Mentes Inquietas

Mentes Inquietas Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes Inquietas

Fabricio 22/11/2023

Fantástico
Esse livro me ajudou muito a identificar coisas que eu não imaginava que seriam por conta do TDAH. Frustrações, inseguranças, falta de atenção e muitas outras coisas.
Indico para todos que quiserem se descobrir, se tem um mínimo de dúvidas sobre TDAH leia e descubra que tudo que você passa tem solução.

Fabiana.Marino 20/11/2023

Muito bom!
Mais um livro fantástico da autora e psiquiatra Ana Beatriz.
Acho que as pessoas deveriam ler esses livros, não só a título de conhecimento, mas também para poder identificar precocemente alguns transtornos que podem ser tratados e trazer alívio à vida das pessoas que sofrem com esses males e às vezes nem sabem que tem.

Marina Mendes 19/11/2023

Dificuldade para se concentrar, inquietação, impulsividade e muita energia. Os sintomas mais comuns do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são bem conhecidos, mas como identificá-lo e saber a hora de procurar ajuda profissional? A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva esclarece essas e muitas outras dúvidas em Mentes inquietas, que está de volta às livrarias em edição revista e ampliada da editora Principium.

O TDAH é um funcionamento mental acelerado, inquieto, capaz de produzir ideias incessantemente. Algumas dessas ideias se apresentam de forma brilhante ou surgem de maneira atrapalhada e não encontram um direcionamento correto. A Dra. Ana Beatriz apresenta vários casos, explicando como o TDAH se manifesta de formas diferentes e mostrando que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas.

O livro traz um capítulo dedicado ao transtorno em crianças, com informações úteis para pais e professores, ajudando a diferenciar a agitação natural das crianças de sintomas que exigem acompanhamento profissional. Também aborda como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, acostumadas à jornada múltipla e desempenhando os papéis de esposa, mãe, profissional e dona de casa simultaneamente. Sem tratar o transtorno como um problema, a Dra. Ana Beatriz destaca como as pessoas com TDAH geralmente são criativas, muito ativas e capazes de ser hiperconcentrados em temas e atividades que lhes despertam interesse.

Segundo a autora muitas pessoas com TDAH encontraram uma forma de lidar com suas características sem prejuízos à sua qualidade de vida. Mentes Inquietas é uma leitura fundamental a todos que convivem com quem tem TDAH e desejam contribuir para que essas pessoas usem todo o seu

Florvirou 18/11/2023

Um livro recheado de informações valiosas sobre a mente de pessoas que lidam com o TDAH. Incrivelmente bem escrito e estruturado.

Vivi 06/11/2023

Livro muito elucidativo
Gostei bastante de ouvir o audiobook. A autora utiliza uma linguagem acessível e clara ao mesmo tempo em que apresenta informações relevantes sobre TDAH e dicas para lidar com o transtorno. Ela fala sobre o tema explicando seus reflexos em diferentes idades e dimensões da vida, além de comentar sobre as diferenças dos sintomas entre homens e mulheres. Conhecer os transtornos, encontrar o diagnóstico e buscar apoio são fundamentais para a qualidade de vida do paciente e das pessoas que o cercam.

Elaine 30/10/2023

Sou muito fã da Dr. Ana Beatriz!!
Ela entregou tudo sobre TDAH. Não vejo a hora de ler os demais livros.
Vou guardar o livro porque com certeza irá me ajudar muito em um futuro bem próximo.

Fernanda 26/10/2023

Mentes Inquietas
Este livros traz uma abordagem extremamente acessível, direta e didática sobre o universo TDAH.
Com bastante informações, a autora vai apresentando conceitos, o TDAH nas diversas fases da vida, como ele se apresenta; caracteriza de forma assertiva as principais demandas da pessoa com TDAH e os caminhos para superar as demandas presentes função do transtorno.
O resgate histórico é fantástico pq nos situa de forma assustadora sobre o qto a temática é recente e o qto necessitamos avançar.
Descreve os tratamentos a serem inseridos no cotidiano da pessoa com TDAH.
Ótimo livro!

