Maus

Maus Art Spiegelman

Resenhas - Maus

natacha 02/09/2023

é mesmo uma história que se destaca de qualquer outro livro do mesmo assunto
a bd mostra o antes, o durante e o depois do holocausto - vemos que mesmo depois da guerra acabar, ainda afeta e mata pessoas
a genialidade do autor é sempre mostrada (os ratos e os gatos, a gramática incorreta no presente)
esta bd não retrata só o tempo do holocausto, mas também a relação do pai com o filho atualmente (a personalidade do pai foi muito afetada pelos traumas que ele sofreu)
uma das únicas críticas que tenho é que sinto que algumas partes poderiam ter sido melhor organizadas, de resto muito, muito bom !!!

nessa 22/10/2022

Um relato histórico de valor inestimável, onde se é relatado que evidência a brutalidade e as catástrofes do holocausto. Um relato extremamente desumano e ao mesmo tempo tocante.

catcatcat0 06/08/2022

Uma perspetiva completamente diferente
Este livro é completamente fantástico! A forma como aborda um tema tão pesado e macabro como o Holocausto, em banda desenhada, transforma toda a história num conteúdo versátil, facilmente absorvido por todos.
Tem uma leitura fluída, com um crescente interesse a cada página, apesar de estar escrito num português ?arcaico? propositadamente pelo autor.
Provoca reflexões sobre o que realmente temos de valor na nossa vida e ensina-nos, sobretudo, a dar valor ao mais ínfimo dos pormenores.
Foi uma ótima leitura e recomendo a pessoas de qualquer idade, só traz conhecimento e cultura que nunca são demais!

Victor.Almeida 20/03/2022

Excelente
Excelente. Talvez a melhor historia grafica que, e nos ultimos anos houve algumas que me impressionaram bastante pela positiva.
Em Maus, Spiegleman relata a história da sua família durante o terrível holocausto nazi. Recorrendo a retratação dos nazis como gatos e dos judeus como ratos - uma analogia bastante pertinente tendo em conta o contexto histórico e sociopolítico -, o autor descreve vários episódios de tremendo terror com que foi confrontado quando era apenas uma criança. É também uma excelente introdução ao género das novelas gráficas e à génese do holocausto para os mais jovens (e nao so)