No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Carol Guimarães 16/04/2024

Me apaixonei pela escrita da autora ao ler Hibisco Roxo e com esse livro não podia ser diferente.

A autora nos presenteia com 12 contos curtos cujo objetivo não são finais felizes, mas retratar a situação no seu país e também dos nigerianos e africanos de modo geral quando se deparam com pessoas de outras nacionalidades em outros países, além da forma como as mulheres são subjugadas.

Cada conto nos faz pensar nas atitudes dos outros. Na injustiça.
Temos o coração quebrado e um desejo de lutar e mudar tudo assim como vários personagens.

Triste ver que mesmo depois de tanta luta pela igualdade ainda há a perda da identidade e cultura de um povo.

Super recomendo a leitura. Amei mesmo.

Adriana791 14/04/2024

Esse é um livro de contos, ótimo pra quem tem interesse em conhecer Chimamanda Adichie.

São histórias muito sensíveis e profundas.

Sou suspeita pois amo o jeito que ela escreve.
Já li quase todos os livros dela.

Recomendo muito conhecer essa escritora maravilhosa e esse é um bom começo!

Camillo2 29/03/2024

Contos maravilhosos e com suas subjetividades
Temáticas voltadas para racismo, relações familiares e guerra, é um livro que vale a pena, com contos que possuem uma leitura maravilhosa, é o tipo de obra que você pode ler um conto por dia, e assim terminar ela de forma tranquila, justamente pelo fato de cada conto te deixar pensativo em relação ao tema abordado, recomendo com toda certeza essa obra.

Beatricy 24/03/2024

Esse foi um livro bem forte. Aqui temos contos que abordam diferentes dificuldades encontradas por mulheres nigerianas, mas, muitas vezes nos identificamos com a história de alguns contos porque vemos a dificuldade em ser mulher e em como carregamos problemas relacionados ao trabalho, família e nossos costumes.
Eu gostei bastante, gostei das críticas abordadas em diferentes formas. O conto que eu mais gostei foi o último, apesar de ser um dos mais fortes também.
Recomendo muito a leitura

elis166 21/03/2024

No seu pescoço
Meu primeiro livro da Chimamanda e acho que não poderia começar por outro. É um livro que cada capítulo é um conto, um livro muito rico que aborda diversas temáticas nesses contos, seja identidade, imigração, relações, feminilidade, ancestralidade e muito muito mais. Claro que tem uns contos que pessoalmente achei melhor do que outros, uns que me tocaram mais, mas cada um tem sua individualidade. Amei o livro e quero ler outros dela ;)

NAvea.Silveira 17/03/2024

As histórias aqui contadas mostram uma realidade diferente da nossa, uma cultura forte, mulheres que tentam se encaixar no mundo.

Lara 06/03/2024

Leitura obrigatória
Eu não tenho nem um vocabulário abrangente o suficiente pra conseguir colocar em palavras a perfeição desse livro. Dentre todas as obras literárias da Chimamanda que li até agora essa é sem duvida a melhor e a minha favorita. A autora tem uma habilidade e capacidade de expor a realidade do negro, do imigrante, da mulher, da perda e de todos os aspectos imagináveis que é absurda. A escrita é assustadoramente boa e envolvente, é um livro cheíssimo de reflexão social. Recomendo muito pra TODOS lerem, são crônicas absurdamente boas. Pretendo ler todos os outros livros da Chimamanda Ngozi Adichie que não li ainda. Só posso tecer elogios à ela, à escrita dela, e à maneira como ela nos mostra a verdade nua e crua dos humanos, em seus aspectos sociais, e da história

Nay__ 24/02/2024

Os efeitos do imperialismo
Parece que todos os contos são ligados por essa "coisa" que rouba as raízes, modifica culturas, faz achar que lá onde ela nasce é um lugar melhor.

Me lembrou muito Olhos d'água, traz as vivências de diferentes pessoas, de diferentes condições de vida, mas permeadas por uma melancolia de vida roubada.

Fiquei triste lendo esse livro.

Carol 22/02/2024

Único problema deste livro é não ser um romance porque ao final de cada conto queria que a história continuasse, parecia que estava faltando uma conclusão. Chimamanda é intensa e acho que um romance inteiro combina mais com o estilo fabuloso dela.

Daniele Freitas Pacheco 20/02/2024

Amei essa leitura, adoro a escrita da autora. Penso que ela consegue abordar de maneira sutil temas relevantes e delicados como machismo, violência contra mulher, racismo, dentre outros. A maior parte dos contos lhe prende do começo ao fim, incitando muitas reflexões.

Gabriela.UchAna 13/02/2024

São contos que retratam um pouco da história do povo preto da África, tanto lá no continente quanto quando eles vão buscar uma vida nos EUA.

Marília 11/02/2024

Não sou muito fã de contos pois gosto de histórias longas mas curti bastante essas histórias curtas.

Mlluna 10/02/2024

?No seu pescoço? é um livro de 12 contos que tratam da vida na Nigéria, por meio de relatos de guerra e conflitos políticos, experiências cotidianas e memórias; da imigração aos Estados Unidos e de todo o processo sofrido, desde a obtenção do visto ao processo de adaptação à nova realidade. Confesso que dos 12, meus favoritos foram ?A historiadora obstinada?, ?Na segunda feira da semana passada?, ?no seu pescoço? e ?Jumping Monkey Hill?.

Pasi 09/02/2024

Múltipla
Escritora que se sai bem em várias narrativas com assuntos como: imigração, desigualdade racial, conflitos religiosos e relações familiares. Mas não foi meu livro favorito dela!

mariaclara.pb 06/02/2024

Sente-se, pois Chimamanda vai te contar excelentes estórias
Um livro com 12 contos, todos muito bem construídos, alguns com finais abertos,mas todos com críticas necessárias e incisivas. Chimamanda descreve em cada conto as heranças da colonização na Nigéria e no seu povo. No sofrimento de guerras civis, no patriarcado importado da Europa, na pobreza e miséria que colocam as pessoas em situação de vulnerabilidade, no apagamento dos povos originários, seus idiomas e religião. Ela demonstra também a dificuldade da vida do imigrante negro no EUA. Além é claro, de destrinchar os sentimentos humanos sentidos por todos nós.

É um livro que para quem estuda raça, gênero e decolonialiedade é um bálsamo. Se você não estuda esses temas também conseguirá pegar as críticas tecidas.