9 lições sobre arte e psicanálise

9 lições sobre arte e psicanálise J.-D. Nasio

Resenhas - 9 lições sobre arte e psicanálise

Paulo Silas 04/11/2022

Articulando psicanálise e arte, Nasio reúne nessa obra 9 ensaios nos quais a pintura, a música e a dança recebem o atento olhar do psicanalista, funcionando como se a obra estivesse situada no divã do consultório, de modo que pelo olhar do analista se busca escutar aquilo que diz a obra, o que se dá por alguns elementos que são minuciosamente captados e analisados, sendo transmitidos ao leitor a interpretação resultante desse curioso e interessante processo de análise. A criação artística é o objeto dessa obra, portanto.

O canto lírico de Maria Callas é o primeiro tema investigado pelo autor, cuja escuta reproduz em Nasio o ato de deixar de pensar em si próprio e deixar de existir senão em seu próprio corpo. Dado esse efeito causado é que a atenção do autor se volta para alguns aspectos biográficas da cantora que repercutem em sua cantoria pelo olhar psicanalítico. Na pintura, algumas telas de Vallonton, Francis Bacon e Velázquez são analisadas tanto no sentido do efeito causado na pessoa que as admira quanto no processo de criação, via sublimação, dessas obras, o que faz com que o autor também investigue a vida e história desses artistas. No campo da dança, Nasio discorre em algumas linhas sobre a expressão do inconsciente que se manifesta nessa forma de manifestação artística, articulando que "o corpo é o lugar do gozo".

Nasio trabalha com conceitos psicanalíticos, relacionando-os com as manifestações artísticas abordadas no livro. Daí é que está a relação entre arte e psicanálise proposta, o que é feita com maestria, percebendo-se as ligações trabalhadas na mesma medida em que o autor constrói e avança em suas considerações. Trata-se de uma reunião de textos diversos que não possuem ligação entre si que não o eixo psicanálise-arte, tendo-se assim uma interessante e válida proposta que muito bem relaciona aquilo que se pretende e se anuncia.

Renan Prandini 16/06/2022

Iniciativa a ser aperfeiçoada
A proposta é instigante, mas a execução, apesar de curta, é repetitiva. É perceptível que se trata de uma coletânea de palestras e textos esparsos nos quais o autor abordou a arte sob o viés psicanalítico. O nono capítulo, por exemplo, que transcreve uma conferência dada por Nasio no Grand Palacis, traz a mesma interpretação verificada no segundo capítulo sobre a obra de Félix Vallotton. Além disso, enquanto se estende sobre alguns assuntos, repetindo-os, sobre outros, o autor é praticamente monossilábico, dedicando míseras páginas para trata-los. Novamente, a intenção é incrível - unir arte e psicanálise - mas fico no aguardo de melhores empreitadas.

Leonardo.Wild 04/02/2021

Perfeito sim
Nasio convida todas para que vivamos a arte de outro local.
Com uma escrita que somente poderia ser dele, por ser em si, tão ?simples?, ?delicada? e ?densa? essa obra nos leva a retornar a gênese da psicanálise e arte.
Se trata de uma experiência riquíssima a quem se propõe a ler as 9 lições que esse psicanalista tirou de sua vivência com a arte. Sendo um belíssimo ponto e vírgula, que em momento algum se propõe a fechar um assunto, mas abri-lo.
Certamente recomendo para todas que gostam de arte e querem saber mais sobre ela e os universos singulares de quais emergem.

Obs: recomendo que seja feita a leitura de ?Recordação de infância de Leonardo DaVinci? e ?Moises de Michelângelo? ambos textos de Freud, antes de ler esse livro. A experiência será mais ainda mais rica.

Kit 14/06/2022

Gostei bastante, principalmente dos dois capítulos iniciais, o livro é curtinho e a escrita é muito tranquila de absorver.
?A arte atua por hipnose: adormece nossa consciência, porém desperta nossos próprios impulsos criadores.?