Agradeça aos Agrotóxicos por Estar Vivo

Agradeça aos Agrotóxicos por Estar Vivo Nicholas Vital

Resenhas - Agradeça aos Agrotóxicos por Estar Vivo

Isac 31/12/2020

Excelente
O livro desmistifica muitas coisas que vimos falar na mídia que geralmente não tem embasamento nenhum.
Trás muitas referências científicas que mostram que os orgânicos não tem nem qualidade e nem sabor diferente dos alimentos convencionais,só o preço que é multiplicado algumas vezes. Também mostra que ninguém precisa se preocupar com os resíduos de agrotóxicos nos alimentos, só se você comer algumas dezenas de quilos em 24 horas(quando raramente possui resíduos).
O Nicolas destrói os principais argumentos de muitos defensores dos orgânicos, que por não terem embasamento científico, só conseguem defender os orgânicos com ataque às agrotóxicos.
Também deixa claro que uma coisa não impossibilita a outra, se você quiser comer orgânicos e tem dinheiro pra isso está tudo bem, só não critique algo que você não conhece.
Pra poder criticar o uso de agrotóxicos, primeiro tem que conhecer a realidade no campo, depois conhecer um pouco de Química, Biologia e saúde pública, O que menos se precisa saber é sobre ideologia.
Mariana Rudiniski 31/12/2020minha estante
Acredito que a produção organica se relaciona a agricultura familiar que, por sua vez, é um ato político. E, pelo que me lembro, o autor tem ligações com produtores dos agrotóxicos o que torna seu texto questionável, no mínimo.

Isac 31/12/2020minha estante
Agricultura familiar não é só quem produz organicos(Quem tem até dois funcionários ainda é considerado familiar, independente do que é como produz). E hoje em dia tem grandes multinacionais que já produzem e comercializam alimentos orgânicos. Muita gente que defende a produção orgânica e condena a produção convencional está ligada a estas empresas, então a opinião delas tbm se torna questionável.

Isac 31/12/2020minha estante
Grandes empresas já detém a maior parte da produção orgânica

Fagundes 26/06/2020

Muito bom livro
Faz você pensar em questões que sempre foram unanimidade de ideia sobre agrotóxicos.
Quebra aquela visão que você sempre teve sobre algo do qual você só ouve um lado e nao sabe nada sobre.
Livro bem elucidativo.
Nunca antes vi alguém defender o uso de pesticidas ou ao menos justificar o uso.

Elaine Montino 22/01/2021

Li para pesquisa de mestrado, contudo, faço várias críticas do pensamento do autor. A sua afirmação mostra um grande interesse em difundir o uso dos agrotóxicos. Não vejo essa a solução da humanidade.

gustavo 28/12/2019

Uma enorme falácia
O autor, um jornalista, aquele que reclama que os críticos aos agrotóxicos não são especialistas e não possuem embasamento científico, não traz UMA ÚNICA referência bibliográfica científica que critique com autoridade os agrotóxicos. Ele tenta convencer pela omissão da oposição. Vergonhoso. Primeiro, atentemos ao título, uma falácia. Está confundindo causa e consequência. O advento dos agrotóxicos foi que possibilitou o aumento exponencial da população humana. Se devemos agradecer algo aos agrotóxicos é assim: Agradeça aos agrotóxicos por sermos quase 10 bilhões de pessoas até 2060. E não por estarmos vivos... a evolução da medicina, na qualidade de vida tem inúmeros fatores. O que não podemos é adotar uma única ideologia, sem embasamento científico, e esquecer que a ciência é ampla, ao prestarmos atenção a só um lado da história. O livro reclama que ambientalistas fazem isso, NÃO! Ambientalistas TEM embasamento científico, quem não tem é o autor jornalista sem qualidade científica nenhuma. Sua crítica deve ficar restrita aos veículos de imprensa e a grande mídia. SÓ.
Soraya 11/01/2023minha estante
Prefeita sua crítica. O livro é um apanhado de publicações da mídia, não tem referência científica!!

