No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Pietro G. Primieri 04/12/2022

No seu pescoço
Contos bem emocionantes e temas importantes e, por vzs, pesados. Imagino q seja uma obra importante em vários aspectos para o povo nigeriano, em especial, as mulheres. Vale a pena a leitura.

Henrique Fendrich 28/11/2022

Inicialmente, a leitura desses contos em sequência me fez questionar o próprio formato de livros de contos. Pois os contos eram tão bem escritos, tão fortes e significativos que a impressão que eu tinha era a de seria preciso ter um espaço maior entre a leitura de um e de outro, sob pena de fazer o conto anterior submergir no fascínio do conto seguinte. Os contos desse livro, pensava eu, mereciam uma leitura isolada, com tempo suficiente para refletir a respeito deles (e há mesmo muito o que refletir em cada uma dessas histórias). Fiquei pensando então que seria melhor que cada conto constituísse um livro próprio, o que faria de Chimamanda uma autora bastante profícua, capaz de manter um alto índice de qualidade.

Embora eu não tenha descartado totalmente essas ideias, a continuidade da leitura me fez pensar na grande felicidade que é ter um punhado de contos como esse reunidos em um mesmo volume. E, se é verdade que a leitura em sequência dessas histórias "enfraquece" as impressões do conto anterior, então talvez seja o caso de manter esse livro na cabeceira e reler, reler seguidamente essas histórias, até que a especificidade de cada uma fique bem gravada na memória, e com isso as reflexões que elas provocam sejam aprofundadas.

São histórias realmente marcantes, caracterizadas por dramas sociais, sentimentais, existenciais. Há as convulsões políticas na Nigéria, os conflitos culturais e religiosos em um continente que por muito tempo serviu de explorações para as ditas nações civilizadas, mas há também os desafios de uma adaptação de certa forma forçada aos Estados Unidos. O meu conto favorito no livro é um que reúne um pouco disso tudo, "A embaixada americana", que tem a violência, tem os dramas pessoais e tem a tentativa de refúgio nos Estados Unidos. O conto seguinte, "O tremor", também aborda muito bem essas características, às quais se soma a da religião e uma interessantíssima associação entre fiéis e homossexualidade.

À essa altura do livro, já estamos totalmente entregues ao estilo de Chimamanda, mas ainda recebemos pequenas obras-primas como "Os casamenteiros", que capta justamente o conflito dos africanos em sua diáspora nos Estados Unidos e como isso se reflete nos seus relacionamentos amorosos. A autora alterna vozes entre os contos, mas em todos mantém uma admirável limpidez de linguagem e, quando a gente pensa que apenas as histórias modernas são objetos de sua preocupação, ela ainda apresenta como último conto um que trata da trajetória de antigas famílias africanas e como isso afeta o "ser africano" atualmente, em uma bonita e necessária defesa em face das perversões promovidas pelos colonizadores.

Em um ou outro conto, achei que o término foi meio abrupto, isto é, eu chego ao final e me pergunto "ué, mas já acabou?", mas isso é pouco perto do grande brilho dessas histórias. Já li também "Hibisco roxo", que achei igualmente extraordinário, e a mim me parece que o hype em cima da Chimamanda é ainda mais justificável para um Nobel de Literatura do que no caso do Murakami. É uma escritora fascinante e é bom que os leitores não se atenham aos seus romances, mas busquem também seus contos - e os leiam com tempo, repetidas vezes.

maricc 27/11/2022

Não entendi muito bem, gostei de no máximo 3 histórias. É incrível como não tem um homem que presta no livro todo.

Zu 27/11/2022

Excelentes contos. Uns melhores do que outros.
Bela reflexão sobre disciplina, educação, casamento, aculturação dos povos africanos. Tudo isso por meio de contos! ????

Moiraine 23/11/2022

Surpreende
Muito gostoso de ler, nunca tive essa experiência de ler um livro de contos e esse foi um ótimo começo.
Favoritos:
Amanhã é tarde demais
A história obstinada

Lívia 10/11/2022

Show de bola
O último conto sem dúvida alguma foi o que mais gostei, fiquei ansiosa para saber o final e fiquei satisfeita com o que li. Recomendo a leitura!

