Anne de Green Gables

Anne de Green Gables L. M. Montgomery

Resenhas - Anne de Green Gables

L.M 20/04/2021

Anne de green gables
Apesar de ter sido uma leitura bem arrastada, esse livro é muito bom, diria que até melhor que a série.

Neste livro é contada a história de uma menina chamada Anne, órfã e sem destino, finalmente é adotada, o que ela não imaginava era que tinha sido confundida, pois Matthew e Marilla, da fazenda de green gables, estavam à procura de um menino e não de uma menina. Matthew sentiu compaixão da pobre garota e pediu (implorou) para Marilla que deixasse Anne ficar em Avonlea.
O que não imaginavam era a pequena criaturinha estranha que ela era. Falante, cheia de imaginação e com um comportamento intrigante.

Anne tem um espaço no meu coração à muito tempo, por conta da série que me cativou muito. Com o livro não foi diferente.
Bea 20/04/2021minha estante
eu tenho esse livro, porém estou enrolando a muito tempo pra começar a ler por
conta que muitas pessoas falam que a leitura é muito demorada e não flui, sera q eu devo ler?

L.M 20/04/2021minha estante
Eu recomendo você tentar e não desistir de Anne. Realmente a história não flui como queríamos, quando lia 20 páginas parecia que tinha lido 40, de tão lento que era. Passei dois meses pra ler por completo. Mas a história é linda demais e vale a pena. Pra quem já assistiu a série, é quase a mesma coisa, acho que foi isso que atrapalhou, pois praticamente é igual ao livro. Se você já assistiu a série, seria melhor ler Anne de Avonlea que é o segundo livro da coleção.

Bea 20/04/2021minha estante
ahh, eu já assisti a série sim, mas entt
pode ser que eu leia o segundo livro, obgdd amgg

L.M 20/04/2021minha estante
De nada!?

Regis 06/05/2023

Dramáticamente fofo e inocente...
Quando os irmãos, Marilla e Matthew Cuthbert de Green Gables na Prince Edward Island no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o "erro" que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.

Esse é um livro que eu adoraria ter lido na infância, assim como li Pollyanna. Anne de Green Gables é adorável, esperta, falante, inteligente e inspiradora; o tipo de personagem por quem eu me apaixonaria ao primeiro contato.
Matthew e Marilla são ótimos e assim como todos de Avonlea, são interessantes de se acompanhar. E como é maravilhoso assistir as transformações que Anne traz para a vida de todos na pequena ilha.
A relação que cresce entre Marilla e Anne é tão linda, apesar de difícil no início, e a relação com Matthew é perfeita desde o primeiro contato dos dois e só faz crescer a partir daí se transformando em um amor incondicional. Como é maravilhoso o desenvolvimento do relacionamento entre os três.
Destaco também a amizade de Anne e Diana, que se descobrem almas gêmeas. E Gilbert, o "arqui-inimigo" declarado de Anne, e espero que o que há entre eles continue se desenvolvendo nos outros livros.

A autora tem uma escrita simples e fácil de ler, o livro é narrado em terceira pessoa, se passa por volta de 1890, possui capítulos curtos e temas fascinantemente inocentes.

Anne é uma personagem cativante e divertida, o que torna impossível não se afeiçoar a ela.
Esse é um clássico indicado para todos aqueles que desejam manter a criança interior viva e vibrante independente da idade.

Indico com certeza essa leitura.
aartemesalva-nat 06/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Regis. Tenho esse livro, mas só o lerei próximo ano. :)

Regis 06/05/2023minha estante
Eu assisti a série e não aguentei de curiosidade para ler o livro, Natália. Espero que goste, ele é muito bom. ?

HenryClerval 08/05/2023minha estante
Está ficando clichê dizer que gosto de suas resenhas? Mesmo assim continuarei dizendo: parabéns pela resenha, Régis. ??

Regis 08/05/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Heloá 10/08/2023

^^Anne^^
Esse livro foi muito gostoso de ler,conheci essa história pela série,e sério o livro tava sendo um pouquinho chatinho,mais depois eu eu me agarrei na história....

