Enraizados

Enraizados Naomi Novik

Resenhas - Enraizados

mari.rsp 10/04/2024

Quando comecei a ler eu não sabia o que esperar (nunca leio sinopse), mas achei a leitura muito prazerosa.

Maria Bia 19/03/2024

Que delícia de fantasia, não sei o que esperava, mas definitivamente não era isso.
A história é boa e me prendeu do início ao fim.

Gabi 13/03/2024

Mais ou menos
A premissa da história é boa, mas o livro poderia ter 150 páginas facilmente, muito prolongado sem necessidade, chega no meio do livro você já tá cansado, entediado e empurrando com a barriga só porque quer descobrir o final

Rafa 29/02/2024

Esse livro me trouxe tanto aconchego, tensão e alegria durante a leitura, eu devorei esse livro tão rápido (mesmo eu sendo uma lesma para ler) porque você sempre quer saber mais e mais sobre o que vai acontecer e como as coisas iram se finalizar.
Os capítulos finais são simplesmente lindos, a forma como se desenrola o fim e a cura da floresta é reconfortante! Muito bom

Rafaela 28/02/2024

Pena que acabou repentinamente
Tenho uma certa aversão a livros de fantasia ~adultos ~ ou voltados pro público adolescente, eu adoro fantasia infantil, tipo conto de fadas mesmo. Mas quando são voltados pro público mais adulto e adolescente eu sempre acho um porre. Não foi o que aconteceu com Enraizados, eu gostei muito do livro, a protagonista é carismática mas é também verdadeira. Num primeiro momento achei até que ela seria meio sem graça, mas ela logo se mostrou corajosa e teimosa, mas sem ser de um jeito irritante. Ela tem os motivos dela. O Dragão também é um querido ao modo dele, muita gente fala da dinâmica grumpy X sunshine e eu não sou muito fã. Prefiro a dinâmica grumpy X grumpy e eu senti que teve um pouco disso entre Agnieszka e o Dragão, ela não é exatamente mal humorada mas sabe ser uma erva daninha quando quer. Dito isso, eu realmente acho que o livro acabou de uma forma repentina demais, eu não espero muito desenvolvimento de romance em livros assim, até porque eu mesma não gosto. Mas admito que esperava só um pouquinho mais no final.

Leticia 12/02/2024

Síndrome de Estocolmo
Não sou da turma do mi-mi-mi, mas esse nível de romantização da violência é nojento. Só perde pra Tudo é rio.

VictolR 11/02/2024

Uma Fantasia Aconchegante
Amei "Enraizados" do início ao fim, uma leitura leve e fluída, uma boa história com protagonistas muito carismáticos e divertidos, cheios de sarcasmo, amei a relação da Agnieszka com o Dragão. Um ponto muito forte na minha opinião é a magia desse mundo, é muito interessante como ela se manifesta e funciona em cada um ali. Recomendo enraizados para qualquer um que queria uma leitura rápida e apaixonante.

Matheus.Correa 11/02/2024

Isso aqui exigiu mais energia do que eu estava disposto a dar
Enredo forçado, personagens enfadonhos, má utilização da floresta como personagem e algumas passadas de pano para ações que não houveram consequência alguma me fizeram abandonar esse livro, se você gostou, tudo bem. Eu não irei deduzir nada, mas é complicado seguir uma historia sem carisma. Espero que em algum momento eu possa ter a mente suficientemente aberta para entender o que autora quis dizer, ou não.

Lanna Vieira 11/02/2024

Que livro mais chato. Nada me prendeu nessa história. E que romance ruim pelo amor de Deus. Parece uma mistura de acotar com after, ou seja, uma bomba
Bruno236 11/02/2024minha estante
mona você vai ser muito criticada na internet

Marie 11/02/2024minha estante
@bruna

gisela.duartee 06/02/2024

Um conto de fadas perfeito
"Raízes... sim. Havia raízes no meu coração, tão profundas quanto qualquer corrupção"

Enraizados é o melhor livro de fantasia que já li, eu me interessei por ele por ter essa vibe de contos de fadas e por ser volume único, e não haver a necessidade de uma sequência, e, de fato, ele fecha todos os pontos que são abertos até a última página, e isso é maravilhoso e provavelmente fruto de um processo de escrita minucioso.

