Por que a Reforma ainda é Importante?

Por que a Reforma ainda é Importante? Tim Chester
Michael Reeves

Resenhas - Por que a Reforma ainda é Importante?

Jó Franco 29/05/2020

A Reforma continua
Em período de abandono das sagradas escrituras, Deus levanta um monge Agostiniano chamado "Martinho Lutero" para lutar em prol da preservaçãoda mesma. "Somente as escrituras" era a batalha em vigor. A violação era visível, a Idea que só o clero tinha a verdadeira interpretação das escrituras, fazia com que as pessoas vivessem escravas do papado com suas falsas apelações de venda das famosas indugências, ou seja, perdão dos pecados e salvação de almas que na crença estaria no purgatório. O estudo das escrituras ascendeu a chama do coração do Monge Agostiniano, e abriu os seus olhos diante da passagem de Romanos 1.17 "O Justo viverá pela fé". O cenário passa a mudar diante desse despertar de Martinho Lutero, e com isso o Clero se sentindo ameaçado. O que cuminou a todo a reforma era: Somente a glória, e somente as Escrituras.

Davidson 29/10/2022

Um dos lemas dos reformadores era: "IGREJA REFORMADA, SEMPRE SENDO REFORMADA".

Isso não significa que a igreja deva buscar por novidades a cada geração e adicionar novos ritos a sua liturgia, pelo contrário, significa que a igreja deve sempre olhar para sua origem na Palavra e buscar nela seus princípios basilares e norteadores.

A lembrança, estudo e comemoração da Reforma Protestante é importante para nós hoje porque ela conta nossa história. Esquecer disso é esquecer de pessoas que dedicaram suas vidas (alguns até se entregando à morte como mártires) em prol ao evangelho. Lançando lá atrás uma semente da qual colhemos os frutos hoje.

Lembrar da Reforma também é importante porque ela nos ensina que a Salvação e o Perdão dos Pecados são "Pela Fé somente". Não precisamos (e nem conseguiríamos) comprar a Graça de Deus. Ele a dá livremente àqueles que por meio de Jesus O buscam.

Em tempos onde "pregadores" manipulam a Palavra para benefício próprio, enganando a si e a muitos, a volta da Igreja ao estudo e conhecimento da bíblia é mais que necessário. É OBRIGATÓRIO. A falta de estudo e comprometimento com a Palavra tem enfraquecido a igreja, ofuscado o papel de Cristo e nos desviado do nosso ÚNICO propósito que é "fazer discípulos, ensinando-os a guardar os mandamentos".

Nesse livro, dividido em 11 capítulos, os autores relembram alguns nomes importantes da história da igreja e respondem algumas questões fundamentais para os cristãos de todas as épocas. Entre elas: "Como obter a aprovação de Deus?", "Como Deus nos fala?" e "Que esperança temos em face da morte?".

Cleciano.Souza 06/03/2024

Um ótimo livro pra entender a teologia da Reforma em diferentes áreas e seu contraste com a teologia católica romana, tem alguns relatos históricos, mas é um livro mais teológico. A reflexão de cada capítulo é porque a teologia da Reforma é importante ainda hoje. Os capítulos são divididos de forma muito semelhante à uma teologia sistemática, recomendo a leitura, tanto protestantes, como pra católicos, pra pararem de bater em espantalho kkk