Ray 15/04/2020

Entenda: O Agro só mata a fome...
Livro perfeito, amei a leitura!

Felipe770 18/02/2021

Me interessei pelo livro imediatamente, apesar do título provocativo. Acho que é importantíssimo um livro que se dedique a analisar as evidências em favor e contra o uso de agrotóxicos: a toxicologia, a epidemiologia das possíveis doenças associadas, a plausibilidade biológica devido aos mecanismos de ação. Tudo isso estabelecendo o óbvio: que ?agrotóxicos? é um grupo heterogêneo, de várias substâncias diferentes agrupa das de maneira informal e que portanto tem efeitos diversos. E que portanto devem ser analisados individualmente (em grupos de moléculas de mesmo grupo químico, por exemplo). No entanto, achei bastante decepcionante. O livro não é nada disso.

Apesar de tocar em pontos importantes (e corretos), como a ideia de que a agricultura orgânica é uma panaceia para saúde; e que agrotóxicos levam fama muitas vezes de forma exagerada e baseada em anedotas, o autor não se da ao trabalho de ir em fontes primárias de pesquisa. Eu contei: são apenas duas referências de artigos científicos (onde a informação é publicada pela primeira vez), mais alguns poucos reports de sociedades científicas (que agrupam dados de artigos); o resto das referências vem de jornais, revistas e sites. O autor ainda incorre em uma série de erros argumentativos, dicotomiza a análises (colocando ?convencionais X orgânicos? em permanente oposição) e até levanta boatos desnecessariamente. Por fim, bate na tecla da mídia exagerar notícias ruins (no que está correto - um problema maior e mais antigo, mas que o autor parece ingenuamente esperar que se resolverá com ?isenção?), de que o clima de pânico é uma tática premeditada para vender orgânicos (e não uma tendência cultural que erra na percepção - algo que, presumo, o citado Alan Levinovitz, saberia diferenciar), e que há ?ideologia? por trás de tudo, o que só mostra a falta de cuidado com a linguagem - alguns erros de português meio feios aparecem - e a retórica típica de quem descobriu o termo como um coringa para ganhar argumentos.

Infelizmente, o autor acertou no assunto, mas perdeu uma grande oportunidade de oferecer uma análise adequada que esse assunto complexo merece. Um pena.

Natasha Viana 07/06/2022

Para começar a ler sobre o tema eu adorei o livro! Bem explicado com fontes e dados para podermos aprofundar mais no assunto.
Cada um deve ser livre ao escolher consumir produtos orgânicos ou não.
O que não podemos negar é que com o uso dos agrotóxicos, o agro cresceu demais e isso foi muito bom p o Brasil.

Marion 30/11/2023

O agro é pop
O livro aborda os ataques que os agrotóxicos sofrem por parte da imprensa e enfatiza que se não fosse por eles não haveria produção em larga escala.

Luciane.Gunji 02/09/2017

Resenhista Lucas Gonçalves para o blog Pitacos Culturais

Maria.Nardelli 14/07/2021

Um livro que reclama tanto de ideologias mas tem muitas! Porém os dados são concretos, mostra o lado da agricultura e dos "agrotóxicos" que normalmente a mídia não mostra...
Indico demais essa leitura tanto pra quem é desse ramo do agro quanto pra quem quer aprender e ver esse outro lado.

Janaina.Vitti 11/09/2022

Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo
Um livro completo! com muitas referências, que trás vários pontos de vista de diferentes profissionais para esclarecer um assunto muito debatido, discutido e jungado em meio as mídias sociais.
Quem acredita que agrotóxicos podem fazer mal e aqueles que não acredita e consomem alimentos tradicionais, a leitura é fundamental para entender que existem segundas intenções por trás do discurso de alimentação saudável só ser possível com alimentos orgânicos
Recomendo muito a leitura para todos aqueles que tenham curiosidade sobre o tema!

Sandro 01/09/2023

Muito bom.
Livro muito bom, o autor traz muitos embasamentos históricos e pertinentes, reflete muito na atual sociedade contemporânea, recomendo muito.