Pinóquio às Avessas

Pinóquio às Avessas Rubem Alves

Resenhas - Pinóquio às avessas

whyrbk 31/03/2024

Licenciatura
Esse livro foi uma recomendação da professora do curso (curso Letras Português, Licenciatura)
O livro simplesmente faz uma crítica ao sistema atual de ensino e ao capitalismo, é perfeito
A visão do menino Felipe ao longo do livro vai se entristecendo, é bem :( mas é puro reflexo da sociedade e do ensino que temos

zumbrisei 03/02/2024

Outro Tijolo Na Parede
O livro superou todas as minhas expectativas, a reflexão provocada ao longo da leitura me surpreendeu muito, conteúdo extremamente construtivo para todas as idades!

Julia.Silva 03/02/2024

Livro com uma lição muito boa!
Fiz a leitura deste livro a pedido da minha professora universitária, este livro mostra como crescemos e somos crianças cheios de curiosidades e sonhos, mas, conforme vamos aprendendo as coisas na escola (em uma escola tradicional, que possui uma didática de professores mais antigos), querem nos moldar conforme o padrão da sociedade, onde a nota é mais importante do que o aprendizado, por isso muitos alunos só decoram e não aprendem o conteúdo, por que muitas vezes nem o professor sabe explicar para que o aluno vai usar na vida, então, qual sentido o aluno vê em aprender o conteúdo.

ludcohen 16/08/2023

Um lindo conto com potencial transformador, gostaria de ter lido quando era criança. As ilustrações de Maurício de Souza deram um toque especial e nostálgico.

Lu 12/01/2023

Livro necessário
Comprei esse livro no ano passado ou retrasado . Não sei porquê eu não li. Hoje , ele sorriu para mim na minha estante.

Um livro que deveria ser leitura obrigatória nos cursos de Pedagogia !

Um livro que os pais deveriam ter contato.

Um livro com poucas páginas mas tão profundo que te rouba o ar.

Rubem Alves é grandioso demais.

Único !

Ana Bia 15/09/2021

Leitura complementar sobre a abordagem humanista, ilustrou bem a teoria.

Escola tradicional como instrumento de sufocamento de sonhos e criatividade.

sele 23/05/2021

nesse momento uma onda de felicidade encheu sua alma...
li essa história pela primeira vez quando eu tinha uns 8 anos e ela me marcou muito desde então, já não sei quantas vezes a reli, essa foi a primeira releitura que fiz do livro "original" - pois o que eu ganhei criança era o que tem as ilustrações do Maurício de Sousa, meu namorado me deu essa edição mais antiga que registro agora.

é um livro bem simples e perfeito pra crianças, mas consegue ainda ser bem tocante, eu sempre me emociono e mergulho na última frase do livro... essa narrativa me moldou bastante, eu sinto sua influência até hoje.

Jules 03/11/2020

Diferente
Se você acha que a estória é relacionada ao Pinóquio, você acertou e errou ao mesmo tempo. O livro conta a história de Felipe, um garoto inteligente, que sempre tem perguntas e ama os pássaros. A problemática do livro esta no fato de na escola ninguém responder as perguntas da criança e por ele ter crescido sem realizar seus sonhos. É um livro interessante para todas as idades, que nos faz refletir sobre o nosso futuro e sobre como fazemos as coisas.

maria 03/05/2020

incrível
No livro, Pinóquio às avessas, Rubens Alves conta a história de Felipe, uma criança preste a encontrar na escola.

Felipe é uma criança como qualquer coisa, pergunta sobre tudo, sempre procurando entender as coisas. Até que vai pra escola.

O livro nos apresenta ao perigo das escolas conservadora e as suas consequências. Crianças únicas que entram nelas e acaba saindo todas iguais, aprendo o que diz respeito às pessoas do "governo", como diz o livro.

Li esse livro, por causa do trabalho da escola, na qual deve compará-lo a um dos quatros tipos de currículos.

DAN LIMA 24/02/2019

Uma literatura que vai fazer a gente remeter ao passado e cair na realidade obscura que vive o nosso sistema educacional: retrógrado e ineficiente.
Somos condicionados a ter pensamentos dos outros; não os nossos próprios.
Temos que nos adequar a um sistema de notas para poder avançar na escola. Não há uma importância em adquirir ideias próprias, pensar diferente, quebrar paradigmas, aprender de fato.
Entramos na escola diferentes e saímos iguais, como ratos de laboratório
sendo condicionados pelo sistema, pela matrix na qual vivemos.
Uma história que faz você parar para pensar, mergulhar na essência dela e ver onde você está e qual seu destino.
Nascemos únicos. Não sejamos uma cópia no fim da vida.
A vida não é curta; é breve. Mantenha a sua singularidade.
Recomendo com urgência para todo leitor(a) que se preze. ;-)
Krishnamurti 25/02/2019minha estante
"condicionados pelo sistema, pela matrix na qual vivemos". Exatamente...

