A Instituição da Religião Cristã - Tomo 1

A Instituição da Religião Cristã - Tomo 1 João Calvino

Resenhas - A Instituição da Religião Cristã- Tomo 1

Filipe.Roberto 14/08/2021

Espetacular
Simplesmente espetacular. É sem dúvidas o livro mais difícil que já li, e não devo ter absorvido 1/3 do que Calvino quis dizer com esse livro (e falo somente do tomo 1). Mas a visão que Calvino trás do mundo, do homem e de Deus tem horas que é de tirar o fôlego. Em alguns momentos, por já conhecer algo da doutrina Cristã, o que ele diz não é novidade, porém é interessante perceber como ele defende esse ponto de vista, combatendo pensamentos contrários e argumentando biblicamente porque as coisas são como são. É um livro que realmente vale a pena ler, e com calma, às vezes até relendo alguns capítulos para entender melhor. Eu levei 3 anos para ler o tomo 1 e vou começar o 2 agora. Acrescentou muito à minha visão sobre Deus, o homem, o pecado e o Redentor. Simplesmente espetacular.

Hélio 18/05/2021

A Instituição da Religião Cristã - João Calvino
Esta magnífica obra teve a sua primeira edição publicada em 1536 em latim, quando o reformador João Calvino tinha apenas 27 anos de idade. Os anos foram se passando e ele foi aperfeiçoando esta obra, fazendo acréscimos, e em 1559 publicou a última edição, totalmente ampliada e revisada.

Esta belíssima edição da editora Unesp é uma tradução diretamente do latim, da última edição de 1559. Contendo quatro livros divididos em dois tomos. A Instituição da Religião Cristã, que também é conhecida como As Institutas de Calvino, é a principal produção textual desse reformador que produziu grandes obras, a exemplo de seus diversos comentários bíblicos. Calvino foi o cérebro da Reforma Protestante e neste tratado teológico, considerado um dos mais influentes da história do cristianismo, fez dele um autor reconhecido mundialmente, não só entre os teólogos cristãos, mas também outros grandes pensadores se debruçaram sobre as suas obras.

As Institutas é uma sistematização da teologia cristã, que serviu de referência para o sistema doutrinário adotado pelas Igrejas Reformadas, e serviu também para as demais igrejas que surgiram durante e após a Reforma Protestante.

Este Tomo 1 está dividido em dois livros, e o primeiro livro tem por título: ?Sobre o conhecimento de Deus?; e o segundo livro: ?Sobre o conhecimento de Deus Redentor em Cristo, que foi revelado antes aos Patriarcas pela Lei, e depois a nos pelo Evangelho?.

Trechos do livro:
"(...) A sabedoria verdadeira e solida, compõe-se de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como são unidas entre si por muitos laços, não é fácil discernir qual precede e gera a outra. Pois, em primeiro lugar, ninguém pode olhar para si sem que volte imediatamente seus sentidos para Deus, no qual vive e se move porque não hã muita dúvida acerca de que não provenham de nõs as qualidades pelas quais nos sobressaímos. Pelo contrário, é certo que não sejamos senão a subsistência no Deus uno". (Pág. 37)

"(...) A fim de que ninguém recorra ao pretexto da ignorância, Deus incutiu em todos uma certa compreensão de sua deidade, da qual, renovando com frequência a memória, instila de tempos em tempos novas gotas, para que, quando todos, sem exceção, entenderem que há um Deus e são sua obra, sejam condenados, por seu próprio testemunho, por não o cultuarem e não consagrarem a própria vida a vontade d?Ele". (Pág. 43)

Sidney.Muniz 22/09/2022

Calvino foi um grande sistematizador das doutrinas da fé reformada. Nesse tomo ele aborda vários temas: como Deus, Cristo, Espírito Santo e ouros.