Arte Poética

Arte Poética Aristóteles

Resenhas - Arte Poética

Samira_santos 29/03/2021

Complexo...
Mais um livro lido para a faculdade. Este lamento em dizer, muito me custou em termos de concentração e foco para poder concluí-lo.
Achei pouco compreensível. Tenho plena consciência de que pouco ou nada pude absorver sobre seu conteúdo. Infelizmente grande parte foi lida simplesmente por ler.
Sendo assim, não o recomendo para os, assim como eu, leigos em Aristóteles.

Claire Scorzi 19/02/2009

Ainda o livro básico para quem se inicia nos domínios da crítica literária. Aristóteles foi o criador (ou descobridor) do conceito da "catarse" - quando a fruição da obra poética (poesia, ficção, teatro) nos leva a 'purgar' nossos sentimentos mais intensos como a piedade ou o horror. Claro que esse não é o único mérito do livro, ou a única justificativa para lermos (não é preciso justificativa, como diria Harold Bloom); mas permanece como a primeira análise séria que se conhece sobre a arte literária: o que procurar nela, como apreciá-la... Li duas vezes e merece outras leituras.
LMG 07/12/2011minha estante
Muitas das teorias do livro também podem ser aplicadas no cinema.

Cristina.Amaral 19/10/2021

Da Arte Poética é um livro muito curto que contém uma série de anotações das aulas de Aristóteles sobre o citado tema. É muito difícil dar nota porque, por um lado, não me foi agradável ler, porém, por outro lado, é um livro super importante para entendimento das áreas poéticas. Digo áreas porque não é apenas para a poesia em si, mas para escritas no geral, teatro e até cinema e séries. É muito curto, mas requer bastante atenção, o que nos faz gastar muito mais tempo para ler essas 100 páginas do que demoraria num livro qualquer.

Jack 19/05/2020

Aristóteles
Teorização da arte poética; Conceituação de (imitação) como inerente ao humano e explanação da Tragédia (gênero) como objeto superior capazes de nos tornar melhores ao nos representar.

Bruno 21/11/2009

Leitura por prazer
O livro de Aristóteles é muito interessante, mesmo os capítulos sendo extremamente concisos e muito curtos. Poucas páginas, mas muita informação. O autor reflexe sobre como se fazer uma poesia e sobre outros elementos culturais que envolvem histórias, como teatro e representação. Gostei muito e recomendo!

Marcos 24/03/2012

Uma análise brilhante
Esse pequeno tratado de Aristóteles descreve a arte poética. Deve-se ter em mente que naquele tempo não havia outra forma de ficção que não fosse a poesia e o teatro; a literatura como a entendemos hoje ainda não existia. O filósofo investigou na verdade a arte criativa na sua forma mais nobre da sua época e muito do que concluiu serve também para a literatura e até para o nosso cinema. O resultado é impressionante.
O centro de sua análise é a caracterização da poesia como imitação, como a arte de descrever o possível. O artista tem como objeto o terreno das possibilidades humanas e é um grande erro confundir o possível com a verdade; como muitos críticos insistem em fazer. A verdadeira análise crítica de uma obra de literatura deve ter o foco em caracterizar se aquela obra corresponde a uma possibilidade real para o espírito humano ou não.
Não acredito que eu possa assistir um filme, ler um livro ou uma poesia da mesma forma que fazia antes; como toda obra inspirada, Poética abre todo um campo de observação e de especulação. É como dar um salto em nossa capacidade de perceber sutilezas e principalmente a verdadeira conexão de um artista com a alma humana, as suas possibilidades.

Monique 20/04/2022

É legal, interessante, informativo, atemporal, um milagre para a época, mas não tem nada de necessário aqui, só um cara chato falando das histórias de outras caras em vez de escrever uma história ele mesmo.

Lipe 24/01/2020

Teorização da arte poética; Conceituação de mimesis (imitação) como inerente ao humano e explanação da Tragédia (gênero) como objeto superior capazes de nos tornar melhores ao nos representar.

