No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Samir.Ricardo 10/07/2021

No Seu Pescoço
Chimamanda conseguiu um cantinho especial em meu coração no quesito melhores autores. Neste livro ela trouxe um compilado de 12 contos que se passam na Nigéria-EUA e os personagens que são descritos em primeira e terceira pessoa, fazem a todo momento comparações entre ambos os lugares. Mais uma vez escrevendo que só ela sabe, Chimamanda faz a gente se envolver com os personagens de uma maneira bem ágil. Confesso que demorei um pouco pra ler, pois, me perdi em algumas histórias que pareciam terminar inacabadas. Mas ainda sim sem perder sua essência.

Ana - @edicaodebolso 27/06/2020

No seu pescoço
Uma coletânea de contos dessa autora que a cada dia vem ganhando mais força não só na literatura como no âmbito social. Chimamanda é uma escritora nigeriana que através de sua arte entrega ao mundo a imagem real de seu país e a realidade dele.

Em meu Primero contato com ela, na leitura de Hibisco Roxo ficou muito claro que as vezes temos ideias divergentes do povo africano, isso também é exposto em sua palestra O perigo de uma história única, disponível no youtube, que a propósito deixo aqui minha indicação.

Em todos esses contos é possível ter uma mínima noção do cenário político, da cultura e idioma da Nigéria. Assuntos como imigração, também é muito abordado pela autora o que ao meu ver é uma realidade presente em seu pais de origem.

São contos curtos mas que irá te proporcionar uma boa visão cultural de países que raramente são palco na literatura.

Erika 13/07/2022

Melhor do ano?
Li esse livro sabendo que iria me tocar imensamente e profundamente, amei cada página, me prendeu muito, a mulher que escreveu, Chimamanda, é uma inspiração pra todas as pessoas, todos deveria ler esse livro e dar uma olhada em todas as suas artes, ela fala com o coração, ela fala com vivência e ela fala com razão.

Edy 28/11/2021

Um livro encantador. Traz contos que relatam situações diversas, abordando várias temáticas dentro de cenários polêmicos. Imigração, preconceito racial, religioso, confusas relações familiares... Ressaltando sempre a imagem feminina, Seus sofrimentos e lutas dentro das relações que tendem a coloca las sempre em uma posição de inferioridade.

Queds 15/05/2021

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie me conquistou quando li Hibisco Roxo, abrindo uma nova jornada de leituras.

No seu pescoço é a reunião de 12 contos que narra a vida das mulheres nigerianas abordando temas como: relação familiar, marital, violência, imigração, desigualdade social e racial, conflitos religiosos.

Com sua característica similar de contar histórias, ela nos sensibiliza e nos trasporta para o universo dessas mulheres instigando, chocando, provocando empatia.

Tive uma relação de amor e ódio durante a leitura, impossível não sofrer perante o realismo em que essas mulheres nos são apresentada.

Super recomendo, foi uma experiência maravilhosa. Leitura para os projetos, #maratonamulheresnegrasnaliteraturapl organizado pela @praxe_literaria e @espere.eu.ler e meta pessoal lendo Autores Negros.

Gabi 26/03/2022

Dois mundos
Eu nunca havia lido nada da autora, mas virei fã! Cada um dos contos aborda uma faceta diferente das relações entre as culturas nigeriana (e suas diferentes etnias) e americana (ou britânica). O viés político e auto-afirmativo do livro aparece em todos os contos, às vezes de maneira mais sutil, outras absolutamente escancarado. Um livro maravilhoso pra quem quer expandir um pouco seu universo!

Alice 14/06/2020

Não sou muito acostumada a ler contos então foi um pouco estranho, a história estava engatando e chegando num clímax mas sempre acabava então até eu me acostumar o livro não fluiu mas depois disso fui ficando cada vez mais encantada, então fico feliz desse ser meu primeiro livro da autora. A escrita é muito boa e apesar de várias coisas serem bastante cultural é de fácil empatia e querendo ou não é bastante universal. Não dei uma nota máxima porque todas me deram um gostinho de quero mais e isso meio que amargou o resultado final.

Luciana 17/04/2020

Um bom livro de contos, alguns de extrema significância. Chimamanda não decepciona com sua escrita ao mesmo tempo realista e poética.

Sara Medrado 20/04/2020

Ótimo
São ótimos contos, alguns que tiram lágrimas dos olhos.
Auguri não ler todos de uma vez, para ter o tempo necessário para reflexão sobre eles.
Um livro super necessário e com reflexões tão profundas que dói saber que nunca tinha pensado sobre.
@rosaemiliabulhoes 20/04/2020minha estante
Amo chimamanda

iscoraline 08/05/2021

?nna-boy por que é que te bateram assim??
esse livro de contos é um tiro no peito, uma realidade dura e difícil de engolir, se já para nós imaginem para quem vivencia... a volta do pescoço de pessoas que sofrem diariamente, há uma corrente que as puxa, que as machuca, que as humilha, um amontoado de história e dor, de desvalorização, de preconceito, nunca se está solto de verdade, a liberdade utópica mesmo que muitas vezes diante dos olhos. o livro trata muito do preconceito que pessoas negras sofrem, do prender injustamente, da falta de informação (o conto da chika é um dos meus favoritos porque é muito natural e pesado, ela não tem a informação sobre como amamentar, e isso retrata uma realidade muitas mulheres mães negras e pobres), além disso, o aceitar de mulheres diante dos preconceitos com homens, da américa e a realidade de brancos de carros novos, um mundo tão o mesmo, uma realidade tão diferente. o olhar de julgamento nas costas.

