A Instituição da Religião Cristã - Tomo 2

A Instituição da Religião Cristã - Tomo 2 João Calvino




Resenhas - A Instituição da Religião Cristã- Tomo 2


3 encontrados | exibindo 1 a 3


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos606 07/05/2023

Calvino foi o principal reformador protestante francês e a figura mais importante da segunda geração da Reforma Protestante. Sua interpretação do cristianismo, A Instituição da Religião Cristã, foi publicado pela primeira vez em 1536 e foi revisado e ampliado por Calvino em várias edições antes da edição definitiva ser publicada em 1559.

A primeira edição, escrita em latim e publicada em Basel, onde Calvino estava exilado, incluía uma dedicatória ao rei francês Francisco I. Calvino pretendia que seu trabalho fosse uma declaração das crenças protestantes francesas que refutariam o rei, que perseguia os franceses protestantes chamando-os incorretamente de anabatistas (reformadores radicais que desejavam separar a igreja do estado). Consistia em seis capítulos que discutiam os Dez Mandamentos, o Credo dos Apóstolos, a Oração do Senhor, os sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, os sacramentos em disputa e a liberdade cristã. A maioria dos temas do pensamento maduro de Calvino estava contida na primeira edição

Calvino tem sido frequentemente visto como pouco mais que um sistematizador dos insights mais criativos de Lutero. Ele seguiu Lutero em muitos pontos: sobre o pecado original, as Escrituras, a dependência absoluta dos seres humanos da graça divina e a justificação somente pela fé. Mas as diferenças de Calvino com Lutero são de grande importância, embora algumas fossem em grande parte questões de ênfase. Calvino ficou talvez mais impressionado do que Lutero pela transcendência de Deus e por seu controle sobre o mundo; Calvino enfatizou o poder e a glória de Deus, enquanto Lutero frequentemente pensava em Deus como o bebê na manjedoura, aqui entre os seres humanos. Ao contrário de uma impressão geral, o entendimento de Calvino sobre a predestinação era virtualmente idêntico ao de Lutero (e de fato é próximo ao de São Tomás de Aquino), e, embora Calvino possa ter afirmado isso de forma mais enfática, a questão em si não é de importância central para sua teologia. Ele o considerava um grande mistério, a ser abordado com temor e tremor e apenas no contexto da fé. Vista desta forma, a predestinação parecia-lhe uma doutrina reconfortante; significava que a salvação seria cuidada por um Deus amoroso e totalmente confiável.

Mas, nos principais aspectos, Calvino se afastou de Lutero. De certa forma, Calvino foi mais radical. Embora concordasse com Lutero sobre a presença real de Cristo na Eucaristia, ele entendia isso em um sentido totalmente espiritual. Mas a maioria de suas diferenças sugere que ele estava mais próximo da velha igreja do que Lutero, como em sua eclesiologia, que reconhecia a igreja institucional neste mundo, ao contrário de Lutero, como a verdadeira igreja. Ele também era mais tradicional em seu clericalismo; sua crença na autoridade do clero sobre os leigos dificilmente era consistente com a ênfase de Lutero no sacerdócio de todos os crentes. Ele insistiu também na necessidade de uma vida santa, pelo menos como sinal de eleição genuína. Ainda mais significativo, especialmente para o calvinismo como força histórica, foi a atitude de Calvino em relação ao mundo. Lutero considerava este mundo e suas instituições incorrigíveis e estava preparado para deixá-las para o Diabo, uma figura muito mais importante em seu universo espiritual do que no de Calvino. Mas para Calvino este mundo foi criado por Deus e ainda pertencia a ele. Ainda era potencialmente o reino de Cristo, e todo cristão era obrigado a lutar para torná-lo realidade, colocando-o sob a lei de Deus.
comentários(0)comente



Sidney.Muniz 29/10/2022

João Calvino foi um grande expositor das verdades Bíblicas. Pelos comentários das Institutas, fica bem acidente que ele era um homem piedoso.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR