No seu pescoço

No seu pescoço Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - No Seu Pescoço

readbyme 25/04/2023

A leitura foi uma grande surpresa para mim já que é fora da minha zona de conforto porque o aspecto cultural do livro é bem diferente do que eu leio e isso impactou na minha conexão com as histórias, mas como primeiro contanto eu achei maravilhoso, os contos são profundos, bem escritos, as personagens femininas são fortes e humanas ao mesmo tempo e todos os contos parecem ser tão reais esses foram pontos que me fizeram gostar bastante do livro e eu com certeza recomendo, vou tentar ler mais livros sobre a cultura africana e acredito que no futuro vou reler e conseguir absorver mais do que a autora quis passar

barbara.rvasconcelos 15/04/2023

Bom, mas esperava mais
É um livro de contos, são 12 no total, alguns muito bons e outros medianos. Há críticas sociais e/ou políticas em praticamente todos, o que deixa a leitura bem interessante e reflexiva. Também gosto da maneira como ela encaixa a cultura nigeriana em todos eles, fazendo com que possamos conhecer um pouco mais do país e de seus costumes atuais e antigos.

Mariana113 13/04/2023

A oportunidade de conhecer vidas
Em No seu pescoço, Chimamanda traz, através de contos, trechos de vida de diferentes pessoas. A cada capítulo um pedaço de uma história é contada, proporcionando ao leitor a oportunidade de conhecer vidas.
Em cada capítulo, me senti próxima do que era narrado. A sensação despertada era de pertencer ao enredo e querer saber cada vez mais sobre aquela pessoa ou situação. Contudo, assim como as pessoas que passam por nós, a leitura é interrompida e nada mais se sabe sobre aquela pessoa.
De forma espetacular, Chimamanda me proporcionou questionamentos e reflexões sobre as pessoas que passam em minha própria vida.
É com certeza uma das minhas maiores recomendações!!

silvajessica19 11/04/2023

Essa é a primeira resenha que eu escrevo aqui no Skoob, mas não poderia deixar de fazer, pois amei demais este livro. No seu pescoço, como a sinopse explica, é um livro de contos.
É realmente como se você estivesse no pescoço do protagonista de cada história. Você vive, por um período curto de tempo, uma situação que aconteceu na vida desses personagens, que na maioria das vezes são mulheres. Os recortes espaciais e temporais de cada conto mostram problemas sociais, econômicos e políticos. São feitos para refletir, para conhecer outras realidades, outras culturas.

Os títulos dos contos também são geniais. Por exemplo (CONTÉM SPOILER): o conto "Réplica" conta a história de uma mulher que possui algumas réplicas de obras de arte africanas em sua casa, pois o marido dela as coleciona. A mulher descobre que o marido tem uma amante e muda de visual, se tornando uma réplica da moça.

Recomendo muito a leitura. No seu pescoço se tornou um dos meus livros favoritos.

IMPORTANTE - Para mulheres: pode apresentar gatilhos, pois a autora relata alguns tipos de assédio, incluindo o sexual.

Este é o segundo livro da Chimamanda que eu leio. O primeiro foi Americanah e é possível identificar alguns temas parecidos nos dois.

nanadrks 11/04/2023

Eu amei esse livro, acredito que foi por toda experiência. foi a primeira vez que li um livro de contos e busquei ir com calma, para entender toda profundeza da escrita, entender os relatos, a identificação em muitas situações. isso aqui foi gigantesco pra uma jovem preta brasileira filha de nigeriano. obrigada chimamanda!

Alice Nunes 07/04/2023

Gostei e não gostei.
Mais um livro de contos que amo e odeio. Alguns contos são fantásticos outros não me pegaram o que fez a leitura se arrastar por dias. De todo modo indico a leitura, Chimamanda é sempre necessária!

Jacky 06/04/2023

As histórias escritas por Chimamamda apresentam diversos aspectos culturais que devem ser observados atentamente. Os contos nesse livro mostram um delineado cultural avassalador.

Alessandra.Lantimant 12/03/2023

Minha única crítica a esse livro é que gostaria de um livro de umas 300 páginas sobre cada um dos contos. Maravilhoso!

Arlindo.Ramos 09/03/2023

No Seu Pescoço
Fazia tempo que esse livro estava na minha lista. Simplesmente maravilhoso, amei e recomendo. Já quero ler outros livros da autora.

Gabriela 22/02/2023

Marcante
O tipo de leitura que faz com que eu me apaixone ainda mais pelos livros. A gente viaja sem tirar o pé de casa.
Viaja por diferentes culturas, diferentes regiões, diferentes épocas, diferentes realidades, diferentes dilemas. E se envolve em cada um deles.
Ler esses contos me faz ter vontade de mergulhar em uma história mais longa da Chimamanda.

aninha 21/02/2023

fenomenal
minha introdução à literatura de chimamanda, mas já sei que quero ler uma de suas obras mais longas. as partes da história que ela escolhe contar são escolhidas para homenagear alguns poucos tipos de pessoas, mas ainda assim tocam pessoas de todos os tipos. gostei demais

Dudallira 16/02/2023

O livro apresenta 12 contos em diferentes culturas.
Eu gostei muito de como a autora descrever a vida de nigerianos e sua realidade no exterior.

Anna.Beatriz 07/02/2023

Encantador
Um amigo muito querido me emprestou esse livro me dizendo que "você vai ficando tão envolvido naquele conto, encantado, e daí acaba. É maravilhoso." E é exatamente assim!
Quando ele me disse isso eu pensei "mas como isso pode ser bom?" hahah, não deveria gerar uma frustração? Um conto acabar justo em seu ápice?
Pois é exatamente ao contrário, os contos - pelo menos a maioria deles - acabam num momento muito envolvente e te deixa pensando nele por horas e horas, apaixonado. Eu não sei explicar, só lendo mesmo para entender o que quero dizer.
Eu amei muito e foi um grande refresco ler algo fora do olhar eurocentrado, me apaixonei e vou com certeza ler mais trabalhos desta autora incrível que tem uma mão de ouro.

Patty Lima 29/01/2023

A leitura dos contos aqui narrados nos levam para a Nigéria de várias épocas e nos toca de uma maneira muito forte. São 12 contos, 12 incríveis narrativas que chocam, emocionam e, às vezes, nos deixam com muita raiva. Esse livro é um verdadeiro tratado histórico-social não só do povo nigeriano, mas dos africanos e dos negros mundo a fora. Ninguém será o mesmo após ler Chimamanda, disso eu tenho certeza.
Fernanda768 29/01/2023minha estante
Eu me apaixonei por Chimamanda com Hibisco Roxo, e quero ler outra obra dela desde então. Acho que vou fazer desse minha escolha.

Patty Lima 31/01/2023minha estante
Hibisco roxo também foi minha primeira leitura dela. Esse aqui é lindo e triste e necessário