No Seu Pescoço

No Seu Pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Lais.Lima 01/06/2020

Muito bacana
Os contos retratam pessoas diferentes, dando ao leitor contato com diversas realidades. Sou uma grande fã da autora e o livro me encantou. Eu concordo com uma leitora que deixou uma resenha antes de mim: os dois ou três primeiros contos são mais devagar, porém não desanime! Pois o livro vai ficando progressivamente melhor e com certeza vai te fisgar.
Leitura e . 01/06/2020minha estante
Oii.. Bom diaa.. Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Lorenna.Lima 29/05/2020

Vale contar cada conto
Chimamanda nunca me decepciona. Seus contos são perspicazes, que revelam a capacidade da autora de se ater ao que vai além do óbvio, de ser empática, de ser ambígua. São os tipos de histórias que ao fim deixam o leitor cheio de sentimentos e reflexões, indo dormir ainda pensando nos personagens.

Rafael.Montoito 25/05/2020

Contos feministas para qualquer leitor
Este belo e sensível livro de contos da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie pode ser uma agradável surpresa para quem deseja aventurar-se por realidades desconhecidas (digo isso porque, creio, a maioria das pessoas deve ser como eu: sabe pouco ou quase nada da cultura africana). Os contos, de leitura leve e agradável, falam de temas profundos, delicados e, muitas vezes, incomodativos, sempre através da ótica feminina e do papel da mulher.
Chimamanda mostra bem o contraste entre a cultura do seu povo e a americana, cultura esta que muitas personagens suas abraçam ao tentar fugir de um destino pobre: o dilema é que ninguém pode esquecer de onde vem e nem a cultura que traz consigo, o que provoca choques sociais e dramas existenciais. O que a autora - declaradamente feminista - quer, penso, é advogar principalmente por três causas: a valorização social da mulher, o reconhecimento da cultura nigeriana e o respeito ao seu continente, ao qual governantes têm saqueado e destruído, massacrando a população.
"No seu pescoço" é uma literatura atual que se vale de variedades estilísticas na escrita para fazer inquietantes denúncias sociais.

Laura 25/05/2020

Eu amei a escrita da Chimamanda. Realmente gostei do livro e algumas histórias ainda estão na minha cabeça, eu fico pensando sobre elas.

Lucinha 24/05/2020

A sensibilidade da Chimamanda é impressionante, a cada conto, a riqueza de detalhes nos transporta para o cenário descrito.

Japa 22/05/2020

Chimamanda sempre incrível
O livro possue contos, todos eles retratam a dura realidade dos africanos nós EUA ou em seu país de origem. É um retrato social bem realista, com suas críticas sociais e raciais. Outra temática que a autora sempre aborda e que pra mim é muito interessante, é a cultura machista da sociedade. São contos incríveis, que dá pra tirar um aprendizado e lição de cada um, dá pra você dar uma boa refletida a cada conto. O meu preferido foi sem dúvida o que intitula o livro, "no seu pescoço" pois a escrita em 2 pessoa foi bem audaciosa, colocar o leitor exatamente na posição do personagem, não tem como não sentir. Recomendo a leitura, e não é um livro que precisa ser lido de um dia para outro, dá pra você reservar um conto por dia, e mastigá-los ao máximo cada dia.

milena 20/05/2020

"Elas perguntaram onde você tinha aprendido a falar inglês, se havia casas de verdade na África e se você já tinha visto um carro antes de vir para os Estados Unidos. Olharam boquiabertas para o seu cabelo. Ele fica em pé ou cai quando você solta as tranças? Elas queriam saber. Fica todo em pé? Como? Você usa pente? Você sorria de um jeito forçado enquanto elas faziam essas perguntas. Seu tio lhe disse que aquilo era esperado; uma mistura de ignorância e arrogância, foi como ele definiu."

No seu Pescoço é um livro de contos que tem como tema comum as relações entre Nigéria e Estados Unidos, além de outros temas complexos e tocantes abordados individualmente, que contribuem para riqueza da obra num todo.

Nayara Sevciuc 16/05/2020

Chimamanda não falha
Esse é o quarto livro dela e devo dizer que, até agora, ela não errou.
Gostei muito dos contos do livro e como ela faz alguns experimentos, como no conto ?No seu pescoço?, escrito em segunda pessoa.
Só os dois primeiros contos que eu não gostei muito, mas não diminui em nada a experiência.

Ray 14/05/2020

Chimamanda é uma deusa
12 contos e 12 sentimentos. Chimamanda consegue nos trazer a cultura e as dores nigerianas a cada página. A leitura é extremamente fácil e de fácil compreensão.

Lavi Lovegood 13/05/2020

Incrível
O livro nos traz várias histórias sobre a vida, o cotidiano dos povos africanos.
A leitura vale muito a pena pois nos expõe, de maneira muito real as histórias. O livro trata sobre racismo, brigas entre povos, crenças, submissão da mulher.
A escrita faz com que sentimos que estamos dentro, participando da história.
Com toda certeza lerei os outros livros da autora.

náthaly 11/05/2020

Chimamanda nunca deixa a desejar e nesse livro não podia ser diferente, MARAVILHOSO!!!

Hel 10/05/2020

Chimamanda não decepciona
Em cada conto eu percebia uma faceta da própria Chimamanda e ao mesmo tempo mil outras pessoas. Essa autora sabe criar personagem como ninguém!
Amei.

Almagrafias 09/05/2020

Contos profundos
Esse livro de Chimamanda trás a tona temáticas de grande importância e somente através da leitura conseguimos perceber a importância das histórias de homens e mulheres negras envoltos em questões religiosas, emigração e conflitos que fazem parte da maioria das história. Recomendo a leitura a todos.

Mari 09/05/2020

Uma viagem à Nigéria
Essa autora incrível nos presenteou mais uma vez com a sua genialidade. No seu livro de contos nos transporta pra várias fases da Nigéria. Particularmente após essa leitura me interessei ainda mais pela história do país. Estou apaixonada!