conduziram, se expuseram, viajaram e, por desventura, naufragaram nessa nave louca que foi existir, atuar e escrever a história desses loucos anos 80, saibam que amo todos vocês e se tiver sido cruel, saibam vocês também que nós devemos aprender de uma vez por todas a sermos duros quando for preciso. O Brasil precisa.”

site: https://www.consultoriadorock.com/2018/04/04/livro-lobao-em-guia-politicamente-incorreto-dos-anos-80-pelo-rock-2017/?fbclid=IwAR1x3rZmavz8PiB5x2U_asaZrKxRUvp2SiENJWdn2pbpUjR96aeWBYDpW3s

Thiaguinho547 29/10/2020

Não é lá essas coisas todas
Lobão fala muito de si e acaba esquecendo de falar do rock.
Também deveria esquecer Caetano, Gil e Chico e falar de rock.
Enfim, em partes a leitura fica muito cansativa.

Souza377 18/08/2020

Não chegou a corresponder a expectativa...
O livro é bom, mas poderia ser melhor. Lobão poderia contar mais sobre o rock brasileiro e falar menos de si mesmo (e dar menos opiniões). Tem hora que a pessoa perde a empolgação na leitura.