Ansiedade 3 - Ciúme

Resenhas - Ansiedade 3 - Ciúme

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raiane 29/02/2024

Ansiedade 3
O autor aborda o ciúme não apenas como um sentimento de posse ou insegurança, mas também como um reflexo do medo da perda. Ele discute como a busca desenfreada por controle e a falta de autoconhecimento podem acelerar o afastamento daquilo que se deseja manter por perto.

Kássia 02/01/2024

Ao concluir a leitura, pude ver e reconhecer pontos que eu preciso trabalhar e achei um norte de onde começar esse trabalho e essas mudanças, a fim de melhorar o meu Eu para que eu consiga ser uma pessoa melhor nos meus relacionamentos (independente do tipo).

Super recomendo a leitura e acredito que em breve farei a releitura deles, pois são livros que valem a penas serem lidos e relidos em várias etapas e fases da vida.

Carla.Parreira 28/12/2023

Ansiedade 3: ciúme (Augusto Cury). Melhores trechos: "...O ciúme é cobrador, controlador, sabotador, impulsivo; ninguém muda ninguém. Temos o poder de piorar os outros, e não de mudá-los. O amor é paciente, o ciúme é neuroticamente ansioso. O amor é apostador, o ciúme tem a necessidade neurótica da inveja. O amor é tolerante, o ciúme é implacável. O amor é desprendido, o ciúme é vingativo. O amor é libertador, o ciúme é controlador. O amor é investidor, o ciúme é explorador. O amor é humilde, o ciúme é arrogante (centro das atenções)... Claro, há um ciúme aceitável, suportável, inofensivo, mas nenhum ciúme é saudável, principalmente se implica controlar o outro. Querer a presença do outro é saudável, mas exigi-la é nocivo; procurar fazer coisas juntos tempera a relação, mas não se alegrar sem a presença do outro é doentio. Amar a presença do parceiro é riquíssimo, mas reclamar atenção exclusiva é aprisionador. O ciúme aceitável não arde em cobranças, há o ciúme fatal asfixia quem ama, pune quem falha... Não há nenhuma garantia de que romances que começam bem vão terminar bem, que relações saturadas de beijos e carícias não vão terminar em tapas emocionais. Sem admiração, com o tempo, os parceiros se tornam chatos, críticos, pressionadores e acusadores. São incapazes de dar risada da própria estupidez, levam a vida a ferro e fogo, não brincam, não relaxam. Sem admiração, o romance é desinteligente, carregado de emoção, mas vazio de sabedoria... Uma pessoa mal resolvida não resolverá sua infelicidade relacionando-se com outra pessoa. Tem de se resolver para ser completa e completar quem ama. Depositar a esperança de ser feliz exclusivamente no outro é acreditar num delírio... Quem tem problemas emocionais deve ser humilde, honesto consigo mesmo e procurar ajuda; deve aliviar quem ama, não sobrecarregá-lo... O amor inteligente é dificílimo de ser explicado, pois é fundamentado numa 'independência agradavelmente dependente, numa cumplicidade que completa o casal'... Quem sabe da sua grandeza não tem medo de deixar o outro partir. A melhor maneira de fazer o parceiro ficar é deixar a porta aberta para ele ir. As raízes da emoção se aprofundam e agradecem. O amor ganha estatura... Não é possível ser emocionalmente saudável sob o controle do ciúme. Não é possível ser mentalmente livre e feliz sob o cárcere das cobranças. Quem cobra demais está apto a trabalhar numa financeira, mas não a ter uma bela história de amor... Uma pessoa ciumenta pode ser comparada a um agiota, só que, nesse caso, da emoção. Empresta seu tempo, depois cobra caro de quem ama. Dá seu carinho, mas suga o outro, cobra um carinho dez vezes maior do que aquele que 'emprestou'. Dá sua atenção, mas depois exige atenção exclusiva... Toda pessoa ciumenta tem núcleos traumáticos em sua história. É emocionalmente carente, tem um 'buraco negro', semelhante aos existentes no universo, não convive harmonicamente nas relações interpessoais, suga tudo ao redor. Pelo fato de não ser bem resolvida emocionalmente, não se sentir importante e não ter consciência de seu valor, sua sede de atenção é insaciável. Ela está sempre em busca de mais e mais atenção. Hoje está alegre, amanhã, deprimida. Tudo o que se faz para ela é insuficiente, pois o problema não está no outro, mas dentro dela mesma... Um romance saudável começa com desenvolver um romance consigo mesmo. Você precisa se enxergar como uma pessoa incrível, apesar dos seus defeitos, para depois apostar no outro e ter um romance inteligente e sustentável... Quem se diminui ao mesmo tempo que supervaloriza o outro o sufoca... Toda pessoa que tem ciúme se autoabandonou. Quem tem ciúme tem um Eu com baixo nível de sociabilidade consigo mesmo, embora possa conviver tranquilamente com outras pessoas... A tradução inconsciente do ciúme é 'estou tão pobre de mim que procuro me enriquecer no outro. Estou tão carente de mim mesmo que procuro apoio desesperado no outro'. Resolver essa equação emocional é fundamental para se ter uma mente saudável... Quem é muito carente tem tendência a ser ciumento, quem é ciumento é também possessivo, e quem é possessivo não possui aquilo de que mais precisa: si mesmo. Não explora o território da sua emoção, é um forasteiro na própria terra. Para resolver seus núcleos traumáticos, uma pessoa ciumenta ou que possui qualquer outro transtorno psíquico deve reeditar as janelas killer: duvidar de tudo que o controla, criticar cada pensamento perturbador e determinar ardente e diariamente ser livre, e não um escravo emocional..."