Tamara 07/11/2022

Foi uma indicação da minha orientadora de mestrado, então fui com muitas expectativas por ser Chimamanda e por nunca ter lido nenhum livro dela. São uma série de contos que falam sobre migração, porém na minha percepção o que não gostei é que os contos não tem fim.

Karolen.Susan 18/10/2022

Não deu ?match?
Esperava mais do livro - não sei de onde gerei expectativas sobre ele, mas tinha.

Achei o livro repetitivo: embora cada conto apresente uma narrativa diferente, os enredos tratam sobre jovens mulheres
negras que deixam a Nigéria para serem infelizes nos EUA. Embora com nomes e narrativas diferentes, no fundo parecem as mesmas personagens.

Tenho mais 2 livros da autora já adquiridos - espero que a experiência com eles seja melhor?

Preferidos:
- Fantasmas
- Na segundo-ferra da semana passada
- A embaixada americano
- Os casamenteiros
- Amanha é larde demais

Dona Erica 27/09/2022

Chimamanda nunca decepciona!
Um livro que eu super recomendo a leitura! Contos que falam sobre chegadas, partidas, amor, ancestralidade e as marcas que o imperialismo deixou no povo nigeriano. Mais uma vez, encantada com a escrita dessa autora!

Andrea Janaina 05/09/2022

Contos da Nigéria
E chego ao fim de mais um livro da autora que mais li nesse último ano, @chimamanda_adichie
Agora haja ansiedade para esperar o próximo hahahaha? mas tudo bem, tenho uma estante com tantos outros livros enquanto aguardo.

Este livro tem 12 contos que nos faz conhecer um pouco mais sobre a Nigéria, sobre seus costumes e cultura.

Gostei de todos, mas tem alguns que são bem densos, principalmente, quando diz como as mulheres nigerianas são tratadas.

Super recomendo a leitura desse e de todos outros dela.

@companhiadasletras

Caroline Vital 27/08/2022

Rainha Chimamanda
Livro de contos da Rainha, e não seria diferente dos seus romances e ensaios. Simplesmente perfeito!

Deveria ser leitura obrigatória (assim como também do restante da sua obra).

Maravilhosa! Deusa de todas das coisas.
Van Apocalipse 27/08/2022minha estante
Nossa! Ela é demais! Esse ainda não li.

Caroline Vital 27/08/2022minha estante
Sim! Meu preferido dela é Meio Sol Amarelo.

Van Apocalipse 27/08/2022minha estante
Meio Sol amarelo ainda não li. Amo hibisco roxo e gosto bastante de Americanah.

Nutts 07/08/2022

Incrível, perfeito e fenomenal
Chimamanda sempre encanta com suas palavras, por isso mesmo que é minha autora favorita. Cada conto é como se você estivesse lá no momento e na pele do personagem...com certeza vai entrar na lista dos favoritos.
Eu ri bastante tbm, apesar de ser um livro que trata de muitas coisas delicadas.

luli 06/08/2022

adorei conhecer um pouco mais sobre a escrita da chimamanda!!! os contos trazem assuntos importantes e sempre muito bem trabalhados

Thirodrigues recomenda 02/08/2022

Semelhanças entre Nigéria e Brasil
Apresenta vários aspectos sociais da Nigéria e em muitos é bem semelhante ao Brasil. Muitas narrativas da população mais vulnerável passa o olhar da periferia.

Marcia 31/07/2022

Minhas impressões sobre o livro
Livro: "No seu pescoço" da escritora Chimamanda Ngozi Adichi.
Um grande aprendizado e muito a refletir sobre desigualdades sociais, racismo, vida de nigerianos nos USA, machismo, preconceitos, lutas/ brigas devido a religião,brigas política, desigualdade de gênero...
Um livro muito bem escrito ( como todos dessa escritora) que nos ensina e nos emociona a cada conto. Foi um enorme aprendizado sobre uma realidade que não conhecia.
Excelente leitura que deixo aqui minha dica de leitura.
Trechos do livro:
" ...não podia reclamar de não ter sapatos se a pessoa com quem estava falando não tinha pernas..."
" Nnedi se iluminando, seus lábios se movendo depressa, explicando que as ondas de violência não acontecem do nada, que a religião e as etnias muitas vezes são politizadas porque o governo fica a salvo quando os governados famintos matam uns aos outros..."