Eliana 30/07/2020

No seu pescoço, primeiro livro de contos da escritora Chimamanda Ngozi Adichie e nele contém doze contos, que vão se passar na Nigéria ou nos Estados Unidos mas as protagonistas são sempre nigerianas com a excessão de um conto que é proagonizado por um homem. ?
Confesso que os primeiros contos não me chamaram tanta atenção mas a escrita da Chimamanda é bastante fluida e todos os contos são muito tocantes, a autora consegue nos envolver em cada conto mesmo sem nenhuma conexão abordando uma série de assuntos como racismo, imigração, machismo, desigualdade racial, conflitos familiares, a colonização da África e o preconceito religioso.??
??
Apesar de me considerar uma grande fã da autora ainda não tinha tido o contato mais aprofudado da sua escrita a autora não me decpecpionou em nenhum momento pelo contrario fiquei ainda mais fascinada de como ela consegue num mesmo conto falar sobre vários temas e nos presentear com um copilado de historias sobre a cultura nigeriana e suas opressões de uma forma realista e poética. São temas muito atuais e reais a dureza que alguns contos possuem me fizeram conhecer a realidade de um país que até então, pouco conhecia.??
??
Chimamanda traz uma realidade nos contos que acredito que poucos autores ja fizeram, ela mostra o que realmente acontece a várias pessoas que são impedidas de serem felizes em seus paises de origem. E de como essas pessoas são tratadas quando migram para os Estados unidos, essas pessoas acabam vindo pra esses paises como uma forma de encontrar abrigo e morandia, mas quando se deparam com a realidade totalmente daquilo que sonhavam antes um caminho duro de se percorrer que envolve preconceito, violencia, pobreza. ??
O que mais me deixou aflita enquanto lia os contos foi o fato de saber da aproximação das historias com a realidade que esse país ainda vive atualmente.??
??
Os meus contos favoritos foram Fantasmas, Jumping Monkey Hill, Embaixada Americana, O tremor, Os casamenteiros, A historia obstinada e Amanhã é tarde demais.?

Japa 22/05/2020

Chimamanda sempre incrível
O livro possue contos, todos eles retratam a dura realidade dos africanos nós EUA ou em seu país de origem. É um retrato social bem realista, com suas críticas sociais e raciais. Outra temática que a autora sempre aborda e que pra mim é muito interessante, é a cultura machista da sociedade. São contos incríveis, que dá pra tirar um aprendizado e lição de cada um, dá pra você dar uma boa refletida a cada conto. O meu preferido foi sem dúvida o que intitula o livro, "no seu pescoço" pois a escrita em 2 pessoa foi bem audaciosa, colocar o leitor exatamente na posição do personagem, não tem como não sentir. Recomendo a leitura, e não é um livro que precisa ser lido de um dia para outro, dá pra você reservar um conto por dia, e mastigá-los ao máximo cada dia.

luise 11/07/2022

é apenas a minha vida. e é isso que importa.
ler esse livro foi quase como fazer uma viagem, porque você conhece os mesmos lugares por tantos pontos de vista diferentes... com uma diversidade gigante de pessoas reais, passando por problemas reais.

infelizmente, eu não consegui me envolver tanto com quase nenhuma das histórias. alguns contos foram espetaculares e me deixaram com um gostinho de quero mais, mas a maioria me deixou cansada... com uma vontade imensa de dormir, mesmo.

não sei se isso aconteceu porque eu realmente não to acostumada a ler tantos contos de uma vez... ou se porque eu realmente não gostei. teria que ler outros livros do mesmo tipo para descobrir.

mas, num geral, eu acho que vale a experiência, pra poder enxergar as coisas de uma perspectiva que talvez você nunca irá conseguir vivenciar. mas acho que talvez você precise estar bem preparado pra jornada.

Bruna Antonieta 02/09/2020

Se você nunca leu Chimamanda, No seu pescoço pode ser uma boa opção para começar, já que, em seu primeiro livro de contos, a autora traz temas centrais que também perpassam outras de suas obras. A escrita da autora carrega um tom extremamente fluido, que não te prepara para a força dos contos e te atinge profundamente ao abordar dilemas próprios da essência do ser humano e de nossa sociedade. Os nigerianos e nigerianas protagonistas de suas histórias trazem aqui questões sobre raça, imigração, machismo, permeados, muitas vezes, pela própria história da Nigéria e de regimes opressores, por histórias e sonhos desfigurados ao encontrar um EUA muito menos colorido do que parece ser pintado nas telas do imperialismo norte-americano.

Aqui, Adichie também traz, em alguns contos, um tom experimental, que coloca você no centro da narrativa, como que para experimentar o sentimento da alteridade e empatia em níveis mais profutos. Por exemplo, no conto que dá título ao livro, a autora nos apresenta como protagonistas em uma história de uma imigrante e sua condição ao encarar um Estados Unidos muito distinto do que fora idealizado.

E a conclusão que tenho ao terminar mais um livro da autora é: ler Chimamanda só me faz querer conhecer ainda mais a autora.

ultragicomedia 20/06/2020

chimamanda faz mágica com as palavras
"No seu pescoço" foi uma das experiências mais transfomadoras que eu vivi nessa quarentena até agora. A escrita de Chimamanda é perfeita, sempre que acabava um conto, sentia como se estivesse flutuando num sentimento de êxtase profundo que não conseguia descrever.

Meu coração está cheio de gratidão por Chimamanda existir e por ter me permitido viver essa experiência. Desejo ler mais livros dela e espero sentir o turbilhão de emoções que senti ao ler esse.

Meu top 5 de contos:

1. No seu pescoço