Vidas Trans Amara Moira

Resenhas - Vidas trans

1 | 2 | 3 | 4

Vênus_Alice 23/08/2023

Vidas Trans
Constantemente os direitos de alguns grupos devem ser reafirmados para que não se extinguam, principalmente em alguns governos e com a disseminação de alguns ideais.
Nesse caso, os direitos de pessoas Trans ainda estão encaminhando, apesar de correrem muito risco de regredir. Estas pessoas sofrem inúmeros tipos de violência, correm perigo e são submetidos pela sociedade à situações desumanas, que culminam num alto percentual da taxa de suicídio.

Nesse livro há uma reunião de quatro relatos de pessoas Trans, com grande I'm e visibilidade no momento Trans no Brasil. Vendo suas histórias, entendendo os tipos de violência que podem sofrer (algumas imperceptíveis para pessoas cis, héteras...), como foi para se entenderem, se ressignificarem, resistirem e trans-formarem.

Uma riqueza de informações, humanidade, afetos, sublimações e resistência.
Definir eu não sou a mesma pessoa de antes de ler esse livro.
Sah 16/11/2023minha estante
Estou no cap do João E. Nery, terminei de ler ele hoje, pra ser mais precisa, tive que dar pausas de uns dois dias durante a leitura, me emocionei demais. Quero ler os outros 2 livros dele... Esse homem foi GIGANTE

Sah 16/11/2023minha estante
João W. Nery* (meu corretor me gongou)

Vênus_Alice 17/11/2023minha estante
Ele é maravilhoso!

peü 02/11/2022

Livro, no geral, muito bom por trazer, na própria escrita de pessoas trans, suas vivências e reflexões de vida e descobertas.
O ponto auge do livro é a parte inicial, escrita pela Amara Moira, por ter uma linguagem íntima no ponto certo. A metade do livro, é boa também.
O ponto negativo: parte final 'do final', escrita pelo Brant, pois foi simplesmente torturante, já que, definitivamente, não é para mim esses papinhos motivacionais, religiosos e de palavras vazias de uma "filosofia" barata (tão típica em conversas de barzinho). Confesso, que nesses trechos não consegui ler.

Michelle.Steinhoff 29/10/2023

Necessário para qualquer identidade de gênero
Eu coloquei esse livro na lista após escutar um podcast da Amara Moira, mas sinceramente, achei que ficaria entre os tantos que não serão lidos. Mas o vi no Prime e decidi lê-lo.

Grata surpresa!

O livro conta a história de 4 trans brasileiros que de alguma forma marcaram a luta pela visibilidade desses que são os mais discriminados entre a população LGBTQIAP+. Estima-se que o índice de suicídio chega a 40% entre a população transgênera.

Os autores contam como se sentiam já desde crianças, seus receios, seus próprios preconceitos e depois o medo de transacionarem.

Um ótimo livro para entender melhor sobre o tema é ir além, quebrando preconceitos e julgamentos.

Recomendo independente de qualquer identidade de gênero que você tenha.

O ?a mais? do livro são os poemas, em especial do Tarso no final do livro.

Amara Moira: escritora, professora de literatura e ativista brasileira. Moira é doutora em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas e tornou-se a primeira mulher trans a obter o título pela referida universidade usando seu nome social.

João W. Nery: psicólogo e escritor brasileiro. Foi o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, em 1977, clandestinamente.

Márcia Rocha: primeira advogada brasileira a exercer a profissão com nome social e primeira conselheira transexual da OAB.

Tarso Brant: Tornou-se nacionalmente conhecido, após exibir sua transição de gênero em suas redes sociais. Dado que, na época, o tema ainda era um grande tabu, ele decidiu participar de diversos programas de entretenimento e de debates, para falar abertamente sobre o assunto
Gabii 29/10/2023minha estante
Que legal! Ta na minha lista tb ?

Vania.Cristina 29/10/2023minha estante
Obrigada pela dica. Achei interessante

Bianca S 08/02/2024

Necessário
O tipo do livro, por serem relatos pessoais e tal, n eh uma leitura que me atrai tanto. entao acabou sendo um pouco cansativo pra mim

mas é uma leitura extremamente necessária. nenhuma leitura Teórica sobre pessoas trans vai ser mais rica do que as próprias pessoas relatando suas experiências, suas vivências e suas dores.

é o tipo de leitura que é importante para termos mais compreensão e empatia pela vida do outro. quando estamos em um local de privilegio, é necessária Força de vontade pra romper a bolha e ver o quão quebrada a nossa sociedade está... uma sociedade que não permite e coloca taaanta dificuldade e violência pras pessoas simplesmente serem quem são.

Sancha 07/12/2020

Vidas Trans
Eu não tenho palavras para expressar o quanto estou grata por ter tido a oportunidade de descontruir alguns conceitos e refletir e repensar como é de suma importância avaliarmos nossas ações e postura em relação ao próximo, principalmente das Vidas Trans que simplesmente tem lutado para sobreviver e os relatos que a Amara Mora, a Márcia Rocha, o T. Brant e o João W. Nery compartilham neste livro é o simples fato de ter o Direito de Ser quem realmente eles são e como se dá essa busca pelo autoconhecimento e como se relacionar com o mundo.
Outro detalhe marcante no livro são relatos que transbordam sensibilidade em cada experiência de vida, de suas lágrimas, dos sorrisos, das vitórias, das oportunidades, de ocupar os espaços públicos, é tocante como alguns trechos nos comovem a refletir sobre esta luta que não se dá por meio da ignorância e sim pelo conhecimento.

