Cadu

Cadu J.V. Leite

Resenhas - Cadu

LeonardoGS89 23/06/2023

Intenso e forte
A escrita da autora é fluida, apesar de as vezes ser bem repetitiva, a história em contraponto, não é nada leve.
As partes narradas sobre os abusos sofridos por Cadu são bem tensas.
A relação do Cadu com o Apolo é bem abusiva e disso ninguém discorda. Porém, até mesmo o relacionamento dele com Rhyan as vezes era sufocante, Cadu após se envolver com ele fica muito dependente de Rhyan, chegando a ter surtos, como no hospital ou com o amigo Cadé, além do ciúmes, o desfecho ficou legal, mas teria sido interessante se tivesse sido desenvolvido isso no Cadu, dele tendo mais confiança em si e não ser apenas dependente de homem para viver como ele cita várias vezes que não viveria sem o homem dele, o livro Rhyan vem aí, espero que eles estejam juntos na continuação e Cadu tenha amadurecido em relação a isso.
Recomendo o livro, mas algumas situações podem gerar algum tipo de gatilho.

Capitu Já Leu 23/07/2017

Uau, que livro, gente!
Uau. Que livro, gente.

Cadu veio para mim como um trabalho de revisão, dentre vários naquele mês. Poderia ser apenas mais um, mas não foi. Marcou, e marcou com força. Confesso que vai ser difícil fazer essa resenha sem dizer um milhão de vezes “que livro!”. Sabe quando você termina um livro e diz "nossa, senti o impacto"?
Cadu não é um romance de flores e chocolates e amorzinho. É um romance intenso, de superação, de companheirismo, e é do jeito que eu mais amo: alternando passado e presente. A-DO-RO essa forma de narração, adoro, adoro, adoro, quero mais!

Cadu, como a sinopse já conta, é um jovem meio tímido, inocente, que se apaixona pelo irmão gatão do melhor amigo, que aparentemente retribui seus amores, para seu deleite. Os dois embarcam em um relacionamento quente, que até que começa bem, mas logo se mostra ser extremamente abusivo. Cadu é rebaixado, pisado, torturado, humilhado, tudo que você possa imaginar, e, a cada vez que tenta sair desse buraco, Apolo, o gatão, puxa o jovem pela perna e o enfia mais fundo nesse relacionamento. Em vários momentos, eu pensei “ME SEGURA, QUE VOU DAR NA CARA DELE!!”. Que raiva desse Apolo, nojento, asqueroso, criminoso! Não dava nem para torcer para Cadu sentar a porrada nele, o bicho era bem maior que o pobre do menino… Bom, de qualquer modo, até parece que um tapa na cara seria suficiente, né? Quem dera se fosse tão fácil sair de um relacionamento abusivo assim...

Rhyan é um jovem empresário, gente boa (adorei o personagem!), que acaba recebendo Cadu em sua casa, por um acaso do destino, já que seu amigo precisava de alguém que cuidasse do irmão da namorada, e o escolhido foi exatamente ele. Rhyan pode até ficar meio cabreiro no começo, mas logo um sentimento vai nascendo entre os dois, algo novo, sensual, mas ao mesmo tempo doce. Uma coisa não anula a outra, ainda que muita gente ache isso, não é mesmo? Um instinto intenso de proteção surge no mais velho, pois ele conhece Cadu já marcado pela violência de Apolo, e esse desejo de manter o bem-estar do jovem, ao contrário do sentimento de posse que o outro lá tinha, logo evolui para um lindo e saudável amor, cheio descobertas, prazer e companheirismo.

Porém, Apolo ainda é uma realidade na vida de Cadu, mesmo que ele fuja do seu algoz, então um monte de dúvidas vai surgindo à medida que vamos lendo o livro: será que Rhyan vai poder ajudar o Cadu a sair daquele buraco? Apolo, se souber dos dois, vai tentar algo contra Cadu, ou sua família? Qual é o limite da obsessão desse doido? Como Rhyan vai reagir quando souber do passado de seu amor?

“Cadu” é um romance forte, emocionante, sexy, que mostra dois tipos de romance, deixa bem definido os limites entre um relacionamento saudável e um abusivo e te faz torcer pelo casal e querer o vilão atrás das grades (ou debaixo de um rolo compressor, quem sabe?). Recomendadíssimo

site: http://www.capitujaleu.com/2017/07/Cadu.html

Ana 16/12/2020

Intenso e Maravilhoso
Eu estava com muito medo de ler esse livro. Quando vi que o tema seria de relacionamento abusivo, fiquei adiando... mas me arrependo de não ter lido antes. Foi um dos livros mais intensos que já li em toda a minha vida.

