Truly Devious

Truly Devious Maureen Johnson

Resenhas - Truly Devious

Lauraa Machado 05/10/2020

De um quase abandono a uma leitura consideravelmente boa
Eu não sei o que me levou a comprar esse livro. Foi a coisa que mais me perguntei durante a primeira metade. O que diabos me fez querer comprar e ler? Foi a capa, por algum acaso? Pela cor e a letra, que são claramente interessantes? Da última vez que li um livro sobre uma detetive adolescente (Um Estudo em Charlotte), me arrependi. Não consegui gostar de nada. Não sou a maior fã de mistérios, apesar de gostar bastante de alguns clássicos. Costumo me manter afastada de livros assim, e por uma boa razão. Raramente consegue me interessar.

Mas esse estava um pouco pior do que eu esperava durante sua primeira metade. Nada acontecia. Absolutamente nada, o que acabou me fazendo ir atrás de outras pessoas que já tinham lido para perguntar se o grande caso dos Ellinghams seria resolvido nesse livro ou no resto da trilogia. Já adianto que eu teria me frustrado bem menos se soubesse do que vou dizer em seguida antes de comprar o livro, mas pode ser que você considere como um spoiler, então pule para o próximo parágrafo se quiser evitá-lo. O caso de 1936, aquele que leva Stevie até o Instituto e que é praticamente toda a sinopse do livro, não tem a menor importância aqui. Mentira, tem, mas é a menor. É um detalhe tão pequeno, que foi a coisa que mais me frustrou de cara. Pela propaganda do livro, pela sinopse e por como ele é vendido, achei que seria uma história sobre a volta de um assassino e que o caso de '36 seria ativamente investigado. Pelo contrário, ele só é mencionado e tudo que tem a ver com desvendá-lo é deixado para os próximos livros.

Minha vontade era de abandonar. Eu já sabia que não leria o resto da trilogia, só ia pedir para uma amiga que já leu para me contar o que acontecia. Mas então outra amiga me falou que ela ignorou o crime e viu só como a história de amigos em uma escola. Então, lá pela metade do livro, comecei a focar só na Stevie e na sua vida no Instituto. A partir daí, o livro melhorou muito e até cheguei a me divertir.

Ainda acho que ele falhou por ter um começo tão parado e inútil, umas cento e cinquenta páginas que poderiam ter sido cortadas sem perder nada. Também acho que a decisão da autora sobre o desenvolvimento do crime principal foi bem errada. Em vez de criar interesse, ela me fez perder só por isso. Outra coisa que não me caiu muito bem foi o final desse livro. Ele é cortado do nada, com uma revelação extremamente previsível de um lado e uma bem vaga do outro. Não consigo imaginar como essa história conseguiu ser extendida por três livros. Duvido muito que tenha coisas suficientes para acontecer por tantas páginas.

Mas a escrita da autora é muito boa. Ela conseguiu passar um clima de perigo na maior parte do livro, tem frases bem construídas e espirituosas, além de passagens mais bonitas, tudo parecendo completamente natural. Como a história da Stevie, o livro é bem bacana e merece as quatros estrelas que eu queria dar. Minha nota verdadeira é só 3,5, mas foi mais pelo começo, pela decisão sobre o crime e pela propaganda bem enganosa que foi feita na contracapa do livro e em todo lugar que se fala dele, basicamente.

Eu gostei bastante da leitura durante a segunda metade do livro e não tenho mais a intenção de ir perguntar o final para a minha amiga. Em vez disso, resolvi que algum dia vou comprar os outros dois livros e ler. O único problema é que a minha vontade não é tão grande assim, não estou mais tão curiosa ou ansiosa para saber o que acontece. A autora não estava ansiosa para contar, por que que eu devo ficar para ler?

