Lembra Aquela Vez

Lembra Aquela Vez Adam Silvera

Resenhas - Lembra Aquela Vez

Ari 21/03/2022

I'm more happy than not. Don't forget me.
"Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-las nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, por que minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes..."

O Adam nunca decepciona, socorrooo.
"Lembra aquela vez" é um livro que começa de boa, você vai vendo o amadurecimento do Aaron e quando menos percebe, tudo tá de cabeça pra baixo e só vai ficando pior.
Eu achei o livro beemm pesado... quando terminei fiquei um bom tempo olhando pro nada e raciocinando o que tinha acabado de acontecer.
O plot me surpreendeu bastante.
Não sei se foi a intenção do Adam, mas o livro me deu uma moral de vida gigante que vou levar sempre comigo.
Mais um favoritado ?
Marcos774 10/06/2023minha estante
Eu tô querendo ler

Paulinha.Cardoso 07/04/2024minha estante
Eu perdi uma noite de sono em certa passagem... eu tô maravilhada, e ao mesmo tempo chocada

Cerry35 07/02/2021

"Estou mais feliz do que triste. Não se esqueça de mim."
Eu tô chorando até agr

"Talvez eu nunca veja a pessoa em quem Thomas se transformará. Se ele se tornar um diretor de cinema, ou lutador, ou DJ, ou set designer, ou gay, ou hétero, talvez eu esteja perdido demais no passado para registrar."

Albieri 11/08/2022

25° Livro do Ano
????
Lembra Aquela Vez - Adam Silveira

O que você faria se pudesse suprimir ou modificar algumas memórias? Bom é basicamente sobre isso que o livro fala. Uma instituição chamada Leteo dá a oportunidade de isso acontecer e Aaron pensa exatamente em fazer isso ao se descobrir gay. Ele quer apagar a memória dessa parte de sua vida, não pelo fato de ser gay, mas pelas consequências que isso trouxe para sua vida. (Poderíamos chamar isso de terapia de conversão?) Não! O Leteo apenas manipula suas memórias e esconde algumas para que o processo ocorra de uma maneira eficaz, então a pessoa apenas esqueceu que é gay.

É meio complicado falar se aceitaríamos esse tipo de solução extrema, mas muitas pessoas sofrem com várias dores, uma pessoa que causou um acidente por exemplo, iria fazer de tudo para esquece-lo e não carregar essa culpa. Mas definitivamente são as memórias que nós moldam a sermos o que somos.

Aaron tem suas dores, após a morte de seu pai, ele tentou se matar, mas com apoio da namorada foi seguindo adiante, porém a namorada vai para um acampamento de arte por 3 semanas, onde ele conhece Thomas um garoto de outro condomínio, onde criam uma amizade incrível, porém Aaron descobre que algo a mais está nascendo ali, um sentimento
mais profundo.

Um final surpreendente e triste, achei que seria diferente, mas um bom livro.

#livro #book #lembraaquelavez #morehappythannot #AdamSilvera #literaturanorteamericana #leitura #amoler #biblioteca #livraria #instabook #instalivro #lgbtqia+ #lovewins #loveislove #gay

Cami 15/08/2021

Estou mais feliz do que triste, não se esqueça de mim
Quando tudo não passa de memórias tristes e cicatrizes sorridentes, Aaron tenta encontrar motivos pra continuar feliz. Talvez no fim a única solução seja esquecer.

O Adam é um autor super famosinho, então eu tava com expectativas bem altas pro livro e ele conseguiu superar todas elas, com esse único livro ele caminha pro pódio dos meus autores de romance favoritos.
Eu pensei que esse era só mais um livro sobre dois caras descobrindo a própria sexualidade, lutando contra o preconceito do mundo e tentando ficar juntos, mas foi tão mais que isso, foi um livro sobre amor, amizade, dor, preconceito e acima de tudo sobre autoaceitação.
O começo é um pouco parado, mas ali nos quarenta porcento não dá pra parar de ler, a cada capítulo a história vai ficando melhor e mais emocionante. O primeiro plot acabou comigo, fiquei chocada e triste, e com o decorrer eu só percebi que o buraco é muito mais embaixo do que eu pensava.
Nunca vi um personagem sofrer tanto que nem o Aaron, ele tem meus parabéns por ter conseguido aguentar tudo.
O Thomas é fofo, fico feliz que no final os dois tenham se reconciliado.
Eu acho que não dá pra dizer que é um romance né, a história é sobre tudo ao mesmo tempo.
Eu gostei de mais da história, foi uma leitura pesada, mas que apesar de tudo me ensinou sobre muitas coisas, achei o final perfeito pro rumo que a história tomou.
No meu coração o Aaron está feliz.