O passado do Cadu é contado nos míseros detalhes e isso nos traz uma angústia desesperadora. O ódio que a gente nutre pelo Apolo é tão grande que fica difícil acompanhar algumas cenas. Mas a autora soube dosar isso muito bem, pois enquanto a gente odeia ele, os capítulos com o Rhyan faz a gente transbordar de amor. Porque o Rhyan é luz, é protetor, generoso, amoroso e perfeito. E ele cuida do Cadu com tanto carinho que a gente vai ficando em paz torcendo pra esse casal ter paz logo.
Pra quem sofre com o tema de abuso e tem gatilhos, talvez a leitura seja difícil. Pois os ricos detalhes muitas vezes são bem pesados. Mas o amadurecimento do personagem e as mudanças que ele consegue ter ao longo do livro é maravilhoso.

E esse casal... nossa, que casal perfeito! Rhyan e Cadu foram feitos um para o outro e eu sou fascinada por eles. Já adianto que o livro Rhyan é ainda mais fofo e traz toda calma e tranquilidade que esse não trouxe rsrs
Vale muito a pena! Leitura maravilhosa do começo ao fim!

Marcela 25/05/2021

Eu gostei muito da história mas vi o Cadu saindo de um relacionamento abusivo para cair em um codependente. É até compreensível depois do quanto ele sofre se apegar tanto há alguém que o tratou tão bem, mas ficou parecendo mais um relacionamento problemático. Mas gostei muito do Rhayn e de como ele quis ajudar o Cadu a melhorar procurando ajuda profissional. A história é muito boa e pretendo ler a continuação.

Tha 07/08/2022

Cadu
Foi uma leitura que conteve muitos sentimentos no caminho .
Autora tratou o assunto com muita delicadeza .

Maria 06/06/2022

minha opinião:
não sei o que dizer sobre Cadu... Esse livro me trouxe um mix de emoções! Comecei achando que seria só mais hot e o soco que eu levei no estômago veio forte! A carga emocional desse livro é fortíssima, o coitado do Cadu veio pra esse mundo pra sofrer... A história tem alguns gatilhos (violência, abuso) então precisa tá em um bom momento pra ler. O final é fofissimo até o antepenúltimo capítulo, pra mim os dois últimos não deveriam nem existir (mas descobri que eles servem como uma "ponte" pro próximo livro).

Carla1153 01/05/2023

Perturbador e impactante
A história fala do relacionamento tóxico, abusivo, tanto físico como psicológico entre o Cadu, adolescente e Apolo, mais velho totalmente controlador.
Fugindo deste relacionamento, Cadu conhece Rhyan, também mais velho, mas bem estruturado na vida e de bom coração. Eles se apaixonam no período que o Rhyan o acolhe.
A descrição das cenas do Apolo e Cadu são chocantes e sofridas e pode conter vários gatilhos.
Mas o livro mostra o poder transformador e acolhedor do amor, ainda que precisem de muita terapia. Livro perturbador!

Michel Giachino 13/09/2020

De tirar o fôlego!
Que história sensacional! Um livro que transporta nós leitores para dentro da história e faz nos apaixonar pelos personagens e querer matar alguns rs.
Me emocionei muito, sofri e me alegrei com a história de Cadu!
Excelente livro!!!

Leh 19/02/2021

Apaixonada por Cadu é Rhyan
Bom, oque eu achei ? Eu gosto sim da história gostei do casal tem uma leitura flutua, porém n senti muito desenvolvimento em algumas partes da história,porém eu recomendo a vcs leram e ver oque vcs mesmo acham.

Eu gostei muito do casal de vdd e a História é muito boa sim

Leituras da Cielo 20/02/2021

Romance LGBT
Resenha
Cadu - JV Leite
Editora Sonho de Livro

Cadu fora criado em ambiente feminino, não tinha uma figura masculina, já que seu pai tinha outra família e considerava ele, Cadu, apenas um deslize. As coisas meio que mudam quando ele conhece Apólo.

Logo no início a história retrata em como Apolo trata Cadu, e em como Cadu reconhece esse tratamento como abusivo, tendo em vista que ele cita a palavra tortura e que é algo que sempre acontece.

Os caminhos de Cadu e Rhyan se cruzam quando, após fugir de Apolo, Cadu vai passar uns dias com sua meia-irmã. Acontece que essa irmã só aceitou ajudá-lo pra fazer raiva a mãe dele, e ela nem ficou com o Cadu, ela viajou com o namorado e o namorado pediu para o Rhyan dar uma de ?babá?. Eu não vou entrar em detalhes, vocês vão ter que ler para saber o porque ela fez isso.

Os traumas de Cadu são tão fortes, e Rhyan se parece fisicamente com Apólo com exceção que Rhyan tem tatuagem e tem uma cena logo no primeiro dia que eles se conheceram:
?? Sabe quando você está sujo? ? seu queixo treme. ? Daí você toma um banho e continua sujo... toma outro e nada. ? Lágrimas escorrem pelo seu rosto. Engulo em seco. Quero muito abraçá-lo, mas deixo que desabafe. ? E outro... e outro... aí você percebe que não está sujo, é só a sensação. Você tá sujo por dentro e não por fora.?

