No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

ACarolinneUs5 17/02/2020

Legal
Não gostei muito dos 2 ou 3 primeiros contos, me deram sono, mas todos os outros são muito bons.
Este foi meu primeiro livro da autora, o qual gostei muito da escrita. Todos os contos possuem um aprofundamento muito interessante, tendo como base assuntos como abuso, imigração, racismo e etc.
Recomendo a leitura. Provavelmente lerei outros livros da autora.
@leituras.dalana 18/02/2020minha estante
Chimamanda é maravilhosa, eu amo. Estou lendo o último conto. Que por sinal estou demorando muito para terminar hehe. Eu amei todos, mas tem alguns que marcam, né?!

ACarolinneUs5 18/02/2020minha estante
Sim, tem uns bem profundos

paty21ok 15/04/2020minha estante
Também recomendo o livro hibisco roxo.

ACarolinneUs5 16/04/2020minha estante
Pretendo ler :D

Arthur 12/10/2020minha estante
Recomendo "Americanah". Muito bom.

Veruska.Lula 11/05/2021minha estante
Também não gostei do segundo conto. Ainda tô no começo, mas já conhecia a autora e sou muito fã!

Selmara.Gomes 21/07/2022minha estante
É minha autora preferida no momento, já li quase todos os livros dela e são maravilhosos. Recomendo Hibisco roxo e Americanah.

paty21ok 04/08/2022minha estante
Amei Hibisco Roxo , até a metade do livro eu achei pesado. Mas li todo.

Renata.g 20/10/2023

No Seu Pescoço é aquele tipo de livro que te deixa triste, porém ao mesmo tempo nos abre os olhos e a mente, ele é tocante e reflexivel. A autora fala de temas sensíveis e necessário como abuso sexual, assédio e matrimonial.
Quando comecei a ler não sabia que ia ficar tão impressionada. Todos os 12 contos são com pessoas e histórias reais e contém muita profundidade, são todos independentes um do outro, portanto você pode escolher ler-lo na ordem ou não.
Chimamanda é uma escritora maravilhosa e tem uma escritora belíssima, não sou fã de contos mas gostei muito de ler esses contos, vale muito a leitura.

Lido em: 26/06/23
Lu_Augusto 21/10/2023minha estante
Ela é realmente maravilhosa!

Pollyanna Reis 21/04/2021

NO SEU PESCOÇO
Primeiramente quero dizer que cada conto desse livro é totalmente independente um do outro, e que você leitor pode optar por ler na ordem que preferir.

No Seu Pescoço é um livro de contos, contos escritos pela Nigeriana Chimamanda. A obra contém 12 contos diversos, com tramas que giram em torno de personagens de diversas classes sociais. São histórias sobre a cultura nigeriana, seus costumes e suas tradições. E também tratam das diferenças culturais entre Nigéria e os Estados Unidos.
O título ?No Seu Pescoço? faz referência a um dos contos presente no livro, e que inclusive é um dos meus favoritos. No Seu pescoço é um livro impactante!
Não havia lido nada ainda dessa autora, e não poderia ter inaugurado melhor minha relação com ela. Uma leitura que super vale à pena. Contos não é um gênero que costumo ler com frequência, porém, gostei demais da experiência. Fiquei impactada com todos os contos presentes aqui, cada um mexeu comigo de uma forma totalmente diferente é única.
Meu conto favorito: AMANHÃ É TARDE DEMAIS.
Fiquei no chão com esse conto, pois ele me obrigou a entrar totalmente no papel da protagonista.
Apenas faça a leitura desse livro, você não vai se arrepender.

Citações favoritas:

?A senhora tem uma casa linda! Dissera ele, com aquele curioso sorriso americano que significava que acreditava que ele, também poderia ter algo parecido algum dia. Isso era umas das coisas que Nkem tinha aprendido a amar nos Estados Unidos, a abundância de esperanças absurdas.?

?Depois do telefonema, a vovó ficou deitada de costas no chão, sem piscar, rolando de um lado a outro, como se estivesse fazendo uma brincadeira boba. Disse que era errado levar o corpo de Nonso de volta para os Estados Unidos, que seu espírito sempre ficaria pairando por ali. Ele pertencia àquela terra dura que não absorvera o choque de sua queda.?

Victoria (Vic) 17/08/2020

No seu pescoço, para mim, não é um livro para ser lido rápido. As histórias são extremamente intensas, dolorosas e te deixam com uma sensação horrível de injustiça, tristeza e solidão.

É uma leitura tocante e necessária, trazendo diversos temas importantíssimos como racismo, colonialismo, religião violência sexual, violência policial, imigração, relacionamentos abusivos, entre outros.

Os contos que mais me marcaram foram Uma Experiência Privada, No seu pescoço, O tremor e Uma historiada obstinada, com o destaque para o último, que teve o melhor final de todos os contos e fechou o livro com chave de ouro.

Alguns contos não me prenderam muito, achei que tiveram menos destaques do que outros fortíssimos, outros achei com algumas partes um pouco confusas, mas a principal coisa que me incomodou foram que alguns contos terminavam na melhor parte, no clímax, na epifania, e eu precisava de mais! Eu queria saber mais!