brayanmra 07/08/2023

"Se os cegos são capazes de encontrar a alegria na música, e os surdos podem descobri-la nas cores, eu vou me esforçar ao máximo para sempre encontrar o sol em meio à escuridão, porque minha vida não é um final triste, mas uma série interminável de começos felizes."

ANDER CELES 02/09/2023

Um novo final com mais esperança?
Isso é uma releitura, com uma diferença: essa versão do livro tem um final diferente, um capítulo extra no fim.

Bom, cada leitura é uma leitura diferente, e claro que as releituras também são diferentes, porque somos pessoas diferentes, em tempos diferentes, com outra maturidade, etc. Me lembro que gostei quando li da primeira vez, mas gostei mais dessa segunda vez.

Dessa segunda vez fiz algumas reflexões mais profundas sobre o tema principal do livro, que é essa questão da opção de escolha em apagar as memórias que nos faz sofrer. O livro trabalha isso muito bem, porque faz a gente realmente pensar que as memórias, por mais dolorosas que sejam, fazem parte da nossa história, de quem a gente é. E, no caso do livro, as consequências foram as piores possíveis.

Bom, falando sobre o livro, ele tem alguns blocos de narrativa. No primeiro bloco, vc é conduzido por uma narrativa que não te dá pistas do que aconteceu ou do que está por acontecer. Realmente, durante um bom tempo do início da história, parece um slice of life que não terá grandes acontecimentos. Aí, no final da primeira parte a história ganha o ritmo que terá até seu final, um ritmo frenético de acontecimentos e reflexões.

Agora, algo que realmente merece destaque é o novo final da história. Alguns livros, que fazem uma versão extra com um capítulo final novo, não conseguem agregar muito, não há uma grande diferença entre a versão original e a nova. Mas nessa nova versão há uma mudança profunda com o novo final. Porque o final original ele é bem desesperançoso, bem angustiante, até. Mas nesse novo final nós temos esperança. E o livro ganha um plus na mensagem que quer passar. Dessa vez, junto com a mensagem de que "não vale a pena esquecermos os momentos ruins da nossa vida", vem a mensagem de que "recomeços são possíveis, e que eles fazem parte do ciclo das coisas". O recomeço do Aaron, assim como o de todos nós, levará tempo, paciência. Ele não esquecerá os acontecimentos ruins, algumas decepções ainda trarão sentimentos ruins nele, mas novas memórias felizes serão construídas.

Agnaldo 20/03/2022

Viver a dor é a única solução
Foi emocionante do começo ao fim. O preconceito faz do mundo um lugar muito triste de se viver, e talvez por isso, mesmo com toda a evolução que tivemos na sociedade, muitas pessoas não sentem confiança em demostrar que realmente são, pois o julgamento alheio sempre é algo terrível de se conviver. E explorando muito desses elementos o autor consegue nos mostrar a que ponto podemos chegar para tentar nos enquadramos nos parâmetros aceitáveis da sociedade. Viver sem nosso eu real é muitas vezes amedrontador e pode acabar nos sufocando com a máscara que usamos diariamente. Gostei muito da forma que a situação foi abordada e demostrada em seu enredo.
anaquerler 03/04/2022minha estante
Que isso cara quero esse livro!! Tudo que passa por sua análise fica interessante, vou fazer print disso e colocar no meu stories do Instagram...