Afinal, foi um livro bacana, com pontos altos e baixos, nada impressionante ou cativante, mas com defeitos que são balanceados pelas partes boas. Ainda recomendo a leitura, mas encare como a história da Stevie e não como o mistério de Truly Devious (Cordialmente Cruel) ou do que aconteceu em 1936, ou vai se decepcionar, já que não é o foco nem de longe.
Nati 05/10/2020minha estante
pois, resumiu perfeitamente o que eu achei dessa leitura. Eu só não abandonei no início por conta do audiobook, e me surpreendi muito com o quanto eu estava gostando da segunda metade. Quero conferir logo o próximo antes que eu perca a vontade de vez de saber o que rolou depois desse final (que eu morri de ódio, por que a autora larga a bomba e sai correndo)

Lauraa Machado 05/10/2020minha estante
Pelo que eu ouvi dizer, o segundo é bem parado, nada acontece e não sai do lugar. Acho válido ter o terceiro junto quando for ler haha

A.Paula.Sz 03/03/2024minha estante
Meninas, o terceiro finalmente conta tudo, mas é enrolado e parado igual os dois primeiros.
Tem um 4° livro, com outro mistério e achei bem melhor q os três primeiros juntos, mas tb tem enrolação em 80% do tempo.... :/

Lauraa Machado 06/03/2024minha estante
Isso desanima demais! Os livros parecem não precisar ser uma trilogia, né? Podia ser um livro só, maior e menos enrolado

manuu23 21/02/2024

Trully Devious
Foi meu primeiro livro em inglês, então acho q isso influenciou um pouco, mas achei a história muito boa e desenvolvida. Só achei que as coisas começaram a acontecer muito tarde, mas isso ajudou a entender melhor os personagens e a situação.
Conta a história da Stevie, que é viciada em estudo criminal e vai para a Academia Ellingham, onde muitos anos atrás aconteceu a morte de Dottie, uma aluna, Iris Ellingham e sua filha Alice. Ela vai com o objetivo de resolver o caso, que tem muitas poucas pistas além de uma carta assinada por Trully Devious. Mas é claro que vai acontecer um monte de porcaria no meio, além de um pouco de romance.
Tô animada pra ler o segundo livro, mas achei que podia ter falado mais coisa já no primeiro.

yascastro 26/03/2021

Truly Devious traz uma história com uma ambientação muito interessante e um mistério no ar. É um livro divertido, mas nada muito cativante. Ele traz vários acontecimentos, mas deixa quase tudo pra ser desenvolvido nas continuações. Ainda assim consegue ser uma porta de entrada razoável pra uma trilogia com alguns acertos na segunda metade do livro.

Mariana 04/08/2021

PUTA. QUE. PARIU.
Eu não leio livros de mistério. Simplesmente não leio, e a explicação para esse fato é simples: Agatha Christie me traumatizou. Tipo MESMO.

Mas então eu não parava de ver esse livro para tudo que era canto, todo mundo falando que era muito bom, muito incrível, e eu pensei: eu preciso pelo menos tentar de novo, não é? E que bom que eu tentei.

Eu li muitas resenhas aqui no Skoob falando que o livro é demorado, que ele enrola para começar, que nada acontece no começo e que ele não prende, mas eu venho aqui discordar dessa afirmação.

Desde o começo os personagens te encantam e te prendem e você só quer saber mais sobre a vida de cada um. Os capítulos no passado ainda fazem com que você fique mais curioso quanto ao que aconteceu com Alice, Iria e Dottie.

E sim, os "grandes" acontecimentos da história de Stevie acontecem mesmo lá para os 50% do livro, é verdade, o que não quer dizer que até aquele ponto, o livro tenha sido entediante.

É incrível conhecer essa escola, principalmente a partir dos olhos de uma pessoa que passou tanto tempo facinada com os desaparecimentos que aconteceu ali.

O final... puts, o final. Eu não vi aquilo vindo, eu juro que não. Não vou mentir, muitas vezes eu meio que consigo adivinhar o que aconteceu antes ou sei lá, ter algumas coisas que eu sei e que a protagonista não, mas nesse livro? Eu não tinha IDEIA.

Um dos melhores livros do ano, se não da minha vida, então por favor, leiam! Insistam na leitura porque vale a pena.

