No Seu Pescoço

No Seu Pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Carolina 04/03/2020

Ótimos contos
Vários contos, que te deixam com gostinho de quero mais.

Sr. Campelo 03/03/2020

Não consigo decidir se gosto ou não dos finais dos contos em aberto. No mais, os contos são ótimos.

Giu @DestinosdePapel 01/03/2020

Contos
Chimamanda traz no livro uma coletânea de contos sobre a vida e cultura nigeriana, tocando em vários pontos delicados, como o machismo, a violência e a religião.

Valeu muito a pena a leitura e me despertou o interesse em conhecer mais da cultura africana.

Larissa.Azevedo 29/02/2020

Um bom livro
Apaixonada nós livros da Chimamanda, eu sabia que esse também não iria decepcionar.
Contos muito bem escritos e que relatam a realidade africana em conflito com a violenta colonização e a globalização forçada que o continente passou. A autora escreve sobre transformações importantes (religião, economia, costumes, imigração) que apontam a história africana e mundial em formato de contos.

29/02/2020

Contos Para Refletir
Um livro de contos cheio de reflexões. Narrativas rápidas que conquistam nas primeiras linhas. Um livro "redondo" e assertivo. Recomendo!

Isa 27/02/2020

DEVOREI esse livro, ele já é curto mas a escrita da autora flui tanto que fica quase impossível parar antes de terminar pelo menos o conto em que você estiver (fica impossível parar de ler e ponto, na verdade). Meus contos favoritos foram o Jumping Monkey Hill e o Amanhã É Tarde Demais. O conto-título No Seu Pescoço também se destaca pela narrativa em segunda pessoa, mas no fim todos eles me cativaram de alguma forma.

Mariany_ 26/02/2020

Esse não é o primeiro livro que leio de Chimamanda Adichie, já faz um tempinho que sou completamente fã de sua escrita.
No seu pescoço, a exemplo de outros livros escritos por ela, transporta o leitor para temáticas como o racismo e o machismo de forma sempre tocante e reflexiva.
Me encanta o fato de Chimamanda mostrar os problemas, mas acima de tudo o outro lado, principalmente da Nigéria. A cultura, os costumes, a riqueza de diversidade de seu povo.
O senso comum, ao qual já fiz parte, pensa o continente africano como um único País, toda uma diversidade de povos, culturas e idiomas reduzidos a uma coisa só... essa temática é maravilhosamente trabalhada por Chimamanda em seus livros, sob a perspectiva da ignorância e do desconhecimento. Me sinto extremamente grata por tudo que venho aprendendo, e já bastante ansiosa para ler outro livro dela, que é talentosíssima.

Letícia 22/02/2020

Chimamanda nunca decepciona!

Hewe 21/02/2020

Estou disposta a ler todos os livros da Chimamanda ainda esse ano, é isto.

ACarolinneUs5 17/02/2020

Legal
Não gostei muito dos 2 ou 3 primeiros contos, me deram sono, mas todos os outros são muito bons.
Este foi meu primeiro livro da autora, o qual gostei muito da escrita. Todos os contos possuem um aprofundamento muito interessante, tendo como base assuntos como abuso, imigração, racismo e etc.
Recomendo a leitura. Provavelmente lerei outros livros da autora.
@leituras.dalana 18/02/2020minha estante
Chimamanda é maravilhosa, eu amo. Estou lendo o último conto. Que por sinal estou demorando muito para terminar hehe. Eu amei todos, mas tem alguns que marcam, né?!

ACarolinneUs5 18/02/2020minha estante
Sim, tem uns bem profundos

Patricia 15/04/2020minha estante
Também recomendo o livro hibisco roxo.

ACarolinneUs5 16/04/2020minha estante
Pretendo ler :D

Arthur 12/10/2020minha estante
Recomendo "Americanah". Muito bom.

Leticia.Strehl 17/02/2020

Fundamental
Esse livro é comovente porque demonstra que temos entre nós, em nosso tempo, um gênio da literatura.

Os contos são variados sobre temáticas socialmente e culturalmente relevantes. A escrita de Chimamanda é poética e fuida; sua consciência humana é profunda e densa.

Acho este um livro fundamental!

vannybs 12/02/2020

Coletânia de contos
Coletânia de contos de personagens nigerianos como a autora. Ótima leitura.

Bárbara 28/01/2020

Temas super importantes
Um dos grandes nomes na atualidade no que se refere ao feminismo negro é Chimamanda Ngozi Adiche. Nascida na África, no final dos anos 70, ela dedica-se a mostrar ao mundo, através de seus livros, temas como a Nigéria e, especialmente, o preconceito com o imigrante africano. Outros temas bastante abordados em suas obras são a desigualdade de gênero e a injustiça social.

"No seu pescoço" é o primeiro livro de contos da autora. Em seus 12 contos, somos convidados a conhecer mais a fundo a cultura nigeriana, um país rico, mas oprimido pelo governo de Abacha, presidente do país nos anos 90. Cada estória narrada é independente das demais; entretanto, há alguns pontos em comum: mulheres nigerianas, choque cultural, rascismo. Outros temas são também tratados: luto, opressão, relacionamentos tóxicos, luta por liberdade financeira, machismo.

Outro ponto que também merece ser destacado é a necessidade - da parte de estrangeiros - de tentar se adaptar ao american way of life, americanizando-se e, por consequência, esquecendo-se de suas raízes. Os contos fazem sempre ponte entre a África e os Estados Unidos, e mostram o sonho e a comemoração de muitos nigerianos por "ganhar na loteria do visto americano". Contudo, ao chegarem à terra dos sonhos, a realidade cruel é mostrada, e eles são obrigados a morar em lugares aquém do que esperavam, e a ter um estilo de vida pior do que levavam na África. Se a realidade é difícil para os estrangeiros em geral, o que dizer das mulheres africanas? A intolerância segue de mãos dadas com essas mulheres, mesmo que tenham estudo e competência para ter uma vida melhor. Sofrem pelo simples fato de serem mulheres - e negras.

Destaco os contos: "Os casamenteiros", "No seu pescoço", "Amanhã é tarde demais" e "A historiadora obstinada". É impossível ler o livro e passar incólume. Através da Chimamanda, porta-voz de um povo tão pouco retratado, podemos levantar o véu da ignorância e conhecer uma cultura e um povo tão rico quanto o nosso. E, sem sombra de dúvida, descobrir mais de um ponto de vista, evitando a história única, mas plural.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Bruna 14/01/2020

Razoável
Fui com bastante expectativa para ler "No seu pescoço", talvez por já ter lido outra obra da autora, que gostei muito (Americanah).

A obra conta com doze contos, com histórias interessantes, sempre abordando a cultura nigeriana e também a questão da imigração para os Estados Unidos, porém os finais ficam muito soltos, sem uma resolução plausível e isso me incomodou bastante.

Deborah Kufner 13/01/2020

Contos Nigerianos
Chimamanda possui uma forma única de escrita. Ela é extremamente sucinta e prática. Nada em suas estórias é demasiado prolongado e por isso a leitura flui rapidamente. No entanto acho que é essa foi a falta que senti ao ler o livro No Seu Pescoço: um pouco de ar para respirar.

Seus contos, embora interessantíssimos, causaram-me diversas vezes confusão pela grande quantidade de informações, principalmente pra mim que sou de outro continente e possuo outra história, muito diferente da Nigeriana.

No entanto, não deixa de ser uma obra linda, cujas realidades eu apreciei demais conhecer. Vale a pena a leitura.