Chimamanda tem uma escrita poderosa e belíssima. Apesar de não gostar muito do gênero Contos, lembrarei sempre desse livro por ter sido uma obra que me tocou enormemente. Já quero ler outros livros da autora e conhecer mais do seu trabalho fantástico.

Julyane Polycarpo 09/07/2020

Leitura sensacional!
Este é um livro composto por 12 contos. Juntos retratam um pouco sobre questões religiosas, violência, e outros assuntos que envolvem os problemas e costumes da Nigéria.

Ingrid_mayara 09/01/2019

Leiamos todos Chimamanda
Em 2017, “Hibisco roxo” já havia me impactado tanto, que adiei várias vezes a leitura de “No seu pescoço” por receio de confundir as histórias (ou por receio de amá-lo mais do que o primeiro).

Após a leitura, folheei esse livro algumas vezes tentando recordar se houve algum conto do qual não gostei. Não consegui. A narrativa da Chimamanda consegue me envolver de tal maneira que só lendo é que se entende. Ela tem um jeito particular de fazer críticas à sociedade, com uma escrita equilibrada entre o objetivo e o subjetivo.

É difícil escolher um conto favorito, mas ouso dizer que o conto homônimo ao livro, assim como “Amanhã é tarde demais”, chamaram mais a minha atenção, pois eu aprecio bastante a habilidade de se escrever com foco narrativo em segunda pessoa.

“No seu pescoço” tornou-se um dos meus livros favoritos da vida, mesmo que eu ainda prefira a complexidade da Kambili em Hibisco roxo.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt
Nay Lopes 10/01/2019minha estante
Legal! Ele está na minha meta de contos deste ano!

Ingrid_mayara 10/01/2019minha estante
Leia sim, Chimamanda é amor.

Raíssa 01/02/2019minha estante
Os contos que você citou também fizeram parte dos meus favoritos, esse livro é incrível, mas também ainda prefiro Hibisco roxo, muito maravilhoso.

Sté.Souza 10/01/2021

Escrita perfeita.
A Chimamanda arrasa na escrita. Ela é perfeita.
Cada conto é um mais perfeito que o outro.
Recomendo demais.

Bia 15/04/2022

Esse livro é uma coletânea de contos da Chimamanda, contendo narrativas e temas diversos.

Uma coisa que eu achei diferente nesses contos é que a maioria deles termina de uma maneira muito abrupta. Eu fiquei meio decepcionada com isso em alguns momentos porque queria saber o que ia acontecer, mas achei esse um aspecto bem curioso e inovador.

Os contos carregam uma beleza incrível e a escrita é profunda e poética. Eles abordam assuntos e trazem reflexões muito importantes e atuais.

Gostei demais de basicamente todos, mas meus favoritos foram “uma experiência privada”, “Jumping Monkey Hill”, “a embaixada americana” e “a historiadora obstinada”. Acho que esse último conto fechou o livro com chave de ouro, foi impactante, triste e bonito.

Fico muito feliz de ter lido esse livro, porque foi uma experiência tocante e fascinante.
Nick 15/04/2022minha estante
Foi pra minha lista

Daniel1841 29/05/2021

(...)
Um livro que me mostra o quão sou ignorante sobre cultura africana, em especial, da Nigéria. Os temas abordados são diversos, permeiam a cultura, o racismo, a migração para os EUA, casamento, relações familiares, etc.
Acredito ter sido um bom início para a conhecer a obra de Chimamanda.

Lara 19/07/2020

chimamanda é mestra com as palavras e sabe contar histórias comoventes e ao mesmo tempo numa linguagem acessível e dinâmica. adorei os contos e fiquei com vontade de ler mais da autora

Fernanda 03/07/2020

Foi minha primeira experiência com a escrita de Chimamanda Ngozi Adichie e fiquei muito envolvida no decorrer das histórias. Cada conto aborda temas que nos faz refletir e nos deixa ansiando pelo próximo. Terminei todos com a sensação que preciso ler mais obras dessa escritora.

Babi 07/10/2020

Os contos não são tão breves e, além disso, carregam temáticas fortes...cada história necessita de uma reflexão, dessa forma, a leitura acaba sendo mais arrastada. "Fantasmas" e a "A historiadora obstinada" foram os meus contos preferidos.
Não sou fã número 1 desse gênero, mas continuo encantada pela escrita de Adichie!

Dani 11/09/2021

Comentário
O livro apresenta diversos contos sobre imigração, racismo, religião e outros temas, num estilo bem diferente de contar cada história.
Vale muito a pena, pq as histórias te prendem.

Dona Erica 27/09/2022

Chimamanda nunca decepciona!
Um livro que eu super recomendo a leitura! Contos que falam sobre chegadas, partidas, amor, ancestralidade e as marcas que o imperialismo deixou no povo nigeriano. Mais uma vez, encantada com a escrita dessa autora!

Adélia 23/10/2021

Como sempre ler Chimamanda é maravilhoso. No seu pescoço é um livro de contos que traz uma pluralidade de histórias e cotidianos de nigerianos. Chimamanda mais uma vez aborda as dificuldades de ser mulher, especialmente mulheres africanas, e consegue abordar diversas perspectivas ao narrar diferentes classes sociais em seus contos. Todos são tocantes e com histórias muito pensadas, para realmente nós sentirmos na pele de cada um dos personagens.