No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

Natália Tomazeli 27/07/2023

Dá pra começar a ler Chimamanda com esse livro!
"No seu Pescoço" foi o livro que escolhi para ler em março no desafio #leiarepresentatividade que tinha como tema ler um livro que tivesse sido escrito por uma mulher negra que descolonizasse imaginários sobre o continente africano. E acho que não poderia escolher um livro que fizesse melhor isso!

Chimamanda Ngozi Adichie é uma autora nigeriana e isso é completamente presente em sua obra inteira. Não sei se vocês conhecem o livro/palestra dela chamado "O perigo de uma história única" onde ela discute sobre esteriótipos e visões unilaterais de experiências e vivências das pessoas do continente africano (mas recomendo, se não conhecem) porque a obra inteira dele é basicamente sobre trazer mil facetas da vida na Nigéria e da vida de pessoas nigerianas imigrantes. Ela aborda sobre a autonomia da mulher nigeriana e sobre o papel que a sociedade espera delas. Sobre as questões politicas do país e sobre como isso afeta o local.

Em "No seu Pescoço" temos vários contos que mostram isso. Chimamanda discute sobre família, conservadorismo, patriarcado, vida da mulher nigeriana, preconceito racial e imigração de uma maneira muito boa e profunda. E fico impressionada o quanto ela entrega em poucas páginas. Cada conto é muito memorável e original. São tantas perspectivas nigerianas, de tantas épocas e contextos! Eu acho sempre difícil de gostar de uma coletânea inteira de contos, mas esse é completamente possível!

A minha coisa favorita nesse livro e que nunca vi ninguém mencionar nas resenhas, é que ele tem representatividade LGBT! E a autora também não perde a oportunidade de desconstruir o imaginário de que a homossexualidade é uma invenção "branca", que pelo que ela mostra no livro, é uma ideia difundida entre o próprio pessoal que nasceu em países africanos, não só pra quem é de fora do continente.

Chimamanda é de uma sutileza nada sutil, ela sabe muito bem o que quer transmitir com cada palavra que escreve e isso é minha coisa favorita sobre ela! Esse é um ótimo livro para conhecer a autora!

Janaina.Borges 24/07/2023

Pequenos contos da vida cotidiana. Racismo, imigração, guerra, revolução. Histórias vividas dentro e fora do continente africano são sempre fortes.

LicinhaGameplays 19/07/2023

É um bom livro.
Os contos são interessantes, alguns mais intrigantes que outros mas no geral os mais lentos amenizam os mais pesados, as cenas são bem descritas e gostei da forma que as histórias vão sendo descobertas de acordo com a narrativa, além de o tipo de narrador ir mudando de acordo com cada conto (meus preferidos foram em primeira pessoa). Demorei pra terminar esse livro, mas terminar de ler ele foi harmonioso, cada conto foi colocado em uma ordem que faz sentido, por mais que um não seja ligado ao outro. Foi uma boa leitura, não me fez ficar presa nas histórias (só em algumas) mas mesmo assim gostei bastante, achei bem realista.

gabiif 04/07/2023

"À noite, algo se enroscava no seu pescoço, algo que por muito pouco não lhe sufocava antes de você cair no sono"
Este conjunto de doze contos de Adichie é uma exploração cativante e envolvente da vida moderna na Nigéria e nos Estados Unidos. Adichie aborda questões como imigração, racismo, conflito cultural e feminismo, pintando um retrato multifacetado da experiência africana. O estilo de escrita acessível e atraente de Adichie torna este livro uma leitura indispensável para aqueles interessados em compreender diferentes culturas e experiências.
Nossa, outro livro incrível dessa autora maravilhosa que faço tanta queestão de homenagear sempre que posso. Chimamanda, com contos do cotidiano, nos faz refletir sobre muitos aspectos tratados no seu TED: O Perigo de uma História única. apresentando sim as particularidades da Nigéria e suas culturas, bem como as diferentes dificuldades vividas no país, mas também fatos cotidianos, coisas comuns tanto a nós, leitores brasieiros, quanto a autora. Recomendo o livro para todos que querem se aprofundar e conhecer o universo de narrativas dessa mulher maravilhosa que é Chimamanda Ngozi.

Elaine 18/06/2023

Contos
O livro é interessante. Gosto como a Adichie escreve. Porém as histórias ficam muito abertas e as temáticas um pouco repetitivas.
De toda forma, o livro é muito bom.

Jane.FAlix 14/06/2023

No seu pescoço
Livro de contos da autora Chimamanda Adichie, que traz 12 contos repletos de cultura africana em confronto com a cultura Norte americana. São contos cheios de beleza, tristeza, esperança, diversidade e que reforçam as raízes da autora. Muitos contos mexeram profundamente comigo e causaram bastante emoção, mas destaco o último, A historiadora obstinada, que fala sobre a perca da cultura.

