Pauliceia Desvairada

Pauliceia Desvairada Mário de Andrade

Resenhas - Pauliceia Desvairada

1 | 2 | 3 | 4

Italo 05/11/2023

Eu?. eu esqueci de resumir?
Essa é uma resenha quase póstuma - contando minhas intenções de suicidio que aumentaram vertiginosamente depois de eu ler esse livro. Não por conta do livro mas, por conta do ENEM.

Todavia, Pauliceia Desvairada me acompanhou durante um período meio cabreiro da minha vida. Eu estava no meio de uma crise de sinuside fud¡da e esse livro foi o meu alento. Sinceramente? eu tenho medo da maioria das obras modernistas, da primeira ou segunda fase; e tambem de todas obras da primeira metade do seculo passado. A sociedade caminhava e culminou no mais bizarro nesse periodo de tempo. Todavia, eu gosto da ideia do Pauliceia Desvairada.

Pelo o que eu sei, alguns dos poemas na obra, foram recitados pelo proprio Mario de Andrade na Semana de Arte Moderna de 1922, incluindo o Ode à Burguesia. E o Ode à Burguesia é, muito possivelmente, o meu poema favorito. Não tanto pelo poema mas pelo o contexto em que sua ?maieutike? fora realizada: Mário declarou odio ao burguês que o assistia. Isso, ao vivo.

Ele, nesse ato, eu imagino, tenha despertado primeiramente um sentimento de duvida no ouvinte, que logo transmutou-se em indignação e, depois, em ira. Pagar para ser criticado, para se sentir o objeto de critica e da critica, ao mesmo tempo, deve ser indignante.

Mariana 25/09/2023

Célebre
Confesso que não sou a maior fã do modernismo, mas gostei bastante desse livro.

"Eu insulto o burguês! O burguês níquel,
O burguês-burguês!"

flaviabit 07/04/2023

Foi interessante perceber que os poemas têm um estilo bem livre e moderno mesmo, com versos soltos, sem rimas ou métricas. Ele compara esse estilo com a harmonia musical, e isso me fez lembrar de algumas músicas do rock nacional do começo dos anos 2000, que também não tinham rimas.
Mas também por isso, o conteúdo é difícil de ser compreendido, acredito que o valor dele está no estilo literário mesmo. No prefácio, o autor diz "Quando uma das poesias deste livro foi publicada, muita gente me disse: 'Não entendi'. [...] Evidentemente meu livro é bom."

Charleees 28/03/2023

Pauliceia Desvairada - Mario de Andrade

Lançado em 1922 após a Semana de Arte Moderna de São Paulo, Pauliceia Desvairada é visto atualmente como o primeiro livro moderno do nosso Modernismo.

É um livro em que a preocupação do Mario é representar a São Paulo que nasce, a nova São Paulo, a metrópole multifacetada. Uma cidade grande demais para acolhê-lo, e ao mesmo tempo é um sentimento de amor muito grande pela cidade de São Paulo, chama-a por exemplo, de minha noiva, é uma coisa muito bonita.

SÃO PAULO É UM PALCO DE BAILADOS RUSSOS.

Mas Mario, em Pauliceia ainda não se considerava um autor moderno, em seu Prefácio Interessantíssimo ele se desculpa por estar tão atrasado dos movimentos artísticos atuais. "Sou passadista", ele confessa. "Ninguém pode se libertar duma só vez das teorias-avós que bebeu; e o autor deste livro seria hipócrita si pretendesse representar orientação moderna que ainda não compreende bem".

Mas antes mesmo do lançamento do livro, ele já fazia história. Ode ao burguês que consta no livro foi lido pela primeira vez na Semana de Arte Moderna de 1922 e vaiado, as pessoas tradicionalistas ali não compreendiam toda a inovação artística proposta pela vanguarda de Mário, Anita, Tarsila e Oswald.

É um livro bonito, é um livro que a gente enquanto brasileiros precisamos lê-lo e entender seu contexto histórico.

SÃO PAULO! COMOÇÃO DE MINHA VIDA.

* Resenha editada em Fevereiro 2020

Thiaguinho 23/03/2023

Achei muito bom. O livro apresenta algumas ideias do modernismo brasileiro e a posição deles em relação aos artistas antigos.

Nivia.Oliveira 18/10/2022

Mais um livro da série “Modernistas brasileiros”.
O pano de fundo é São Paulo dos anos 20, a Pauliceia de 1888, desvairada, louca ... A visão de Mario de Andrade sobre uma cidade em plena transformação, tão agitada quanto “um palco de bailados russos”.
Assim, por meio de poesias sem rimas, o que causa certa estranheza, já declarando-se livre para “escrever brasileiro”, o autor ousa insultar seus conterrâneos (“homens-nádegas”); elogia sua terra natal (“SP, comoção da minha vida”); faz troça com “o orgulho máximo de ser paulistamente”.
O prefácio é realmente “interessantíssimo” para não desistir da leitura. E a aula da Patrícia de Camargo do @arte365 no curso de Modernismo Brasileiro me ajudou a entender o contexto convulsivo da Arte e me diverti à beça. Adorei!