Enfim....estou louca pra ler os outros livros dessa série ??
Iara.coêlho 10/08/2023minha estante
Pretendo ler ele nas férias de final de ano, parece ser bom.

Heloá 10/08/2023minha estante
Leia! Sério vale muito a pena!!

Tairones Oliveira 10/08/2023minha estante
Eu só assisti a série e gostei demais! Quero adquirir o livro e ler um dia.

Katherine 20/11/2023minha estante
Que bom que gostou. Sou tradutora e estou disponibilizando na Amazon contos inéditos desta autora e de outras clássicas. Vou te passar alguns títulos de histórias que li, amei e trouxe para a língua portuguesa. Estão todos disponíveis na Amazon e no Unlimited.
- Um típico Natal (da mesma autora de Mulherzinhas))
- A chave misteriosa e o que ela abriu (da mesma autora de Mulherzinhas)
- Debby's debut (da mesma autora de Mulherzinhas)
- Um sonho de Natal (da mesma autora de Mulherzinhas)
- A cesta de Natal de tia Cyrilla (da autora de Anne de Green Gables)
- O jantar de Natal dos Falsoms (da autora de Anne de Green Gables)
- Tempestades de Natal e raios de sol (da autora de Norte e Sul)

Anna Clara 11/01/2023

Livro esplêndido
Nossa, foi maravilhoso acompanhar a Anne... ri, chorei, me irritei, e aprendi tanto!

Tantas vezes tive que abrir o dicionário para saber o significado das palavras que Anne falava kkklkk, agora entendo a Marilla...

Risquei tanto esse livro, grifei, escrevi, porque tem muita lição ali, e muitas vezes me identifiquei com os pensamentos de Anne, e de outros personagens.

O ambiente em que se passa: Anvolea, Green Gables, é maravilhoso, muito aconchegante, e queria morar lá rsrsr... a escritora detalhou tão bem, que me fez amar Green Gables...

E refletindo em alguns aspectos do livro, percebi que tenho bons amigos do peito, e almas irmãs... nossa, a amizade entre Daina e Anne, e entre ela e o Mathew????, sem deixar de falar entre Anne e Marilla...

Penso como a vida de Anne deu uma reviravolta desde que ela chegou em Green Gables, e como ela fez da vidas dos outros mais feliz, ela se tornou uma bela dama...

Só no fim que ela aceitou a amizade do Gilbert, mas ok kkkk...

Bom, como estou com pouco escopo para imaginação, deixo apenas esse simples comentário... VALE MUITO A PENA LER!?
Isabelly 11/01/2023minha estante
Leia os outros livros da sequência, são incríveis ?

Anna Clara 11/01/2023minha estante
Ahhh, com certeza vou ler, obrigada!?

Emily283 11/01/2023minha estante
Esse livro é fantástico!!!!

Anna Clara 12/01/2023minha estante
Demais demais Emi?

Tuca 21/01/2022

Resumo da série
Para quem assistiu a série esse livro é tipo um resumo de tudo o que acontece.
Achei meio arrastado e não me conquistou muito, talvez por eu já ter assistido a série, não sei
Mas é uma leitura gostosa de se fazer e achei a Anne igualzinha a da série!
@mimullerr_ 21/01/2022minha estante
Exato!

Math 𤠠21/01/2022minha estante
É por causa das falam gigantes de Anne, no próximo vc vai amar

Glau 21/01/2022minha estante
eu adoro, adoro de paixão a série, mas não sei se eu teria coragem de ler uma saga de livros dessa série com todos os comentários sobre, quem sabe eu dê algum dia pro meu sobrinho(a) que vai nascer e ele goste pelo público alvo ser pra crianças (creio eu), mas acho que não

Laura 21/01/2022minha estante
Gostei bastante do livro. Achei que a série retratou bem, mas tirou o final ( que é de partir o coração). O segundo livro foi arrastado pra mim, melhorou só no final

Samilly.Silva 09/04/2022

Há tantas Annes diferentes em mim. Às vezes acho que é por isso que sou uma pessoa tão problemática. Se eu fosse apenas a Anne, seria muito mais confortável, mas então não seria nem metade. interessante.
Natália Lopes 10/04/2022minha estante
Qual a página dessa citação? Gostaria de marcar, mas não lembro mais!