O história em si é muito maravilhosa, o mundo que a autora criou baseado no folclore eslavo é muito interessante, eu realmente fiquei encantada com como ela conseguiu tranformar o enredo "Floresta Encantada" em algo novo, e tenho que dizer que o motivo do nome do livro ser Enraizados (Uprooted, no original) é genial, apesar de que em certo momento do livro, você provavelmente consiga imaginá-lo.

O livro é muito bem escrito e envolvente, passei dois dias para lê-lo, as descrições realmente fizeram minha mente trabalhar e imaginar tudo que acontecia, como a autora representa os feitiços lançados como se fossem músicas encantador, passa uma sensação de calmaria da protagonista até nós. Enraizados me passou a sensação de ser escrito por alguém com uma mente brilhante que escreve simplesmente pelo prazer de escrever, e consegue envolver os leitores sem precisar apelar para clichês ou as "tropes" que tanto vemos nos sagas de fantasia e de romance.

Apesar do romance absolutamente não ser o foco do livro, ele é uma parte muito importante, não dá pra explicar com exatidão, é algo que precisa ser experimentado na leitura, mas o que o casal principal tem vai além de uma simples química, tem haver com a magia que eles emanam de si, como se os dois se encaixassem perfeitamente nesse sentido, o que faz falta na magia de um, é complementado pela magia do outro, as páginas em que eles lançam algum feitiço juntos realmente me deixaram "de pernas bambas" e muito apaixonada.

Como eu disse, na minha opinião, o final foi muito mais do que satisfatório, sinceramente não tenho nada do que reclamar (não reclamaria de um pouquinho mais de romance, mas entendo que não era o ponto principal do livro, e no geral também foi suficiente).

Eu recomendaria esse livro para todos os fãs de fantasias e contos de fadas (e também aos que estão cansados das sagas sem fim), é maravilhoso e encantador.

Laisoly 21/01/2024

Legalzinho!.
Gostei, não foi uma leitura que eu diga " nossa como foi incrível" mas foi legalzinha! Esse livro não tem o tipo de história que eu custumo ler mas eu gostei, achei muito interessante a história é quando descobrimos a verdade sobre a floresta da um bum na cabeça isso eu achei incrível, a história e muito bem construída não tem muitos furos a autora soube bem fazer a construção de tudo, universo, magia é personagens, a evolução dos personagens principalmente da agnieszka é a kasia as duas tiveram uma evolução gigante elas eram meninas que moravam num vilarejo com medo de serem levadas pelo dragão ou pela floresta é se tornaram grandes guerreiras, eu não gostei da escrita da autora achei que ela se perdeu algumas vezes é só tem migalhas de migalhas de romance isso me pegou por que eu achei que a agnieszka é o dragão formavam um casal incrível.

Gabriela3086 17/01/2024

Tinha potencial?
Eu comecei a ler esse livro com MUITAS expectativas porque foi indicação de uma das minhas booktubers preferidas (book leo ??) e a história realmente é interessante e tem muito potencial, mas a escrita estragou tudo.

Além das descrições demasiadamente longas e desnecessárias da floresta e de TUDO que estava acontecendo, com páginas e páginas sem diálogo nenhum, fazendo a leitura ser bem sofrida, a história tem uma expansão de universo muito mal feita.

Eu amei os personagens, achei que eles foram bem construídos, principalmente o desenvolvimento da personagem principal. O fairy tale ish que esse livro tem mostra que a autora tem ideias brilhantes, só não soube executar.

Bem triste com essa avaliação, queria ter gostado mais.