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Domitila 20/08/2022

Arlequinal
Paulicéia Desvairada reúne poemas do escritor Mário de Andrade na efervescência do movimento modernista brasileiro de 1922. Em especial, descreve as mudanças políticas e sociais, em especial o que ocorria em São Paulo.
"As JUVENILIDADES AURIVERDES E MINHA LOUCURA adormecem eternamente surdas, enquanto das janelas de palácios teatros, tipografias, hotéis ? escancaradas, mas cegas ? cresce uma enorme vaia de assobios, zurros, patadas)
FIM
LAUS DEO!

gabriel.a.brumatto 31/07/2022

VIVA O MODERNISMO!!!
Este é um livro que li há muitos anos. Porém, este ano, a Semana de 22 completa 100 anos. E, para comemorar, de certa forma esta data, resolvi reler o Pauliceia Desvairada. Mário de Andrade despeja neste livro toda a sua indignação com a intelectualidade brasileira da época, que não davam o mínimo de atenção à arte brasileira, e que endeusavam as obras estrangeiras. Neste livro, além de críticas sociais a sociedade paulistana na época, podemos ver um novo modo de escrita, desrespeitando as "normas" que uma poesia deve cumprir. Enfim, é um livro incrível e eu recomendo à todos vocês que leiam!!

Lilian 26/05/2022

Pauliceia desvairada
Uma necessidade de explicar, senti isso por parte do autor. Não foi o primeiro da coleção que me passou essa impressão. Achei um grito e achei que quem mais gritava gritava por aqueles aos quais eles não muito bem entendiam. Ainda assim, considero que o grito é válido. Na luta, alguém tem que da o primeiro passo. Talvez, você não tenha as mesmas impressões que eu. Talvez isso se dê devido ao meu lugar.
Hoje estou triste demais ? ? ?...

joana 12/05/2022

Arlequinal arlequinalmente arlequinal
Terminei de ler mas não quer dizer que eu entendi o que os meus olhos estavam lendo.
Enfim, terei que reler não sei quantas vezes para então poder falar o que achei.
É bem nítido que Mário não estava sob efeito de entorpecentes quando escreveu Pauliceia Desvairada, o que me faltou foi a decência de pesquisar o contexto antes de me aventurar na leitura, porque Mário fala muito no ?prefácio interessantíssimo? mas não diz nada.
Aprendi diversas palavras que eu não fazia ideia de que existiam no nosso idioma e é isso.
Indico apenas para quem já tem noção do contexto e quem não tiver: NÃO INVENTE DE LER SEM O DEVIDO CONTEXTO.

maria 11/05/2022

meu primeiro contato com mario de andrade e posso afirmar que estou encantada. não sou uma pessoa de ler poesia, este foi minha primeira leitura de um livro de poemas fora das obras obrigatórias do vestibular e poxa, foi maravilhoso.

é inegável que não entendi o livro todo, será que é possível entender todo um livro de poemas? me parece meio utópica essa ideia. ainda assim, tenho certeza de que absorvi muuito deste livro, sempre acompanhada de um lápis e uma noção do contexto histórico em que foram escritos os poemas, aproveitei muito dos versos de mario de andrade.

aliás, se eu pudesse descrever o autor de alguma forma seria arlequinal, pois assim como a cidade de são paulo ele é de uma multiplicidade sem igual.

como é fantástico ler um livro de qualidade! saio dessa leitura com um coração quentinho e um cérebro cheio de reflexões e analogias. que experiência formidável!

Joy 17/04/2022

A escrita me encantou desde as primeiras páginas do prefácio, mas foram os poemas que de imediato me convidaram a refletir. É impressionante como surgem ao longo de um livro relativamente pequeno as principais ideias desenvolvidas pelo movimento modernista. Alguns escritores não querem ser entendidos, mas sim sentidos e os poemas presentes nesse livro são uma declaração de amor a São Paulo, mas também ao Brasil e isso se mostra não apenas nos alogios, mas também nas críticas. Paulicéia desvairada é um ótimo livro.

Aline 03/04/2022

Pauliceia Desvairada
Realmente uma obra literária diferente e interessante. Difícil, porém possível de ser lida do começo ao fim. Livro bem curto... Alguns versos marcantes assim como uma história importante desde a sua origem e publicação. Amei trechos como... "Amo-te de pesadelos taciturnos, materialização da Canaã do meu Poe ... Never more!". Uma experiência leitora essencial como experiência literária histórica modernista e para a compreensão do processo de rompimento com os modelos literários anteriores e principalmente os europeus.

Lays @la.livros 18/03/2022

Um livro de poesia, com uma pitada de sarcasmo e 2 colheres de revolta, e uma xícara bem cheia de crítica social.

Ahhh não se esqueça do prefácio interessantíssimo, inútil.

Hahah

Gostei