Mulheres, cultura e política

Resenhas - Mulheres, Cultura e Política

1 | 2 | 3 | 4

Luana1472 19/03/2024

Que mulher...
Angela consegue explicar as coisas de uma forma muito clara, sem tratar os assuntos de forma rasa ou sem embasamento histórico e bibliográfico.

Sofia Meneghel 03/02/2024

Forte!
?Nunca conseguiremos ir além do primeiro passo na eliminação da horrorosa violência cometida contra as mulheres em nossa sociedade se não reconhecermos que o estupro é apenas um elemento na complexa estrutura de opressão das mulheres.? - página 51

Beatriz.Costa 21/01/2024

Atemporal e oportuno
Este livro reflete muito sobre a Angela Davis; é aberto, implacável e oportuno. Você fica com a garganta travada e amargurada ao se deparar não apenas com ideias e filosofia, mas também com muitos dados e estatísticas que trazem o gosto amargo da realidade. O livro foca bastante na realidade americana, o que nos deixa com o desejo de ler sobre o tema na realidade brasileira. No entanto, ele é perfeito para quem busca se aprofundar no tema, deixando com muitas reflexões e uma boa base para argumentações.

I7bela 21/11/2023

Confesso que é um livro que considero de estudo e sei que terei que voltar vez ou outra para reler.

Esse livro é uma coletânea de textos, discursos, artigos que Ângela tinha feito até os anos 80. O forte destaque do livro são as duras críticas ao governo de Ronald Reagan, mais um grande 🤬 #$%!& presidente nos Estados Unidos e tudo de ruim que ele conseguia fazer à povos oprimidos da época. A velha política capitalista que conhecemos bem.

Angela visita o Egito em um trecho do livro e lá descobre que sua voz também deve se calar e ouvir. Achei particularmente muito interessante essa parte do livro que trata do que são feita as tradições, como aquelas mulheres enxergam a sexualidade e principalmente a política que elas estão inseridas diariamente.

Aprendi um pouco nesse livro sobre Nelson Mandela, alguém que sei tão pouco. Tive conhecimento sobre o aparthied da África do Sul (algo que eu simplesmente desconhecia completamente). E a luta por liberdade no continente africano.

Ao começo do livro me deparei com um outro tema muito recorrente nos discursos de raça: estupro e o mito de transformar o agressor sempre em uma pessoa negra.

“Eles sempre colocam as mãos primeiro nas mulheres (…)”

“Certamente, o mito mais insidioso sobre estupro é o de que é mais provável que ele seja cometido por um homem negro”

Debate muito importante e necessário que até os dias de hoje volta a ter atenção.

É preciso desmitificar estereótipos racistas. É preciso ler mulheres negras.

É preciso.

giovanna 02/11/2023

Devemos ergue-nos enquanto subimos.
Não tenho palavras pra descrever o quão incrível é saber que estou viva ao mesmo tempo que angela davis.

apesar de mulheres, raça e classe ainda ser o meu favorito, este livro é necessário principalmente pra abrir a visão sobre as mulheres no oriente médio e a importância da arte na política (e como foi a realização disso na época)

Beaakym 23/10/2023

Mulheres, cultura e política
Nesse livro, Angela ressalta a importância da união entre as minorias sociais para lutar contra o racismo, sexismo, homofobia, exploração de classe e militarismo e como a arte é um importante meio de manifestação contra a opressão. Ler e acompanhar os raciocínios dessa mulher gigantesca que é Angela Davis sempre será algo que eu vou adorar fazer. Leiam Angela Davis!

Danielle 18/10/2023

É um livro muito interessante, que traz muitas reflexões pertinentes, porém retrata muito a sociedade americana, o que é importante porém me deixou curiosidade sobre como as questões tratadas no livro aconteceram no Brasil.

francezju 10/08/2023

Não tenho nem palavras pra dizer o quanto é bom esse livro! Ele foi publicado em 1989, mas é tão atual - lógico que alguns contextos, números e dados estão diferentes, mas ainda assim servem como base para argumentar sobre muito do que acontece hoje em dia, tanto nos EUA, como no Brasil e em outros países.
Antes (bem antes mesmo) eu tinha uma pensamento muito raso sobre o feminismo: que não passava de uma luta para poder, por exemplo, uma mulher não usar blusa, igual aos homens ou, no máximo, por uma igualdade salarial. Depois eu aprendi que vai muito além disso. A Angela Davis e a bell hooks me deram uma visão muito mais ampla e abrangente da verdadeira luta do feminismo, e como ela é intriseca à luta da classe trabalhadora, à luta contra o racismo e muitas outras pautas de grande importância. Apenas leiam!