Samilly.Silva 10/04/2022minha estante
No livro que eu li está na pag 185, cap. 20

Natália Lopes 10/04/2022minha estante
Obrigada!!

Samilly.Silva 10/04/2022minha estante
De nada ?

Aline.Mariane 29/03/2021

Anne de Green Gables é apaixonante!
Com certeza a Anne é encantadora!
Que grande erro Marilla e Matthew teriam cometido se não tivessem a adotado né?

Recomendado ?
juderezende 30/03/2021minha estante
Esse livro simplesmente da uma surra na série da Netflix

Aline.Mariane 30/03/2021minha estante
Eu não assisti a série, mas confesso que durante a leitura me deu vontade de assistir por curiosidade.

Aline.Mariane 30/03/2021minha estante
Agora não sei se vale a pena haha

juderezende 30/03/2021minha estante
Não assista kkk vai passar raiva. Os filmes dos anos 80, pelo que eu vi, são muito melhores e mais fiéis aos livros.

Lanny 22/12/2020

Quero adotar
Depois de tanto hype da série, fui ler/assistir e entender porque todo mundo fala tão bem e estou encantada. Tenho um fraco por histórias de amor inocente e me pego falando awwww mais vezes do que poderia ter imaginado antes. Porém, não é fácil escrever uma personagem como Anne Shirley sem que ela seja considerada chata. Do tanto que essa menina entra em confusão e do tanto que ela fala, é de se pensar que o adjetivo seria muito usado em relação a ela. Eu mesma seria uma das pessoas que leria pensando - Que menina chata - , mas isso não ocorreu e eu acredito que seja pela consciência que a Anne tem de seus defeitos.

Toda vez que ela aprontava alguma coisa e chorava se culpando e dizendo o quanto Marilla tinha uma provação por ter adotado ela, eu a perdoava. Seus erros são sempre acidentais, tentando fazer o certo. E como ela mesma disse, ela aprende com eles e não comete o mesmo erro duas vezes.

Talvez ela nem tenha percebido isso, mas essa ideia ela aplicou a Gilbert. Ela cometeu o erro de não perdoá-lo uma vez que eles fossem amigos, mas não cometeu o mesmo erro da segunda vez. E o Gilbert é o menino mais fofo. Agora é ter controle para não devorar tudo de uma vez.
Lavz 22/12/2020minha estante
Só fiquei meia sem paciência dela ser tão dura em perdoar o Gil, mas é compreensível, é uma criança e foi constrangida em público mas AAAAAA só queria que ela perdoasse ele o coitado logo.

Lanny 23/12/2020minha estante
Nossa, eu também. Mas achava tão lindo quando tinha alguma referência a ele querendo se aproximar dela, fofo

Italo Cael 17/12/2021minha estante
Que crítica maravilhosa, exatamente como penso sobre o final do livro.

Italo Cael 17/12/2021minha estante
Anne criou um bloqueio com meninos, e a gente entende dado o contexto histórico. Mas como foi dito existe um amor com inocência somado a traumas e uma sociedade preconceituosa.

Leituras e Reflexões 25/12/2020

Apaixonante história!!
Oh como amo literaturas que promovem a reflexão, ressaltam princípios morais e, além de tudo, divertem!!
E Anne é exatamente isso e mais... por isso que agora eu também estou "in love with her"! Rsrsrs...
Um dos meus alvos de 2020 era começar a ler os livros de Anne para que, em 2021, eu possa assistir a tão famosa série. Sim, eu só me permito assistir essa série depois que ler os livros (apesar de que meus melhores amigos-leitores já me deram suas opiniões... e é sempre assim: a "telinha" não é fiel!! Aff...)
A QUESTÃO DA PRÁTICA RELIGIOSA DESPROVIDA DE COMUNHÃO SINCERA COM DEUS E DE INTELECTO (o velho e famoso ritual vazio e as regras sem respaldo bíblico nenhum) é bem costurado na história com comentários e reflexões muito sensatos.
De semelhante sensatez, e de forma bem ponderada, também aparece A QUESTÃO DA FORÇA DA MULHER, de uma feminilidade enraizada na força de Deus. Anne faz apontamentos a respeito da mulher ter capacidade de "pastorear vidas". E, pelo que pude compreender, ela defende esse "direito" não no sentido de a mulher ser o sacerdote principal da igreja, mas no sentido de que também liderar, ensinar e pregar.
Amei! Amei!
POR UM MUNDO COM MAIS LITERATURAS EDIFICANTES!!!