E eu vejo vocês na resenha do próximo livro. Até porque a história de Stevie Bell acabou de começar.

Cherry 05/02/2020

Surpreendente
Para ser sincera eu comecei a ler esse livro com uma alta expectativa e o começo foi super parado, o que me fez demorar mais para concluir. Mas pouco antes da metade do livro as coisas começam a mudar de rumo e eu me via cada vez mais amando essa história e tentando descobrir o que aconteceu. Me via a cada momento junto com Stevie tentando colocar esse grande quebra cabeças juntas.

ana 10/12/2021

eu gostei bastante!! we hunt the flame tinha me deixado numa ressaca literária e eu nn conseguia nem ler direito. juro a escrita e os personagens são perfeitos!! além do mistério ser mto bom
dani 10/12/2021minha estante
amo esse livro!!!

Laryssa Barros 21/05/2023

Instigante
Eu amei essa atmosfera de Dark Academia. A história é agil, a escrita da autora é fluida e direta, o mistério é interessante, o romance funciona, e o final é incrível, eu preciso ler o próximo!!!

Guedes 28/02/2020

Gostoso de se ler..
Esse livro foi uma grata surpresa, quando lançou fiquei muito curioso pela história e achei a sinopse bem instigante.
Em quesito de livros de suspense achei original o método da escritora de tornar uma trilogia em cima de um único caso, confesso que não lembro de ter me deparado com muitos livros que o tenham feito dessa maneira. O caso principal te deixa muito curioso e as pistas em forma de charadas só fazem tudo ficar ainda mais divertido.
Os personagens poderiam ser um pouco mais aprofundados e usarem um pouco mais as habilidades individuais de cada um no decorrer da história, o que espero ver nos próximos volumes.
Continuarei a ler essa trilogia e espero ser surpreendido ao final!

Julia.Santana 14/08/2020

Não tava muito empolgada no começo mas do meio pro final fiquei mais engajada, traz um mistério bem legal e muito interessante a construção de personagem

Luiza.Cabral 04/01/2021

SURTO ATRÁS DE SURTO
Estou sem palavras pra o que esse livro fez com a minha cabeça... Leitura obrigatória pra quem ama um bom mistério!

Carol Grayshadow 04/01/2023

Que final é esse? ?
No início nos é apresentada a personagem principal Stevie Bell, uma garota que ama mistérios e true crime cases que vai estudar em uma escola onde há um "cold case" que ela pretende resolver.
Uma família rica, dona da escola para pessoas brilhantes e um crime sem solução.
Um livro YA de mistério muito bem escrito que prende a sua atenção em cada parte, pois a história alterna entre passado e presente, sendo assim vamos acompanhando as investigações que aconteceram em 1936-1938 e tb o que acontece na atualidade junto de Stevie.
Um livro com diversidade, personagens cativantes, mistério (não resolvido, por sinal)
Com um cliffhanger de tirar o fôlego.
Misericórdia, preciso ler o segundo livro e obter respostas.
Recomendo a leitura para quem gosta de crimes misteriosos com uma pitada de leveza que só um YA pode nos proporcionar.

lara.readings 13/01/2022

brilliant, incredible, amazing, show stopping, never the sam
Eu acho que esse livro deve ser sem dúvidas o melhor livro que já li na minha vida inteira? Me prendeu do início ao fim e os outros dois da saga são tão incríveis quanto. Sempre que posso panfleto pra todo mundo, porque simplesmente não sei o que eu era antes dele

laurallima 31/05/2022

MUITO BOM!!!
O que falar sobre um livro de 400+ páginas que eu pisquei e chegou ao fim??? Leitura SUPER fluida, história muito interessante, personagens muito diferentes uns dos outros e que gera uma curiosidade pra saber mais sobre eles. Sobre Stevie: maravilhosa, só isso que tenho pra dizer.

É um livro muito bom mas ele tem muito essa vibe de começo de trilogia, onde não tem tanta coisa assim acontecendo, tem várias coisas que você fica sem saber e etc, final com cliffhanger e etc e só por isso tirei meia estrela.