Os Últimos Dias da Noite

Os Últimos Dias da Noite Graham Moore

Resenhas - Os Últimos Dias da Noite

Biblioteca Álvaro Guerra 16/01/2024

O que fazer se o seu adversário é mais rico , mais poderoso, um gênio adorado pela opinião pública e , sobretudo, move contra o seu cliente uma pilha de processos do tamanho de um arranhão ? Diante de Thomas Edison , o famoso inventor da lâmpada, o inexperiente Paul Cravath não é ninguém.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535929218

Vinicius 25/07/2023

Romance sobre a disputa Tesla x Edison
Pautado sob a perspectiva do advogado de Westinghouse, na Guerra das Patentes, o livro traz um belo romance acerca da disputa entre Tesla x Edison x Westinghouse, quanto à descoberta e uso da lâmpada elétrica.

Fantástico.

Vanessa.Gutierrez 23/04/2023

A guerra das correntes
Quando comecei a leitura, não tinha noção da quantidade e qualidade de informações históricas que eu iria descobrir, é claro que se trata de uma ficção com fatos reais, porém o autor combina tudo perfeitamente. Fui fisgada pelos personagens e me peguei fazendo várias pesquisas sobre eles. Uma leitura agradável, e que não consegui largar.

GuScarabelot 10/03/2023

Apenas Perfeito!
Comecei o livro lembrando de resenhas positivas que havia lido e sabia que várias pessoas haviam gostado muito dele, então minhas expectativas estavam altas? e posso dizer que o livro superou todas elas.

O autor conseguiu me colocar no centro da disputa entre as correntes elétricas do final do XIX. Uma luta jurídica, em que grandes empresários e gênios, discutiam quem era o dono da patente da lâmpada elétrica.

Uma luta que acompanhamos através do personagem principal, o iniciante advogado Paul Cravath, que vai lutar com todas as suas forças e cartas na manga, para conseguir bater de frente e ganhar essa batalha com Thomas Edson.

Também acompanhamos um jovem Nikola Tesla, um gênio incompreendido, que será peça chave para a batalha das correntes.

Uma história com tecnologias inovadoras, batalhas jurídicas, segredos e romances ganhou meu coração e está nos favoritos da vida!!!

Thiago Tiengo 10/03/2023

Quando as luzes se apagam
Livro sensacional para quem quer ler uma ficção histórica muito bem feita. O autor se utiliza muito bem da ficção para nos prender na história, e eu realmente não fazia ideia de quando ele estava contando fatos ou inventando eles.

Talvez eu tenha me decepcionado um pouquinho por tá com as expectativas no teto em relação a esse livro, mas mesmo assim foi uma jornada e tanto, e de um tema e sinopse que eu talvez nunca teria me interessado se tivesse visto numa livraria, mas dei uma chance por ser uma indicação.

Renata 29/11/2022

Realidade e ficção
Para quem gosta de romance baseado em fatos reais. O livro acompanha o advogado que cuida de uma das partes na guerra das correntes. Gostei muito da forma como o autor conseguiu deixar um importante acontecimento histórico de forma interessante. Foi impressionante ver como pessoas utilizam da ignorância humana para seus próprios interesses, e como a ciência, má explicada e utilizada pode manipular a população para tomar decisões equivocadas.
A ciência não é boa nem má, mas pode ser usada de ambas as formas.

Jessica Leite 24/07/2022

Uma das melhores ficções históricas que já li em muitos anos
Que livro maravilhoso. Uma ficção histórica como deve ser, com um trabalho de pesquisa impecável. Os personagens foram retratados como pessoas e não como heróis perfeitos ou vilões demoníacos. Todos tinham seus objetivos, intenções, limitações defeitos e virtudes.
A "Guerra das Correntes" foi um episódio muito importante na história da ciência e engenharia moderna. E o autor conseguiu descrever as minúcias científicas sem ser enfadonho: qualquer um pode ler este
livro é entender sobre os probleminhas da ciência da eletricidade do fim do século XIX.
Além disso, tem uma história de amor muito bem concebida como uma espécie de enredo paralelo à história de fundo.
É perfeito. Livro ?????!

Talica 23/03/2022

Uau
Eu, como estudante de física médica, estou completamente apaixonada nesse livro. A forma em que o autor desenvolveu grandes nomes da história da física foi impressionante e realista, Nikola Tesla é com certeza o mais real pra mim e consequentemente meu preferido, (admito que sou suspeita para falar já que Tesla pra mim é um gênio maior que Eisten). Foi maravilhoso ver a guerra das correntes tão de perto e torcer para a corrente alternada como se o futuro da ciência dependesse disso, e realmente dependia, mesmo sabendo qual seria o resultado. Esse livro não apenas te entretém, como você se sente parte de toda a história, não só a do livro, mas a que aconteceu de verdade.
Recomendo muito!

