Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

Ceci 10/04/2022

Simplesmente mágico e imprevisível
O livro trás um conto de fadas extremamente maduro e realista ao mesmo tempo que se mostra mágico e deslumbrante. É diferente de qualquer fantasia que já li, é simplesmente real, imprevisível e encantador. Nieshka tem uma construção e um desenvolvimento incrível, ela é forte e corajosa diante de decisões e situações difíceis, erra muito e aprende com seus erros o que torna ela uma personagem forte e maravilhosa, enquanto Sarkan simplesmente normalizou irritação/ódio gratuito de um jeito que kkkk seria estranho se ele não estivesse irritado em qualquer momento, ele é um personagem marcante que transmite aquela vibe de ?ambientalista? cansado, mas carrega fardos e responsabilidades inimagináveis, colocando o bem maior acima de qualquer coisa. Além de outros ensinamentos dignos de contos de fadas sobre harmonia, respeito e união, o livro tem uma trama incrível, que explora questões sociais relativas a negacionismo e outros conceitos, onde pode ser feito uma apologia aos problemas ambientais atuais, e ao fato de que as pessoas sempre direcionam sua atenção aos eventos e discussões errôneos enquanto algo catastrófico acontece no plano de fundo. De como é perigoso se manter num ideal equívoco, viver dentro de uma bolha, sem prestar ouvidos a outras perspectivas ou se questionar de verdade.
Nanda 10/04/2022minha estante
Amei a resenha, agora fiquei curiosa para ler...

Ceci 10/04/2022minha estante
Man super recomendo é perfeitoo

Junin 10/04/2022minha estante
Adicionei na minha lista só pela resenha. Curiosidade foi a mil.

Laris44 10/04/2022minha estante
Qro ler agr

Damarys6 10/04/2022minha estante
Muito massaaaa. Tá na minha lista infindável ??

Juliana833 08/04/2022

Início um pouco arrastante, você lê e não sai do lugar. A medida que a história vai se passando você se envolve no mistério e na batalha travada durante o livro.
Agnieszka cresceu e viveu em um vale que ama, perto de toda a sua família. Apesar de ter ataques e viver cercada pelo medo da Floresta corrompida ela ama esse lugar e ao mesmo tempo que admira o Dragão, o protetor de sua vila, ela tem suas dúvidas sobre o comportamento dele. Entretanto, essa proteção não é sem troca e a cada dez anos o Dragão escolhe uma menina do vale para passar esse tempo na torre com ele. O motivo todos desconhecem, o que gera curiosidade e medo por parte de todos na vila, principalmente das meninas. Kasia, melhor amiga de Nieszka sempre foi a cotada para ser a escolhida, tanto pela sua beleza quanto pelos seus dotes. Porém, algo inesperado acontece e um ministério se estende.

Naryanne.Garcia 04/04/2022

Eu gostei bastante.
É um livro de fantasia único e bem diferente das fantasias dos últimos tempo, que no fim parecem sempre iguais de algum modo.
Gostei bastante da escrita e achei a história bem envolvente.

RhaianyCorrea 24/03/2022

Um livro bem cansativo, desisti dele algumas vezes. Mas acabou sendo incrível. Só queria que o final fosse mais detalhado, queria saber se a história dos "dois" ia ser feliz

Laura 24/03/2022minha estante
EU AMEI TANTO ?????

Larissa1218 17/03/2022

A história é até legal, me entreteve na maior parte do tempo, mas algumas coisas são meio ruinzinhas. Em alguns momentos é um pouco bobinho, a menina descobre agora que é feiticeira e um capítulo depois já tá com feitiço pra cá, elixir pra lá, sendo a salvadora de tudo. O sistema de magia, totalmente all over the place, é o ponto mais fraco do livro. O personagem do dragão também é muito mal desenvolvido, você não entende quem ele é nem as suas motivações. Resumindo, não é ruim, mas também não é maravilhoso.

Luiza.Castro 14/03/2022

Magia com aventura
É um livro divertido, de tédio o leitor não morre, sempre tem algo acontecendo. A magia é muito bem usada e os personagens são carismáticos. A única ressalva é que a Agnieszka está sempre tomando decisões no calor do momento e isso nunca tem consequências, essa parte comprometeu a suspensão da descrença para mim. No mais, a relação dela com o Dragão é bem legal, eu gostei da forma como foi evoluindo e de como a magia é uma parte essencial do afeto que surge entre eles, queria inclusive ter visto mais sobre os dois. Pontos também para a ambientação, os cenários são bastante detalhados e muito bonitos, cada vez que retornava ao livro eu retornava também a Polnya.

ana !! 25/05/2022minha estante
a cena hot eu fiquei chocada, tipo sem necessidade nenhuma mds eles prestes a sofrer um ataque a qualquer momento gente...