Agnaldo 04/04/2022minha estante
Fico muito feliz que vc gostou, eu gosto bastante de mostrar um pouquinho sobre como o livro foi pra mim

Cláudio Dantas 23/07/2018

Quase não gostei
A primeira metade desse livro me fez questionar o porquê de todo mundo falar muito bem. Ela é bem lenta, porque você acha que sabe para onde o autor está te levando. Somado a isso, eu estava percebendo algumas abordagens bem problemáticas e a nota que eu pretendia dar aqui no skoob estava beirando as 2 estrelas.

Mas nada que uma reviravolta no meio do livro não me faça mudar toda a percepção da história. Tudo passa a fazer sentido depois dessa reviravolta e todas as situações problemáticas que eu havia identificado tiveram solução (exceto o comportamento não condizente com a idade de alguns personagens). O desenrolar da relação dos personagens foi muito imprevisível, o que me agradou bastante, principalmente a do Aaron e do Thomas.

O decorrer da história nessa segunda metade vai te sufocando a cada capítulo, as coisas vão ficando cada vez mais angustiantes até culminarem em um final perfeitamente trágico, que vai arrancar-lhe algumas lágrimas ou, no mínimo, vai te deixar com a garganta embolada. Demorei 3 dias para chegar na metade do livro, e apenas 1 dia para terminar a segunda metade. É um final que, apesar de triste, traz mensagens otimistas, e é uma história que tem muito a dizer dentro de suas tristezas.
Johnny 06/08/2018minha estante
Melhor resenhaaaa. Juro que tive esse mesmo pensamento. Inclusive, fiquei mega triste com o final ):

Coisas de Mineira 13/04/2023

E se você tivesse a oportunidade de apagar lembranças dolorosas de sua vida para finalmente poder seguir em frente, mesmo que isso colocasse sua vida em perigo, o que você faria? Esse é o questionamento do livro Lembra Aquela Vez, de Adam Silvera

A edição especial de Lembra Aquela Vez, de Adam Silvera, autor do romance Os Dois Morrem no Final, conta com uma introdução de Angie Thomas, autora do livro O Ódio que Você Semeia e mais um capítulo extra, deixando a leitura mais envolvente e contagiante. Espero que você esteja preparado para embarcar nesta leitura que vai te fazer sorrir e te emocionar, porque às vezes o mundo é cruel e as pessoas só querem nos amar se estivermos encaixadas no mundo delas. Mas tenha orgulho si próprio e não se esqueça: viva por você. Leia com orgulho.

RESENHA DO LIVRO LEMBRA AQUELA VEZ, DE ADAM SILVERA

Na resenha de hoje, conheceremos a história de Aaron Soto, um jovem de 16 anos, que mora em Bronx, Nova York, com sua mãe e seu irmão. Lembra Aquela Vez, publicado pela editora Rocco, vai te fazer rir, mas vai tirar muitas lágrimas também.

Eu tinha lá os meus 16 anos quando li a obra de Adam Silveira pela primeira vez, mas só hoje, mais velho, com 20 anos, pude entender mais o Aaron e as coisas que ele passou sendo um garoto pobre morando em Bronx. Não tem como fazer uma comparação, mas na introdução de Angie Thomas me fez pensar muito sobre quem era o Baby Freddy, Brendan e o Eu-Doidão da minha adolescência e em como muitas características dos personagens são semelhantes a pessoas que eu conheci. É estranho pensar que essas pessoas não são reais, mas eu consegui ver familiaridade nas atitudes de muitas pessoas ao longo da minha vida.

O livro começa com meses depois que o pai do Aaron foi encontrado morto no banheiro, após se suicidar com a sua própria navalha de barbear.

Nós vemos um jovem que está tentando seguir sua vida, após passar por momentos traumáticos. Com o apoio de sua namorada, Genevieve, com quem se ver cada vez mais envolvido e de seus amigos, Aaron tenta encontrar motivos para viver.

LIVRO LEMBRA AQUELA É UMA LEITURA DIFÍCIL E DENSA

O livro em si carrega uma temática bem pesada, é uma leitura que causa um nó na garganta, porque o autor aborda temáticas bem sensíveis. Na primeira vez que eu li, não consegui perceber tanto, mas é doloroso ver a homofobia presente tanto em sua família, quanto por parte de seus amigos. O Arron é um jovem incrível que merecia ser cuidado e protegido por pessoas que diziam amá-lo.

