No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

thaisgondim 02/10/2021

Contos leves porém significativos
Chimananda traz em versão de contos críticas sociais de forma leve e com poder de te fazer refletir por horas sobre uma leitura feita em rápidas 20 paginas. Se deixe navegar nas reflexões geradas com a leitura.

Dica: Um bom livro para ler em paralelo com outros.

Carol 20/09/2021

Não decepciona
Eu amo a escrita da Chimamanda, muito leve e fluida. Eu acho muito legal o jeiro que ela fala sobre temas pesados -como racismo e a situação dos imigrantes- de uma forma tão leve. Vale cada segundo da leitura!

Dani 11/09/2021

Comentário
O livro apresenta diversos contos sobre imigração, racismo, religião e outros temas, num estilo bem diferente de contar cada história.
Vale muito a pena, pq as histórias te prendem.

Ricardo.Barroso 11/09/2021

Histórias poderosas
Li um dos contos para um clube de leitura e acabei lendo o livro todo. Bem pesados, os contos abordam experiências de nigerianos, como imigrantes nos EUA ou em seu país mesmo. Longe de serem dramas simplórios, têm um caracter muito biográfico e realista, mostrando os preconceitos, machismo e "o perigo de uma única história" sobre os africanos (nas palavras da própria autora em uma palestra no TED). Não dei uma nota mais alta pois a leitura as vezes é bem lenta e arrastada, embora o tema seja muito pertinente.

Moo 11/09/2021

Sou completamente suspeita para falar da escrita de Chimamanda. Após ler Hibisco Roxo e depois me aventurar em Americanah tendo passado pelos dois livretos (Sejamos todos feministas e Para educar crianças feministas) chegou a vez do seu livro de contos - presente de uma grande amiga. Diferentemente das leituras anteriores pude através de diversas histórias acompanhar personagens intrigantes, corajosos, misteriosos. Este livro de contos traz um novo fôlego à cada narrativa. Ainda não consegui decidir o que mais gostei, mas No seu pescoço e A historiadora obstinada mexeram comigo. Vale muito a pena a leitura! Jogue-se!

Isa 07/09/2021

A forma como a autora traz temas tão pesados de uma forma fluída me encantou. Um daqueles livros que você não consegue parar de ler e vai se identificando com as personagens, o que torna a leitura ainda mais intensa e emocionante.

#leiamulheresnegras

Gabriela 03/09/2021

Eu amo a escrita da Chimamanda, me prende 100%, além de abordar, naturalmente, muitas questões.
A forma como ela descreve as ações e, principalmente, pensamentos e sensações te deixa completamente imerso.
É exatamente como a contracapa do livro diz: "a autora parte da perspectiva do indivíduo para atingir o universal".
Não tem nenhum conto ruim ou mais ou menos nesse livro, muito bom!!!!

naoeumaresenha 29/08/2021

leiam LEIAM ESSE LIVRO
acho que esse tá na lista dos melhores que li esse ano.

a leitura flui bastante, alternei com outro livro pra que não terminasse logo mas mesmo assim era impossível sentar pra ler e não acabar lendo diversas páginas sem parar.

o livro é composto de diversos contos que abordam assuntos como, imigração, conflitos familiares e religiosos, relacionamentos, mas sempre com um ar mais profundo, tocando meio que nas entrelinhas as relações imperialistas/coloniais. vou fazer uma análise melhor sobre ele no meu perfil no insta...

mas o que tenho a dizer é LEIAM, leiam esse livro.

ps: pra mim o penúltimo conto, "amanhã será tarde demais" daria um filme incrível!

MahCordeiro*.* 28/08/2021

Leituras necessárias
Fazia muito tempo que não me encantava com uma escrita assim, fluida e necessária. O texto nos envolve como uma xícara quente de café no meio de uma tarde fria, as histórias nos golpeiam com reflexões que não fazemos com frequência. Um outro olhar sobre histórias antes já contadas. Recomendo a TODOS!
Sarah.Porfírio 28/08/2021minha estante
Já quero ?

Andrea 24/08/2021

Impossível parar de ler
É sempre muito bom ler Chimamanda. Todos os contos me prenderam o interesse e alguns me surpreenderam no final. Uma leitura muito agradável, mesmo abordando temas emocionalmente impactantes.

Fer 21/08/2021

1º contato com a escrita da autora
Meu primeiro contato com a escrita da incrível autora Chimamanda Ngozi Adichie foi com a coletânea de 12 contos intitulada No seu pescoço.

Ainda quero muito ler seus romances como Hibisco Roxo, Meio sol Amarelo e Americanah, pois já vi excelentes comentários e recomendações.

Ela aborda temas como preconceito, invisibilidade, uma América ?idealizada?, ? o sonho americano? abandono das raízes de forma magistral. Isso fica bem nítido no conto Os casamenteiros.

Gostei bastante também do conto Fantasmas, embora não seja algo que tenha muito a ver com meu estilo de leitura.

E você, já leu No seu pescoço? Qual seu conto favorito?

Alex.Starick 08/08/2021

Excelentes contos que trazem um olhar diferente para a cultura africana , seja criticando alguns costumes ou os valorizando ao comparados com de outras nações , os contos abordam temas importantes como feminismo, machismo ,xenofobia e entre outros dentro do contexto da história com uma escrita muito boa da Chimamanda!

Manuela 07/08/2021

Impactada
Foi como terminei a leitura, tão cheia de socos.

De algum modo, todos os contos me tomaram. Mas um, em especial, causou maior impacto - e me obrigou a uma releitura ?jumping Monkey Hill? e as plausibilidades.

Esteticamente lindos, socialmente potentes, capazes de delinear um cenário tão distante da minha realidade - e, de outro ponto, com tantas proximidades.

Eu já era apaixonada pela escrita de Chimamanda e saio dessa leitura ainda mais.

Carol 07/08/2021

Contos
São contos que mostram as dificuldades de lidar com pessoas.
As personagens são geralmente nigerianas, e lidam com as contradições de sua terra natal com a condição de imigrante nos EUA.