Muito Obrigada por compartilhar suas experiências.
É essencial abrirmos espaços de discussões, para possibilitar acesso dignidade no Direito de Ser, Estar, Conhecer, Fazer e Existir.

Só tenho a agradecer a oportunidade de aprender com as vivências e experiências de vocês. Grata

Alexandre 27/12/2020

Imprescindível leitura
Em tempos tão sombrios é preciso nos apegar a leituras que nos emocionam, nos fazem refletir e nos impulsionam à luta por uma sociedade mais justa e diversa. Os 4 relatos me comoveram mesmo. Em especial o de João Nery, que há mais de 50 anos ousou questionar o que até então era inquestionável. De forma generosa, seu relato traz outras vozes que saíram do silêncio e do armário. Incrível e potente!

Felipe Ogawa 15/06/2023

Orgulho para ler!
Essa obra INCRÍVEL escrita por Amara, Tarso, Márcia e João é publicada pela Astral Cultural e visa celebrar à vivência trans e travesti no Brasil. Com um texto pessoal repleto de dados e sentimentos, o livro aborda a vivência de cada um dos quatro autores em uma segunda edição caprichada.

Gostei principalmente da parte narrada por Amara, escritora travesti que já tive contato em seu outro livro, mas as quatro partes agregam muito no conhecimento da vivência T. Por já conhecer o básico do assunto e consumir artistas trans, não encontrei muita novidade no texto, mas foram os sentimentos que me conquistaram.

Leitura técnica e sentimental essencial para quem quer ter mais empatia!

Edhumgrr 09/04/2023

Um livro bem íntimo, principalmente a primeira parte, sem dúvidas a melhor parte do livro, uma uma escrita tão íntima, tão real que se torna quase impossível não sentir a euforia de gênero da maioria dos escritores, só um adendo, a última parte é uma tortura, parece livro de auto ajuda.

JuKirchhof 18/12/2022

Vozes únicas
Na apresentação do livro já nos pedem para que não vejamos os relatos dos 4 escritores como entretenimento, mas a delicadeza e fluidez que encontramos já nas primeiras palavras de Amara Moira quase nos fazem esquecer da crueza da vida que se apresenta diante de nós.

Um livro incrível com 4 vivências tão únicas. Embora uma edição com apenas 3 dos relatos ficaria mais brilhante.

Sakurazuka 20/11/2022

4 relatos de 4 pessoas transsexuais, quatro histórias de vidas, vidas que não foram assassinadas como tantas outras. 4 histórias de lutas internas e externas. 4 vidas que seguem lutando por direitos e liberdade.

Wercton 03/04/2023

Leitura extremamente relevante que compila a o relato de 4 pessoas trans, pessoas que sobreviveram em um país conhecido por ser o que mais mata trans e travestis em todo o mundo. Cada um, com seu próprio estilo, descreve seu processo de autoaceitação, a luta pela qual passou, a transfobia que superou, assim como sua visão de mundo e suas expectativas para o futuro.

Destaco principalmente a narrativa do João Nery, o primeiro homem trans a realizar a cirurgia de redesignação sexual no Brasil, pela vida marcante e inspiradora que teve, e da escritora Amara Moira, por sua escrita íntima e sagaz.

Larissa 09/08/2023

Perfeito
Nunca tinha lido um livro sobre mulheres e homens trans esse foi o primeiro contato que tive com o tema, e bom posso dizer que gostei muito das histórias retratadas no livros e como elas me tocaram profundamente de maneira que eu não esperava , mas posso dizer que foi de forma muito positiva

Jeferson.Gomes 06/09/2021

VIDAS TRANS.
Além do Brasil ser o País que mais mata, também é o que mais enterra identidades e direitos. A liberdade é uma semente abandonada no vasto de uma bandeira que se beneficia da Ordem e Progresso.

O caminho se torna nulo quando iguais a você, também estão na obscuridade. Se torna difícil se sentir representado, questionando todos os dias, a existência de uma oportunidade.

Políticas Públicas e o debate se tornam projetos escassos como o oxigênio de uma rede pública de saúde. Os que não entendem e compreende o outro, se limita e se abstrai de qualquer discussão.

O apoio e amparo ficam na clandestinidade. Se torna crime por uma lei que discrimina e colabora para a inexistência e violência do próprio corpo e mente.

O sistema como uma rede furada de proteção, "acolhe" causas em um trabalho de desinformação. Diminuindo cada vez mais a fila dos que procura assistência em uma sigla aonde não se encontram.

Ainda que o seu lugar não lhe deixou de pertencer, esses quatro relatos inspiram, encorajam, reconhece e validam, quem sempre esteve aqui.

Enquanto cor ter gênero e educação sexual significar depravação, o respeito jamais terá sua identidade. Negaremos a nos mesmos, o direito de ser, escolher e sentir a verdadeira essência e caráter do perfume de uma alma presa em um frasco.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

1 | 2 | 3 | 4