O Aaron fez muitas coisas das quais eu não concordo. Fiquei bastante sentido pelas situações e constrangimentos que a Genevieve passou enquanto namorava. Mas falo mais sobre ela mais tarde, porque é importante agora mencionar a respeito de um assunto que é bastante mencionado durante a leitura de Lembra Aquela Vez, o Instituto Leteo.

“Todos têm um papel para cumprir, até os pais que mentem e abandonam os filhos. O tempo cura toda essa dor, e, por isso, se alguém falha com você, tudo ficará bem um dia.”

O INSTITUTO LETEO

Sendo um assunto paralelo à estória, no decorrer do livro aparece constantemente um anúncio de um instituto chamado Leteo. O instituto é um lugar que realiza procedimentos prometendo que as pessoas apaguem memórias indesejadas de sua mente, mesmo que isso possa trazer consequências para a sua vida. Fica bem claro na narrativa que o procedimento não apaga, mas manipula algumas informações no seu cérebro para que você possa enxergar as situações de outra forma ou não se recorde mais.

Durante a narrativa é mostrado que há pessoas que são a favor do Instituto, mas também existem manifestações para que o instituto seja fechado, além de pedir que o Leteo pague pelas mortes das pessoas que se submeteram ao procedimento e não resistiram. Mais adiante, é abordado mais especificamente que as pessoas que passam pelo método sabem dos riscos que podem causar durante o processo, como não resistir ao procedimento, perder toda a memória, além das várias sequelas que podem ficar.

É difícil pensar a respeito do Instituto Leteo e nas pessoas que teriam coragem de passar, porque todo mundo carrega o peso do mundo em seus ombros, as pessoas têm suas dores, seus traumas e encontrar um lugar que promete fazer esquecer suas aflições, certamente é algo que valeria a pena pensar em passar pelo método. Seguir sua vida em paz, sem carregar algo que possa te angustiar é bom, mas o risco que há por trás é muito grande.

“aqui hoje, esquecido amanhã”

A ESCRITA DO AUTOR E A IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA DO LIVRO LEMBRA AQUELA VEZ

O livro Lembra aquela vez carrega temas bastantes pesados e, muitas vezes, difíceis de ler, mas que é importante falar sobre. A escrita do autor é bastante fluída, o livro é dividido em partes que facilita ainda mais, além dos capítulos serem curtos, o que facilita a leitura e não deixa algo denso. Por serem temas que causam gatilhos para muitas pessoas, o autor soube escrever de uma forma que a narrativa ficasse envolvente.

Não dá para julgar o Aaron por querer passar pelo procedimento. Ele encontra no Instituto uma única solução, não porque há um problema em ser gay, mas pelas consequências que a sua sexualidade trouxe para à família. O plot twist que aconteceu no fim de Lembra Aquela Vez me surpreendeu muito, porque eu não esperava que situação pudesse acontecer. Adam Silveira me perspicaz na construção da narrativa para que a cena final pudesse acontecer de forma que ninguém desconfiasse.

E se um instituto te prometesse que faria você esquecer o seu passado e as memórias ruins que perseguem, você participaria desse procedimento?

“A Guerra Dentro de Mim é uma guerra na minha cabeça. Se eu tivesse que ilustrá-la, seria um lugar com explosões e derramamentos de sangue.”

UMA NAMORADA PERFEITA

A Genevieve é muito mais que a namorada perfeita, adorável, parceira, boa filha. Aaron não poderia ter pessoa melhor para estar ao seu lado nos seus piores momentos. A personagem é realmente muito fundamental para a narrativa e foi perfeita durante toda a leitura.