Martony.Demes 09/03/2022

Fechando o último do ano de 2021, embora eu já tenha finalizado há alguns dias eis "Os últimos dias da noite", do escritor Graham Moore!

A disputa judicial entre dois grandes cientistas precursores da lâmpada e da energia elétrica é a trama que envolve Thomas Edison e George Westinghouse. Tudo é contado no livro: Os últimos dias da noite! Ah, não posso esquecer de inserir Nicolas Tesla e sua maravilhosa corrente alternada!

Thomas Edison resolve colocar mais de 300 processos contra Westinghouse por uso e produção de lâmpadas elétricas sem autorização. Então Westinghouse resolve contratar um advogado ainda coadjuvante, sem grandes casos em sua carreira! E isso no início já nos causa uma curiosidade! Será que ele já sabia que ia perder a causa e contratou logo um advogado com pouca experiência?

O cenário de toda a história é a Nova Iorque do século XIX no início da expansão da energia elétrica e da iluminação! A energia ainda era vista com desconfiança, medo. Alguns até associavam a bruxaria!

E no meio dessa guerra de patentes insere-se o grande Nicolas Tesla. Um cientista excêntrico e muito inteligente que desafia todos com o uso da corrente alternada (CA)! Isso mesmo! E essa CA serviu de mais pólvora para essa disputa: de uma lado saiam noticias que era mais perigosa, do outro que ela era mais eficiente e para grandes distâncias poderia ser melhor.

Depois pesquisei acerca do livro e li também que toda história é baseada em fatos verídicos so que com pitadas de ação, tramas emocionantes, disputas tensas entre os envolvidos! E o final é surpreendente! Pode confiar!

Sim, é um ótimo livro para passar um fim de semana lendo-o e conhecer mais sobre os primórdios da energia elétrica e da lâmpada mágica! Ops, lâmpada elétrica!

Leticia 01/02/2022

Maravilhoso
Trata-se de uma ficção histórica onde, segundo dados, cerca de 90% dos fatos são reais, porém escritos na forma de um romance com escrita fluida e cativante. Eu por muitas vezes parei a leitura para pesquisar se aqui realmente tinha acontecido, porque tudo era muito fantástico, e sim, em todas era real. E o final é fantástico. Leitura que será sempre lembrada.

Ramalokion 04/01/2022

Divertido e Instrutivo
Uma guerra jurídica de patentes se transforma na m livro ágil, divertido, que prende a atenção e ainda joga luz (sim, foi intencional!) sobre algumas das mais famosas personalidades da inventividade humana.

Vale demais a leitura.

Cesar Garcia 04/07/2021

Um livro divertido
A história da guerra das correntes, os personagens históricos, a engenhosidade da trama, tudo isso faz desse livro uma excelente leitura.
Leve, inteligente, divertido e cheio de reviravoltas, o livro não perde o fôlego e acaba contando uma ótima história baseada em fatos reais.

Sue.Bampi 27/05/2021

Ficção histórica incrível
Esse livro foi um experiência de leitura incrível. Digo isso porque tenho formação na área de elétrica e a guerra das correntes é sempre um tópico a parte de discussão. Que maravilha o Moore faz criando um ficção em cima de fatos históricos. Foi maravilhoso de acompanhar, mesmo já sabendo historicamente como acaba, é fascinante ver como o autor trabalha de forma maestral cada fato e que experiência chegar no final e ver que o autor conseguiu subverter coisas anteriores em pontos deferentes. Mostra uma habilidade e sensibilidade de escrita imprescionantes. É uma obra que conseguiu conversar comigo, com uma paixão minha (eletricidade), com uma escrita cativante e de muita habilidade de condução.

Iananicole17 27/01/2021

FENOMENAL
Um livro que eu não botei muita fé por se tratar de grandes inventores e tratar eletricidade. Mas para minha supresa o livro trata física/ciência de forma tão naturalizada e sem complicações que a sensação pós-leitura é aprender mais sobre essas áreas. Apesar de nem toda história ter sido real, tudo se encaixa tão bem que é impossível não se envolver sobre a história. Livro incrível, narrativa excepcional e histórias impressionantes! Me apaixonei por Tesla e seu universo particular - lerei mais sobre ele. Esse livro entrou para minha lista de queridinhos, aquele livro que eu indicaria sem medo e terei em minha estante.

Christiane.Sérgio 17/01/2021

A assistente da biblioteca que frequento me indicou e pediu para eu dar uma chance, que eu não iria me arrepender da leitura.
Como não leio sinopse...o título me deixou intrigada...
E não é que a leitura foi espetacular!
Nunca imaginei que um livro que fala sobre Tesla, Edson e Westinghouse fosse me entreter tanto.
Uma história de ficção histórica que fala sobre a "guerra das correntes" que ocorreu em um dos períodos mais criativos da história da humanidade (na minha singela opinião).
Graham Moore foi uma surpresa maravilhosa.
???