No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

vannybs 12/02/2020

Coletânia de contos
Coletânia de contos de personagens nigerianos como a autora. Ótima leitura.

Leticia.Strehl 17/02/2020

Fundamental
Esse livro é comovente porque demonstra que temos entre nós, em nosso tempo, um gênio da literatura.

Os contos são variados sobre temáticas socialmente e culturalmente relevantes. A escrita de Chimamanda é poética e fuida; sua consciência humana é profunda e densa.

Acho este um livro fundamental!

Hewe 21/02/2020

Estou disposta a ler todos os livros da Chimamanda ainda esse ano, é isto.

Letícia 22/02/2020

Chimamanda nunca decepciona!

giu 22/02/2020

Perfeito
Um livro perfeito e super necessário, recomendo muito a leitura.

Meury3 26/02/2020

Esse não é o primeiro livro que leio de Chimamanda Adichie, já faz um tempinho que sou completamente fã de sua escrita.
No seu pescoço, a exemplo de outros livros escritos por ela, transporta o leitor para temáticas como o racismo e o machismo de forma sempre tocante e reflexiva.
Me encanta o fato de Chimamanda mostrar os problemas, mas acima de tudo o outro lado, principalmente da Nigéria. A cultura, os costumes, a riqueza de diversidade de seu povo.
O senso comum, ao qual já fiz parte, pensa o continente africano como um único País, toda uma diversidade de povos, culturas e idiomas reduzidos a uma coisa só... essa temática é maravilhosamente trabalhada por Chimamanda em seus livros, sob a perspectiva da ignorância e do desconhecimento. Me sinto extremamente grata por tudo que venho aprendendo, e já bastante ansiosa para ler outro livro dela, que é talentosíssima.

joazevedom 29/02/2020

Contos Para Refletir
Um livro de contos cheio de reflexões. Narrativas rápidas que conquistam nas primeiras linhas. Um livro "redondo" e assertivo. Recomendo!

Larissa.Azevedo 29/02/2020

Um bom livro
Apaixonada nós livros da Chimamanda, eu sabia que esse também não iria decepcionar.
Contos muito bem escritos e que relatam a realidade africana em conflito com a violenta colonização e a globalização forçada que o continente passou. A autora escreve sobre transformações importantes (religião, economia, costumes, imigração) que apontam a história africana e mundial em formato de contos.

Giu Ventura 01/03/2020

Contos
Chimamanda traz no livro uma coletânea de contos sobre a vida e cultura nigeriana, tocando em vários pontos delicados, como o machismo, a violência e a religião.

Valeu muito a pena a leitura e me despertou o interesse em conhecer mais da cultura africana.

Sr. Campelo 03/03/2020

Não consigo decidir se gosto ou não dos finais dos contos em aberto. No mais, os contos são ótimos.

Carolina 04/03/2020

Ótimos contos
Vários contos, que te deixam com gostinho de quero mais.

Jana 20/03/2020

Sou suspeita pra falar, pois acho que tudo da Chimamanda merece ser lido. essa serie de contos me fez pensar com mais empatia. Vale cada página

Clube Tripas 21/03/2020

Páginas: 232 p.
Avaliação: Adorei. 5/5.
Mês: Janeiro/20
Bibliotecário: Iandra Cartaxo | Franca - SP

O livro é composto de vários contos, e em todos eles a autora deixa passar um sentimento de não pertencimento, mesmo quando a história se passa na Nigéria o personagem central se sente desconectado da realidade que o cerca. Em um dos contos uma mulher nigeriana chega aos EUA depois de um casamento arranjado, ela tenta se adaptar a nova situação fazendo o que ela acredita que uma boa esposa deve fazer, mas só recebe do marido correções sobre seu modo de viver, de falar e cozinhar: numa tentativa desesperada de ser aceito pelos seus pares ele se esforçar para apagar as tradições da sua terra natal. O conto que encerra o livro traz a trajetória de uma historiadora que a partir da narrativa da sua família se inspira e escreve sobre como a colonização dos países africanos foi sangrenta, ela 'nega' os ensinamentos do pai que se converteu ao cristianismo , e busca na avó sua raízes.

É um livro excelente, todos os contos são bons ou ótimos e nos levam a refletir sobre uma África desconhecida para nós e questões como o direito de imigrar, o silenciamento das mulheres em um país que ainda conserva raízes patriarcais.

site: https://www.instagram.com/p/B9c49t_DVt4/

Teder 02/04/2020

Contos de Chimamanda
Os contos de Chimamanda nesse livro retratam a vida do negro nos EUA e mostra como questões como o racismo e o preconceito de gênero ainda são muito fortes. É um soco no estômago dos mais ingênuos que acreditam que a igualdade existe e as oportunidades são as mesmas para todos

Flavinha 02/04/2020

Uma leitura rápida. De contos que prendem a atenção do início ao fim. Sou apaixonada pela autora. Segundo livro que leio dela.