Foucault e a teoria queer

Foucault e a teoria queer Tamsin Spargo




Resenhas - Foucault e a teoria queer


10 encontrados | exibindo 1 a 10


oarthurgomes_ 11/07/2021

Teoria Queer
A Teoria Queer tem as ferramentas para investigar a representação de identidades e práticas normativas. Podendo desafiar e desestabilizar o que é aceito e esperado.
comentários(0)comente



Delano Delfino 10/09/2021

?Em vez de perguntar uma ?verdade? ilusória da sexualidade humana, Foucault começou a examinar sua produção. Ele estava mais interessado em como a ?sexualidade? funciona na sociedade do que em saber o que ela é.? Tamsin Spargo.
O livro de Tamsin, só nos deixa mais ansiosos pra conhecer mais afundo a obra de foucault e butler, dentre muitos outros pensadores citados e analisados em seu livro.
comentários(0)comente



Athos.Giant 30/04/2022

Teoria Queer
Uma introdução básica para a teoria queer. Muito bem explicado e com várias fontes diferentes para pesquisar.
Bem escrito, fluido e pequeno porém bem aprofundando no assunto.
comentários(0)comente



Lara Moreira 09/01/2018

Livro bem teórico que traz uma análise sobre a teoria Queer, com base principalmente nos pensamentos de Foucault. Achei a leitura simples e bem explicativa, no entanto o livro fluiu de forma lenta devido a minha pouca concepção sobre alguns outros teóricos citados pela Tamsin Spargo. No geral o livro debate algumas visões sobre a sexualidade e o discurso de gênero. Descobri que este livro faz parte de uma coleção sobre o estudo de gêneros da série ArGos, da editora Autêntica. Pretendo ler os outros 3 livros e em breve voltar para uma releitura deste. ✨ “Judith Burtler explicitamente amadurece o trabalho de Foucault em relação às teorias feministas e de gênero, a fim de expor e de investigar os modelos naturalizados e normativos de gênero e de sexualidade. “ Na teoria e na prática podemos entender o queer como um adjetivo que atua como performativo, que tem a força de um verbo. David Halperin entende o queer como ocupante de um “posicionamento excêntrico” em relação ao normal, ao legítimo, ao dominante.
comentários(0)comente



Aislan 12/03/2018

Livro bem didático para quem está começando os estudos de gênero, conceitua com facilidade as questões de gênero e relações de poder, e também faz uma articulação com a religião e a teoria queer, que na minha opinião foi fantástica.
comentários(0)comente



jhdep 01/02/2022

Foucault e as bases teóricas da teoria (e prática) queer
A primeira parte do livro, que apresenta conceitos introdutórios da teoria queer e os relaciona com a obra de Foucault é incrível, extremamente rica e esclarecedora. Quanto ao artigo posterior, confesso que tive de parar de ler porque não estava entendendo nada... A cada nome que ela citava e cada conceito que ela explica eu ficava mais perdido, quem sabe volto nele em algum outro momento.
comentários(0)comente



oursapphism 17/01/2023

?Se você quer viver em condição de igualdade num mundo heteronormativo demonstrando o quanto você é comum e "igual a todo mundo" (talvez um pouco mais sensível e artístico), será inútil sustentar suas relações ou desejos mais excessivos e transgressores.?
comentários(0)comente



Edu 08/05/2023

Joga fora que tá podre!
Cristo... que livrinho perturbado. Não curti a escrita e achei alguns pontos ditos muito jogados à sorte sem uma real argumentação. O livro tem como título "orientações pós-seculares", mas em nenhum momento a autora se propõem a explicar o que significa "pós-secular".

É um livro introdutório que conta um pouco sobre o conceito de sexualidade, sobre como Foucault aborda a sexualidade como um dispositivo de poder e fala também sobre as ideias de Butler.

A segunda parte do livro aborda a volta da influência da religião na esfera pública (pós-secular) e dá como exemplo o acontecimento do 11 de setembro.

Nisso, a autora propõem (de um jeito mal desenvolvido) que através de ágape, ou seja, uma maneira de formular uma atitude em relação aos
outros e de êxtase - num sentido de estar fora das normas - que seremos capazes de desenvolver novas orientações éticas, não assentadas em fundamentos de exclusão. Como a teoria queer desafia e subverte normas e por meio dessas quebras de paradigmas formula novos jeitos de tratar o sujeito e o outro, ela então afirma que o queer é uma via capaz de dialogar com a religião e criar novos espaços para o marginalizado.

Penso que é interessante o que ela propõem, a questão mesmo é que o livro é bem mal desenvolvido.

Enfim, é isso! :b
comentários(0)comente



Ítala Morgana Leite 15/06/2023

Ajudou um bocado!
O livro é bom, não é ótimo, mas é bom. Tem uns ensaios interessantes e a leitura é simples. Me ajudaram um pouco para entender os estudos de Foucault, que é realmente o meu objetivo.

P.S.: pense numa dissertação pra dar trabalho! Haha
comentários(0)comente



luarapadilha 13/02/2024

Comprei esse livro pelo primeiro ensaio "Foucault e a teoria Queer", mas durante a leitura o que acabou me interessando mais foi o "ágape e êxtase: orientações pós seculares" devido a escrita da autora e sua observação crítica em relação ao tema.

Tive a impressão que no primeiro ensaio a autora estava mais focada em analisar e no segundo em propor algum modo de intervenção.

Leitura muito pertinente para os estudos de gênero.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR