Lincoln no Bardo

Lincoln no Bardo George Saunders

Resenhas - Lincoln no Bardo

Afonso 10/03/2023

Original e perfeito
Não há pessoas perfeitas, mas há livros. Este Lincoln no Bardo é em tudo surpreendente, sem se tornar complicado, chega ao essencial da vida e da morte com simples palavras. É de facil e fluida leitura, assim que a mente do leitor se adapta à estrura criada pelo autor (o que não demora muitas páginas). Esta nova forma de escrever dá grande força ao clima fantasmagórico do romance, acredito que em outra narrativa não funcionaria, mas aqui, dá o toque genial de George Saunders. Personagens encantadoras e profundas nas suas emoções e experiências, com grande diversidade e inclusividade, sem que esta pareça forçada ou falsa, sinto que nada foi esquecido pelo autor.
Aconselho durante a leitura a visita a um cemitério, algo que aconteceu casualmente durante a minha leitura e que a intensificou, sentir a solidão e o silêncio daquele espaço ligou-me mais ainda com as personagens.