A fogueira das vaidades

A fogueira das vaidades Tom Wolfe

Resenhas - A Fogueira das Vaidades

JuKirchhof 19/04/2024

Em dúvida se gostei, mas o filme é péssimo
Achei o final meio preguiçoso, ao melhor estilo: cansei, vou acabar logo com um resumo de tudo.

Mas basicamente é um livro sobre uma época efervescente e com um desenrolar magnético. Espiei trechos do filme quando estava chegando ao fim da leitura, e em uma primeira vista é de chorar de desgosto, deixaram os personagens muito caricatos.

JL Marcal 16/11/2023

Um livro muito interessante
Um livro muito bom, embora o início seja bem maçante. Gostei do final, ainda que esperasse que ele fosse um pouco diferente. Recomendo demais!!!!

Ludmila 08/11/2023

Como todos os livros calhamaços, a leitura teve seus altos e baixos. De forma geral o enredo é muito bom, a história instigante e os personagens bem desenvolvidos. Foi lançado em 1987, então possui alguns termos e pensamentos comuns da época, apesar de fazer bons questionamentos sobre o tema.

Lisandro 04/11/2023

Sem final e repleto de erros gramaticais
Na verdade a história acaba sem final. Muito bem escrita, convincente, realista, te prende até a última página, mas não tem final. E esta edição epub da Rocco está recheada de erros gramaticais. No Kindle há uma opção de reportar o erro, mas esta função parou de funcionar no Kindle 10° geração.

Henrique Sanches 07/08/2023

Nossa vaidade não tem limites...
Li este livro em 2019 por indicação de um amigo lá no Insta. Já conhecia o livro pelo nome, mas nunca tinha dado atenção. É um baita livrão que vai mexer com essa água tranquila que cada um de nós tem e que se chama zona de conforto...

"Sherman McCoy, o protagonista do primeiro romance de Tom Wolfe, é um operador da Bolsa de Valores, dono de um apartamento de catorze cômodos, em Manhattan.

Quando ele se envolve num canhestro acidente no Bronx, promotores, políticos, a imprensa, a polícia, os financistas e vigaristas dos mais diversos graus atiram-se a ele, ávidos por participar de um banquete, típico da comédia humana em que Nova York se transformou nesses últimos anos do século 20 - uma cidade que fervilha com hostilidades étnicas e raciais e se abrasa na fogueira do Ganhe Agora o Seu.

Boas leituras!!!
Cris.Aguiar 08/08/2023minha estante
Já vai para a lista!

Henrique Sanches 08/08/2023minha estante
Ahhh...boa leitura pra você!!!?

PITUCALELE 04/08/2023

A fogueira das vaidades
Primeira experiência com o autor e achei o livro Até bem escrito, mas, cansativo e desnecessário em algumas partes (descritivo demais).
Ele usa uma linguagem bem crua e com muito teor racista para pobres, negros e latinos, além de mostrar as mulheres como fúteis e bastante conotação sexual, ou seja, infelizmente bem atual.
Achei que no final correu um pouco com a história
Valeu a leitura.

Ezequiel.Cesar 12/07/2023

Ritmo alucinante!
Confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas conforme ia se desenrolando fui sendo cativado pela história.

Em poucos dias devorei esse calhamaço de quase 600 páginas. Único porém, achei o final um pouco apressado.

Carlos.Eduardo 12/12/2022

Todo mundo vai queimar
Em algumas partes me lembrou Crime e Castigo, mas aqui temos a trama dividida entre três protagonistas, o que dá uma dinâmica de tirar o fôlego. Curti demais a crítica ácida em cima de absolutamente todos os grupos sociais. Wolfe consegue tratar de um assunto que hoje é tabu - os traços físicos e comportamentais característicos das diversas etnias/culturas - de uma maneira crua, mas sem menosprezo. E desenvolve a trama ao mesmo tempo em que disseca os personagens, a cidade e os bairros a partir dos mais variados pontos de vista. Impossível não virar fã.

