Um Diário Para Melissa Teresa Driscoll

Resenhas - UM DIÁRIO PARA MELISSA

Najla 09/07/2023

Ficção que poderia ser verdade! Amor mãe pra filha.
Comecei a ler despretensiosamente, buscando no #kindle um livro com menos de 300 páginas pra ler no avião e fui surpreendida com uma #ficção que poderia facilmente ter sido fato.

Resenha: A mãe de Melissa morreu de câncer quando melissa tinha 8 anos (em 1994), 17 anos depois, Melissa recebe um diário feito pela mãe para ser entregue a ela apenas quando ela estivesse com 25 anos. Nesse diário tem receitas que a mãe fez com ela, memórias afetivas e momentos da doença até a despedida.
O livro é dividido entre narrativas da Melissa, Eleanor (mãe), Max(pai) e Sam (namorado que mora junto com Melissa).

Li algumas opiniões que acharam o livro sem graça pelos outros personagens que não a Eleanor.

MinhaOpinião: Como mãe de uma menina, casada com um marido apaixonado, pai amoroso e dedicado, digo isto: chorei muito! Me coloquei muitas vezes no lugar da Melissa, de Sam , da Eleanor, e entendi os conflitos do Max (até a Sophie e Anna eu compreendi).
Especificamente no capítulo 34, eu chorei demais (de segurar o rosto entre soluços).
RECOMENDO. Leitura fácil e fluida.

beatriz3345 07/11/2020

esse livro é fofo, mas não foi um que me apaixonei pelos personagens! gostei muito da eleanor, mas as partes do max não me interessaram tanto! gostei muito da melissa! achei a história tocante em alguns momentos, no geral é um livro bom!

Thais 24/05/2020

Um bom livro
É um bom livro, um drama/romance com uma história inovadora e criativa. Porém, fiquei um pouco decepcionada com o final, a autora não explorou todo o potencial que a história tinha a oferecer. Bem fim de novela.

Mi Teixeira 06/05/2020

Sentei e chorei
No início achei que tinha escolhido o livro errado, não conseguia me concentrar, é um romance, mas não iguais aos que estou acostumada. Fala sobre um diário que a mãe deixou pra filha. Quase no final do livro estava chorando horrores. O livro me fez refletir sobre como guardamos as lembranças e como vivemos esses momentos.

Cerqueira 05/05/2021

Leitura gostosa
Eu gostei muito. A autora fala do câncer visto de uma outra forma. A luta da mãe em não passar todo seu sofrimento a filha pequena. Então ela deixa um diário que deve ser entregue a Melissa quando completar 25 anos e ao começar ler o diário a vida de Melissa vira de ponta cabeça.
Será que o diário foi a melhor forma de Eleonor se despedir? Será que Melissa realmente superou o luto ?

A história toca em assuntos delicados e nos faz refletir.

Aline Rocha 24/07/2020

Agradável
O livro estava gratis na Amazon e resolvi dar uma chance, foi uma supresa agradável... o início achei meio arrastado, mas do meio para o final as coisas começam a fluir, fora as receitas que o livro traz, da vontade de cozinhar rsrs

Deja 11/04/2020

Um Diário Para Melissa
A história é bem fofinha, triste mas não deixa de ser fofa, Eleanor mãe de Melissa deixa um diário que a filha só vai ler quando tiver 25 anos, cheio de ensinamentos... E receitas com memórias afetivas, bem a parte do livro que é da mãe pra filha é MARAVILHOSA, mas a parte do livro que é a vida de Melissa só lendo pra compreender

Mel 29/08/2017

Um doce. Reflexivo e sentimental.
O livro fala sobre como o processo do luto é fundamental. É preciso ficar de luto para não se viver de luto. Melissa recebe o diário da mãe 17 anos após sua morte. E com ele, ela se depara com lembranças sobre a mãe e entende que não havia superado sua morte e entende como isso afetou sua relação com seu namorado e seu pai. O fim do livro da aquela sensação gostosa de superação e final feliz.

Tamara 06/10/2017

*Resenha postada originalmente e na íntegra em: http://www.rillismo.com/2017/10/resenha-um-diario-para-melissa-por.html

Eu gosto muito de livros que são escritos em forma de diário, e o fato de ter essa palavra, no título dessa obra, foi o que me chamou atenção inicialmente para ele, aliado a sinopse, que descobri logo depois, e que também me fez ter bastante interesse. Porém, infelizmente, quando tive a oportunidade de ler, o livro acabou se mostrando diferente do que eu imaginava. É uma história bonita, instigante e que nos toca, mas ainda assim, não conseguiu mexer comigo como eu esperava que o faria.