Acredito que o Adam poderia dar um pouco mais de atenção para a personagem e ter desenvolvido mais a fundo a forma como ela se sentia diante daquelas situações que o Aaron passava seja pela perda de pai, quanto pela homossexualidade e todo o processo de entender que ele era assim. Além de relacionamento da jovem com seu pai, com a pintura, sua viagem para o acampamento, até mesmo o que ela quer para o futuro

É surpreendente as revelações que tem mais para o fim da leitura e como a personagem foi corajosa de ter passado por tudo e ainda ter perdoado e permanecido com o Aaron, logo ela que seria uma pessoa com motivos suficientes para deixá-lo e seguir sua vida. Muitas cenas do início do livro só fazem sentido quando você chega ao final, principalmente quando ela flagra o Aaron no quarto do Thomas em seu aniversário.

“A confiança dela no nosso futuro deveria me deixar tranquilo, e é um lembrete de que estou fazendo tudo certo”.

LIVRO LEMBRA AQUELA VEZ: A RELAÇÃO TÓXICA DE AARON COM SEUS AMIGOS

O Aaron vive em uma região bastante precária onde a violência, o uso de drogas é algo que está bastante presente em seu cotidiano. A forma como ele descreve seus amigos sempre me preocupou, pois, nunca pareceu que era uma amizade verdadeira. Por muitas vezes ele menciona o fato dele e dos colegas terem medo do Eu-Doidão e em como esse garoto era bastante violento, além da falsidade que há por parte de Brendan, que vivia dizendo ser amigo do Aaron.

Por muitas vezes é mencionado a respeito das confusões que o grupo de amigos vivia se envolvendo, além do tráfico de drogas, que muitos consumia e acabava vendendo para outras pessoas. A reação dos jovens com a aproximação de Thomas foi bastante dolorosa, em um momento específico que dói imaginar que o Aaron teve que passar por aquilo porquê as pessoas não o aceitavam.

“Alguns caras fazem das suas mentes uma prisão. Eu gosto de viver fora das grades. Se somos diferentes, não tenho nenhum problema com isso.”

UMA RELAÇÃO ENVOLVENTE COM O GAROTO NOVO

O Aaron conhece o Thomas em uma situação bem aleatória, sabe aqueles dias que você sai sem esperar nada e de repente conhece alguém que transforma sua vida? Pois, bem, é assim que os se conhecem. Em uma brincadeira chamada “Perseguição”, Aaron conhece Thomas enquanto está fugindo para não ser pego. A partir daí surge uma aproximação dos dois amigos, e o Aaron se ver compartilhando coisas pessoais que jamais chegou a comentar com sua amada namorada.

A conexão e aproximação dois jovens é notável tanto pelos amigos e família de Aaron, quanto pela sua namorada. Existem vários momentos que é notável os ciúmes de seus amigos com a relação dos dois garotos. Há uma cena específica que acontece no aniversário de Thomas que você só consegue juntar os pontos no fim de Lembra Aquela Vez. (compre seu livro aqui)

O Thomas é um dos personagens que eu mais gostei, ele é o tipo de amigo verdadeiro, fiel, que está disposto a ajudar. Sinto que ele passava por muitas questões pessoais e como a ausência paterna fez com que ele ficasse mal. Foi muito lindo o cuidado que ele teve com o Aaron. Em busca de uma felicidade, Aaron encontra em Thomas uma razão para viver e tudo muda em sua vida.

“Mas estou animado para encontrar o sol em meio à escuridão nestas histórias e. se não conseguir, vou me esforçar para criar minha própria luz.”

SOBRE O AUTOR ADAM SILVERA

Adam Silvera nasceu em Bronx, mesmo cidade em que se passa a estória de Lembra Aquela Vez. Tem 32 anos, é um homem alto e reside na cidade de Los Angeles. Autor dos livros “Os dois morrem no final” publicado em 2018 e “O primeiro a morrer no final” publicado em 2022. O autor faz muito sucesso com seus romances LGTQIA+.

Por: Dalyson Oliveira
Site: www.coisasdemineira.com/2023/04/lembra-aquela-vez-resenha-livro/

bel 27/09/2021

?????+?
!por favor procure os gatilhos antes de ler!

Faz algumas semanas que li esse livro e ainda estou me recuperando, meu deus do céu que leitura foi essa...

