O Bracelete Misterioso de Arthur Pepper

Resenhas - O Bracelete Misterioso de Arthur Pepper

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ellen.Belfort 11/10/2023

A solidão dos idosos
Um livro em que a personagem principal é um idoso. Gente, isso é raro, e até mesmo na vida real não é falado, o quanto o idoso é só.
Depois da morte da esposa Arthur fica só, os filhos têm suas vidas, não se importam tanto, ele adquire uma rotina e tenta fugir da vizinha. Ao descobrir um bracelete tenta descobrir mais sobre a esposa, vira meio que uma obsessão, mas também vejo como uma tentativa de sair da solidão.
É muito legal que ele conhece pessoas boas, faz amigos, se reconecta com os filhos e entende a vizinha de quem fugia.
Uma leitura gostosa, divertida.

Diane 21/09/2023

Sobre vencer a dor, o medo e o comodismo
Um ano após a morte da esposa, Miriam, com quem foi casado por 40 anos, Arthur Pepper resolve superar o luto e finalmente toma coragem para se desfazer dos pertences dela. Cada vez mais fechado e solitário, ele fica surpreso ao encontrar um extravagante bracelete de ouro com oito diferentes pingentes e percebe que mesmo após tanto tempo, ainda não conhecia verdadeiramente a sua esposa. Determinado a descobrir a verdadeira história do passado dela, ele embarca em uma viagem que o levará em lugares como Índia e Paris, com a ajuda de sua vizinha Bernadette, nessa jornada de autodescoberta que mudará sua vida para sempre.

"Ainda estou vivo. Gostaria que você também estivesse, mas você não está. E quero viver, mesmo que doa."

Que romance mais delicado e sensível. É muito gostoso acompanhar essa jornada do Arthur, e de como esse bracelete misterioso é fundamental para que ele possa se reconectar com seus filhos e consigo mesmo. Foi lindo ver que, apesar de decepcionado inicialmente, ele passou a entender que o amor da Miriam por ele era tão forte que não era essencial incluir o passado dela na história que os dois construíram. E nesse processo de vencer o medo e o comodismo, ele também passa a perceber que sua mudança de comportamento afeta o comportamento dos filhos, e assim eles encontram uma nova chance de viver como família. A autora aborda o luto de forma bem delicada e com fluidez, devorei o livro em um dia, recomendo muito!

Dani 28/05/2023

É uma história sobre vida. Momentos tristes, alegres, temerosos, gratas surpresas, sobre confiar nos outros... Arthur Pepper estava em luto e ganhou (sem querer) um empurrão da falecida esposa.
Achei o livro bem regular e não no mau sentido, a narrativa que me faz querer acompanhar. Ao mesmo tempo, Arthur cresce e se liberta, assim como a filha Lucy.
Se eu pudesse só mudar algo, talvez fosse ter mais alguns momentos que fechassem a história da Lucy. Me parece que a parte difícil é muito exposta, mas a parte boa, a volta por cima dela, fica muito mascarada com a do pai.

Norival 31/12/2022

Leitura leve e muito envolvente. Muito bom acompanhar a evolução da trama e imaginar cada cena descrita.

Mirella | @readingmirella 31/08/2022

que livro gostoso de ler! fiquei bem investida nas histórias dos braceletes e gostei que ele passa uma sensação de lições de moral, bem aquele livro estilo sessão da tarde!!

stcnunes 12/03/2022

a leveza de viver
a história é reconfortante, nos faz repensar como estamos vivendo, se aproveitamos as pessoas que amamos. amei as viagens de arthur, e como ele conseguiu superar os percalços.

Flavia Flavitchia 11/02/2022

Fui surpreendida positivamente por esse livro. Uma história sobre luto, segredos e família; contada de forma leve. Gostei bastante ?

Marcia 09/02/2022

Bom livro, com leitura fácil, mas a história muito sem tempero. Bonitinha, mas sem graça. O protagonista não me convenceu. Por vezes tinha a impressão de que era uma mulher.

Isabella.Wenderros 27/01/2022

“Eles eram almas gêmeas, sintonizados nos pensamentos um do outro, nas emoções e com as mesmas afinidades. Só que eles não tinham conhecido a história um do outro.”
Após 40 anos de casamento, Arthur Pepper fica viúvo e precisa enfrentar a nova realidade sem a sua companheira de uma vida inteira. A maneira que encontra para dar sentido aos seus dias é criar uma rotina imutável que abafe sua dor e a saudade constante que sente de Miriam. Com filhos adultos que possuem seus próprios problemas, sua única companhia é Bernadette, a vizinha que cuida de todas as pessoas do bairro que precisam de atenção. No primeiro aniversário de morte da esposa, ele decide que está na hora de limpar os armários e durante essa tarefa acaba encontrando um bracelete cheio de pingentes intrigantes, que nunca viu e que desperta nele uma curiosidade impossível de ignorar.

Através das histórias por trás de cada berloque, Arthur descobre uma nova Miriam e embarca em aventuras que irão tirá-lo da sua zona de conforto. Ele vai parar em Bath, Londres, Paris e Índia em busca de respostas sobre sua mulher, mas, surpreendentemente, descobre mais sobre si do que julgava existir.