Na verdade, o mais adequado para definir essa leitura é que ele tem uma ideia maravilhosa, mas que não foi tão bem executada. Com uma narração dividida entre os capítulos do passado, quando Eleanor descobriu o câncer, e o presente, quando Melissa recebe o diário, ele me deixou entre extremos. Nos momentos de Eleanor, eu me sentia apaixonada e encantada por tudo o que encontrava. Já nos momentos de Melissa, eu só pensava em finalizá-lo de uma vez.

E esse ponto da personagem Melissa talvez tenha sido o mais incômodo para mim. Não encontro uma palavra melhor para defini-la senão  "confusa". Talvez, posso chamá-la também de "irritante" e confesso que em alguns momentos a achei desagradável com toda as suas dúvidas e dilemas. Logo nos primeiros parágrafos, descobrimos que a personagem foi pedida em casamento pelo namorado, Sam, e mesmo querendo, ela declara que não acha necessário no momento, e começa a afastar o rapaz. Isso é justificado pelo fato de ela ser traumatizada com a perda da mãe, mas, o que não me fez ter empatia por ela ocorreu porque em nenhum momento ela demonstra ser afetada por essa perda e por esses traumas, e somente soa alguém que não sabe o que quer. Além disso, tudo pareceu morno demais para mim, até mesmo o final que foi bonito, mas que não conseguiu me empolgar ou marcar.

Por outro lado, a minha empatia nessa obra foi toda dedicada a Eleanor, e esse foi, para mim, o ponto mais positivo da história. É possível sentirmos fluindo das páginas o carinho com o qual Eleanor escreveu o diário, e até mesmo conseguimos visualizar quando ela conta à filha suas incursões na cozinha, seus passeios pela praia e todas as coisas que ela fez, só para ver um sorriso no rosto de sua garotinha. Ainda, achei bonito o amor entre Eleanor e Max, e gostei muito do rumo que a vida dele tomou na obra.

Já falei bastante a respeito da personagem Melissa, e a conclusão é que eu não gostei dela. Mas, o namorado da protagonista, Sam, foi um homem que me cativou e que nos deixa com vontade de abraçá-lo, por ser fofo, romântico e daqueles que sonham em construir uma família. Max também foi alguém que gostei muito, e que dava para sentir efetivamente os seus sofrimentos, dilemas e dúvidas. Além disso, temos alguns coadjuvantes, como colegas de trabalho de Max, que são importantes para a história. E tem Eleanor, a mãe de Melissa, que pelo que vemos pelo diário, é uma personagem que nos desperta muito amor.

Narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em trinta e oito capítulos de tamanho curto, e que são fáceis de serem lidos. As visões são alternadas pelo ponto de vista de Eleanor, Max, Melissa e Sam, sendo que os homens tem poucos capítulos, e a predominância é a narrativa de mãe e filha. Além disso, realizei a leitura em ebook, e não encontrei erros nas 320 páginas que compõem essa obra.

Recomendo essa leitura para aqueles que desejam uma história leve, daquelas para serem lidas em uma tarde chuvosa. Este é um livro que nos faz pensar nas nossas próprias histórias com nossas mães, e também na importância das coisas simples que fazem parte do nosso dia a dia.

site: http://www.rillismo.com/2017/10/resenha-um-diario-para-melissa-por.html

Anne208 04/04/2020

Melissa ao completar 25 anos recebe um diário deixado pela mãe que já morreu há alguns anos. Não é um diário qualquer, antes de cada relato vem uma receita ensinada detalhadamente.
O livro alterna entre capítulos de Melissa em 2011, a mãe (Eleanor) em 1994 e o pai (Max) em 2011. Assim acompanhamos a história dos 3 seus pontos de vista.
Gostei muito da dinâmica de receitinhas que trazem alguma história (de vontade de testar as receitas). Leitura bem gostosinha de ler e com uma parte inesperada em uma parte dos últimos capítulos. Única coisa que não me agradou muito foram alguns capítulos narrados pelo pai, que foram meio entediantes.

Esther.Horn 16/09/2020

Pra mim foi um livro meio nada com nada. Tinha acabado de ver um filme que eu não gostei e foi nessa temática, então talvez isso tenha influenciado um pouco meu julgamento.. mas não é ruim, só não me prendeu

Deja 11/04/2020

Erika 20/06/2020

Um livro de receitas escritas com caligrafia delicada
Saltos no tempo contam a história sensível de uma mãe que escreve um diário com receitas para a filha que o recebe anos depois.

Gosto muito de livros que trazem receitas e descrevem momentos culinários, pois sempre me deixam com água na boca. A propósito, a receita de palitos de queijo já virarou uma das minhas favoritas!