Homem de Ferro: O Mais Procurado do Mundo

Homem de Ferro: O Mais Procurado do Mundo Matt Fraction...

Resenhas - Homem de Ferro: O Homem Mais Procurado do Mundo

Paulo 21/06/2020

Homem-de-Ferro O Mais Procurado do Mundo é para muitos o início da melhor fase do herói. E o mais legal é que este arco de histórias conversa muito com a cronologia dos filmes do personagem, de maneira que mesmo quem nunca leu nada da Marvel vai conseguir entender direitinho este quadrinho. O Mais Procurado do Mundo é basicamente dividido em dois arcos de história. O primeiro, Os 5 Pesadelos do Homem-de-Ferro, aborda o lado mais humano do super-herói, e serve para apresentar para os leitores quem é Tony Stark, o homem por trás da armadura, indo a fundo em seus medos. Neste arco, o então diretor da SHIELD e responsável pela segurança dos EUA, deve lidar com uma série de ataques terroristas que parecem ter alguma relação com a sua própria tecnologia, e estão relacionados ao vilão do primeiro filme do herói, de 2008: Obadiah Stane. É um arco dinâmico, com uma narrativa cinematográfica, de tirar o fôlego. E por mais que a trama em si não tenha nada de novo (já vimos esse “plot” antes em diversos filmes de ação), Matt Fraction entrega o estado da arte deste tipo de narrativa, e ainda consegue mergulhar a fundo na personalidade do herói e em sua relação com Pepper de uma maneira pouco vista em histórias de herói.

Já o segundo arco de histórias, que dá nome ao encadernado, exige um pouco mais que os filmes para a contextualização do leitor. Mas tudo isso pode ser obtido com uma breve leitura do Prefácio da edição que nos fala um pouco das consequências e da relação da Guerra Civil da Marvel e da invasão Skrull com Tony Stark. Por mais que isso não seja fundamental para o entendimento da trama em si, que é bem simples, essa contextualização dá muito mais profundidade a história, principalmente no que diz respeito à redenção de Stark. Dito isso, em O Mais Procurado do Mundo acompanhamos Tony Stark sendo perseguido em todo o mundo todo pelo novo Diretor da SHIELD (agora chamada de HAMMER), numa trama de ação e perseguição cinematográfica. Desesperado para que as informações contidas em seu cérebro, e principalmente a identidade secreta de seus amigos heróis, não caiam nas mãos do autoritário Norman Osborn, a cada edição acompanhamos Stark indo de um ponto a outro do mundo, enquanto tenta se livrar dos capangas enviados por Norman para dar cabo dele. O mais interessante é que Fraction faz uma clara homenagem à linha do tempo do personagem, através das edições. Indo de trás pra frente, vemos o personagem vestir diferentes versões da armadura usadas ao longo de mais de 50 anos de publicação. Enfim, apesar de não ser o mergulho no personagem tal qual Os 5 Pesadelos, é uma ótima história de ação e perseguição, com tons de conspiração a la Identidade Bourne, com uma narrativa cinematográfica de tirar o fôlego, com pouco tempo pra pensar, e uma carga dramática pouco vista em revistas mensais de herói. A trama é simples, mas redondinha, e a arte realista e cheia de detalhes de Salvador Larroca é espetacular. E com o final dessa história, difícil não ficar ansioso pela continuação.

Vertinho0 11/08/2022

Bem razoável...
Infelizmente eu esperava mais por conta de tudo o que ocorreu nos arcos anteriores(principalmente em guerra secreta) mas é isso...O final não foi nada empolgante.

William.Ramos 27/02/2021

Ótimo
Nesse encadernado acompanhamos a jornada de Stark em dois arcos.
No primeiro uma típica história do homem de ferro, Tony enfrenta um maluco com tecnologia semelhante que está sendo responsável por ataques terroristas em todo mundo.
No segundo arco que dá nome a edição é onde essa edição realmente vale, aqui é necessário um pouco mais de contextualização que a edição dá em textos de introdução, aqui a lógica se inverte o caçado é o Tony Stark.
Os desenhos são inconstantes, mas em boa parte da história muito bom, o roteiro é ótimo, vale muito a leitura.