Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Paulinha.Cardoso 07/04/2024

Lembra aquela vez q lendo um livro eu senti meu ?? apertar?
É uma história envolvente, que te faz prender a respiração antes de conseguir relaxar.
Você pensa, - Caramba, esse sofrimento não terá fim? Como esquecer tantos traumas?

Achei genuíno o amor de Genevieve e Thomas para com nossos querido Aeron, nem sempre é o amor romântico que precisamos, mesmo que nem mesmo a gente saiba disso.

Achei que meu coração se quebraria com essa história (como em "Os dois morrem no final") e sim..., o que o pai dele fez quebrou meu coração, mas ele se manteve a final, inteiro!

gaeIzinh 16/03/2024

Lembra Aquela Vez que eu li um livro muito bom?
Lembra Aquela Vez, de Adam Silveira, é uma leitura, por mais pesada e cruel, intrigante e envolvente. Aaron Soto, um garoto de periferia, que estava com sua "vida perfeita", com a namorada e amigos, se apaixona pelo novo garoto de seu bairro. A medida que isso acontece, ele vai tentando encarar o fato "novo" que está acontecendo, ao máximo também tentando manter sua vida nos eixos.
A partir de certo ponto da história, tudo que eu estava lendo se tornou milhões de vezes mais surpreendente, ainda mais com a surpresa e reviravolta na trama.
É fato que Lembra Aquela Vez não é para quem é fraco, o enredo machuca, trata de homofobia, aceitação, suicídio e sobre traumas. Diversas vezes me pegava pensando que eu poderia ser igual Aaron se não tivesse aceito quem sou, e talvez tudo pudesse ter ruído também muito mais cedo. Hoje deve haver diversos Aaron Soto no mundo tentando se aceitar, ou negando até a morte quem é, e não é culpa deles. O mundo ainda é cruel, demais, mas a luta ainda continua. Lembro de ler uma crítica do livro que achava o protagonista tão real ao ponto de perguntar ao autor sobre como ele está hoje em dia, o que está fazendo, e eu me questiono isso também, como estará Aaron Soto hoje, feliz? Está ainda lutando? Seja onde ele estiver, eu torço por sua felicidade.

Gaabriellss 13/03/2024

Eu sou a pessoa mais triste do mundo
Honestamente, não sou uma pessoa de ficar fazendo resenha, mas desse aqui não dava pra não fazer. Acho que a última vez que chorei tanto com um livro foi quando li Marley e eu lá pra 2009.

Pra falar a vdd eu nunca li a sinopse desse livro, apesar de ter comprado ele há anos e lido só agora. Eu realmente esperava algo mais clichê, mas levei um soco muito bem dado.
O livro me tocou em muitos pontos - a maioria deles não muito legais - e acho que o próprio livro acolhe um pouco dessa dor, que ainda existe no final.
Meu único arrependimento foi ter demorado tanto pra ler esse livro, que facilmente vai pra uma das minhas leituras favoritas da vida.
O jeito que o livro é escrito e o jeito que o Aaron conta a vida me pegaram de um jeito muito visceral.
Eu definitivamente não sou o msm dps desse livro.

K1tty-k1m 10/03/2024

Eu tô com muita raiva agora
O livro em si é realmente muito bom e eu não vou esculachar o livro por conta do final (Que não foi ruim, só me deixou com muita raiva).

Eu AMO o Aaron com todo meu coração, acho que ele é um dos melhores protagonistas já escritos pelo Aaron e a história tem aquela coisa que te pega e parece você está dentro dela o tempo todo.

Eu não consigo gostar da Genevive, não sei explicar o que aconteceu, mas o meu santo e o dela simplesmente não bateu e eu não consigo ter um pingo de empatia com ela. Inclusive, no momento eu estou querendo que ela morra da AIDS.

Eu gosto do Thomas, mas acabou que eu me decepcionei com ele no final e foi algo que se eu estivesse no lugar do Aaron, eu nunca perdoaria ele, mesmo entendendo o lado dele e sabendo o quão importante ele foi para o desenvolvimento pessoal do Aaron.

O único amigo do Aaron que me desce é o Baby Freddy, porque até o Collin perdeu meu amor.

O Jordan tendo duas páginas de vida foi o conceito perfeito de "cinto minutos de fama".

fernandosj 12/02/2024

A realidade
Pensei que por ser o livro de estreia seria algo mais leve, me enganei.
O livro trás toda a tragédia que o adam gosta de colocar nos seus livros, porém nesse eu gostei do jeito que acabou, achei real e não uma criação fantasiosa de romance pra satisfazer leitores que precisam de um final feliz desesperadamente, assim como é bem comum em livros desse gênero (quem entender entendeu)

Matheus.Gesse 08/02/2024

Lembra aquela vez que...?
Mais um do Adam e simplesmente não se tem muita coisa oq falar, vc acaba o livro com uma visão nova e um pensamento de que tudo pode melhorar, que tudo pode acabar, sei lá... Amo a escrita dele, e nesse livro aqui tá impecável como nos outros.
Os Dois Morrem No Final continua sendo o meu fav, mas esse aqui ainda é muito bom!!! ir atrás dos outros livros dele agora.