Indico esse volume para todas as idades!
abrahao.dias 26/12/2020minha estante
Graça e paz amada, gosto de comprar livros oarahis jovens da igreja ler. Queria saber quais da coleção Anne você leu e quais indicaria para jovens que estão iniciando na leitura de livros (estão ainda pegando gosto) Agradeço.

abrahao.dias 26/12/2020minha estante
Outra coisa, a leitura de Anne se aplica mais ao público feminino?

Leituras e Reflexões 26/12/2020minha estante
Olá, irmão! Me chame lá no IG para debatermos algumas ideias.
Instagram: Leituras & Reflexões (@leituras_e_reflexoes)

Eu promovo leituras coletivas na igreja há alguns anos. Sempre é muito edificante

Leituras e Reflexões 26/12/2020minha estante
Este volume 1, especialmente, não é necessariamente voltado para o público feminino ? minha opinião. Mas com certeza, mulheres gostam mais deste gênero.

Aguardo seu contato!

gabrielaoshiro 16/06/2020

Sem defeito nenhum. Só esperava uma relação melhor entre Anne e Gilbert porque eu amo demais esse casal, tudo pra mim
Emys 16/06/2020minha estante
é mt diferente da série?

gabrielaoshiro 16/06/2020minha estante
naooo, a série é bem fiel.

Karol Garnier 16/06/2020minha estante
Acredito que a relação deles se desenvolve nos proximos livros. Ainda não li, mas sei que eles se casam (não é spoiler, isso ta na cara pela capa dos outros livros)

Emys 16/06/2020minha estante
ai q bomm, pq to querendo ler faz tempo amo a série kkkkkk

Amanda2041 30/07/2023

Um fôlego de otimismo e liberdade
??O que dizer quando se há tanto a falar ? Quando comecei essa leitura imaginei que já sabia o que me aguardava, a história de uma orfã imaginativa demais que conquistava o coração duro de um casal que não tinha planejado adota-lá. Mas me enganei, a obra tem muito mais a oferecer e mostrar!

Acompanhamos a formação e crescimento de Anne enquanto ela passa por vários obstáculos e desafios da vida; a mudança de uma menina cheia de incertezas para uma jovem madura. Assim, é maravilhoso e fácil de se encantar com a protagonista porque além de seu encanto natural, nós, leitores, também passamos por nossa narrativa de formação.

Por último, encorajo que acompanhe a jornada da Anne de Green Gables e aprenda a apreciar a vida e olha-lá com amor e esperança, e nunca deixar que a sua mente seja acorrentada mas permita que seja livre para correr atrás de suas ambições????
Lele250 30/07/2023minha estante
Não curti muito, ela descreve tudo em minimos detalhes, são 10 páginas falando de uma árvore kkk

Amanda2041 30/07/2023minha estante
Compreendo kakakak, mas amei tanto a personagem que perdoei, se não tivesse essas descrições não entenderiamos boa parte da personalidade da Anne

Amanda2041 30/07/2023minha estante
Detalhe que esqueci de dizer: quem gostou de ler "Mulherzinhas" e "David Cooperfild" provavelmente vai gostar do livro

VitAria1301 31/07/2023minha estante
Eu também gostei muito desse livro. A série é perfeita, porém o livro consegue superar

vero 20/03/2024minha estante
mulher mas a série que tinha que ser fiel ao livro ksksk

dhebss 20/03/2024minha estante
excluindo da lista?

naluiza 20/03/2024minha estante
KAAKAAKAAK mulher vdd me confundi, mas mesmo assim nao gostei do livro?

