Incompletos

Incompletos Sabine Mendes Moura

Resenhas - Incompletos

Mari 31/05/2021

INCOMPLETOS
Eu gostei bastante da história, confesso que levei algum tempo pra entender a linha do tempo e o que estava acontecendo. Tirando isso, é uma leitura realmente fantástica com um final de aquecer o coração. Gostei dos plots e achei a pegada da história muito inovadora, amei!

Nadson 03/01/2023

Razoável
No início era muito bom, depois ficou uma bagunça, a autora parece que se perdeu em desenvolver mais toda a trama! Mas a ideia do livro é muito legal!

Thainá - @osonharliterario 01/08/2017

"O DOM É SAGRADO E NÓS TEMOS UMA MISSÃO!"
Mariah é uma Especial, e como resultado do uso de seu poder ela não se recorda do seu verdadeiro nome e nem de lembranças do seu passado. "Mariah" é o nome que ela mesma escolheu para si e julgando pela sua aparência a garota deduz que deve estar na faixa dos 17 anos. Ao caminhar pela rua, tentando escapar dos olhos do Rastreio e de qualquer pessoa que possa lhe ver como uma ameaça, a única lembrança que Mariah tem em sua mente é uma frase que a aconselha a fugir, mesmo não reconhecendo a voz que ecoa em sua cabeça.

Durante sua caminhada apressada, Mariah escuta passos atrás de si e percebe que estão vindo em sua direção. Para não ser capturada, a garota esconde-se dentro de uma brecha em um beco escuro com a esperança de não precisar usar o Dom para fugir do perseguidor. Ao ser confrontada pelo homem e ouvir o pedido para que saia do esconderijo, Mariah decide se transformar em uma memória do perseguidor e atordoá-lo para que possa fugir dali o mais rápido possível, mesmo que essa escolha resulte em sua fraqueza e, mais uma vez, em perder os últimos vestígios de suas lembranças.

Mas, o que é ser um Especial? Ou um Incompleto, como algumas pessoas Comuns gostam de apelidá-los? Ser um Especial é ser diferente da maioria das pessoas, são aqueles que carregam o Dom. O Dom se resume ao ato dos Especiais poderem se transformar nas memórias dos Comuns (aqueles sem Dom), podendo variar entre a sua melhor lembrança ou o seu pior momento. Eles se tornam essa memória, transformando-se fisicamente em uma pessoa que passou pela sua vida.

O Especiais são vistos como pessoas perigosas para o Governo, e por essa razão foi criado o Rastreio: um tipo de tecnologia que reconhece o Especial e automaticamente anuncia as autoridades, para assim ocorrer o aprisionamento dessas pessoas, levando-as ao Centro, um lugar onde são mantidas presas e sedadas. Por conta disso, grande parte dos Especiais passam a vida fugindo e a procura por um local seguro, enquanto outra parte se junta ao grupo GNO e luta com o intuito de ferir os Comuns e abdicar de poder em cima deles.

A história é narrada em terceira pessoa, porém, percebe-se que a cada parte/capítulo temos o foco pessoal de um personagem específico, podendo assim variar a visão de cada capítulo. A escrita da Sabine é leve, fluida e muito boa de ser apreciada. A autora é ótima em criar personagens, fazendo com que o leitor sinta-se próximo não apenas da principal, mas, dos outros que a rodeiam também. É importante destacar que a própria autora se dispõe em trocar ideias e responder as dúvidas dos leitores. Não bastou eu apenas ter adorado o livro, acabei por me apegar também a própria autora.

Incompletos é uma distopia e ficção-científica que traz muito do mundo em que vivemos através de uma perspectiva fantasiosa e gostosa de se ler. É perceptível que assuntos como preconceito, relacionamento e medo do desconhecido são abordados durante a história e ganham grande força dentro da narração, sendo temas essenciais para o desenvolver da história e do crescimento dos personagens.