Aqui contém spoiler 26/07/2022minha estante
Exatamente ana!!!

lunnarie 10/03/2022

decepcionante
fazia tempo que eu estava aguardando ansiosamente a leitura desse livro. eu amo esse tipo de tema, fantasias folclóricas e inovadoras sempre me encantam. mas dessa vez, não foi o caso, o livro me decepcionou demais e eu não consegui gostar. a protagonista é sem graça e tão clichê que chega a ser irritante, o par romântico dela é ainda pior, impossível simpatizar com ele. o enredo tem algumas questões problemáticas que me incomodaram muito como misoginia, além do péssimo desenvolvimento de grande parte dos personagens. o final deixa pontas soltas na minha visão e diversos personagens deixam de ter importância. as duas estrelas são pela kasia, na qual me apaixonei completamente e foi a única personagem que me apeguei, pelo começo do livro que é bem cativante e pela tentativa de fazer uma fantasia diferenciada com elementos que não costumo ver normalmente. em geral, foi muito abaixo das minhas expectativas.

Lilia 07/03/2022

Incrível
Simplesmente continuo pensando nesse livro. É um livro que consegue ter um bom final em só uma unidade muito bom mesmo

Thay 06/03/2022

Esperava mais!!
Confesso que comecei o livro empolgada, a proposta é muito boa mas até o "romance" me decepcionou. A personagem principal é corajosa e atrapalhada (a narrativa faz com que gostemos dela), porém o Dragão é grosseiro e a humilha tanto que não da vontade de prosseguir a leitura. Não me cativou.

viih 02/03/2022

uma fantasia totalmente diferente de todas que eu já li, mesmo sendo um livro único acontece muitaaa coisa, quando você acha que já aconteceu muita merda, vai lá e acontece mais merda, os personagens são incríveis e você se apega muito a eles ao longo da história, eu achei incrível que aqui não tem o poder do protagonismo, porque os protagonistas raramente estão ganhando e na verdade eles só se fodem pra [*****], os personagens secundários tem tramas tão interessantes quanto os protagonistas e achei incrível a forma que autora desenvolveu cada história sem deixar ninguém de lado, tem aquele enemies to lovers perfeito também que eu amei demaais, eu queria poder ficar dentro desse universo pra sempre, eu não esperava nada desse livro mas recebi muito, com certeza superou minhas expectativas
TataNascimento 02/03/2022minha estante
Também amei, virou um dos meus favoritos. Ninguém fala muito dele, o que acho super injusto.

viih 02/03/2022minha estante
esse livro merece muito mais visibilidade

Carol 02/03/2022

É um dos favoritos da vida
Quando li Enraizados pela primeira vez, tive a sensação de ter caído em uma antiga história que a minha mãe contava quando era criança. E o livro traz essa sensação gostosa de cair em um conto de fadas antigo que é passado de uma geração a outra. Um ano depois, leio de novo e caio na mesma sensação gostosa. Enraizados é uma fantasia tão envolvente, com personagens cativantes e um romance divertido de acompanhar. Sarkan é, de longe, um dos melhores personagens que já conheci e amo esse humor ácido/irônico dele. E a Agnieszka é tão forte, independente e segura do que faz que não passa perto de ser uma donzela indefesa. A história por trás da Floresta, a corrupção, as intrigas e o amor pelo vale, tudo encanta. Esse livro conquista meu coração toda vez que leio e não é à toa que se tornou um dos meus favoritos da vida.

Amanda 28/02/2022

Uma fantasia incrível. Amo as descrições de como funciona a magia, as palavras que são ditas, a necessidade de entonação porque tudo serve pra mostrar como a personagem principal vai crescendo dentro do espectro da magia e descobrindo o próprio caminho. São aventuras atrás de aventuras, a todo momento que uma coisa é revelada o cérebro do leitor explode e o livro segue assim alternando entre um ritmo acelerado de batalhas e tensões e um ritmo de pesquisa e descobertas. Em diversos momentos Agnieszka é confrontada com ideias de como é deixar de ser uma humana comum para se tornar uma feiticeira, seja na questão de que ela vai viver uma vida secular ou milenar, em como algumas pessoas podem vê-la como uma simples peça pra brincar, outras como um instrumento de guerra. E ela passeia por essas questões as vezes errando (porque ela ainda é uma adolescente), mas sempre crescendo de forma constante. Ela é uma mulher forte que se depara com um grande poder e usa ele da melhor forma possível. Eu amei demais essa leitura.