Thaise.SonAria 10/05/2017

Pinóquio às Avessas
A obra literária de Rubens Alves “Pinóquio às Avessas” me pós a refletir sobre a minha educação, cujo retrata sobre uma realidade atual, onde a educação infantil se baseia apenas naquilo que é definido e considerado necessário para a aprendizagem da criança até a fase adulta para que assim possa ingressar no mercado de trabalho. O autor nos monstra quanto nossa educação, foi uma educação tradicional, conservadora do sistema educacional, limitadas apenas naquilo que deveríamos aprender, aponto de nos impedir que ampliássemos nossos horizontes. Evidentemente para narrar à história o autor inicia contando a estória de um garotinho chamado Pinóquio, um garotinho de carne e osso que não ia para escola se tornou um burrinho que tinha orelhas e um rabinho. Pinóquio era um garoto que adorava brincar que fugia da escola para brincar, no qual o pai de Felipe conta a sua estória para o garotinho na cama, que também acima de tudo era um garotinho que adorava brincar, mas que sempre demonstrava em ser um garotinho muito curioso, que sempre perguntava as coisas a seus pais, sobre certa curiosidade despertada. E quando os pais não sabiam a resposta diziam o seguinte questionamento: na escola de tudo você aprenderá, no tocante âmbito de destacar que a escola era dona do saber, do saber verdadeiro que se tem que aprender ao qual tudo se passa por uma educação meramente tradicional, voltadas a estudos seletivos postos nas disciplinas, onde a criança aprende o aquele conteúdo a ser decorado ministrado pelo professor. Em presença disso, é importante mencionar que esta obra literária é uma dedicada à criança, porem não é uma obra indicada para leitura das crianças, mais sim é uma obra literária indicada para que os professores e pais das crianças leiam no tocante ao objetivo de fazê-los refletir sobre a educação de seus alunos e de seus filhos. Na leitura o autor apresenta uma linguagem simples, clara e sucinta com ilustrações de imagens que as torna a leitura mais instigante, cujo nos fazem sermos coautor da estória recontada, onde autor pega emprestado o cebolinha e os pais de cebolinha ao autor Mauricio de Souza para ilustrar de mentirinha os personagem representado na estória.

Gustavo 23/08/2016

magnífico
Pinóquio as Avessas é simplesmente uma obra literaria surpreendente e de extrema capacidade de reflexão.
O autor ( Rubem Alves) ao narrar a história de Felipe, faz com que nós leitores, passemos a analisar nossas vidas e nos perguntar se realmente somos realizados com que somos/nos tornamos.

O livro trás para nós(leitores), o perigo da educação conservadora, do sistema, (este que nos rege durante nossas vidas, como burros com viseiras nos olhos, sem o poder de enxerga o mundo de outra maneira), dos valores passados as nossas crianças em sala de aula, e dá doutrinação fornecida por aqueles que detém o poder. .

" [...] formatura. Entram diferentes e saem iguais: profissionais. É assim que um pirralho entra no mercado de trabalho. [...] "
Lohania 29/01/2017minha estante
Adoro os escritos de Rubem Alves e agora pretendo ler esta obra, que não conhecia! =D

Limão 01/02/2017minha estante
Não conhecia esse livro! Gostei da sua resenha, vou colocar na minha lista!

Alex.Godoi 22/06/2017minha estante
Não cheguei a ler esse livro, mas devido a sua resenha vou procurá-lo. Uma vez que minha esposa é professora provavelmente o seu conteúdo agregue nosso conhecimento para fazer algum trabalho voltado para a criançada. Gostei da capa.

Magalhães 25/08/2015

Um retrato atual
Pinóquio às avessas retrata uma grande realidade atual, onde a educação infantil se baseia apenas naquilo que é definido e considerado necessário para a aprendizagem da criança até a fase adulta. O livro mostra que a educação pode se tornar tão limitada a ponto de impedir que possamos ampliar os horizontes, mas também pode se tornar produtiva a ponto de voarmos longe, depende muito do plano educador. Limitar ou expandir?

Jess 05/07/2015

Este livro foi um dos primeiros que estou lendo na graduação e traz uma mensagem um tanto triste. Enchi meus olhos de lágrimas com ele porque me identifiquei como ninguém com o Felipe!
Rubem Alves é genial e disso eu já sabia, mas não esperei muito desse livro por conta de sua leitura fácil e ilustrada! Nada contra ilustrações, mas o fato do livro ter sido ilustrado pelo meu queridíssimo Maurício de Sousa me fez retornar à infância. Talvez por isso achei que a leitura seria um tanto infantil. Engano! Foi mais do que madura!
As críticas presentes nesse pequeno livro são mais do que pertinentes e causaram um certo aperto no meu coração. O rumo que a educação tomou realmente é preocupante e essa visão do Rubem Alves foi mais do que verídica e deve ter sido assimilada depois de tantos anos no seu meio de trabalho.
E agora, o que fazer? Como futura educadora só posso pensar no que não fazer para que as crianças não venham a ser adultos iguais, enfileirados. Penso que um novo modelo de ensino só pode ser realizado olhando para trás para observar os erros, mas olhando sempre adiante para fazer diferente.
Ainda sou muito jovem, mas espero que não passe por esse processo que faz com que todas ajam e pensem da mesma maneira. Espero também que lá no fundo de mim sempre haja um ninho de pássaros como o do Felipe que me faça olhar diferente para os meus alunos e entender que o ambiente escola pode, sim, ser um lugar para eles alçarem voo e conquistarem até o mundo!
Desejo também que esse livro possa ser lido por mais educadores e possa trazer as mesmas impressões que me trouxe, para que assim possamos construir uma escola de qualidade, na qual não matamos os pássaros dentro das pessoas!