Eledir Gonçalves 23/12/2023

Augusto Cury traz a tona as várias facetas do ciúme que divide opiniões e ressalta que, embora exista um ciúme sadio, caracterizado pelo desejo de estar próximo de quem se ama, é tênue a linha que divide o amor ao próximo e a falta de amor próprio.

Erica_ 01/12/2023

Razoável
Os livros do autor se tornam muito repetitivos, como já li alguns dele , percebi que é a mesma coisa, sempre tem trecho de outros livros, nada novo oq torna a leitura chata, tenho ainda alguns dele para lê, mas não sei se prosseguirei simplesmente por essa repetição que deixa o leitor sem vontade.

Juliana 18/10/2023

Ciúmes é saudades de mim!????
Livro gigantesco e super necessário, com linguagem simples e fluida, enriquecida por um assunto complexo, que o autor contextualiza de forma descomplicada.

Martins 13/09/2023

Tema bom, mas leitura cansativa
O tema proposto pelo autor é fantástico, assim como os conceitos e as ideias trazidas por ele, entretanto, a escrita é confusa, extremamente repetitiva, tanto no assunto principal quanto em abordar novamente explicações dos livros anteriores. Poderia ter juntado tudo em 1 único livro, melhor estruturado, e mais fluido. Começar um assunto e finalizar sem rodeios e sem puxar novamente temas passados.

LuAraujo 09/09/2023

Recomendo
Esse livro fala sobre o que diz a capa: Ciúmes. Nos faz pensar no motivo de termos esse sentimento e o que fazer quando certos pensamentos tomam conta da gente. Saber gerir as emoções é fundamental pra saúde mental.

Danilo 11/05/2023

Ansiedade e ciúmes
"Ansiedade 3: Ciúme" é um livro que anexa a temática da ansiedade e do ciúme, mostrando o quão devastador pode ser os efeitos da ação conjunta desses dois sentimentos na vida das pessoas.

Assim como nas obras anteriores, o livro aborda a ansiedade, fornecendo uma compreensão detalhada dessa condição e como ela pode afetar a saúde mental e emocional de uma pessoa, oferecendo estratégias e técnicas para lidar com ela de forma eficaz.

Em seguida, o livro se aprofunda no seu tema central , o ciúme, investigando suas origens psicológicas e emocionais. Ele examina os diferentes tipos de ciúme, explorando como podem impactar negativamente os relacionamentos e a qualidade de vida das pessoas que abrem as portas para este sentimento avassalador.

Em contrapartida, o livro também fornece conselhos de como gerenciar o ciúme e controlar a ansiedade associada a ele. Oferece insights sobre como desenvolver relacionamentos saudáveis, construir confiança mútua e recíproca, superando os desafios emocionais que podem surgir devido ao ciúme excessivo.

"Ansiedade 3: Ciúme" é uma leitura recomendada para aqueles que desejam entender melhor não só a ansiedade, mas também o ciúme, combinando teoria prática com conselhos idem, tornando-se uma fonte valiosa de apoio para aqueles que desejam melhorar sua saúde emocional e seus relacionamentos.

Dos três livros da série, este é o mais curto, porém complementa muito bem seus antecessores.

Tecio Ricardo 25/04/2023

Esse foi justamente o livro que me fez comprar o box, mesmo sendo o terceiro, decidi deixá-lo por último, não que os dois primeiros dessa trilogia não foram bons, mas se teve um que se destacou foi ele.

Já tinha lido Augusto Cury falar sobre relacionamento, mas nesse, ele decidiu destrinchar melhor os caminhos que devemos ter para conseguir um relacionamento saudável e prazeroso.

Esse livro é um verdadeiro manual de como devemos proceder em um relacionamento. Ajuda tanto quem tá solteiro(a) ou comprometido(a).

Recomendo muito a leitura. ??

Aline.Castro 26/02/2023

"De acordo com a gestão da emoção, ciúme é saudade de mim! Por quê? Porque toda pessoa que tem ciúme exige do outro aquilo que não dá para sim. Toda pessoa que tem ciúme procura o reconhecimento e a atenção do outro, um reconhecimento e a atenção que também não dá para si. Jamais se esqueça de que quem cobra demais de quem ama está apto a trabalhar numa financeira, mas não para ter um belíssimo romance. Portanto, você deve, em primeiro lugar, ter um caso de amor com sua saúde emocional, ser seu fã, se abraçar e se valorizar como ser humano único no teatro da existência. Porque ninguém pode amar de forma inteligente e sustentável seu parceiro ou sua parceira se primeiramente não amar a si mesmo. Antes de namorar alguém, por favor,namore a sua vida."
Augusto Cury
#ciumeesaudadedemim

Julia1370 03/02/2023

Relacionamentos saudáveis tem ciúmes?
Comecei a ler esse livro por pura zueira, apenas por brincar que estou lendo um livro de auto-ajuda, mas quando comecei a leitura me encantei pelo livro. Sempre julguei livros auto-ajuda, mas realmente é uma forma de suporte, e esse livro me ajudou a entender certas atitudes que eu tinha, e mudou todo o meu conceito de um relacionamento saudável e estável, e após a leitura comecei a me olhar diferente e me enxergar como a minha única prioridade.

Gabrielle.Buzzo 22/01/2023

Ciúmes
É uma leitura agradável e muito interessante. Faz com que nos avaliemos , e identifiquemos pontos específicos e falhos que causamos a nossa relação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5