Glaucia 07/05/2015

Livro teórico muito bom para entender Édipo Rei, Ilíada e Odisseia
Se você for ler Édipo Rei, Ilíada e Odisseia, leia este livro primeiro! Na verdade, o livro tem oitenta páginas de teoria e o restante é a explicação da teoria.É um livro muito bom, mas exige muita paciência!

Sílvia 31/12/2021

Finalmente li
Finalmente li na íntegra o primeiro texto de análise literária do Ocidente kkkk toda vez que ele falava algo sobre comédia eu me lembrava de O nome da rosa kkkk pelo visto para Aristóteles o melhor do teatro grego era Édipo rei, se bem que Medeia não fez feio

J Bruno 26/02/2017

Da Arte Poética
"Da Arte Poética" seria, de acordo com estudiosos da obra de Aristóteles, uma compilação de anotações feitas para serem usadas por ele nas aulas que ministrava no Liceu em Atenas.

Apesar de pequena, a parte da obra que sobreviveu ao decorrer dos anos é de uma densidade tamanha, dado o brilhantismo da análise, que serviria não só para esmiuçar cada um dos elementos narrativos da tragédia grega, mas como um verdadeiro manual sobre a literatura e o teatro clássico, que continuaria inspirando poetas, dramaturgos e cineastas até hoje.

É uma obra seminal pra entender a arte ocidental produzida nos dois últimos milênios, e aqui incluo a literatura, o teatro e o cinema. "Da Arte Poética" é tão importante que é cabível a simplificação de reduzir tudo o que veio depois como confirmação ou ruptura em relação às ponderações de Aristóteles.

Meu primeiro contato com a obra foi há quase 10 anos por meio do livro "O Teatro do Oprimido" do Augusto Boal, que faz uma leitura crítica do pensamento de Aristoteles e, à luz das teorias de Brecht sobre o teatro épico, propõe uma superação do modelo clássico.

A crítica feita por Boal me deu uma noção ampla do quão arraigado o modelo trágico ainda está na produção literária/teatral/cinematográfica de nosso tempo. E, posições contrárias à parte, o que cabe destacar aqui é que o fato de ter perdurado por mais de dois mil anos por si só já é um indício da força que tal modelo possui.

Entender conceitos e elementos como a imitação, a peripécia, o reconhecimento, o patético e principalmente a catarse é essencial pra qualquer um que se proponha a compreender, analisar ou criticar qualquer obra dotada de narrativa.

Skywalking 20/03/2022

Difícil
Dei nota boa porque reconheço a importância da obra baseada no seu contexto, porém não recomendo para quem quer aprender a escrever histórias, talvez para estudiosos de filosofia e etc seja interessante mas o texto é pouco explicativo e de difícil compreensão, tirei quase nenhum proveito porque ja conhecia todos os conceitos mas não deixa de ser uma obra importante

Vivi 21/07/2022

Livro indispensável para quem tem interesse em entender sobre a Arte Poética e também sobre representação. Aristoteles era um homem à frente de seu tempo!

fabio.ribas.7 02/01/2021

Arte poética
Decididamente, se eu fosse professor de “exegese do NT” ou “metodologia do NT”, eu iniciaria meus alunos pela “epopeia dramática” que é a tradução do livro “Poética” de Aristóteles: um texto cheio de lacunas, de inserções posteriores, palavras diferentes com o mesmo sentido, sentidos diferentes para uma mesma palavra, inúmeras contradições entre os tradutores, outras tantas mais divergências sobre o que, de fato, o filósofo queria dizer etc.
Toda essa “tragédia” da Poética, um texto que sempre gozou de imensa autoridade na cultura Ocidental, só confirma a qualidade superior e indiscutível dos textos finais traduzidos a partir do nosso tão bem documentado aparato crítico que trouxe a Bíblia até nós.

site: https://medium.com/@ribaseribas1

clarividente 03/04/2024

Aristóteles se provou um pouco menos chato
A tragédia vê o seu protagonista perder a batalha para inconsciente. É evidente que não compete ao poeta narrar exatamente o que aconteceu; mas sim o que poderia ter acontecido, o possível.

E não é que Aristóteles tem lá suas canetadas e encantos?