Vale muuuuito a leitura.

vanessa.matematica 10/06/2023

No seu pescoço
Chimamanda tem um lugar em meu coração, sua forma de abordar o racismo estrutural, a desigualdade racial, social e de gênero em seus romances é encantador. Ela consegue transmitir a mensagem de forma leve, ela consegue ensinar até aos mais resistentes.
Mas nada tinha me preparado para o seu livro de contos "No seu pescoço", ela consegue por meio de contos mostrar realidades distintas e distantes da mulher nigeriana em diferentes contextos, o quanto o machismo é violento, mostra que não podemos descansar enquanto mulher, porque a luta nunca foi e não está sendo fácil para tantas mulheres espalhadas pelo mundo, inclusive nós mesmas, seja mulher que é violada materialmente e moralmente por ser viúva, separada, seja a mulher que para ocupar espaços profissionais tenha que passar por assédio, seja a mulher que não pode escolher com quem casar por que não sabe o que é o melhor para si, seja a mulher que tenha que mudar de identidade para tentar se encaixar nos padrões estéticos e só assim conseguir ingressar no mercado de trabalho, no qual sua aparência pesa mais que sua capacidade. Em seu livro ela também aborda o quanto foi cruel a intervenção do branco na tentativa de extinguir a cultura negra. Tudo isso de forma leve. Mais uma vez fico com a ressaca literária

jessica.guabiraba 08/06/2023

"No seu pescoço" foi uma obra que li no período da faculdade, lá naquela época eu já amei e foi assim que conheci @chimamanda_adichie ?
Talvez eu seja tiete?! Sem dúvidas, mas, a culpa é dela hahahhaa
Junto com @edvania_guerra estou relendo e revisitando a obra, dessa vez com um gostinho mais especial, porque tem a participação dos nossos alunos ?
Esta obra reúne 12 contos cheios dor, luta, ancestralidade e história. A Nigéria e a ponte com os EUA são sempre os melhores cenários para a autora, que joga o igbo e nos faz ir procurar a pronúncia e tradução. Também nos faz refletir sobre família, sociedade e vários outros assuntos importantes.
O conto que mais gostei foi "Amanhã é tarde demais" ??
#literaturaafricana #literaturanigeriana #chimamandangoziadichie #noseupescoço #leituraemsaladeaula #leituracoletiva #leitura

Godoyla 06/06/2023

No seu pescoço, de Chimamanda
Cada canto um encanto. A escrita de Chimamanda sempre me surpreende, envolve. Não preciso de muito material para me conectar com seus personagens. Ela realmente tem o dom!

Crisinha 23/05/2023

Chimamanda? que mulher!!!
Chimamanda é uma importante voz da literatura africana nos tempos atuais. Já tive a oportunidade de ter lido duas obras dela e fiquei completamente encantada.

Embora não seja adepta a contos, foi um deleite a leitura com histórias reais, intensas, poética e rica de cultura.

?À noite, algo se enroscava no seu pescoço, algo que por muito pouco lhe sufocava antes de você cair no sono.?

Cina 08/05/2023

Tive preguiça de alguns contos...
Outros já mexeram comigo profundamente.

O livro traz a cultura africana e o que aconteceu com a mesma ao tentar se adaptar nas Americas.

Submissão da mulher
Cultura
Costumes
Catequese

Michelle 07/05/2023

No seu pescoço
No seu pescoço é um livro de contos da Chimamanda, autora também do livro Hibisco Roxo que li e reli e muito me impactei e aprendi. Já li os livros curtos (ou ensaios e Tdex) sobre crianças, feminismo e luto.

B libraryâs 26/04/2023

1ºlirvo da Chimamanda..
O livro é uma coleção de 12 contos que abordam temas extremamente importantes, é um livro bom pra quem usar como repertório na redação. Achei interessante porque a autora vai além dos esteriótipos da África, apesar de todos sabermos que não há só pobreza no continente, mas eu achei que ?No seu pescoço? abriu bastante minha mente em relação aos africanos. A questão da mulher ser extremamente submissa ao marido e tentar se ?americanizar? foi um baque, isso inclusive demonstra o quão subdesenvolvida é a África, por mais que o machismo e intolerância estejam presentes no mundo todo, eu achei que no livro esses temas são bem mais aprofundados e que as pessoas eram/são muito mente fechada.
Há muitas críticas sociais não só nos países da África, até porque alguns contos se passam na Europa e Estados Unidos, as quais demonstram que muitos africanos viajam pra tentar melhorar de vida mas muitas vezes acabam sendo desrespeitados e/ou tratados como inferiores.
Sobre os contos em si eu achei todos eles com temas muito relevantes nos dias de hoje, mas, para mim, todos são muito pesados e o final fica em aberto(ponto q eu n gostei)
De qualquer forma eu não estava esperando isso, fui pega de surpresa, mas gostei bastante! Espero que possa ler mais livros da Chimamanda, até porque acho que há muito da cultura africana que deve ser valorizado no mundo em si. Também gostei bastante da diversidade de culturas presentes nos contos, achei bem interessante.
Se você gosta de romances não vai amar esse livro, mas acho que ele seja uma leitura super relevante

readbyme 25/04/2023

A leitura foi uma grande surpresa para mim já que é fora da minha zona de conforto porque o aspecto cultural do livro é bem diferente do que eu leio e isso impactou na minha conexão com as histórias, mas como primeiro contanto eu achei maravilhoso, os contos são profundos, bem escritos, as personagens femininas são fortes e humanas ao mesmo tempo e todos os contos parecem ser tão reais esses foram pontos que me fizeram gostar bastante do livro e eu com certeza recomendo, vou tentar ler mais livros sobre a cultura africana e acredito que no futuro vou reler e conseguir absorver mais do que a autora quis passar

barbara.rvasconcelos 15/04/2023

Bom, mas esperava mais
É um livro de contos, são 12 no total, alguns muito bons e outros medianos. Há críticas sociais e/ou políticas em praticamente todos, o que deixa a leitura bem interessante e reflexiva. Também gosto da maneira como ela encaixa a cultura nigeriana em todos eles, fazendo com que possamos conhecer um pouco mais do país e de seus costumes atuais e antigos.