Deixo Incompletos como recomendação tanto para o público mais jovem, que ainda não se aventurou em distopias e histórias de ficção-científica, como também para aqueles que já conhecem melhor esses gêneros literários. Acredito que este livro é uma ótima maneira de ingressar no mundo da distopia e no mundo da literatura brasileira de uma forma mais leve, mas, também que lhe trará ótimos frutos.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2017/08/resenha-incompletos-sabine-mendes-moura.html

Raquel Lima (Destaque literário) 24/10/2019

"Primeiro, é preciso admitir que estamos fugindo"

Em incompletos nós vamos conhecer uma sociedade que é dividida entre os Especiais e os Comuns. Especiais são as pessoas que possuem um dom e Comuns são aqueles considerados normais. Os Especiais, conhecidos também como incompletos, são vistos como pessoas extremamente perigosas e por isso o Governo decretou que todos devem ser capturados e encaminhados a um centro especializado, onde receberão os devidos “cuidados”.

Mariah, nome que ela mesma se deu, é classificada como uma Incompleta. Ela é capaz de entrar na mente das pessoas e ter acesso a todas as memórias dela e ainda consegue se transformar em qualquer forma que for capaz de encontrar na mente de quem estiver à sua frente. Um dom incrível, é verdade, mas toda vez que usa seu dom, ela perde um pouco da sua própria memória. E é por isso que ela não lembra nada sobre sua vida. Nem mesmo o nome. A única coisa que ela tem gravado na memória é que ela precisa fugir e jamais abaixar a guarda.

Ela não sabe desde quando está fugindo, mas tem a certeza de que não pode parar. E é nessa jornada que Mariah encontra um grupo de pessoas que além de estar unidos em um só propósito, estão diretamente ligados ao seu passado e que poderão ajudá-la com suas memórias. Mas será que ela poderá confiar realmente nessas pessoas? E que propósito é esse que eles estão tentando alcançar?
Todo cuidado é pouco, afinal, pessoas como Mariah não podem se dar ao luxo de confiar nas memórias e muito menos naqueles que se dizem amigos.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Sabine Mendes e eu confesso que senti certa dificuldade de me conectar com a trama. Achei a narrativa confusa em boa parte do livro e isso deixou a leitura arrastada e enjoativa.

Eu sinceramente pensei que iria gostar, já que a premissa parece ser bem interessante e quando se trata de distopia então, eu fico super animada. Lamentei muito por não ter gostado e até me senti frustrada por isso. No entanto, acredito que toda leitura é válida, independente se ela foi satisfatória ou não, pois de uma forma ou de outra, ela sempre tem algo para nos oferecer, então acaba servindo de aprendizado.

Instagram: @destaqueliterario

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 13/11/2019

Resenha: INCOMPLETOS
INCOMPLETOS é um livro de fantasia e ficção científica escrito pela autora Sabine Mendes Moura sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro em parceria com a Presságio Editora e vieram também o livro Extemporâneo que eu já li e fiz a resenha, mais diversos marcadores.

O contexto principal desse livro é que os INCOMPLETOS são especiais pois possuem poder que diferencia dos humanos, eles podem pegar uma memória dos humanos e se transformar na pessoa ou objeto dessa memória porém quando faz isso eles perdem um pedaço da própria memória. A personagem principal do livro é a Mariah onde nos conduzirá nessa história, ela é uma fugitiva, uma especial, fugindo do governo sem saber quem deve confiar. Um artefato interessante no enredo são os despistadores que os INCOMPLETOS utilizam para despistar o governos que são bolas azuis.

Meu veredito sobre esse livro: eu gostei dele, eu achei um ótimo livro e indico para os leitores de ficção cientifica e achei interessante que o livro me lembrou do livro Doador de Memórias mas é muito diferente só me lembrou pelo fato de ser ficção científica, ter sobre o governo e sobre memórias.É um ótimo livro com certeza e se ficou interessado procure ele e me diga o que achou no direct do instagram literário @kemiroxtvliterario , vai ser um prazer falar com você.

Portanto entre no universo de INCOMPLETOS e descubra essa fantasia você também!

site: https://www.instagram.com/kemiroxtvliterario/