Os primeiros capítulos desse livro me passaram todas as sensações descritas pela autora. Consegui sentir sua solidão, sua tristeza e a necessidade de hábitos que mantivessem sua cabeça acima daquele oceano de pesar. Depois de tantos anos de união feliz, Arthur precisava enfrentar uma vida em que a pessoa que era praticamente uma parte sua já não existia. Além disso, as relações com os filhos estavam estremecidas, mesmo que ele não soubesse o motivo. Bernadette é uma figura constante nessa sua nova existência, mas diferentemente do que afirma a sinopse, eles não fazem nenhuma viagem juntos; ela oferece uma pequena carona, que ele aceita, mas o caminho do personagem é trilhado, na maior parte do tempo, sozinho.

Acompanhar toda sua trajetória de autoconhecimento foi legal, mas algumas coisas me incomodaram demais durante a leitura. A principal delas foi o fato de achar que várias situações eram muito convenientes para o protagonista: se ele desejava entrar na casa da infância de Miriam, a nova dona simplesmente abria a porta para sair, encontrava esse desconhecido na calçada e o convidava para entrar; se queria encontrar alguém na internet, mas não sabia como fazer, o filho da vizinha tocava a campainha para bater um papo e estava à disposição para realizar essa busca online.

Apesar dos capítulos serem curtos, a narrativa me cansou e demorei quase uma semana para terminar. A explicação que Arthur encontra para o silêncio da falecida esposa sobre o próprio passado também não me agradou – pareceu ser uma desculpa para seguir em frente sem amargura com relação ao fato de descobrir uma nova personalidade sobre a mulher com que formou uma família. Um diário perdido ou, talvez, cartas trocadas com antigos amigos, seriam coisas que me ajudariam a entender a necessidade do segredo.

Como eu disse, gostei de ver o protagonista reconstruindo suas relações com os filhos, se abrindo para os vizinhos e novas experiências, descobrindo mais sobre quem é agora como um homem de 70 anos e sem uma esposa. Esse processo me interessou mais do que o foco principal do livro: os pingentes e as histórias por trás de cada um.

Giselaine 16/01/2022

Uma leitura gostosa
O livro é leve, uma leitura gostosa. Confesso que em alguns momentos um pouco cansativa, mas a história é envolvente e deixa com vontade de saber o que tem por trás do próximo pingente. Com o livro refleti sobre como a gente se deixa levar pelo passado de quem a gente ama, mesmo sem querer isso atinge nossas certezas e faz a gente se sentir inseguro. Recomendo a leitura! ?

isaasantosf 01/01/2022

Uma delícia ver o desabrochar do Arthur. Leva a pensar em quantas vezes a gente deixa de viver e conhecer coisas novas por medo ou comodismo

Luana.Resende 22/12/2021

Q história linda ??
A historia de um viúvo q estava acostumado a se esconder de tudo e de todos muda radicalmente quando ele descobre uma pulseira da esposa e tenta saber a historia por trás de cada pingente? uma história incrível ??

Mari Duarte 24/11/2021

Reencontros
O luto é complicado e não é fácil, cada pessoa tem seu tempo para digerir a informação e se erguer novamente.

Arthur já estava a um ano sem sua esposa quando finalmente toma a frente pra arrumar as coisas delas, com isso ele se depara com um bracelete que nunca tinha visto antes e que supostamente era de sua esposa.

Em busca de descobrir a história do bracelete Arthur faz uma viagem entre diferentes lugares e pessoas, e se depara com um passado inimaginável e com dúvidas que por algum motivo em toda sua vida ao lado de sua esposa nunca lhe veio a cabeça.

Esse livro é bem calmo, e um pouco instigante e faz com que refletimos até quanto o passado de uma pessoa é importante, e como ás vezes vivemos os dias sem olhar completamente quem está ao nosso lado, sem observamos os mínimos detalhes.

A vida se torna tão corrida que os mínimos detalhes se tornam imperceptíveis e com a morte os detalhes nos fazem conforto, por sentir a pessoa que partiu um pouco mais próxima.

Taís 08/10/2021

Filme Sessão da Tarde
Leitura fácil e rápida. A sensação é de estar assistindo a um filme da sessão da tarde rsrs . Acompanhamos Arthur Pepper, um senhor de 70 anos, em uma incrível jornada para descobrir as histórias por trás de um misterioso bracelete que pertencia a sua falecida esposa, Miriam.
Arthur só descobriu o bracelete quando estava organizando as coisas da esposa para doação. Intrigado com o bracelete com vários pingentes, ele parte em busca da verdade sobre cada um deles, o passado da esposa, que ele até então desconhecia.
Nessa viajem, Arthur se reconecta com seus filhos, aprende a valorizar a amizade de seus vizinhos e descobre que ainda tem muita vida pela frente!
Decide então desfrutar de todo tempo que lhe resta vivendo as aventuras que não viveu no passado!

Leituras e Reflexões 01/10/2021

Um luto transformado em contentamento
História linda de um idoso que vive o luto por sua amada esposa. Que se surpreende com novas descobertas a respeito de seu grande amor.
Contar mais que isso é dar spoiler demais. Rsrs. Chega!

Do jeito que eu aprecio: reflexão sobre a família, sobre valorizar quem se ama, sobre a imperfeição dos nossos amores. Reflexão sobre a vida e a morte.

Vale a pena a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5