No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Altina 29/11/2023

Comecei o livro sem querer ler, e não tava entendendo quase nada, não tava muito bem psicologicamente, mas estava lendo por ser o livro d clube, e queria terminar, mas depois d encontro d clube do livro, tudo mudou, foi mágico, foi simplesmente incrível, amei cada conto, recomendo o livro e lerei novamente em breve!

LimaCamila 26/11/2023

Adorei esse livro da Chimamanda. Eu não sabia que precisava ler um livro de contos até desenvolver com esse. São várias histórias que você não fica com a sensação que tá lendo sobre a mesma coisa.

Lerica 11/11/2023

No seu pescoço é uma obra que reúne pequenos contos da brilhante autora nigeriana, Chimamanda Adichie. Considerada umas das mais importantes autoras de literatura africana, a autora defende que as histórias são fundamentais para sublinhar a existência das pessoas no mundo, bem como as suas crenças.

No livro, Seu pescoço, a autora aborda diferentes temáticas, sobre migração, luto, violência, destino e muito mais. Sempre desmistificando as crenças de que a África é um país sem história e de pessoas atrasadas, suas histórias possuem uma riqueza cultural. Além disso, demonstra a realidade dos migrantes para os Estados Unidos, a dificuldade em se estabelecer e o preconceito racial que ainda domina o país.

Sem dúvidas, um livro necessário no repertório de qualquer ser humano ?

mariadsena 24/10/2023

No seu pescoço
Simplesmente incrível! Foi meu primeiro livro da chimamanda e não poderia ter sido melhor. As histórias, apesar de curtas, são extremamente descritivas e fazem você se sentir realmente na pele do personagem. Muito bom para sair da costumeira narrativa EUA-Europa, além de tratar de temas atuais como a imigração de forma ao mesmo tempo angustiante e emocionante. Recomendo muito!

Renata.g 20/10/2023

No Seu Pescoço é aquele tipo de livro que te deixa triste, porém ao mesmo tempo nos abre os olhos e a mente, ele é tocante e reflexivel. A autora fala de temas sensíveis e necessário como abuso sexual, assédio e matrimonial.
Quando comecei a ler não sabia que ia ficar tão impressionada. Todos os 12 contos são com pessoas e histórias reais e contém muita profundidade, são todos independentes um do outro, portanto você pode escolher ler-lo na ordem ou não.
Chimamanda é uma escritora maravilhosa e tem uma escritora belíssima, não sou fã de contos mas gostei muito de ler esses contos, vale muito a leitura.

Lido em: 26/06/23
Lu_Augusto 21/10/2023minha estante
Ela é realmente maravilhosa!

Messias 18/10/2023

A qualidade da escrita da Chimamanda Adichie, presente nos romances, está tão presente quanto nos contos. Sem ser repetitiva, a autora consegue construir uma panorama complexo do universo sobre o qual escreve, isto é, a realidade nigeriana. Com isso, ganhamos histórias que nos emocionam, nos divertem, nos revoltam. Cada conto provoca um sentimento único.

Iara 18/10/2023

Este livro entrou nos meus favoritos. Cada conto trás uma dimensão diferente de questões sobre gênero, raça, classe, imperialismo e imigração. Me apaixonei pela potência da escrita de Chimamanda, que é extremamente crítica e direta, sem deixar de trazer um toque doce na forma como descreve suas narrativas. Foi uma das melhores leituras do ano. Já tinha lido O perigo de uma única história e Sejamos todos feministas, mas nada se comparara a essa autora se expressando na linguagem da literatura. Foi gostoso, foi desconfortável, e foi uma leitura da qual as contradições não vou esquecer. Indico fortemente.

Hiária 19/09/2023

Doze contos
O livro é composto por doze contos, tanto de migrantes nigerianos nos EUA, quanto na própria Nigéria.

São histórias curtas e que aborda todos os credos, religião, época, sexualidade, gênero e etc.

Gostei do conto que leva o título do livro ?No seu pescoço?. Fez-me entender como, não quero estar na sua pele ou sentindo na pele.

Alguns contos, citam sobre pescoço e presumo que possa ser analogia ao título.

Porém o conto que mais gostei foi ?A historiadora obstinada?, que embora seja uma história de ficção, gosto de ler, assistir, ouvir relatos sobre ancestralidade e acreditar que pode ser real. ?

Tati 12/09/2023

Encantador
Chimamanda escreve tão bem, é absurdamente agradável de ler e este livro de contos surpreende. Ela fala de vários assuntos, sempre numa perspectiva feminina e é tocante.

Manoela138 03/09/2023

No seu pescoço
Adorei essa coletânea de contos da Chimamanda, a escrita dela é maravilhosa. Os contos envolvem sempre mulheres nigerianas e suas experiências na Nigéria ou nos Estados Unidos. Achei muito interessante os temas abordados e não achei chato ou parado nenhuma história.
Dou destaque para os seguintes contos: Réplica, No seu pescoço, A embaixada americana e Os casamenteiros.

Thaís 28/08/2023

Cada conto é único
Chimamanda traz histórias cotidianas dos personagens, mas ainda assim muito profundas. Eu acho interessante a naturalidade que os personagens refletem sobre as suas realidades. Pra mim em alguns momentos era absurdo, mas pra o que eles conheciam era natural ou esperado. Mas ainda assim existia uma crítica na narrativa.

As histórias variam nos temas e nos períodos em que ocorrem, mas um tema recorrente é a imigração da Nigéria pra os Estados Unidos, a vida como imigrante, e as diferenças nos tratamentos entre homens e mulheres.

Foi uma leitura maravilhosa, e cada conto traz um toque especial, que me fez criar uma afeição muito grande pelos personagens.

Andre 24/08/2023

Já havia lido o livro que transcreve uma fenomenal palestra de Chimamanda, palestra pela qual fiquei extasiado.
Em No seu pescoço, ao longo de doze contos, Chimamanda contra histórias com personagens nigerianos, colocando neles suas culturas, suas lutas, realidades, seus conflitos e paixões, mostrando que o mundo não gira ao redor das histórias do chamado norte global. Ler e refletir é o que essa maravilhosa autora consegue fazer conosco, de tal forma que sejamos capazes de nos fazer querer conhecer e entender mais!

Ellen Rayane 06/08/2023

Definitivamente a Chimamanda é uma das minhas autoras favoritas, eu amo tudo que ela escreve, acho tudo fascinante amo as brisas dos livros dela, e consigo me conectar demais com as histórias... Quero ler tudo que ela escreve, gostei muito de todos os contos, recomendo demais.

Nath 28/07/2023

Sempre necessária
Chimamanda sempre traz em sua escrita algo muito genuíno. Ela faz questão de retratar de modo diverso o seu povo e quando falo seu povo, não me refiro a generalização de falar de uma mulher africana, mas ir mais fundo, falando de suas raízes nigerianas. São contos ricos de detalhes, que exploram não apenas a cultura e os conflitos, mas as diversas emoções e como tudo isso se conversa. Como uma autora que conhece os perigos de uma histor única, ela tece seus contos com todas as possibilidades narrativas que seus personagens merecem, abrindo mão de uma romantização que descaracterizariam a realidade na qual ela se inspira. Através deste livro você verá várias facetas da Nigéria e de nigerianos, pensará em várias questões sociopolíticas, de raça, de gênero, de religião e com certeza finalizará um pouco melhor do que quando começou.