Marcos 21/10/2023

Uma introdução
Para quem busca saber sobre o TDA (ou TDHA), serve muito bem como livro de introdução. Mas creio que é necessário fazer ressalvas.
O principal problema que noto é a "receita" de livro best-seller. Sempre tive problema com esse tipo de livro: por ser generalista demais, por ter frases de efeito prontas (e que nem sempre são verdadeiras), por caírem em falácias argumentativas, por cometerem erros de metodologia científica e se basearem em "achismos", etc. Esse livro não é tão diferente, possui seus erros e apontei nos comentários durante a leitura.
Mas, de maneira geral, o livro ajuda bastante a compreender o transtorno e a saber como interagir com um TDA ou de como orientá-lo. Para mim ajudou bastante por ser professor com alunos TDA. Recomendo para quem convive ou trabalha com TDA, mas já adiantado que não se deve parar nesse livro e sim buscar um livro mais profundo.
Edneia Albuquerque 29/10/2023minha estante
Oi Marcos, o livro "No mundo da Lua" do Dr Paulo Mattos tem algumas dicas legais.

Marcos 29/10/2023minha estante
Agradeço pela dica Edneia, vou buscar e tentar adquirir para leitura.

Edneia Albuquerque 29/10/2023minha estante
Olá Marcos, eu adquiri o e-book através do Google Livros e tenho direto a enviar/direcionar para outra pessoa também, posso lhe enviar, me passa o end do seu email.

Pamela 25/09/2023

Total identificação
A leitura me ajudou a compreender melhor o TDAH e orientou no direcionamento do tratamento. Quando se é tratado, pode ir muito além.

Sarah 10/09/2023

Momento nerd do ano
Este é um livro muito bem detalhado, com muitas informações sobre o TDAH e super explicadinho - a didática da escritora em descrever as características como se estivesse lidando com uma criança de 8 anos faz tudo ?

também achei bem instigante, fiquei me perguntando como é possível o cérebro humano ser tão diferente assim. quero ler os outros livros dela sobre outros transtornos, pq com certeza devem ser ótimos!!

Regina 28/08/2023

Falando de TDAH
Um livro sério, conciso que trata de um tema muito importante nos dias de hoje, o TDAH. Esclarece pontos para entendermos um pouco melhor a disfunção.

Raphael Milão 27/08/2023

O livro é ótimo, me ajudou a esclarecer muitas questões sobre o TDAH. Eu também deixo a recomendação para pais e professores

S.C.Sunbeam. 24/08/2023

Um banquete de informações.
Não é novidade, ao menos para alguns, o quanto a Dra. Ana é bem quista por mim. Portanto, sei que sou suspeita de comentar, porém, confesso que tentarei ser imparcial nesta resenha, sem deixar que meus sentimentos influenciem.

Utilizando de exemplos, fontes confiáveis e de sua própria vivência com o TDAH, a dra. Ana Beatriz nos proporciona uma verdadeira aula sobre este transtorno do neurodesenvolvimento. Logo nos primeiros capítulos, nossa autora já fisga os leitores, dando uma explicação do que seria o TDAH/TDA e a história de sua "descoberta" na área científica (apesar deste assunto, naturalmente, parecer chato, de algum modo, a doutora consegue descomplicar e torná-lo acessível ao público).

Uma das "coisas" que mais me agradaram durante a leitura foi o fato da dra. ter frisado o lado criativo do TDAH e não ter apenas focado em outras coisas. A Ana Beatriz consegue não somente abordar sobre o tema, como também dar dicas para professores, tutores e demais pessoas que se relacionam com alguém com TDAH. Portanto, recomendo a leitura a todos os entusiastas do assunto, a todas às pessoas com parentes, amigos, ou namorados, com TDAH.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Até mais! ?

Rafaela1103 23/08/2023

Leitura recomendada para todos
É uma leitura muito útil, didática tanto para quem tem TDAH quanto para quem convive com alguém que tenha. Perfeito e esclarecedor !!