Julio.Argibay 25/07/2022

Obrigações
Vamos ao romance - Fogueira das vaidades de Tom Wolfe. Sherman beirando ainda seus trinta e poucos anos, tem uma filha de uns 5 anos, um bebê, uma empregada latina, uma babá inglesa, uma bela esposa e uma amante chamada Maria, traíra toda. Ele trabalha no mercado financeiro de obrigações Pierce & Pierce um dos maiores bancos de investimento de Wall Street. Ele e seus colegas acham que estão no topo do mundo, pois movimentam bilhões de dólares no mercado de obrigações. Toda esta pompa começa a ruir, quando ele e a amante passam por apuros no bairro do Bronx, num acidente de carro, depois de errarem o caminho para casa. Mas pelo menos, por ora, eles conseguem escapar. Agora, vamos conhecer o promotor, o Sr Krammer. Ele é judeu, pega metrô para ir ao trabalho, é racista e se sente inferior aos outros advogados por ganhar muito pouco. Ele trabalha no tribunal de justiça do Bronx, como promotor distrital assistente. As vidas dessas duas personagens estão prestes a se cruzarem. No já referido acidente, um garoto negro foi atropelado por Maria, na tentativa de se safar de um suposto assalto, e o rapaz depois de sofrer algumas escoriações foi levado ao hospital. Se aproveitando da situação relatada, o político, manipulador e corruptor, o Reverendo Bacon, entra no jogo. Ele está sendo acusado de desviar o dinheiro que deveria ser usado para a construção de uma creche no Harlem. A Senhora Lamb é a mãe de Henry, o jovem atropelado. Ela não pode ir a polícia pois tem um mandado contra ela por multas de estacionamento. O Reverendo Bacon tenta ajudá-la e tirar proveito político da situação. O Promotor Krammer e os detetives vão investigar o acidente, muito pressionados. Para isto conta com os detetives: Martin, um Irlandês, e Goldberg, um judeu. Os repórteres Pete Vogel e Fallow, um inglês, começam a acompanhar a estória, a pedido o reverendo e tem preferência na divulgação da matéria e se aproveitam disso. A comunidade negra e latina está revoltada. Pois consideram um crime racial. Sherman procura um advogado amigo de seu pai. Os detetives vão a casa dele e ele se sente ameaçado. Roland Auburn, o outro jovem que participou do acidente, está sendo acusado por tráfico de crack e Krammer propõe um acordo em troca de seu testemunho. Sherman é intimado e conversa com o chefe Lopwitz, o pai e a esposa. Ele é levado a delegacia, na data, chovia muito. Ele é fichado em meio a uma turba de jornalistas, curiosos, policiais e bandidos. Já em casa Sherman é perseguido por repórteres e ignorado pelos vizinhos. O advogado Killian consegue informações sobre Auburn e Maria, o que torna a situação de Sherman um pouco mais favorável. Quando Follow marcou uma entrevista com o marido de Maria, o milionário Ruskin, eis que o senhor tem um ataque cardíaco num restaurante chique da cidade. Assim, surge a possibilidade de Maria voltar de Como, na Itália, para Nova York. Assim Killian convence Sherman a conseguir dela uma declaração que incrimine sua amante. No enterro do Sr Ruskin, finalmente, Maria aparece e é convidada a dá esclarecimentos sobre o acidente. Sherman tenta uma confissão de Maria, mas não consegue, em parte. Maria diz ao juiz que foi ele que atropelou o jovem. A fiança de Sherman pode subir para meio milhão de dólares e ele sente que não poderia resistir a voltar para a prisão. Sua situação com a esposa se deteriora e ela viaja para o meio oeste com os filhos. Killian e sua equipe consegue uma gravação de Sherman e Maria que pode tirá-lo do sufoco. Chega o dia do julgamento. Kovtsky é o juiz encarregado. Ele inimigo político do chefe de Krammer, Weiss, mentor intelectual dele e não vai favorece-lo. Killian mostra as gravações ao juiz, que anula os procedimentos anteriores por vício no testemunho de Maria. A turba ao ser comunicada do fato, faz a maior confusão na sala de audiência e no prédio do tribunal. A equipe do juiz, tenta, com a ajuda dos policiais, sair de lá às pressas. O reverendo Baicon lá fora incitava a todos contra o juiz Kovtsky. Assim o romance acaba. Em seguida no epílogo, acompanhamos a situação de cada personagem, após uma ano dos fatos terem acontecidos. Assim a situação de Sherman não melhora e ele fica dava vez mais sem recursos. Considerações pessoais. Achei a obra muito sarcástica, ferina e retrata muito bem um momento vivido pela sociedade americana nos anos 80 em relação aos conflitos raciais e a importância de Wall Streat. Este romance acaba marcando o final de uma época. Idiossincrasias: depois de Balzac, o segundo volume de A comédia humana e ficar meio entediado pela falta de ação e uma pequena frustração por não acompanhar tudo que se passou com os personagens, por falta de atenção. Resolvi, graças a minha ignorância, ler esta obra mais atual, do autor até desconhecido para mim, Tom Wolfe, para dá uma aluviada na mente. Rsss. Depois descubro que o autor é um escritor Balzaquiano. Putz.

Henrieth Hasse 04/04/2022

Foi muito interessante visitar os anos 80, com sua cafonice transvestida de requinte e seu liberalismo voraz.
Racismo, hipocrisia, vale tudo.
Isso você vê por aqui.
Super recomendo.

Matth 02/02/2021

New York x Sherman Mcoy
Sherman Mcoy, investidor da Pierce&Pierce, branco, anglo-saxônico, protestante ver sua vida de luxo e riqueza se desfazer em cinzas após atropelar um jovem negro no Bronx, mas não é apenas a população negra do Bronx que quer a prisão de Sherman pelo atropelamento do jovem Henry Lamb, outros personagens também querem sua prisão por simplesmente quererem obter vantagens e irão fazer de tudo para conseguir isso.

Andre.28 21/06/2020

Críticas Sociais, Humor Inteligente e a Cultura de Nova York
Como a resenha ficou grande demais , preferi deixar no Blog completa.Quem quiser ler, ou estiver com paciência para ler, deixo-a no link abaixo.

Mariosiq 16/04/2020

Por dentro da vaidade e ego dos personagens
Um livro maravilhoso do ponto de vista narrativo que hora está calçado no autor, hora dentro do ego e desejos mais íntimos dos personagens.

A estrutura narrativa tem um encadeamento facetado de acordo com que cada personagem vai se envolvendo e contando a sua versão.

O que mais gostei é esse possibilidade de visitar os pensamentos das personagens como se fosse uma biblioteca pública.

Sem dúvida um exército mental e egoico no qual temos a oportunidade de confirmar ou refutar nosso próprios pensamentos diante de inúmeras situações experimentadas por pessoas comuns, magnatas, influenciadores e poderosos.

Joshua Amaral 24/07/2019

Geração yupie anos 1980
Um livro que mostra sem medo como uma pessoa pode ser usada como bode expiatório para que outros consigam seus intentos!