Lembra aquela vez que você leu esse livro e amou?!?

Larissa 06/02/2024

Foi muito desafiador.
Foi muito desafiador para mim ler esse livro pelo sempre fato de eu ter me envolvido profundamente nesse livro.
Ele foi muito esclarecedor vou levar para a vida o que eu li nesse livro,a história do Aaron é muito boa,super recomendo.

thewhale 22/01/2024

Lembra Aquela Vez, publicado no Brasil pela editora Rocco é o romance de estréia de Adam Silveira.

Aaron está sofrendo com a morte do pai e com sua tentiva de suicídio, está pensando em levar o relacionamento com sua namorada num próximo nível e em conflito com as amizades que ele mantém no bairro, quando conhece Thomas.

Ao longo desse livro acompanhamos sua jornada com a descoberta ou redescoberta da sua sexualodade de uma forma que eu nunca vi em nenhum outro livro com temática lgbt. É angustiante mas ao mesmo tempo esperançoso.

evemm 05/01/2024

Muito bom, pensei que ia ser uma leitura leve, mas não teve nada de leve, o autor faz com que a gente reflita sobre nossa vida, o prota é um garoto sensível na sua fase adolescente, possui gatilhos pesados. Não estava com muitas expectativas nesse livro, mas entregou bastante, como nos outros livros que eu li dele, recomendo.

Aline 26/12/2023

A vida sem sempre oferece o final que esperamos
Eu não sei muito o que falar desse. Até a metade eu tava achando taaao devagar, tava pensando até em desistir, mas GRAÇAS A DEUS eu continuei. Gente, esse livro ACABOU comigo, do meio pro final ele me DESTRUIU! É muito bom gente, é muito bom, o Adam é um monstro, tenho certeza que ele escreve essas coisas e nem liga pra gente. Eu nunca esperaria por esse final, eu chorei TANTO. Às vezes no silêncio da noite me pego pensando nessa história e me questionando como seria se fosse diferente...

Jorge16 23/12/2023

Pague minha terapia, Adam Silvera!
No começo ano, meu marido preparou um calendário literário para que eu lesse um livro por mês de suas recomendações pessoais. E dos 12, 3 eram do Adam Silvera, ficando esse por último, agora pra Dezembro.

Lendo os dois outros anteriormente (?Os dois morrem no final? e ?o primeiro a morrer no final?), já esperava que seria algo triste. MAS EU NÃO ESPERAVA TODO ESSE SOFRIMENTO!
Você me paga, Adam Silvera! ?

O livro é muito bem escrito, o enredo é interessantíssimo, abordando sexualidade e seus preconceitos, com uma ficção de pano de fundo, visto o procedimento Leteo de deletar as memórias das pessoas.

Os capítulos curtos e a escrita de Adam torna a história super fluida. E ali na metade, após um acontecimento que nos mostra o primeiro plot twist do livro, a história voooooa! Eu engoli esse livro depois da metade.

Nos acontecimentos finais, eu tive que reler algumas coisas, porque eu simplesmente não queria acreditar que era aquilo que eu tinha lido. Que tristeza! Eu, como um homem gay, me coloquei no lugar de Aaron, e me senti muito, muito mal. Aquele final não era merecido? ?

E por esse e muuuuitos outros motivos (desenvolvimento de personagens, personagens críveis, diálogos reais, a ficção por detrás e as reviravoltas), sem dúvida alguma, aos 45 do segundo tempo, esse livro vai figurar nos meus favoritos de 2023.

Antonio566 09/12/2023

Lendo a sinopse do livro, a gente entende boa parte das coisas que acontecem nos capítulos, mas confesso que gostei bastante do caminho pelo qual a narrativa foi tomando, levando o enredo e os personagens.
Gostei bastante de conhecer o Aaron. Confesso que ele acabou se tornando um dos meus personagens literários contemporâneos mais próximos desse ano. Foi bom poder acompanhar toda a sua jornada, toda a sua luta e seus questionamentos. Confesso que o final acabou sendo do jeito que eu estava torcendo depois de uma série de acontecimentos que haviam afetado o Aaron.
Algumas pessoas podem querer outro final, outro rumo que a história de Aaron poderia ter tomado, mas eu confesso que torci muito por esse final. Acho que Aaron precisava deste final mesmo por causa de tudo o que havia acontecido. Caso contrário, eu desejaria um outro final.

É um livro que trata de temas pesados como depressão, suicídio e muita violência e também apresenta muitos momentos reflexivos sobre as escolhas que tomamos na vida, as pessoas (boas e ruins) que nos afetam (positiva e negativamente) e através da escrita envolvida do Silveira, chegamos ao final do livro com a sensação de ter aprendido boas lições.

gbriel_ 09/12/2023

Uma depressão, o coitado do Aaron só sofre. amei a história com essa mistura de drama e ficção científica e o plot no meio do livro me chocou msm. Adam Silvera não sabe escrever livro feliz, e acertou mto nesse aq, recomendo. O único problema pra mim foi que achei meio arrastado, principalmente na primeira metade