A um Deus Desconhecido

Resenhas - A um Deus Desconhecido

Carla.Floores 04/11/2023

Vida - morte - vida
Vou começar essa resenha com uma frase de Clarissa Pinkola Estés:
“A morte está sempre no processo de incubar uma vida nova, mesmo quando nossa existência foi retaliada em ossos.”
Em "A um Deus desconhecido" Steinbeck fala nas entrelinhas, como sempre. Mas aqui ele faz um mix religioso em que não importa que nome se dá à religião, o deus é um só e ele é inegável infalível, implacável.
É um livro sobre deixar pra trás, desapegar, aceitar o momento de deixar a coisa morrer, se abrir pro novo. É também sobre a criação do mito. O que acontece que nos leva a acreditar cegamente que as coisas funcionam de um determinado jeito por causa de determinada circunstância?
Aceitar que ama, aceitar que odeia, aceitar que matou, aceitar que já não é mais criança, aceitar a morte. Aceitação!
Quanto sacrifício a gente faz para permanecer numa situação, numa vida, numa forma?
O ritmo da natureza, assim como o equilíbrio advindo do constante movimento da bicicleta, é a vida - morte - vida.
"[...] e cada pessoa se tornava parte do corpo dançante, e a alma desse corpo era o ritmo."
"[...] tudo quanto morre."
"[...] eu sou a terra, a erva brotará de mim dentro em pouco."
"[...] a sua natureza era a natureza da terra."
Steinbeck mostra protestantes, católicos, hindus, druidas, índios, e como coabitam.
Um livro incrível como toda obra de John Steinbeck, o cara das emoções, dos trejeitos, dos significados ocultos, da profundidade, da linhagem e ancestralidade.
Clay 04/11/2023minha estante
Que resenha interessante.

Onde você conseguiu o seu exemplar? Há um tempo fui atrás desse livro, porém só encontrei na estante virtual, um pouco caro.

Carla.Floores 04/11/2023minha estante
Oi Clay! Comprei foi lá mesmo! Não me lembro bem mas acho que não passou de 30,00. Os livros dele estão cada vez mais raros em versão física.

Clay 04/11/2023minha estante
Nossa, Carla. Na época que pesquisei ele estava por 80,00.

Parece que a Record está lançando uma nova tiragem das obras mais conhecidas dele. Já vi "As vinhas da Ira" e "A leste do Éden".

Vania.Cristina 05/11/2023minha estante
Cada vez mais voce vai me deixando doida pra chegar logo no Steinbeck...

Carla.Floores 06/11/2023minha estante
Ihuuuuullll! Vânia, você não vai se arrepender! É coisa que marca, que te deixa digerindo pra sempre. Mas não aquilo que chamam de ressaca, é marca mesmo, como ferro quente em couro de boi. Ele tem o dom de tocar no nosso íntimo. Ele vive, ainda. Nos escritos dele.

gabrielrjf 19/05/2020

Bom livro com pouco material disponivel
Esse livro me tirou da zona de conforto por ser um clássico e também por não haver material na internet (e nem porventura aqui no skoob)

Não havia tido nenhum outro contato com o autor e por isso a leitura foi um pouco penosa. Não sabia o que esperar e posso dizer que me surpreendi um pouco.

Não sei se todas as conclusões que tirei da obra são corretas e não sei se entendi 1/3 das metáforas (ou se haviam metáforas rsrs) mas posso dizer que foi interessante a leitura

Para mim o personagem principal não é o Joseph (ou é com esse final kkk) mas sim a natureza. Achei que por vezes as descrições foram muitas e poderiam ser dispensadas.

Gostei da forma bruta com que os acontecimentos chegam e como sem perceber o autor nos conduzia a eles. Achei por vezes também o Joseph muito frio nas suas atitudes.

Gostei

Natalie.Coppola 01/02/2021

Eu amo tudo que leio de John Steinbeck, amo todos os personagens em sua simplicidade que carrega muita complexidade escondida. O livro me surpreendeu porque a temática é diferente, apesar de estar ali o sofrimento humano como em Vinhas da Ira, ratos e homens e etc..O livro é magnífico, entrou para os meus favoritos do autor.