A história é dividida entre presente e passado, onde no passado é relatado o contato entre Cadu e Apolo, o fato do irmão mais novo de Apolo ser melhor amigo de Cadu, em como surgiu o primeiro sentimento de amor do nosso protagonista, sua primeira vez e os abusos sofridos. Já no presente em certos momentos, Cadu tem flash de situações já vividas, seja uma palavra que causa lembrança ou alguma ação.

J.P.Forte 02/06/2019

Perfeito e tenso. Amei
parabéns. Seu livro CADU me ensinou muito, como a me colocar no lugar de quem sofre e ver um lado do qual nunca pensei. Sem duvidas seu livro me tornou alguem melhor e mais compreensível

Serio, obrigada 👏🏻👏🏻👏🏻

John 21/06/2020

Gostei
Gostei do livro, tinha horas que eu ficava irritado, mas tem uma boa história.

Livros e Afrontas 30/04/2021

"Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma."

Carlos Eduardo, Cadu. Jovem apaixonado por matemática, filho único, amoroso, estudioso e obediente. Eis que surge seu maior defeito para o início dessa história, Cadu é obediente demais, protegido demais, menino demais e inocente, não percebe a maldade dos outros mesmo que ela seja explícita.
Acorrentado de forma brutal, Cadu não consegue se livrar da prisão que se encontra e que acorrenta a sua alma e tenta roubar sua juventude.
Ele até tenta, mas o medo é a pior de todas as correntes em que se encontra preso. Leva um tempo até que ele perceba, mas ainda sim, ele não consegue exercer sua vontade imediata de liberdade.

"... Descobre que se leva um certo tempo para construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la; e que você, em um instante, pode fazer coisas das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e que, de fato, os bons e verdadeiros amigos foram a nossa própria família que nos permitiu conhecer."

Machucado e ferido até a alma, ele tenta erguer a cabeça e estabelecer um padrão mínimo de segurança própria, mesmo que já não acredite em si mesmo, sua força já quase esgotada e tragada pelo medo e confiança abalada ele tenta, ainda luta por um dia de sol após a tempestade turbulenta. Aprender com o erros não é uma tarefa fácil e a constante busca da maturidade sempre nos põe em cheque quando menos se espera e é nesse momento que se busca forças onde sempre teremos apoio, família e amigos, os pilares da estabilidade fraternal.

Crescer é a maior de todas as descobertas para qualquer pessoa e sentir-se maduro não é o mesmo que ser maduro, que estar preparado para enfrentar a dura realidade que a vida nos proporciona diariamente. São dias de tempestade e outros de calmaria, e ainda sim, a confiança fraqueja pois o medo de falhar ainda predomina e paralisa. Sempre assusta, mas não desistir de si mesmo é fundamental, essencial e imprescindível.

"Aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido: simplesmente o mundo não irá parar para que você possa consertá-lo."

A vida é uma só e não há nada mais importante que se jogar de cabeça em tudo é viver intensamente cada momento, só precisamos ter cuidado para não pisar em falso e cair. Cadu aprende que amar pode ser doloroso, que um coração mesmo que não seja de vidro pode ser partido em milhões de pedaços e que montar esse quebra cabeça de peças infinitas não é uma tarefa fácil. Um coração partido dói tanto quanto um corte profundo da pele, porque a dor dos estilhaços chega a tocar a alma e a queda em meio há tantos sentimentos é livre e sem direito a paraquedas. Um abismo profundo e escuro onde a menor raiz pode ser a salvação de tudo.

"Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás."

Cair ou flutuar? Isso só depende de quando decidimos abrir as asas. Expandir horizontes, lutar bravamente pelo que julgamos importante. Flutuar, ser leve, voar. O tempo é cruel e não vem com uma bobina que possa girar em sentido contrário, não tem controle onde se possa dar pausa, ele segue, nunca para, sempre constante. Cabe a nós saber como usá-lo a nosso favor. É o tempo que vai lapidar nossa vida, curar feridas, nos fazer mais fortes, é esse mesmo tempo que vai nos fazer desistir por muitas ou lutar bravamente até o fim, e apenas ele é capaz de nos fortalecer e ensinar a estabelecer o rumo que queremos seguir, ou onde pretendemos chegar.

E Cadu abriu suas asas e decidiu que flutuar era melhor que cair, que toda tempestade vem seguida do sol, forte ou fraco ele vai surgir, para acalentar, aquecer ou queimar a pele. Vai arder como fogo, mas estará ali, como a tal luz no fim do túnel, só que mais forte e reluzente. Abrir as asas e confiar fechar os olhos, se deixar seguir, viver sem temer, ou quase sem temer. Porque sempre sempre haverá o que nos assuste, e sempre haverá o que nos fará sorrir. E para todo Cadu sempre haverá uma explosão de cores e vários sabores para o mesmo amor.

"E você aprende que, realmente, tudo pode suportar; que realmente é forte e que pode ir muito mais longe ? mesmo após ter pensado não ser capaz. E que realmente a vida tem seu valor, e, você, o seu próprio e inquestionável valor perante a vida."