Rafael.Montoito 25/05/2020
Contos feministas para qualquer leitor
Este belo e sensível livro de contos da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie pode ser uma agradável surpresa para quem deseja aventurar-se por realidades desconhecidas (digo isso porque, creio, a maioria das pessoas deve ser como eu: sabe pouco ou quase nada da cultura africana). Os contos, de leitura leve e agradável, falam de temas profundos, delicados e, muitas vezes, incomodativos, sempre através da ótica feminina e do papel da mulher.
.
Chimamanda mostra bem o contraste entre a cultura do seu povo e a americana, cultura esta que muitas personagens suas abraçam ao tentar fugir de um destino pobre: o dilema é que ninguém pode esquecer de onde vem e nem a cultura que traz consigo, o que provoca choques sociais e dramas existenciais. O que a autora - declaradamente feminista - quer, penso, é advogar principalmente por três causas: a valorização social da mulher, o reconhecimento da cultura nigeriana e o respeito ao seu continente, ao qual governantes têm saqueado e destruído, massacrando a população.
.
"No seu pescoço" é uma literatura atual que se vale de variedades estilísticas na escrita para fazer inquietantes denúncias sociais.