Carla Rodrigues 18/06/2023

Ainda precisamos mudar
Sempre tive muita vontade de ler Angela Davis por tudo que ela representa em termos de ativismo e luta em questões raciais e de gênero.
Esse livro é um compilado de discursos e artigos da autora e se divide em três partes ?sobre as mulheres e a busca por igualdade e paz?, ?sobre questões internacionais? e ?sobre educação e cultura?, trazendo um balanço da sua luta por uma mudança social progressista.

Muito do que ela aborda é justamente aquele olhar da história e da sociedade invisibilizado pelo imperialismo, que Davis contextualiza com estatísticas detalhadas e reflexões apuradíssimas.

Mesmo a maioria dos textos sendo da década de 80, ainda são extremamente pertinentes aos dias de hoje, porque é evidente o quanto ainda precisamos melhorar como sociedade.
E uma sociedade que desconhece seu passado, está destinada a repetir os mesmos erros no futuro.

Meu texto favorito é ?A arte na linha de frente: mandato para uma cultura do povo?.
É pra fazer rockeiro reaça se contorcer, porque fala da origem do blues, o canto de anseio por libertação dos escravos e assim do papel que a arte pode representar na aceleração do progresso social.

Thams3 24/05/2023

Tudo é político
"A política não se situa no polo oposto ao de nossa vida. Desejamos ou não, ela permeia nossa existência, insinuando-se nos espaços mais íntimos."

Foi minha primeira experiência lendo Angela Davis, gostei bastante da escrita, nao tão academicista como imaginei que seria, o que torna seu alcance e entendimento acessível a um número muito maior de pessoas.

O livro aborda muito a diferença entre o feminismo branco e o negro, o quanto o feminismo branco acaba não se relacionando/comunicando com as pobres e proletárias, principalmente se forem de uma minoria etnica. Também traz muito a questão das ofertas de trabalho, diferenças salariais e acesso à educação e cultura.

Gira bastante em torno do período da administração Reagan.

Ana Bia 26/04/2023

"Afinal, argumentou, quando se examina o desenvolvimento histórico das sociedades humanas, fica óbvio que a propriedade privada surgiu no momento em que as mulheres se tornaram propriedades sexuais de seus maridos. Assim como o advento da opressão sexual das mulheres coincidiu com o advento da opressão de classe, para que o corpo das mulheres seja totalmente liberado é preciso eliminar o sistema social responsável por essa subjugação." !!!!!!!

cattess 22/03/2023

Não sou uma mulher?
Gostei da leitura. Não é muito fácil, mas também não é muito difícil.

A Angela é incrível e eu amei os assuntos abordados no livro. Recomendo para todo mundo.

Bruna.Nunes 17/03/2023

Esse livro é perfeito, alem de ser extremamente essencial p gente entender e se aprofundar em como ocorria a segregação nos estados unidos durante os anos 80/90. além disso, oq mais gostei foi que ela também traz informações sobre processos revolucionários nos países da África e do oriente médio, provando mais uma vez que o feminismo ocidental é so mais uma peça do capitalismo, onde as mulheres brancas continuam segregando e se considerando superiores a qualquer outra raça/etnia, oq não mudou muito nos dias de hoje.
ela também traz informações muito interessantes sobre a cultura e a segregação dentro desse meio, mas também mostra como a política estava sempre presente na arte das minoria.
enfim, angela davis é perfeita!!!!! esse c certeza é o primeiro de muitos livros dela q ainda vou ler

Jikkan 27/02/2023

O livro é recheado de informações e perspectivas que são extremamente importantes de serem vistas e estudadas.
Angela aborda diversos temas importantes com simplicidade, sem muita escrita tecnica, mas com bastante aprofundamento.
Achei que alguns temas foram repetidos mais de duas vezes, não sei se realmente era necessário.

Duda 23/02/2023

Assim, desculpa pelo linguajar, mas... A escrita da Angela davis é foda pra 🤬 #$%!& . E ela apresenta temas tão necessários que me faz querer recomendar esse livro pra todo mundo. Apenas leiam.

1 | 2 | 3 | 4