Mais um livro que me surpreendeu positivamente, virou um dos meus favoritos. Eu não esperava nada desse livro, por conta da capa e sinopse que não achei legais, porém eu recebi TUDO durante a leitura.

"Lembra aquela vez" conta a história de um adolescente chamado Aaron, ele já passou por alguns traumas, mas conseguiu sobreviver, com a ajuda da sua namorada, mas a vida dele da uma balançada quando ele conhece Thomas.

Eu não consigo falar mais que isso sem dar spoiler, foi um livro que me surpreendeu muito, me levou a lágrimas, fez eu ficar refletindo e perder o sono por querer saber o final de tudo, mesmo que agora eu queira esquecer e imaginar o meu final para o livro.

Eu recomendo demais a leitura, gostaria que fosse leitura obrigatória nas escolas também. Sempre vou levar esse livro no meu coração.

Melancia 15/08/2021

???
Eu comecei o livro achando que era uma coisa, mas se transformou em outra completamente diferente!
A escrita do autor é PERFEITA!!!!
ela te prende do começo ao fim, te fazendo duvidar da sua própria sanidade.
Só não chorei mais quando li pq tava no médico, se não eu ainda estaria na UPA tomando soro depois de desadatrar.

Susan.Kelle 16/03/2022

Gostei muito da maneira que a história foi construída, mas pra mim o plot devia ter ocorrido um pouco mais cedo. A maneira como descobrimos como ocorreu o suicídio do pai pra mim foi mais repentina do que impactante pela falta de conhecer mais o contexto do pai, além do óbvio que era ele ser um escroto. Genevieve por sua vez foi incrível o livro todo sobretudo quando passamos a saber tudo o que ela já sabe, senti muito foi por ela passar que passou. Agora vou te dizer que apesar de me sentir mal por Aaron e tudo que ele passou, também achei ele muito emocionado na parte do romance, sobretudo quando ele conclui que as pessoas são o que ele acha que são e ignora quando elas dizem que não. A família dele levou meu coraca6quando começaram finalmente a conversar, aquela cena apesar de curta, esclareceu muita coisa, eu queria muito mais dela, mas o que ela trouxe foi importantíssimo pra entender aquela dinâmica familiar meio confusa. Foi sem dúvidas uma leitura que trouxe muita coisa em que se pensar.

Robert Alvees 06/08/2021

Incrível ??
Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas, com o apoio da mãe e da namorada, Genevieve, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis, na tentativa de esquecer lembranças ruins e, principalmente, quem ele é. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo?

@Ju 18/10/2022

O final não era aquilo que eu esperava porém esse livro é incrível mesmo assim.
Ele fez eu questionar várias coisas importantes. Adam sempre sendo o meu escritor favorito!

ANDER CELES 10/04/2021

O peso das memórias
Ó, Adam? Por que tu, Adam?

Com a narrativa envolvente de sempre, dessa vez somos apresentados a Aaron, um garoto que questiona muito a si mesmo e a realidade que o cerca.

Todos os livros do Silvera têm uma pegada triste, que pode ser um triste melancólico, como "História é tudo que me deixou" é um triste tráfico, como "They Both Die in the End". Esse livro é um triste que fica no meio desses dois caminhos.

Aqui lidamos principalmente com a questão das memórias e o peso que elas têm na nossa vida, na nossa personalidade, nas nossas escolhas. Mas também lidamos com a questão da culpa, do arrependimento, do peso que colocamos nas nossas costas e nas costas das pessoas que amamos. E quando eu falo "lidamos" é porque incorporamos totalmente o Aaron, que faz uma viagem intrapessoal o tempo todo. E, fazendo essa viagem intrapessoal nele, fazemos um pouco na gente tbm.

Quero destacar o Thomas, um personagem com um desenvolvimento diferente do que eu imaginava que teria. E o estanho é que, apesar de ele não ser o protagonista, a dor dele é muito, muito sentida. Queria ter mais da perspectiva dele sobre toda a situação.

Enfim, o final não foi trágico, mas não foi tão feliz. Sei que saiu uma versão gringa em 2020 com um final mais feliz, que serei obrigado a comprar e ler rsrs.