vero 20/03/2024minha estante
poxa... e eu aqui apaixonada pela escrita e pelo desenvolvimento da personagem e da história

Thaisy.Santos 14/05/2021

Amei
Amei o livro, li após assistir a série, e quando descobri que existia o livro, quis logo comprar, e para minha surpresa maior, não era só um livro, era uma série. Como amo séries. Enfim, conta a história de uma garotinha órfã, muito excêntrica que é adotada por engano por um casal de irmãos. E vamos conhecer como será o desenrolar da história e sobre as suas aventuras.
Agatha 14/05/2021minha estante
EU AMOOO ESSE LIVROO? e a série é PERFEITA tbm ???

Thaisy.Santos 15/05/2021minha estante
Eu amei a série também. Nossa chorei muito com o livro.

Brenda 15/05/2021minha estante
A série é toda baseada no primeiro livro? Ou nos outros tbm?

Agatha 15/05/2021minha estante
@Brenda só no primeiro

Youko 26/12/2020

Uma volta no tempo
Como muita gente, o que me fez interessar para ler este livro foi a série. Confesso que fui com todas as expectativas possíveis, cheia de anseio, e não me decepcionei. Foi muito curioso, para mim, ler pela primeira vez um romance clássico. Ver tão bem como eram os conceitos, o comportamento e como a moral era levada em conta nas escolhas do dia a dia. Esse é claramente um livro infantil para trazer ensinamentos (que se podem aprender na vida adulta também), e achei muito bonito isso. Claro, por se tratar de uma outra época, com costumes e pensamentos diferentes, nem tudo me agradou. Achei que a distinção entre bem e mal era muito limiar e senti que é algo pesado demais para cair sobre os ombros de uma criança, até porque uma pessoa não é inteiramente boa nem má.
O ritmo pode ser lento em certas partes, com falas enormes que narram praticamente tudo, mas é gostosinho de passar o tempo.
A série é bastante diferente do livro em alguns aspectos, como alguns personagens que foram inseridos e subtramas que foram sabiamente cortadas ou incrementadas; mas ela segue bem a proposta do livro e os acontecimentos principais. Para dizer a verdade, me agrado mais da série do que do livro, mas foi uma experiencia interessante.
Enfim, quem tiver interesse, creio que vai se apaixonar por esta estória repleta de imaginação. Quase no final, fiquei com os olhos marejados numa cena de puro carinho e amor, porque foi muito bem escrita.
É um livro maravilhoso, com seus defeitos, sim, mas que vale muito a pena conhecer.
Tati 28/12/2020minha estante
A série é maravilhosa e realmente diferente do livro, mas o livro também é bem fofinho e vale a leitura!

Youko 29/12/2020minha estante
Sim! Apesar da série deixar um quentinho no coração maior, só Deus sabe como não chorei nesse livro. Gostei demais da experiência.

Carlos 16/03/2021minha estante
Muito boa sua resenha e de fato nos deparamos com um livro que é puro encanto. De fato a série se destaca frente ao livro.

Youko 16/03/2021minha estante
Ah, muito obrigada! Acho que, por abordar temas mais discutidos atualmente, a série se destaca mais, mas sem tirar o mérito da obra original.

ClariceSilv@ 04/04/2023

Ler novamente
Eu amo a Anne, ela é cheia de coragem, personalidade e mesmo com suas encrencas sempre dá a volta por cima.
Adoraria que todos pudessem conhecer essa obra prima, mudaria muito a perspectiva de visão em relação a tudo a nossa volta.
thaissmonteiro_ 04/04/2023minha estante
eu tenho mt vontade de ler, vc já viu a série?

ClariceSilv@ 07/04/2023minha estante
Já sim, sou apaixonada pela série também ?????

thaissmonteiro_ 07/04/2023minha estante
eu tbmm, é uma das minhas favoritas, pena que cancelaram e não teve final

ClariceSilv@ 10/04/2023minha estante
Sim, verdade ? mas quem sabe um dia kkk eles decidem lançar a 4 temp. ? A Esperança não morreu !!!!